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Lubrificação de válvulas por gasolina no kit gpl

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    Lubrificação de válvulas por gasolina no kit gpl

    Bom dia
    Venho perguntar se existem por aqui users com larga experiência no gpl e na questão de os próprios kits de gpl, excluírem a lubrificação adicional de proteção de válvulas e injectarem uma % de gasolina conforme a rotação e carga de acelarador.
    Experiência comprovada que resulta?
    Obrigado

    #2
    Bem montado e afinado, sim, é só vantagens.

    Mal montado ou mal afinado, é tão mau quanto qualquer outro sistema.
    Se estás a pensar montar, mete numa boa casa, e não te esqueças que isso também tem manutenções, revisões, etc.

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      #3
      É mesmo isto que está no post anterior

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        #4
        Sim, a minha dúvida era se a lubrificação adicional com gasolina é tão eficaz como o flashlube?. Até pode sair mais caro desta forma, mas é menos uma preocupação e uma coisa montada. E também obriga o sistema original do combustível a trabalhar e manter lubrificado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por NunoTD Ver Post
          Sim, a minha dúvida era se a lubrificação adicional com gasolina é tão eficaz como o flashlube?. Até pode sair mais caro desta forma, mas é menos uma preocupação e uma coisa montada. E também obriga o sistema original do combustível a trabalhar e manter lubrificado.
          Não, não é tão eficaz como um sistema com 1 injector de flashlube por cilindro.

          Foi o que sempre li em todo o lado.

          Claro que é melhor que nada e é mais simples já que usa apenas o que o carro já traz.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
            Não, não é tão eficaz como um sistema com 1 injector de flashlube por cilindro.

            Foi o que sempre li em todo o lado.

            Claro que é melhor que nada e é mais simples já que usa apenas o que o carro já traz.
            Também tenho lido o oposto, mas aí está...por isso procurar por opiniões pessoais, de pessoas que realmente testaram tais formas de lubrificação.
            A simplicidade é o que me atrai nesse conceito de lubrificação por gasolina.
            E até como já disse, a própria manutenção do sistema de gasolina.

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              #7
              O meu conselho é que passes no fórum autogas.

              Apesar de ser algo morto tem muitos users que estão mesmo a par de toda a evolução técnica. Mesmo no que toca a este tipo de estudos comparativos terás lá quem os conheça todos.

              A info que te dou tem uns anos. Dado que já não acompanho tanto. Mas nessa altura havia uma marca de topo que se o lubrificante acabasse pura e simplesmente não funcionava a gás. Portanto imagina lá a importância que eles davam ao sistema...

              Comentário


                #8
                O autogas, anda muito morto, realmente.
                Essa marca que fala é a Prins.
                No entanto todas as outras utilizam esse sistema de lubrificação por gasolina e até aconselham em detrimento do flashlube.
                Devem supostamente ter confiança no sistema...mas também não são eles que pagam em caso de borrada...mas também não devem querer má publicidade e pessoas a bater á porta
                E já liguei para vários instaladores e todos dizem não ser necessário... é que também estão a perder esse dinheiro, equipamento, montagem do mesmo e o líquido. Causa-me estranheza essa posição...

                Comentário


                  #9
                  Quanto ao sistema de gasolina ficar " enferrujado " acho que é uma não questão já que ele vai ter de trabalhar sempre mais não seja durante 2 ou 3 min sempre que o motor está frio.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por NunoTD Ver Post
                    O autogas, anda muito morto, realmente.
                    Essa marca que fala é a Prins.
                    No entanto todas as outras utilizam esse sistema de lubrificação por gasolina e até aconselham em detrimento do flashlube.
                    Devem supostamente ter confiança no sistema...mas também não são eles que pagam em caso de borrada...mas também não devem querer má publicidade e pessoas a bater á porta
                    E já liguei para vários instaladores e todos dizem não ser necessário... é que também estão a perder esse dinheiro, equipamento, montagem do mesmo e o líquido. Causa-me estranheza essa posição...
                    Apesar de haver bastante conhecimento... Não há certezas absolutas.

