Bom dia a todos,Tenho um Seat Ibiza 6K1 do ano de 97 com um motor de 999cc, com cerca de 245mil.
Possuo a viatura à cerca de um mês comprada a um particular. Desde logo reparei que havia uma oscilação no ralenti (de 1100 rpm para 900rpm) sem motivo aparente, o que originava um barulho de "soluço" do motor e o que me fez concluir que por vezes trabalhava a 3 cilindros.
A semana passada ao tentar arrancar com o carro seja em 1ª ou marcha atrás havia um soluço ao carregar no acelerador e ele quase se desligava havendo mesmo momentos em que as rotações do motor caiam para 300rpm. Isto foi curiosamente coincidente com o facto de ter adicionado gasolina extraída de um depósito de uma carrinha de um colega de trabalho, que por erro em vez de colocar diesel colocou gasolina. Ele ainda pôs 26L e eu retirei cerca de 15L para a minha viatura. A partir daí foi quando começaram estes soluços no arranque.
Troquei velas, filtro de ar, filtro do óleo. A correia de distribuição estava boa, ainda com letras e estrias visiveís. Verifiquei a borboleta e não tinha carvão aparente nem à volta nem no seu interior, mas descobri que o que faz trabalhar o motor a 3 cilindros ao ralenti é a própria borboleta, pois ela por vezes fica com uma folga visível oscilando entre a sua posição inicial e ligeiramente aberta. Neste momento estou um pouco à toa, pois não percebo o que se possa ter passado.
Possívelmente terei de substituir o próprio corpo da borboleta??? Terá havido alguma contaminação de gasóleo residual??
Poderá ser dos injectores??
Possuo a viatura à cerca de um mês comprada a um particular. Desde logo reparei que havia uma oscilação no ralenti (de 1100 rpm para 900rpm) sem motivo aparente, o que originava um barulho de "soluço" do motor e o que me fez concluir que por vezes trabalhava a 3 cilindros.
A semana passada ao tentar arrancar com o carro seja em 1ª ou marcha atrás havia um soluço ao carregar no acelerador e ele quase se desligava havendo mesmo momentos em que as rotações do motor caiam para 300rpm. Isto foi curiosamente coincidente com o facto de ter adicionado gasolina extraída de um depósito de uma carrinha de um colega de trabalho, que por erro em vez de colocar diesel colocou gasolina. Ele ainda pôs 26L e eu retirei cerca de 15L para a minha viatura. A partir daí foi quando começaram estes soluços no arranque.
Troquei velas, filtro de ar, filtro do óleo. A correia de distribuição estava boa, ainda com letras e estrias visiveís. Verifiquei a borboleta e não tinha carvão aparente nem à volta nem no seu interior, mas descobri que o que faz trabalhar o motor a 3 cilindros ao ralenti é a própria borboleta, pois ela por vezes fica com uma folga visível oscilando entre a sua posição inicial e ligeiramente aberta. Neste momento estou um pouco à toa, pois não percebo o que se possa ter passado.
Possívelmente terei de substituir o próprio corpo da borboleta??? Terá havido alguma contaminação de gasóleo residual??
Poderá ser dos injectores??
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