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Volvo V40 temperatura baixa ligeiramente

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    Volvo V40 temperatura baixa ligeiramente

    Boas

    Notei há uns dias que em EN, e depois de ja ter feito mais de 100 ou 150 kms em AE, que o ponteiro da temperatura do meu v40 (1.6 psa) e com 180 mil kms, baixava ligeiramente do meio, onde sempre está.

    É coisa pouca, 1 ou 2 mm, depois volta ao normal.

    Será o termostato?

    O carro esta espectacular e nunca me deu problema algum, só um tubo do intercooler que rasgou nada mais

    Obrigado desde ja e cumpts

    #2
    Acrescento que isso se passou ha 2 ou 3 semanas e nunca mais dei conta desse sintoma.

    Comentário


      #3
      estava muito frio nesse dia?

      Se aconteceu apenas esse dia e sendo so 1mm abaixo do normal diria que nao deve ter problema

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
        estava muito frio nesse dia?

        Se aconteceu apenas esse dia e sendo so 1mm abaixo do normal diria que nao deve ter problema
        Foi na zona do alentejo

        deviam estar 10 ou 15º

        ia devagar, na ordem dos 90 ou 100

        Comentário


          #5
          10 a 15 graus nao é um temperatura muito baixa, nos dias mais frios com o uso da ventilação em quente e nao acelarando muito pode cair um pouco a temperatura.

          Se isso aconteceu apenas essa vez e apenas 1mm nao me preocupava muito

          Comentário


            #6
            O V40 não tem ponteiro de temperatura

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
              O V40 não tem ponteiro de temperatura

              ??? como nao tem? o meu tem sim


              Editado pela última vez por canicula; 08 January 2022, 23:28.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                10 a 15 graus nao é um temperatura muito baixa, nos dias mais frios com o uso da ventilação em quente e nao acelarando muito pode cair um pouco a temperatura.

                Se isso aconteceu apenas essa vez e apenas 1mm nao me preocupava muito

                Hoje fiz quase 150 kms e nao me apercebi de ter baixado

                puxei por ele na AE e depois vim na calma pela nacional e sempre com o ponteiro no meio

                Comentário


                  #9
                  Se for o digital pode ter se não for no modo eco, o analógico infelizmente não tem

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                    Se for o digital pode ter se não for no modo eco, o analógico infelizmente não tem
                    O meu tem o quadrante digital. Só no modo eco é que nao aparece a temperatura sim.

                    No modo sport e classic tem temperatura.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por canicula Ver Post
                      Boas

                      Notei há uns dias que em EN, e depois de ja ter feito mais de 100 ou 150 kms em AE, que o ponteiro da temperatura do meu v40 (1.6 psa) e com 180 mil kms, baixava ligeiramente do meio, onde sempre está.

                      É coisa pouca, 1 ou 2 mm, depois volta ao normal.

                      Será o termostato?

                      O carro esta espectacular e nunca me deu problema algum, só um tubo do intercooler que rasgou nada mais

                      Obrigado desde ja e cumpts


                      Diria antes 1.6 FORD.

                      Ou então, 1.6 FORD/PSA.


                      É ir estando atento, mas se volta e meia de facto andar a descer, em situação que não há "carga" de acelerador (tipo em descidas e afins), poderá ser o termostato.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                        Diria antes 1.6 FORD.

                        Ou então, 1.6 FORD/PSA.


                        É ir estando atento, mas se volta e meia de facto andar a descer, em situação que não há "carga" de acelerador (tipo em descidas e afins), poderá ser o termostato.

                        Pois foi desenvolvido pela Ford e pela PSA sim

                        O meu é de 8 V mas creio que há 16V certo?

                        O que é facto é que estou muito satisfeito com ele

                        Nao voltou a fazer mais, mantem-se sempre no meio (o digital até tem la um risco a meio e nao sai de la)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por canicula Ver Post
                          Pois foi desenvolvido pela Ford e pela PSA sim

                          O meu é de 8 V mas creio que há 16V certo?

                          O que é facto é que estou muito satisfeito com ele

                          Nao voltou a fazer mais, mantem-se sempre no meio (o digital até tem la um risco a meio e nao sai de la)



                          Sim, também há de 16V.

                          Sim, foram desenvolvidos em conjuntos e em partes iguais, sendo que depois cada marca fornecia as marcas a si associadas.

                          Ora no caso da VOLVO, a mesma era fornecida pela FORD.

                          Comentário


                            #14
                            Não querendo abrir outro tópico existe algum cuidado a ter com os V40 D4? Ando a ver esse modelo em particular e é dos poucos que tanto eu como ela gostamos, tive a pesquisar não encontrei chatices mas se souberem de algo

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Next Ver Post
                              Não querendo abrir outro tópico existe algum cuidado a ter com os V40 D4? Ando a ver esse modelo em particular e é dos poucos que tanto eu como ela gostamos, tive a pesquisar não encontrei chatices mas se souberem de algo


                              De que ano?

                              Já que nos primeiros anos, o D4 tinha o 2.0 de 5 cilindros (177cv) e depois passou a ter o 2.0 de 4 cilindros (190cv).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                De que ano?

                                Já que nos primeiros anos, o D4 tinha o 2.0 de 5 cilindros (177cv) e depois passou a ter o 2.0 de 4 cilindros (190cv).
                                Os de 190 de 2015 para a frente

                                Comentário


                                  #17
                                  Boas

                                  Pois ontem fiz uma viagem de 200-250 km e o ponteiro de vez em quando voltou a fazer o mesmo.

