Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel: qualidade do óleo (oil life)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opel: qualidade do óleo (oil life)

    Boa tarde,

    Comprei um Opel Astra a diesel de nov/2019, com o motor 1.5D. Tal como no carro anterior, que era um polo a diesel de 2017, tem FAP.
    O opel um menu que mede, de 0 a 100%, a qualidade do óleo (oil life). Quando o comprei este nível estava a 14% e passado uma semana e cerca de 200km chegou a 0% e lá tive de ir à oficina mudar o óleo. Nos últimos 15 dias o nível já desceu para 86%, tendo eu feito apenas cerca de 400km.
    A minha pergunta é a seguinte: é normal a qualidade do óleo descer tão depressa? É que a esta velocidade em cerca de 2/3 meses a qualidade descerá para 0% e lá terei de mudar o óleo, tornando-se deste modo uma renda.
    No manual dizem que basta mudar o óleo a cada 25000km ou um ano (tal como já era no VW que tinha). Pelo que li na net este sistema da OPEL é apenas uma estimativa que o carro faz em função do estilo de condução..
    Acham que devo mudar o óleo cada vez que a "qualidade" ficar no 0% ou apenas quando atingir os km que dizem no manual?
    Obrigado

    #2
    Fazes percursos curtos e eventualmente interrompes regeneração do fap certo?
    Se assim for é normal que a qualidade do óleo desça
    Na minha opinião deves mudar conforme o cb indica

    Comentário


      #3
      Muda o oleo conforme indica o menu ou corres o risco de danificar o motor.

      Comentário


        #4
        14% de degradação em 400km?

        Nao acho isso normal, mesmo que o carro não saia do pára-arranca.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
          14% de degradação em 400km?

          Nao acho isso normal, mesmo que o carro não saia do pára-arranca.
          Se interromper 2 regeneraçoes por exemplo é muito possível

          Comentário


            #6
            Ou então o óleo não foi mudado, o sistema detectou anomalias e encurta.....

            Isso leva 0W20 OV0401547

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por jogador Ver Post
              Se interromper 2 regeneraçoes por exemplo é muito possível
              Muito obrigado pelas vossas respostas. Também pensava que seria por causa disso. Ele foi comprado porque faço cerca de 100km por dia, mas agora como tenho estado de férias tenho feito trajetos curtos.
              Pode ser que com o regresso ao trabalho a situação estabilize.
              Numa condução normal de 50% autoestrada (60km) 50% nacional sem transito (60km), quantos km pode durar o óleo do carro sem perder a totalidade da qualidade? Obrigado

              Comentário


                #8
                Nesses trajetos e partindo do princípio que haverá poucas regeneraçoes abortadas acredito que faça 20/25k ou 1 ano como prevê o manual

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Ou então o óleo não foi mudado, o sistema detectou anomalias e encurta.....

                  Isso leva 0W20 OV0401547
                  @Eblase aquilo é apenas um algoritmo, não é assim tão avançado para saber se levou óleo novo ou não Que eu tenha conhecimento em todas as marcas é um mero cálculo.

                  E sim se abortar umas 3/4 regenerações não é de estranhar que tenhas baixado essa percentagem toda. Conheço quem tenha o Astra K e a cada 5000 a 7000 kms aquilo manda mudar o óleo... (cidade apenas num diesel)

                  Comentário


                    #10
                    No meu carro, a percentagem é calculada consoante os kms percorridos ou período decorrido, deles o que estiver a ocorrer da forma que mais se aproximar do limite da próxima troca, 1 ano ou 20.000.

                    Ou seja, se tiver passado 6 meses e eu tiver feito 0km, o computador de bordo mostrará 50%. Assim como, se fizer 5000km no primeiro dia após a revisão, no segundo dia terá 75% de vida útil.

                    O mais certo é que isso seja um simples countdown para a próxima revisão, para alertar da próxima troca, até porque o carro não consegue saber efetivamente se o óleo está bom ou não.

