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Limpeza do circuito de refrigeração (sem radiador)

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    Limpeza do circuito de refrigeração (sem radiador)

    Bom dia a todos.

    Indo directo ao assunto, e para não haver confusões acerca do título do tópico: tenho um Corsa C 1.7 Dti ao qual vou mudar o radiador (tem uma fuga). Quero aproveitar para fazer a limpeza do circuito e mudar também o termostato. A minha questão nisto tudo é como fazer a dita limpeza, mas sem o radiador, o que acredito que seja mais fácil. Provavelmente é tudo uma questão de lógica, mas como não quero fazer asneira resolvi perguntar a quem realmente percebe.

    Obrigado

    #2
    Limpeza é feito com carro trabalhar por período tempo, usa radiador velho e após limpo metes anticongelante e radiador novo

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Rools Ver Post
      Limpeza é feito com carro trabalhar por período tempo, usa radiador velho e após limpo metes anticongelante e radiador novo
      O problema no meu caso é que se tiver o carro a trabalhar, rapidamente perde todo o liquido através da fuga no radiador, não dando tempo sequer para fazer a limpeza

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Red5Alive Ver Post
        O problema no meu caso é que se tiver o carro a trabalhar, rapidamente perde todo o liquido através da fuga no radiador, não dando tempo sequer para fazer a limpeza
        Se for usado radiador novo pode ficar entupido, não é possível fazer limpeza circuitos sem radiador pois é feito com motor trabalhar e agua circular. Tenta tapar furo radiador provisoriamente com uma pasta etc

        Comentário


          #5
          E precisa de limpeza? A menos que tenha utilizado água durante algum tempo e com isso ganho ferrugem, não vejo necessidade de limpar nada

          Radiador furou devido a acidente ou corrosão?

          Comentário


            #6
            Alimentas o bloco com uma mangueira sob uma pressão baixa e controlada (motor desligado).

            A agua vai circular a arrastar para fora o barro e impurezas que possas ter "mais soltas".
            Quando estiver a sair agua mais limpa terás limpo o possível.

            Não te esqueças que ao limpares com produtos químicos irás libertar ferrugem e barro acumulado que provavelmente irá originar fugas, em especial nos bocais, cotovelos de tubo e zonas de maior acumulação de detritos.

            É provável que após a limpeza apareça uma ou outra fuga.


            Quando montares o radiador usa um liquido de refrigeração barato, andas uma semana ou duas (controla as impurezas) e voltas a fazer uma purga geral, nova limpeza com água e nova colocação de anti-congelante na proporção correcta conforme o fabricante indica.

            cpmts
            Editado pela última vez por RuiCDI; 03 February 2022, 14:42.

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              #7
              Lavar o circuito com ou sem radiador é a mesma coisa... só que não lavas o radiador... porque para lavar decentemente o circuito tiramos a tubagem toda e injectamos água a baixa pressão por tudo o que é lado... e vai sair por outro qualquer!

              Vê é se esse motor tem alguns truques, tipo algumas jiggle valves que tenha de se ver fisicamente (com uma chave de fendas pequena ou um punção) se estão realmente abertas ou se já se "soldaram" com a ferrugem à sua sede. Sabendo da sua existência, é só meter água em maior pressão para ver se sai água por elas... não saindo... é mais lixado.

              Se sim... é só proceder inversamente, meter todos os tubos no sítio, anilhas novas... encher o circuito devagarinho até sair só água da torneira sem bolhas de ar pelo ponto de purga ou os 2 pontos de purga... consoante os motores (nalguns a gente nem liga ao ponto de purga porque já tem o parafuso calcinado... portanto é mesmo pela ligação do tubo inferior do radiador ao motor), MAS CADA MOTOR É DIFERENTE! e este procedimento deve ser feito quando se tem plena consciência do que se está a fazer e quais os danos que daí poderão ocorrer!

              Controlar o nível no vaso de expansão e acertar para o máximo.


              3 dias depois, e estando tudo bem, é só drenar a água da torneira, soprar por todos os tubos possíveis para retirar o máximo de água da torneira (também se podia ter feito com água destilada que é tão barata...) e encher com a mistura que fizemos de anti-congelante concentrado e água destilada.

              5-6 anos depois é repetir o gozo que isto deu e que foi quase de borla!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por sat Ver Post
                E precisa de limpeza? A menos que tenha utilizado água durante algum tempo e com isso ganho ferrugem, não vejo necessidade de limpar nada

                Radiador furou devido a acidente ou corrosão?
                O circuito já tinha muita sujidade e o radiador estava danificado devido à corrosão, depois de visto com atenção já se notava muita ferrugem no local da fuga.




