Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Seat Ibiza 6K1 corpo borboleta?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Seat Ibiza 6K1 corpo borboleta?

    Bom dia a todos,Tenho um Seat Ibiza 6K1 do ano de 97 com um motor de 999cc, com cerca de 245mil.

    Possuo a viatura à cerca de um mês comprada a um particular. Desde logo reparei que havia uma oscilação no ralenti (de 1100 rpm para 900rpm) sem motivo aparente, o que originava um barulho de "soluço" do motor e o que me fez concluir que por vezes trabalhava a 3 cilindros.

    A semana passada ao tentar arrancar com o carro seja em 1ª ou marcha atrás havia um soluço ao carregar no acelerador e ele quase se desligava havendo mesmo momentos em que as rotações do motor caiam para 300rpm. Isto foi curiosamente coincidente com o facto de ter adicionado gasolina extraída de um depósito de uma carrinha de um colega de trabalho, que por erro em vez de colocar diesel colocou gasolina. Ele ainda pôs 26L e eu retirei cerca de 15L para a minha viatura. A partir daí foi quando começaram estes soluços no arranque.

    Troquei velas, filtro de ar, filtro do óleo. A correia de distribuição estava boa, ainda com letras e estrias visiveís. Verifiquei a borboleta e não tinha carvão aparente nem à volta nem no seu interior, mas descobri que o que faz trabalhar o motor a 3 cilindros ao ralenti é a própria borboleta, pois ela por vezes fica com uma folga visível oscilando entre a sua posição inicial e ligeiramente aberta. Neste momento estou um pouco à toa, pois não percebo o que se possa ter passado.

    Possívelmente terei de substituir o próprio corpo da borboleta??? Terá havido alguma contaminação de gasóleo residual??
    Poderá ser dos injectores??
    Editado pela última vez por fmac91; 28 January 2021, 16:55.

    #2
    Com 245 000 para um motor 999c é normal que tenha acumulado resíduos, para um motor dessa capacidade já são muitos kms, é normal que comecem a ocorrer problemas do género.

    Comentário


      #3
      Já tendo convivido de perto com um carro igual, aquilo adorava comer cabos de velas. Não sei se será esse o problema mas acentuava-se sempre de inverno com as humidades.

      Comentário


        #4
        Só mera curiosidade... então retiras gasolina que se misturou com gasóleo... e tentas usar a mesma?...



        Fora isso, de facto há relatos de que os cabos da velas, lá se vão à vida.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          Só mera curiosidade... então retiras gasolina que se misturou com gasóleo... e tentas usar a mesma?...



          Fora isso, de facto há relatos de que os cabos da velas, lá se vão à vida.
          Sim foi isso retirei gasolina com uns resíduos de gasóleo. Às vezes uma pessoa tenta poupar uns trocos e pronto. Hoje fui experimentar o carro pois tem estado parado devido a eu estar em casa a gozar a licença de paternidade, e parecia tudo normal já não se engasgava em baixas rotações. Sinceramente não sei o que fazer, aconselham-me a trocar os cabos das velas ?

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X