                    Para mim trata-se de um bug. No teu caso, faria reset ao nivel do óleo e observava o comportamento da medição nos próximos dias. Esse reset dá para fazer facilmente no menu, dentro do medidor de % carregas no botão da manete esquerda sem largar até aparecer uma mensagem a confirmar que queres fazer reset. Confirmas.


                    Por outro lado, se o teu carro 'destroi' 14% do óleo a cada 400km e a marca te obrigar a fazer trocas a cada 2.800km, parece-me caso de polícia

                    Comentário


                      #11
                      Vocês estão enganados e arriscam-se a matar os motores. Depois as marcas é que são uma mrd....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        Vocês estão enganados e arriscam-se a matar os motores. Depois as marcas é que são uma mrd....
                        No meu carro é assim que é calculada a percentagem, mas é ford e não peugeot.

                        Se um motor de um carro de 2019 não aguenta 3000km com um óleo só alguma coisa de muito grave se passa...

                        Ser obrigado a trocar óleo todos meses... Mas estamos a brincar?

                        Se essa medição fosse algo tão importante achas que alguma vez estaria acessível a fazer reset com um clique de 2 segundos num botão, num menu comum do CB?
                        Editado pela última vez por LuisPedro; 09 August 2021, 09:35.

                        Comentário


                          #13
                          Os veículos não obrigam a trocar o óleo a cada 3k se forem usados para aquilo que foram projetados, um diesel atual com fap não é para fazer percursos curtos e cidade, é para comer kms
                          Caso contrário vai dar problemas

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                            Os veículos não obrigam a trocar o óleo a cada 3k se forem usados para aquilo que foram projetados, um diesel atual com fap não é para fazer percursos curtos e cidade, é para comer kms
                            Caso contrário vai dar problemas
                            Isso está escrito na folha de características da viatura ou no seu manual de utilização?

                            Tenho outra viatura, além da primeira que falei, também ford de 2018, 1.5 diesel com FAP, faz 7 ou 8 viagens por dia entre 3 a 10km cada uma e é raro fazer viagens acima de 20km. A troca do óleo ocorre aquando do indicado no manual da viatura que coincide com o livro de revisão preenchido pelo concessionário.

                            Nunca fui alertado para nenhuma incompatibilidade do carro com qualquer tipo de percursos ou condução, sejam os que forem, até porque a viatura é um suv 'todo o terreno' com variantes 4x4, projetado (penso eu) a pensar nas curtas distâncias a baixas velocidades e caminhos acidentados, e não só para AE e 'comer kms'.

                            Tem 7 anos de garantia, se efetivamente estiver a fazer algo de errado o motor irá colapsar entretanto

                            Comentário


                              #15
                              Depois admiram-se....

                              Comentário


                                #16
                                Percebes assim?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                  Isso está escrito na folha de características da viatura ou no seu manual de utilização?

                                  Tenho outra viatura, além da primeira que falei, também ford de 2018, 1.5 diesel com FAP, faz 7 ou 8 viagens por dia entre 3 a 10km cada uma e é raro fazer viagens acima de 20km. A troca do óleo ocorre aquando do indicado no manual da viatura que coincide com o livro de revisão preenchido pelo concessionário.

                                  Nunca fui alertado para nenhuma incompatibilidade do carro com qualquer tipo de percursos ou condução, sejam os que forem, até porque a viatura é um suv 'todo o terreno' com variantes 4x4, projetado (penso eu) a pensar nas curtas distâncias a baixas velocidades e caminhos acidentados, e não só para AE e 'comer kms'.

