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Fiat Punto 1.9 DS VAN problema não pegar á primeira

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    Fiat Punto 1.9 DS VAN problema não pegar á primeira

    Fiat Punto 1.9 DS VAN (ano 2000 sem turbo ) tem um problema não pegar á primeira vez. Pega mas não acelera

    Tem-se desligar e voltar aguardar que apague a luz da resistência, o carro pega mas fica sem acelerar e só á 2 ou 3ª. vez fica estavél e segue a sua marcha normal sem que se note anomalias no motor.

    Disse o ex dono que era vela(s) de incandescência queimadas, de inicio deita fumo branco mas após uns 1 ou 2 minutos deixa de deitar fumo assim como cheira a gasóleo ao pegar, mas tb desaparece após uns minutos.

    O meu receio é que um individuo e gerente de oficina, sem ver nem sequer fazer diagnóstico que era a bomba de diesel (700€ + MO), perguntei a outros mecânicos e me disseram que devia ser vela ou velas, nunca a bomba de gasóleo porque aí já o motor tremia e falhava.

    Obrigado por qualquer sugestão.

    Deixo já um Bom Ano Novo para todo o fórum.

    #2
    Primeiro as velas.

    Comentário


      #3
      Tenho esse motor numa Strada. Lento, nada económico e a fiabilidade dos periféricos é de fugir.

      O sintoma de não pegar é compatível com velas queimadas, já de pegar e não acelerar, não sei...
      Editado pela última vez por Ruie34; 31 December 2021, 00:30.

      Comentário


        #4
        Infelizmente o motor 1.9 DS sem turbo, sofre do grande problema da bomba injetora (de marca Lucas), eu aposto em problema/defeito na mesma! Pois um motor diesel depois de pegar tem de dar aceleração! Se esse não o faz e custa a fazê-lo é da bomba!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
          Infelizmente o motor 1.9 DS sem turbo, sofre do grande problema da bomba injetora (de marca Lucas), eu aposto em problema/defeito na mesma! Pois um motor diesel depois de pegar tem de dar aceleração! Se esse não o faz e custa a fazê-lo é da bomba!
          O motor pega á primeira, mas não dá para acelerar. Tem-se voltar a ligar chave e dar arranque, aí pega bem, embora fique a luz da resitência a piscar 2 ou 3 minutos, mas tudo bem e em marcha normal. Ontem fiz 158 km sem qualquer anomalia.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
            Infelizmente o motor 1.9 DS sem turbo, sofre do grande problema da bomba injetora (de marca Lucas), eu aposto em problema/defeito na mesma! Pois um motor diesel depois de pegar tem de dar aceleração! Se esse não o faz e custa a fazê-lo é da bomba!
            Volto á citação em cima, só fica normal á 2ª. ou 3ª., tentativa de dar á chave e pôr a trabalhar.

            Outra questão que me deixa confuso, se for (ou fosse) a bomba o motor do carro não tremia? não ficava sem potencia? não falhava?

            Obrigado,

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
              Volto á citação em cima, só fica normal á 2ª. ou 3ª., tentativa de dar á chave e pôr a trabalhar.

              Outra questão que me deixa confuso, se for (ou fosse) a bomba o motor do carro não tremia? não ficava sem potencia? não falhava?

              Obrigado,
              Mas as velas já não são novas?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Primeiro as velas.
                Já agora deixo aqui o motivo de não ter ido a uma oficina. mas acontece que 2 das oficinas que sou cliente, estão fechdas devido ao pessoal infetado com o Covid.

                O electricista que por acaso desde há anos é conhecido pelo "eng. das velas", também estranhei ontem em ver a porta fechada o dia todo. Hoje falamos por telefone e disse-me que tb estava em confinamento, o fim de semana passado foi infetado por um familiar.

                Comentário


                  #9
                  Se sim e descartando o pior (bomba), era ver o relé que faz o acionamento das velas, pode não estar a funcionar corretamente.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                    Volto á citação em cima, só fica normal á 2ª. ou 3ª., tentativa de dar á chave e pôr a trabalhar.

                    Outra questão que me deixa confuso, se for (ou fosse) a bomba o motor do carro não tremia? não ficava sem potencia? não falhava?

