Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Abastecer com combustível errado (gasolina) carro a Diesel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Abastecer com combustível errado (gasolina) carro a Diesel

    Antes de mais bom dia, e desde já agradeço antecipadamente a leitura do post e todas as respostas.

    Porque as rotinas são dificeis de quebrar, à 2ª vez que abasteci o meu carro (508 2.0 bluehdi 180cv), ao invés de colocar a mangueira de diesel, coloquei a de gasolina. Porque tenho o hábito (valha-me esse ao menos...) de olhar para a bomba enquanto abasteço, ao verificar o preço do combustível vi logo a burrice e tirei a mangueira (alguma gasolina até foi para a chapa do carro).

    Ao todo coloquei 0.89l no depósito que tinha 35 litros de gasoleo, e depois atestei com mais 20 litros (o depósito leva 55l).

    Quem estava na bomba disse-me que atenta a pouca quantidade não haveria problema, considerando que será menos de 1 litro num depósito de 55l.

    Acabei por fazer viagem (230 kms) e não tive efetivametne nenhum problema, sendo que ontem, voltei a colocar mais gasoleo para atestar novamente (coloquei 16l).

    A minha questão é se acham que deva é ir limpar o deposito pois posso vir a ter graves problemas, ou se de facto, tal como me foi dito no momento, atenta a diminuta quantidade, não terei problemas.

    Obrigado mais uma vez.

    #2
    Atendendo que foi uma quantidade tão pequena... e que foste atestar logo com gasóleo...

    Volta a atestar outra e outra vez... até à rolha... para diluir ainda mais.

    Se tivesse sido uma quantidade consideravel, é que terias de facto limpar o sistema... mas no caso...

    Comentário


      #3
      como é que a mangueira entrou? carros recentes o bocal normalmente não é compatível se a mangueira for a errada...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
        como é que a mangueira entrou? carros recentes o bocal normalmente não é compatível se a mangueira for a errada...
        A "pistola" da gasolina entra porque é mais estreita que a do gasóleo. O contrario é que não é possível.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
          A "pistola" da gasolina entra porque é mais estreita que a do gasóleo. O contrario é que não é possível.
          tem piada porque este fds no civic i-dtec numa bp na zona centro as pistolas estavam trocadas...e tentei forçar a entrada da pistola de 98 em vez de ultimate diesel e a gaja não entrava...o que me forçou a olhar para a bomba...e verificar que a ordenação não era igual...mas neste gajo nem tampa de rosca tem...tem bocal de encaixe e diretamente a tampa exterior.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
            tem piada porque este fds no civic i-dtec numa bp na zona centro as pistolas estavam trocadas...e tentei forçar a entrada da pistola de 98 em vez de ultimate diesel e a gaja não entrava...o que me forçou a olhar para a bomba...e verificar que a ordenação não era igual...mas neste gajo nem tampa de rosca tem...tem bocal de encaixe e diretamente a tampa exterior.
            Tendo sido a 2ª vez que tinha colocado gasóleo, confesso que não notei dificuldade nenhuma e apenas notei ao ver o preço (1.739€) tendo parado aos 1.55€.

            +

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nto Ver Post
              Atendendo que foi uma quantidade tão pequena... e que foste atestar logo com gasóleo...

              Volta a atestar outra e outra vez... até à rolha... para diluir ainda mais.

              Se tivesse sido uma quantidade consideravel, é que terias de facto limpar o sistema... mas no caso...
              Muito obrigado! Efetivamente até agora não notei nada, e fiz o percurso da A23 durante muito tempo a 145, tendo feito uma média de 6.2. Presumo que seja normal.

              Vou seguir o conselho.

              Comentário


                #8
                A minha Mãe cometeu o mesmo deslize há uns anos mas abasteceu com mais litros e o carro nem tinha muito gasóleo no depósito. Não se apercebeu, pagou arrancou com o carro e uns kms depois o mesmo começou aos soluços. Continuou Quando parou (felizmente logo de seguida) para tomar um café, ao retornar ao carro, já não pegou. Reboque, oficina, foi feita limpeza do circuito, abastecido com gasóleo e colocado um aditivo (não me lembro qual) durante abastecimentos seguintes. Até hoje não teve mais problema nenhum.

                No teu caso, esquece isso, se não sentes nada e atendendo há pouca quantidade, ainda por cima diluída, sem stress.

                Comentário


                  #9
                  Está na hora de poka-yoke nas bombas de abastecimento.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                    Está na hora de poka-yoke nas bombas de abastecimento.
                    Mangueiras triangulares, quadradas, redondas, ovais, que não encaixem umas nas outras, obrigas é a mudar os carros todos

                    Tipo isto:

                    Comentário


                      #11
                      Depende daquilo que implicasse, mas é completamente possível de adoptar um sistema que previna esse tipo de situações.

                      Comentário


                        #12
                        Até o 508 ficou com mais estalo!

                        Comentário


                          #13
                          Conheci um caso , que colocaram gasolina num carro a gasoleo , prai 1/4 de deposito, depois completaram a unica coisa era um fumo e parecia uns pop and bangs , mas ao fim de uns km , atestou novamente para ir aumentando a concentração de gasóleo e nunca teve problemas .
                          Convém também não andares a acelerar feito "tolo" enquanto tiveres essa mistura dentro do deposito .