                                  Tem 7 anos de garantia, se efetivamente estiver a fazer algo de errado o motor irá colapsar entretanto
                                  Se o fap colmatar antes dos 7 anos e for precisa a sua substituição, tu vais ver se a garantia vai pagar a substituição
                                  Ou então se o carro pedir mudança de óleo e deixares andar e eventualmente houver algum problema com o motor também vais ver a garantia atuar

                                  Comentário


                                    #18
                                    Conversa de oficina pois claro. O meu 1.4 hdi ja conta com 380 mil km nas minhas maos e só muda o oleo a cada 30 mil. Pela conversa da marca era a cada 15 mil. O que é certo é q o motor nunca foi aberto e nem nunca avariou

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                      Conversa de oficina pois claro. O meu 1.4 hdi ja conta com 380 mil km nas minhas maos e só muda o oleo a cada 30 mil. Pela conversa da marca era a cada 15 mil. O que é certo é q o motor nunca foi aberto e nem nunca avariou
                                      Vamos comparar motores diferentes e regras anti-poluição diferentes?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        Vamos comparar motores diferentes e regras anti-poluição diferentes?

                                        Nada a ver com motores. Estou só a dizer q nao convém ir 100% na conversa das marcas. Não vou esbanjar dinheiro em oleo só pq o carro diz q a % de saúde está baixa com base em meras estatisticas de uso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          E se for por um sensor de qualidade de óleo?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                                            Se o fap colmatar antes dos 7 anos e for precisa a sua substituição, tu vais ver se a garantia vai pagar a substituição
                                            Ou então se o carro pedir mudança de óleo e deixares andar e eventualmente houver algum problema com o motor também vais ver a garantia atuar
                                            Nunca pediu nem sequer tem % de vida de óleo no CB... Vai ao concessionário conforme a indicação escrita no livro das revisões.


                                            Para referência e para que não haja equívocos, vocês estão a dizer que trocar o óleo a um carro depois deste circular 2800km durante 2 ou 3 meses é normal e o consumidor tem que o fazer porque a culpa é dele...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                              Nunca pediu nem sequer tem % de vida de óleo no CB... Vai ao concessionário conforme a indicação escrita no livro das revisões.


                                              Para referência e para que não haja equívocos, vocês estão a dizer que trocar o óleo a um carro depois deste circular 2800km durante 2 ou 3 meses é normal e o consumidor tem que o fazer porque a culpa é dele...
                                              Estávamos a falar do caso do user que abriu o tópico que tem OCS e como falaste do teu pensei que também tivesse, nesse caso só vai a oficina quando fizer os kms isso é óbvio
                                              Nós não estamos a dizer nada o carro é que diz e como referiu o eblase há carros que sim avaliam a qualidade do óleo por um sensor e não por estimativa
                                              O consumidor tem de o fazer sob risco de danificar o motor

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                Nunca pediu nem sequer tem % de vida de óleo no CB... Vai ao concessionário conforme a indicação escrita no livro das revisões.


                                                Para referência e para que não haja equívocos, vocês estão a dizer que trocar o óleo a um carro depois deste circular 2800km durante 2 ou 3 meses é normal e o consumidor tem que o fazer porque a culpa é dele...
                                                o motor está-se nas tintas para quem é o culpado. Se o óleo não está em condições, está mais sujeito a problemas.

                                                Se a culpa é do proprietário, do condutor, do fabricante, do stand, do mecânico etc o motor não está preocupado. Bandido pah!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No caso em concreto (Astra K) é apenas um algoritmo e não tem sensor de qualidade de óleo. Duvido muito que realmente alguma marca o tenha...

                                                  Colocar óleo novo e passar para 100% sem intervenção ou ligar à máquina? Não acredito. Que modelos em concreto fazem isso?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não me venham cá com conversas de que é normal o motor perder 14% de qualidade do óleo em 400km.

                                                    Diria até que, pela utilização do user, nem deveria perder isso em 4000km, quase.

                                                    Há que saber lidar com a tecnologia inerente ao FAP e ajustar a utilizacao do carro em função disso, mas vamos lá com calma.

                                                    Eu tenho um carro em casa com FAP, que já comprei usado, espetei-lhe 60k km e nunca vi uma luz acesa. Já andou algum tempo a fazer 4km dia durante a semana e 100 ao fim de semana.

                                                    Agora em virtude do teletrabalho, não faz viagens inferiores a 25/30km. Dentro de meses vai fazer 2x800km em AE e siga.