                    Obrigado,
                    Se o problema for na componente electrónica julgo que poderá não tremer. Mas lembro-me da "minha" ter esse sintoma de pegar e não acelerar, na altura levou uma reparação na bomba. se foi na parte mecânica ou electrónica, não faço ideia.

                    A "minha" foi comprada nova pelo meu (já falecido) avô, e agora anda ao serviço da família, sei que já levou 2 ou 3 reparações só na bomba antes dos 120 mil km. Mas já não me lembro ao certo do que foi. Levou ainda uma embraiagem aos 25 mil km, ao abrigo da garantia, e novamente aos 138 mil km.

                    Meu rico TD70 ao pé daquele 1.9 d.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                      Mas as velas já não são novas?
                      Acho que não, nem novas nem semi-novas, pelo aspecto delas tem um bom uso.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                        Se sim e descartando o pior (bomba), era ver o relé que faz o acionamento das velas, pode não estar a funcionar corretamente.
                        Também já alguém me falou num relé, mas não sou mecânico e ando confuso com a situação, gastar 1000€ na bomba... só um local para onde ir. Mas o carro anda bem e sem problemas algum, o motor muito macio dizem as pessoas mais ou menos dentro do ramo.

                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                        Se o problema for na componente electrónica julgo que poderá não tremer. Mas lembro-me da "minha" ter esse sintoma de pegar e não acelerar, na altura levou uma reparação na bomba. se foi na parte mecânica ou electrónica, não faço ideia.

                        A "minha" foi comprada nova pelo meu (já falecido) avô, e agora anda ao serviço da família, sei que já levou 2 ou 3 reparações só na bomba antes dos 120 mil km. Mas já não me lembro ao certo do que foi. Levou ainda uma embraiagem aos 25 mil km, ao abrigo da garantia, e novamente aos 138 mil km.
                        Meu rico TD70 ao pé daquele 1.9 d.
                        Também tive um TD70 com pack Abarth, comprado novo em 1999 para um filho meu e vendi-o em 2014, ainda hoje anda a andar por essas estradas.

                        A Bomba Lucas é eléctrica (dizem-me)...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                          Também já alguém me falou num relé, mas não sou mecânico e ando confuso com a situação, gastar 1000€ na bomba... só um local para onde ir. Mas o carro anda bem e sem problemas algum, o motor muito macio dizem as pessoas mais ou menos dentro do ramo.


                          Também tive um TD70 com pack Abarth, comprado novo em 1999 para um filho meu e vendi-o em 2014, ainda hoje anda a andar por essas estradas.

                          A Bomba Lucas é eléctrica (dizem-me)...
                          Sim, é eléctrica.

                          Tive um TD70 de 96, entre 2006 e 2011, e temos outro TD70 comprado novo em 1996 e que por cá continua.

                          PS: Se és da zona de onde penso, mete isso na Rematil.

                          Comentário


                            #14
                            O "charuto" está impecavél e vai para o lugar de uma Scienic para uma missão especifica do meu Kiko. Essa Scienic que estava como nova, perdi muitas horas com ela de repente e do nada deixou de pegar. Foi rebocada 2 vezes e segundo dizem os entendidos que foi o imobilizador que pifou. Dei-a como retoma a um particular.

                            O ex dono do Punto colocou-lhe uma bateria Varta nova, embraigem e a respectiva bomba nova e ainda 2 pneus. O carro não foi motor limpo nem lavado, mas está limpo e sem qualquer fuga de óleo ou diesel.

                            Bomba nova? esta e que estava no carro!
                            Editado pela última vez por Mat1977; 15 October 2022, 19:10. Razão: Colocar foto

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              Sim, é eléctrica.

                              Tive um TD70 de 96, entre 2006 e 2011, e temos outro TD70 comprado novo em 1996 e que por cá continua.

                              PS: Se és da zona de onde penso, mete isso na Rematil.
                              Sim sou da zona, mas na Rematil tenho que vender um "pulmão e um rim" e se tenho um bom electricista a 200 metros dessa firma, ainda hoje estou á espera desde 2013 que me contactem para levar lá uma V60 que tinha um problema que a garantia não resolvia, mas passo lá N de vezes ninguém me diz nada.