                    Repara que a lista de carros com válvulas susceptíveis é empírica. Nenhuma marca diz taxativamente que as válvulas são duras ou não, a não ser os que vêm a GPL de origem.

                    Portanto... As certezas são o que são.

                    Depois ainda há outras questões no meio como o tipo de afinação que a válvula admite, se é hidráulica, de pastilhas, etc...

                    Se quiseres partilhar o carro em causa pode ser que apareça alguém que já tenha experiência nesse motor...

                    Comentário


                      #11
                      Na lista da Borel, nem aparece este motor L13Z1.
                      No entanto no livro de utilizador do carro, no campo de velas, estão lá indicadas também para este motor a gpl, com * para versão Arábia saudita. Agora será que são todos iguais ou aquele será reforçado?
                      Outra coisa que vários instaladores para quais eu liguei, foi que, o que interessa não é a lubrificação, mas sim o arrefecimento da câmara de combustão.
                      Editado pela última vez por NunoTD; 15 March 2021, 14:33. Razão: Adicionar texto

                      Comentário


                        #12
                        Boa pergunta.

                        Não conheço esse motor em particular mas se for como nos outros Honda que conheço a GPL, importante é não descurar a afinação regular das válvulas (não costuma ser automática e há quem se esqueça ).

                        Verifica no manual na secção da manutenção se falam nesse intervalo de kms

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por NunoTD Ver Post
                          Na lista da Borel, nem aparece este motor L13Z1.
                          No entanto no livro de utilizador do carro, no campo de velas, estão lá indicadas também para este motor a gpl, com * para versão Arábia saudita. Agora será que são todos iguais ou aquele será reforçado?
                          Outra coisa que vários instaladores para quais eu liguei, foi que, o que interessa não é a lubrificação, mas sim o arrefecimento da câmara de combustão.
                          Correcto umas velas frias ajudam bastante e convém terem um gap reduzido para minimizar o aumento de tensão na bobine com o GPL.

                          Sent from my LM-G850 using Tapatalk

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                            Boa pergunta.

                            Não conheço esse motor em particular mas se for como nos outros Honda que conheço a GPL, importante é não descurar a afinação regular das válvulas (não costuma ser automática e há quem se esqueça ).

                            Verifica no manual na secção da manutenção se falam nesse intervalo de kms
                            No manual é aconselhado a inspecionar e se necessário afinar, de 100kkm em 100kkm.
                            Foram afinadas recentemente, mas por volta dos 40kkm a gpl, farei nova inspeção.
                            Acho que é uma boa margem de segurança. A nao ser que surjam sintomas antes. Mas aí colocarei o flashlube e deixo o débito de gasolina na mesma.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Prelude Ver Post
                              Correcto umas velas frias ajudam bastante e convém terem um gap reduzido para minimizar o aumento de tensão na bobine com o GPL.

                              Sent from my LM-G850 using Tapatalk
                              Curiosamente só aconselham Iridium para este motor. O tal da Arábia saudita, a referência da vela é basicamente a mesma.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por NunoTD Ver Post
                                Curiosamente só aconselham Iridium para este motor. O tal da Arábia saudita, a referência da vela é basicamente a mesma.
                                Existem velas específicas mais frias com o gap dos eléctrodos reduzido.
                                O material do eléctrodo Iridium é para reduzir a velocidade de desgaste do eléctrodo.
                                No site sparkplugs.co.uk tem velas especificas para GPL.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Prelude Ver Post
                                  Existem velas específicas mais frias com o gap dos eléctrodos reduzido.
                                  O material do eléctrodo Iridium é para reduzir a velocidade de desgaste do eléctrodo.
                                  No site sparkplugs.co.uk tem velas especificas para GPL.
                                  Fiz recentemente uma boa revisão ao carro para garantir que estava tudo bem para receber o gpl.
                                  Para já ficam as velas originais, depois logo vou vendo pelo comportamento.
                                  Obrigado pela sugestão

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