                                                    É usar de acordo com as regras do bom-senso. Eu não ligo o meu carro para fazer 1km, ou menos. Quando ligo o carro, sei que é para ele andar. Mas isso já fazia com o gasolina antigo. E também não puxo por ele frio.

                                                    De resto, se tiver de apanhar trânsito ou fazer um trajeto mais curto, claro que faço.

                                                    Perder 14% da qualidade do óleo em pouco mais de uma viagem Lisboa Porto, não é normal. Nem aqui nem em qualquer parte do mundo. Mesmo que tivesse abortado uma regeneração a meio, dado que nesse intervalo duvido que tenha feito mais que uma.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      E para quem diz que o diesel só compensa para largas tiradas diárias, eu dou o seguinte exemplo.

                                                      5 viagens de 5km cada durante a semana.
                                                      600km durante cada fim de semana.

                                                      Perfeitamente comum para alguém que trabalhe/estude longe de casa.

                                                      Isto dá 2900km por mês.

                                                      35k km por ano. Compravam um carro a gasolina para esta utilização?

                                                      Hmmm…. É que durante a semana o carro passa o tempo a fazer viagens curtas, onde também podem argumentar que o risco de abortar regenerações é alto… e há quem defenda que é irrelevante as viagens maiores ao fim de semana, dado que o carro pode nem regenerar nesses momentos. Isto cada cabeça sua sentença.

                                                      Eu para esse cenário nunca na vida considerava sequer um carro a gasolina.
                                                      Editado pela última vez por Etcetera; 09 August 2021, 23:38.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tem as longas tiradas... ai é pouco provável problemas.
                                                        No entanto há probabilidade de abortar regenerações.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                          E para quem diz que o diesel só compensa para largas tiradas diárias, eu dou o seguinte exemplo.

                                                          5 viagens de 5km cada durante a semana.
                                                          600km durante cada fim de semana.

                                                          Perfeitamente comum para alguém que trabalhe/estude longe de casa.

                                                          Isto dá 2900km por mês.

                                                          35k km por ano. Compravam um carro a gasolina para esta utilização?

                                                          Hmmm…. É que durante a semana o carro passa o tempo a fazer viagens curtas, onde também podem argumentar que o risco de abortar regenerações é alto… e há quem defenda que é irrelevante as viagens maiores ao fim de semana, dado que o carro pode nem regenerar nesses momentos. Isto cada cabeça sua sentença.

                                                          Eu para esse cenário nunca na vida considerava sequer um carro a gasolina.
                                                          Não é uma questão de argumentar, é uma questão que pode acontecer. Não sei (nem ninguém sabe) se é alto, mas se acontece numa segunda-feira, vai andar a abortar durante toda a semana, com as potenciais consequências que isso pode ter.

                                                          Nesse caso, e se eu tivesse nessa situação, claro que ponderava um diesel (também há outras soluções, e sem ir para elécricos, há o GPL). O que faria nesse particular de quotidiano, é que se apanhasse uma regeneração a meio durante a semana (excepção à sexta-feira) iria dar condições para terminar o ciclo, nessa altura, ou na vez seguinte. É uma questão de bom-senso.

                                                          Olha lá o que me aconteceu esta última semana: 600 kms em estrada, e quando estou a chegar ao destino, toma lá uma regeneração. Por acaso apercebi-me, baixei a relação para dar rpms e terminou mesmo antes de chegar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                            E se for por um sensor de qualidade de óleo?
                                                            o sensor tal como todos os sensores e componentes eletrónicos são susceptiveis de avaria...eu por descargo de consciência verificava se existe alguma anomalia no sensor...além de verificar se o óleo colocado corresponde em concreto ao que a marca exige...algumas oficinas de marca por vezes falham neste aspeto.

                                                            Por isso gosto do 1.6cdti em detrimento do mais recente 1.5d da opel...não há cá sensores de oleo a mandar mudar...bem lixados estavam os tvde..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X