                              Comentário


                                #16
                                Mas já que falaste das velas sempre as podes medir em casa se tiveres um multímetro, para despistar essa causa!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                                  Mas já que falaste das velas sempre as podes medir em casa se tiveres um multímetro, para despistar essa causa!
                                  Vizza, obrigado
                                  Como procedo? coloco o multimetro em que posição?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ohm na escala 200. Se tiver abaixo de 1, está boa. Se tiver acima de 30, 40... troca.

                                    Medir a frio.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                      Ohm na escala 200. Se tiver abaixo de 1, está boa. Se tiver acima de 30, 40... troca.

                                      Medir a frio.
                                      Amigo, é fácil chegar ás velas? não existe uma que está por tráz da bomba, "escondida"?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                                        Amigo, é fácil chegar ás velas? não existe uma que está por tráz da bomba, "escondida"?
                                        Sim existe. Tão escondida que já tive um que meteram uma vela mais curta pra não terem tanto trabalho [emoji2357]

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                          Sim existe. Tão escondida que já tive um que meteram uma vela mais curta pra não terem tanto trabalho [emoji2357]
                                          Pore acaso fui ao YT e vi. Bateria ligada, certo?
                                          Uma nem mexeu os digitos, outra deu 30 ou 40 (???) (mas de noite, embora tenha boa iluminação) mas no habitáculo é dificil.

                                          De dia, ver se consigo.

                                          Abç e bom ano para ti e QRA familiar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                                            Fiat Punto 1.9 DS VAN (ano 2000 sem turbo ) tem um problema não pegar á primeira vez. Pega mas não acelera

                                            Tem-se desligar e voltar aguardar que apague a luz da resistência, o carro pega mas fica sem acelerar e só á 2 ou 3ª. vez fica estavél e segue a sua marcha normal sem que se note anomalias no motor.

                                            Disse o ex dono que era vela(s) de incandescência queimadas, de inicio deita fumo branco mas após uns 1 ou 2 minutos deixa de deitar fumo assim como cheira a gasóleo ao pegar, mas tb desaparece após uns minutos.

                                            O meu receio é que um individuo e gerente de oficina, sem ver nem sequer fazer diagnóstico que era a bomba de diesel (700€ + MO), perguntei a outros mecânicos e me disseram que devia ser vela ou velas, nunca a bomba de gasóleo porque aí já o motor tremia e falhava.

                                            Obrigado por qualquer sugestão.

                                            Deixo já um Bom Ano Novo para todo o fórum.
                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            Primeiro as velas.
                                            Detesto repetir-me.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                                              Vizza, obrigado
                                              Como procedo? coloco o multimetro em que posição?
                                              Faz isso que o eblase te disse, ou como eu te disse no outro fórum [emoji123][emoji28][emoji1635]

                                              Comentário


                                                #24
                                                Para completar esta novela da admissão do Punto 1.9d, hoje tive a prova dos nove.

                                                Fui de manhã substituir vela de incandescência, o eletricista disse que mudava apenas uma, escusava a estar mais dinheiro. Mandou-me de seguida para uma oficina conceituada quer pelo preço quer pela qualidade de serviço e rapidez, exclusiva na reparação de bombas de combustivél e foi-me informado que era de facto a bomba. Após me explicar detalhadamente as causas, se pedisse hoje tinha na quarta feira na oficina.

                                                Mas deu o concelho que por pegar só á segunda vez, não havia problema algum, se agravasse, era por o motor deixar de trabalhar, mas que voltrava a pegar, até haver um dia que não pegava e aí sim, estava 100% OFF.

                                                Mas para continuar a andar com o carro assim, e poupar 650,00 + iva e MO, que havia N de carros nessas condições.

                                                Fui á minha oficina habitual, onde o gerente da mesma foi encarregado geral da concessão Renault durante muitos anos e que me disse tb que havia muitos Renault com esta bomba também a circular há muito tempo, inclusivé uma empregada do mesmo com uma Kangoo que andava assim há 4 anos.

                                                Que visse sim, era porque a ultima revisão registada foi á mais de 3 anos e quase 40.000 km, mas que essa só levou óleo e filtro de óleo. Exibiu-me o filtro de combustível, que era de origem com o logo da Lancia.