                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                Lavar o circuito com ou sem
                radiador é a mesma coisa... só que não lavas o radiador... porque para lavar decentemente o circuito tiramos a tubagem toda e injectamos água a baixa pressão por tudo o que é lado... e vai sair por outro qualquer!

                Vê é se esse motor tem alguns truques, tipo algumas jiggle valves que tenha de se ver fisicamente (com uma chave de fendas pequena ou um punção) se estão realmente abertas ou se já se "soldaram" com a ferrugem à sua sede. Sabendo da sua existência, é só meter água em maior pressão para ver se sai água por elas... não saindo... é mais lixado.

                Se sim... é só proceder inversamente, meter todos os tubos no sítio, anilhas novas... encher o circuito devagarinho até sair só água da torneira sem bolhas de ar pelo ponto de purga ou os 2 pontos de purga... consoante os motores (nalguns a gente nem liga ao ponto de purga porque já tem o parafuso calcinado... portanto é mesmo pela ligação do tubo inferior do radiador ao motor), MAS CADA MOTOR É DIFERENTE! e este procedimento deve ser feito quando se tem plena consciência do que se está a fazer e quais os danos que daí poderão ocorrer!

                Controlar o nível no vaso de expansão e acertar para o máximo.


                3 dias depois, e estando tudo bem, é só drenar a água da torneira, soprar por todos os tubos possíveis para retirar o máximo de água da torneira (também se podia ter feito com água destilada que é tão barata...) e encher com a mistura que fizemos de anti-congelante concentrado e água destilada.

                5-6 anos depois é repetir o gozo que isto deu e que foi quase de borla!
                Já estive a ver e não encontro nenhuma válvula de purga em nenhum dos tubos. Posso estar errado...

                Depois de tudo montado o problema que agora tenho é que o carro não aquece até à temperatura normal. Já esteve a trabalhar cerca de 1h e só vai até aos 80 e poucos °. A sofagem, apesar de se notar o ar um pouco quente, não está tão quente quanto deveria. Também noto entrada de água constantemente no tubo que fica por cima do vaso de expansão. Será normal?

                Dizer que troquei o termóstato, pois anteriormente em andamento a temperatura não subia do mínimo, só depois de parado 5 ou 10min ao ralenti é que começava a subir

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                  #9
                  Pode ser também devido ao termoestato, tem tipo bypasse para o reservatório, o tal tubinho que vês a passar líquido, pode estar a deixar passar mais que o que devia.

                  Já vim tarde, mas também aconselhava a desligar os tubos do radiador da sofagem (lado do motor) e passar água com uma mangueira.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                    Pode ser também devido ao termoestato, tem tipo bypasse para o reservatório, o tal tubinho que vês a passar líquido, pode estar a deixar passar mais que o que devia.

                    Já vim tarde, mas também aconselhava a desligar os tubos do radiador da sofagem (lado do motor) e passar água com uma mangueira.

                    Toda a ajuda é bem vinda vou experimentar assim que possa

                    De resto, tudo OK com o nível do líquido, mas continuo com o problema da sofagem não aquecer e para além disso o ponteiro da temperatura só começa a subir passado 8 ou 9km e a mesma nunca passa dos 80 e pouquinho. Já li algures que a temperatura normal nestes carros é cerca de 90,até porque o termóstato só "abre" aos 89.

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                      #11
                      Quando lavares a louça passa so por agua...
                      O produto limpeza do circuito refrigeração atua com tempo, agua quente do motor em circulação
                      Editado pela última vez por Rools; 06 February 2022, 19:04.

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                        #12
                        No meu Astra com esse motor também demora muito a atingir a temperatura
                        Atenção que no mercado também existe termoestatos de 83º.

                        O problema da sofagem, pode passar por aquilo que referi, radiador meio entupido com lama/ferrugem, é necessário fazer limpeza, abrir no quente e passar a mangueira de água.

                        No final coloca um anticongelante de qualidade.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                          No meu Astra com esse motor também demora muito a atingir a temperatura
                          Atenção que no mercado também existe termoestatos de 83º.

                          O problema da sofagem, pode passar por aquilo que referi, radiador meio entupido com lama/ferrugem, é necessário fazer limpeza, abrir no quente e passar a mangueira de água.

                          No final coloca um anticongelante de qualidade.
                          Vou fazer isso. Em relação ao termóstato, o que comprei tinha a indicação de ser de 89°

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Red5Alive Ver Post
                            Vou fazer isso. Em relação ao termóstato, o que comprei tinha a indicação de ser de 89°
                            Então é o correcto a nível de temperatura.

                            Comentário

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