                                  Baixa ligeiramente do meio (onde tem um traço que indica temperatura normal) e depois volta ao meio. Nunca passa do meio para cima, é sempre 1 ou 2 mm para baixo. Faz isso normalmente quando vou numa conduçao mais sossegada, sem apertar nada.

                                  Termostato?

                                  Comentário


                                    #18
                                    termostato pode não estar a 100% já
                                    não ia a correr de propósito fazer isso (se os sintomas se mantiverem), mas na próxima revisão troca termostato e respetivo liquido refrigeração

                                    Comentário


                                      #19
                                      e já agora verificar o sensor ou os sensores da temperatura.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Para trocar o termostato é necessario trocar o liquido?

                                        É que troquei a correia e bomba de agua ha pouco e o liquido é novo. Mas se tiver que ser...

                                        Pois algum sensor tambem pode nao estar bom. É detectavel se se ligar a maquina? obrigado

                                        Comentário


                                          #21
                                          se o líquido é recente basta completar até nívelm não é necessário trocar tudo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não sejam picuinhas... Já por isso o ponteiro dos VW só mexem passado 5 graus lol

                                            Comentário


                                              #23
                                              Agora apanhei transito e mesmo assim voltou a fazer o mesmo.

                                              Tenho de ir ver o que se passa. Se a temperatura aumentasse mais dos 90º era mais complicado mas mesmo assim alguma coisa deve estar meio avariada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por canicula Ver Post
                                                Agora apanhei transito e mesmo assim voltou a fazer o mesmo.

                                                Tenho de ir ver o que se passa. Se a temperatura aumentasse mais dos 90º era mais complicado mas mesmo assim alguma coisa deve estar meio avariada.
                                                mas mover 1/2mm é quanto em graus?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por canicula Ver Post
                                                  Para trocar o termostato é necessario trocar o liquido?

                                                  É que troquei a correia e bomba de agua ha pouco e o liquido é novo. Mas se tiver que ser...

                                                  Pois algum sensor tambem pode nao estar bom. É detectavel se se ligar a maquina? obrigado


                                                  Irás sempre perder liquido, portanto e no mínimo, terás que restabelecer o que perdeste ao trocar o mesmo.

                                                  Mas supostamente e estando o mesmo a funcionar correctamente, o mesmo e depois de quente, deveria manter-se constante.

                                                  Se referes que até no transito há uma descida, então tudo aponta que de facto ele já teve melhores dias.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                    Irás sempre perder liquido, portanto e no mínimo, terás que restabelecer o que perdeste ao trocar o mesmo.

                                                    Mas supostamente e estando o mesmo a funcionar correctamente, o mesmo e depois de quente, deveria manter-se constante.

                                                    Se referes que até no transito há uma descida, então tudo aponta que de facto ele já teve melhores dias.
                                                    Mas ele esta a dizer uma descida de 1/2mm no ponteiro, tipo não é normal quando o termoestato abre a agua fria do radiador misturar com a quente e baixar um pouco a temperatura.media durante uns segundos?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                      Mas ele esta a dizer uma descida de 1/2mm no ponteiro, tipo não é normal quando o termoestato abre a agua fria do radiador misturar com a quente e baixar um pouco a temperatura.media durante uns segundos?


                                                      Se a variação for essa, podemos considerar normal.

                                                      Agora falta saber quanto tempo depois da descida se mantém "ali em baixo".

                                                      Em todo o caso, os termostatos desses motores, são conhecidos por ír à vida de tempos a tempos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        não conhecendo o funcionamento do teu volvo esse 1 ou 2 mm pode ser apenas 1 ou 2 graus, o ideal seria controlar com diagnóstico
                                                        ventilação vai ligada no quente quando isso acontece?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Volvo V40 temperatura baixa ligeiramente

                                                          Tenho aqui em casa uma Focus 1.5 TDCI 2015 e um V40 D2 2014.

                                                          O V40 tem quadrante analógico sem temperatura mas a Focus tem, com 10 ou menos, o ponteiro em AE desce ligeiramente dos 90•, principalmente em descidas sem aceleração.

                                                          Depois recupera. No V40 o funcionamento deve ser idêntico.

                                                          Não é nada de anormal e é um comportamento normal. Descer ligeiramente não é sinal de problema. Se fosse termostato com problemas mal atingia 80, e portanto a diferença no ponteiro não seria só 1mm, mas bem maior.

                                                          Tendo 180.000km, presumo que tenha feito uma troca de distribuição e bomba de água certo? Se sim… não há muito onde pegar. É deixar andar.

                                                          Espera pelo menos até ao verão, com temperaturas mais altas, se ele não oscilar a temperatura aí, não há problema.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Obrigado pelas vossas respostas.

                                                            Hoje levei o carro a Volvo, ligaram a máquina e nao tinha erro de nenhuma especie.

                                                            O mecanico diz que poderá eventualmente ser termostato, mas também algum ar no sistema de refrigeração, abriu o vaso, realmente saíram umas bolhas das pequenas mangueiras, meteu água até bem acima.

                                                            Depois desligou o carro, abriu novamente o vaso.

                                                            O certo é que não voltou a fazer, o ponteiro agora mantém-se no meio e não mexe....até ver, nao sei.

                                                            Comentário

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