                          P.S - se fosse gasóleo num carro a gasolina era pior
                          Editado pela última vez por Master7; 15 July 2021, 16:09.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                            Depende daquilo que implicasse, mas é completamente possível de adoptar um sistema que previna esse tipo de situações.
                            Claro que sim, o problema é a compatibilidade com veículos já na "estrada".

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                              Claro que sim, o problema é a compatibilidade com veículos já na "estrada".
                              Metes um adaptador, se pegar fogo azar...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                Metes um adaptador, se pegar fogo azar...

                                Comentário


                                  #17
                                  Por lapso não respondi com citação e não consigo apagar.
                                  Editado pela última vez por Eagle35; 15 July 2021, 16:31.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Agora sem treta, talvez um adaptador interno no bocal de depósito resultasse. Depende do desenho original da pistola.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por jolopes Ver Post
                                      Até o 508 ficou com mais estalo!
                                      Não puxei por ele depois com receio. Além de que ele até já puxa mais do que preciso. Estou a adorar o carro (é a versão Gt Line - março 2019) e ainda tem uma catrefada de extras, e no modo sport é qq coisa.

                                      O carro que sonhei, que descobri por acaso (nem conhecia o modelo) ao experimentar SUV´s, e corri o risco de destruir tudo com um erro resultante da falta de experiênica.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Master7 Ver Post
                                        Conheci um caso , que colocaram gasolina num carro a gasoleo , prai 1/4 de deposito, depois completaram a unica coisa era um fumo e parecia uns pop and bangs , mas ao fim de uns km , atestou novamente para ir aumentando a concentração de gasóleo e nunca teve problemas .
                                        Convém também não andares a acelerar feito "tolo" enquanto tiveres essa mistura dentro do deposito .


                                        P.S - se fosse gasóleo num carro a gasolina era pior
                                        Boas. Não estou de facto a acelerar. Ando é sempre a por mais gasóleo para atestar. Ainda me diziam que se poupa na bomba com carros a diesel.....
                                        Editado pela última vez por Eagle35; 15 July 2021, 16:30.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                          Está na hora de poka-yoke nas bombas de abastecimento.
                                          Sem dúvida...havia de haver solução, tal como a que arranjaram para impedir que a pistola do diesel entre no deposito a gasolina.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Também podes criar um sistema que permita abastecer veículos antigos, mas não os proteja de enganos de abastecimento estando isso reservado para os modelos mais recentes com o sistema.

                                            Basta arranjar uma forma geométrica do diâmetro do bocal de abastecimento actual.

                                            Claro que depois é preciso entrar em equação com os vapores produzidos no abastecimento, se isso é actualmente contemplado ou não.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Essa quantidade é negligenciável, não há problema nenhum.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Eagle35 Ver Post
                                                Sem dúvida...havia de haver solução, tal como a que arranjaram para impedir que a pistola do diesel entre no deposito a gasolina.
                                                Em vez de círculo maior/círculo mais pequeno, bastava círculo/oval, e já estava, mas depois na oval tinhas de meter a pistola direitinha...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Agora já ficaste a conhecer a receita para a limpeza dos injectores e válvulas de admissão nos diesel...

                                                  Anda a malta aí a vender aditivos caros... quando basta meter 1 litro de gasolina 95 (a Top 95 da Prio é boa e barata!) para cada 20 litros de banha da cobra.

                                                  E não estou a brincar! Podes seguir a receita! E usa o gasóleo mais barato!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    CL essa e outras receitas é do tempo que os carros eram feitos de metal e não de plástico como os de agora

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Plástico e chips!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Master7 Ver Post
                                                        Conheci um caso , que colocaram gasolina num carro a gasoleo , prai 1/4 de deposito, depois completaram a unica coisa era um fumo e parecia uns pop and bangs , mas ao fim de uns km , atestou novamente para ir aumentando a concentração de gasóleo e nunca teve problemas .
                                                        Convém também não andares a acelerar feito "tolo" enquanto tiveres essa mistura dentro do deposito .


                                                        P.S - se fosse gasóleo num carro a gasolina era pior
                                                        Já me aconteceu ... A diferença é que atestei uns metros à frente, porque estranhei a fumarada que o carro come ou a fazer.
                                                        Depois olhei para o talão, e fo.... . Estava habituado a meter gasolina, e lá foram 10€ (em 2002) ....

                                                        Depois de atestar, e atestar, e atestar ... sempre sem problemas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tenho dois carros, um a gasolina e outro a gasóleo. O carro a gasóleo é uma Peugeot 308 (de 2015).

                                                          Estava na bomba para colocar combustível e a mangueira não entrava no bocal, forcei várias vezes e reparava que aquilo estava bloqueado. Pensei que alguma coisa estava mal e que o carro tinha algum problema. Quando olhei para a mangueira é que vi que era gasolina pela cor verde. Felizmente, não coloquei gasolina dentro do depósito porque o dispositivo de segurança salvou-me. Mal coloquei a mangueira do gasóleo no bocal aquilo destrancou logo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Bom dia e obrigado a todos pela vossa ajuda

                                                            O carro tem-se portado bem, e tenho andado a atestar, sendo que já fiz cerca de 600 kms desde o momento em que coloquei a gasolina, e não notei qualquer problema.

                                                            Trata-se do meu 1º carro a gasoleo (comprei com 20.000 kms) e estou absolutamente maravilhado com o 508, mas temi poder danifica-lo com aquela asneira.

                                                            Abraço

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X