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VW TDI 2.0 Falha em andamento

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    VW TDI 2.0 Falha em andamento

    Bom dia,

    Comprei um VW Scirocco de 2008, 2.0 TDI de 140 CV, cujo motor ja tinha sido reprogramado. Antes de comprar o carro, levei-o a uma oficina para verificar se existia alguma falha que inviabiliza-se o negócio. Desta avaliação, o mecânico referiu que o carro estava OK, à excepção de que os injectores precisavam de ser calibrados (os injectores foram reparados, substituídos pelo antigo dono, numa casa de referência na zona). Acabei por fechar negócio, tendo ficado acordado, que seria eu a efectuar a calibração dos injectores, mediante ajuste do preço final do carro.

    Durante a reparação, o mecânico detectou que o problema não seria os injectores, mas sim que o Filtro de Particulas que estaria bloqueado/tapado, uma vez que na reprogramação apenas foi anulado electronicamente. A reprogramação foi executada a cerca de 8 meses. O filtro de particulas foi removido e da valvula EGR anulada.
    Nisto recebo o carro do mecânico, fiz cerca de 1000 KM com o carro, sem problemas. Numa viagem, após já ter andado 40 KM, o motor desliga-se com o aviso " Levar carro à Oficina", e a luz das velas acendendo nesse momento, saindo bastante fumo preto. Desliguei o carro, e passado 2 minutos, volto a ligar, tendo arrancada como nada tivesse acontecido, nenhuma indicação no quadrante. Passado 200 metros repete-se a mesma situação. Ai parei o carro, chamei o reboque ( subiu sozinho) e levei ao mecânico.

    O mecânico verificou os erros e não está nada registado, andou com o carro e não notou defeito nenhum. Recebi o carro, fiz um 100 KM, mais uma vez sem problemas. Inicio outra viagem, ao fim de 70 km, o motor parece que tem um soluço ( menos de 1 segundo) em que perde força e passado um bocado o motor novamente vai a abaixo, com o aviso, luz e fumo preto outra vez. Optei por regressar a casa, sem recurso ao reboque, e mais uma vez não aconteceu nada.
    No mecânico troquei o filtro do gasóleo, foi buscar o carro, mas continua a ter mesmo problema de ter soluço em que o motor perde força, mas não vai totalmente a abaixo, e nada ficou registado nenhum erro.

    Alguém teve um problema semelhante com o motores VW 2.0 deste modelo?
    Editado pela última vez por JoaoVieira1995; 22 May 2021, 13:28.

    #2
    O primeiro passo deveria ter sido colocar o ficheiro original e mandar limpar o filtro de partículas (presumo que fosse o filtro de partículas e não o catalisador?)

    Agora que fizeram tudo ao contrário vai ser mais complicado, porque mesmo que reponham o ficheiro original, nada vai funcionar como devia.

    Ah... e esses injetores funcionam a 80% sem qualquer calibração, têm é de estar bons, coisa que pode não ser verdade.

    Boa sorte!

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      #3
      E a EGR está a funcionar bem? Tens sintomas de EGR entupida ou presa (acredito bem que o ter estado desligada a tenha feito colar).

      Já agora verifica a MAF.

      Comentário


        #4
        Tem razão, queria dizer Filtro de particulas, já corrigi no post original. Mas o problema só surgiu após eu ter anulado a valvula EGR e o Filtro de Particulas. Quanto aos injectores, a conheço a casa (Rematil em Santarém) que os reparou e confio totalmente no trabalho deles.

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          #5
          Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
          E a EGR está a funcionar bem? Tens sintomas de EGR entupida ou presa (acredito bem que o ter estado desligada a tenha feito colar).

          Já agora verifica a MAF.

          A válvula EGR está electronicamente e fisicamente anulada, já não está lá nada que posso colar ou entupir, certo?
          Em relação à MAP, esse sensor pode dar originar a uma falha aleatória?(Não conheço bem o funcionamento da MAP) O carro 99 % do tempo anda normalmente, e não noto que tenha menos força ou outros sintomas.

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            #6
            Originalmente Colocado por JoaoVieira1995 Ver Post
            A válvula EGR está electronicamente e fisicamente anulada, já não está lá nada que posso colar ou entupir, certo?
            Em relação à MAP, esse sensor pode dar originar a uma falha aleatória?(Não conheço bem o funcionamento da MAP) O carro 99 % do tempo anda normalmente, e não noto que tenha menos força ou outros sintomas.

            Disse EGR, porque o fumo preto costuma acontecer quando a EGR bloqueia e depois abre, libertando o gasóleo em excesso.

            A MAF se der a indicação que não está a passar a quantidade de ar necessária, origina a que o resto do sistema assuma essa falta.

            Neste caso então cheira-me a programação mal efectuada que deve levar a erros de leitura dos gases de escape.

            A EGR e o filtro de partículas fazem parte do funcionamento do próprio motor e só a anulação da EGR leva a que o motor (câmaras de combustão, admissão e turbo) funcionem a temperaturas muito mais elevadas do que deveriam ter, levando a problemas no motor.
            Editado pela última vez por PSerra; 22 May 2021, 14:27.

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              #7
              Andaram a inventar num motor tecnologica e mecanicamente complexo e agora começam a aparecer os sintomas e as consequências.

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                #8
                Como já aqui disseram, para acabar com os problemas e a dificuldade dos diagnósticos, o que eu faria era colocar o carro no seu estado original.

                Possivelmente, deixaria logo de dar problemas...até porque esses motores 2.0 TDI CR de 140 são bem fiáveis.

                Cumps

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                  #9
                  Nunca lá coloquei nenhuma viatura para reparar, não conheço pessoalmente o proprietário, mas do que tenho acompanhado via youtube, quem te poderá por o carro com um funcionamento regular e em estado original, smo, será esta oficina:

                  https://www.solving.pt/

                  Oficina especializada em grupo Vag, com ligação ao servidor da marca.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por oscari Ver Post
                    Nunca lá coloquei nenhuma viatura para reparar, não conheço pessoalmente o proprietário, mas do que tenho acompanhado via youtube, quem te poderá por o carro com um funcionamento regular e em estado original, smo, será esta oficina:

                    https://www.solving.pt/

                    Oficina especializada em grupo Vag, com ligação ao servidor da marca.
                    Carro alterado, dificilmente pegarão no carro.
                    O facto de não guardar erros, poderá ser um presságio que o software foi alterado de forma indevida.
                    Muitos mecânicos resusam-se a pegar nestes casos, pois o diagnóstico torna-se difícil, uma vez que os valores lidos na centralina não são reais por causa das más reprogramações.

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                      #11
                      Cada um sabe de si, mas deparar com um carro em que se andou a inventar dessa maneira era motivo imediato para desistir do negócio na hora!

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