                                                Mandei fazer uma revisão, mas apenas foi necessário óleos, todos os filtros do motor e lavagem ao circuito de refrigeração, sendo colocado um liquido com a norma do carro.

                                                Estava esta vergonha, mas isto é só o principio!



                                                Editado pela última vez por Mat1977; 15 October 2022, 19:19.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Parece a estar TOP, o charuto

                                                  Editado pela última vez por Mat1977; 15 October 2022, 19:21.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Só mudaram uma vela? Mas as outras estavam boas?
                                                    A mim ensinaram-me que se muda todas as velas, até porque devem ser mais baratas as quatro que uma hora de mão de obra.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                      Só mudaram uma vela? Mas as outras estavam boas?
                                                      A mim ensinaram-me que se muda todas as velas, até porque devem ser mais baratas as quatro que uma hora de mão de obra.
                                                      Sim fiz essa pergunta ao electricista (por acaso um bom profissional), ele respondeu porque gastar dinheiro? o problema é que uma vela queimada vai originar queimar as outras e uma vela nova não vai danificar outras restantes.
                                                      Paguei 40 paus.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tive um Clio com essa bomba injetora e fazia exactamente o mesmo..

                                                        Dava à chave, pegava e ficava a trabalhar algo descontrolado. Nesse instante não respondia ao acelerador. Depois desligava e voltava a ligar e trabalhava normalmente.

                                                        Nunca ninguém me solucionou o problema e não me incomodava assim tanto. Já tinha 400.mil kms e tínhamos alguma condescendência com pequenos problemas. Era carro de recurso nessa altura.

                                                        Andamos tanto tempo com ele assim que já nem dávamos conta.

                                                        Um dia vendemos o carro e esquecemos de avisar desse detalhe de tão habituados que estávamos.

                                                        Ora o senhor que o comprou um dia ligou o carro e deixou-o a trabalhar assim descompensado e queimou um componente electrónico que chamou de "placa electrónica da bomba".

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                          Tive um Clio com essa bomba injetora e fazia exactamente o mesmo..

                                                          Dava à chave, pegava e ficava a trabalhar algo descontrolado. Nesse instante não respondia ao acelerador. Depois desligava e voltava a ligar e trabalhava normalmente.

                                                          Nunca ninguém me solucionou o problema e não me incomodava assim tanto. Já tinha 400.mil kms e tínhamos alguma condescendência com pequenos problemas. Era carro de recurso nessa altura.

                                                          Andamos tanto tempo com ele assim que já nem dávamos conta.

                                                          Um dia vendemos o carro e esquecemos de avisar desse detalhe de tão habituados que estávamos.

                                                          Ora o senhor que o comprou um dia ligou o carro e deixou-o a trabalhar assim descompensado e queimou um componente electrónico que chamou de "placa electrónica da bomba".
                                                          Ok, obrigado pelo fedback da bomba Lucas.

                                                          É mesmo esse o problema que tem o Punto 1.9d VAN.

                                                          Quantos km andou esse motor do Clio nessas condições?

                                                          Um abraço

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                            Tive um Clio com essa bomba injetora e fazia exactamente o mesmo..

                                                            Dava à chave, pegava e ficava a trabalhar algo descontrolado. Nesse instante não respondia ao acelerador. Depois desligava e voltava a ligar e trabalhava normalmente.

                                                            Nunca ninguém me solucionou o problema e não me incomodava assim tanto. Já tinha 400.mil kms e tínhamos alguma condescendência com pequenos problemas. Era carro de recurso nessa altura.

                                                            Andamos tanto tempo com ele assim que já nem dávamos conta.

                                                            Um dia vendemos o carro e esquecemos de avisar desse detalhe de tão habituados que estávamos.

                                                            Ora o senhor que o comprou um dia ligou o carro e deixou-o a trabalhar assim descompensado e queimou um componente electrónico que chamou de "placa electrónica da bomba".
                                                            O problema devia estar na placa (captor?) e naquele dia morreu.

                                                            Por acaso ainda hoje estive a andar na Strada e está um relógio.

                                                            Comentário

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