Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Renault Twingo 1994

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Renault Twingo 1994

    Boas a todos,

    Herdei um pequeno Twingo de 1994, sempre achei graça a estes pequenos carros, e apesar de nunca ter sido proprietário de nenhum anteriormente, traz-me algumas recordações, e gostaria de o manter nem que seja por algum tempo e vez de o mandar para a sucata.

    Ainda andava praticamente todos os dias, está quase nos 300.000km, apesar disso o motor ainda puxa bem dentro das limitações próprias, uns pequenos babados mas aparentemente nada muito grave.

    Tem alguns toques na pintura e alguma chapa com ferrugem aqui e ali.
    A ideia é não gastar muito com ele mas mantê-lo funcional.

    Infelizmente não tenho mais nenhuma informação sobre o carro, não tem livro de instruções, nem de revisões, nada mesmo.

    A preocupação inicial é a segurança, vou mudar os pneus 145/70 R13 ,
    fazer uma revisão aos travões frente e trás.
    E claro fazer uma revisão geral.
    Amortecedores e afins ficariam para uma segunda oportunidade.

    E é aqui que necessito a vossa ajuda pois não sei qual o óleo devo utilizar, sei que actualmente a Renault aconselha Elf,
    mas naquela altura deveria ser talvez 10W40 já seria Elf?
    Devo passar a 5W30, 5W40, C2/3? Qual o melhor óleo possível para este motor com esta kilometragem?

    Devo usar alguns aditivos para limpeza do motor, injectores etc, ou corro o risco de ter mais fugas?

    Outra dúvida é sobre o líquido de refrigeração:
    Quais as referências originais?
    Qual o mais indicado e actualizado que posso usar? o correspondente a: G11 ou G12 ou pode mesmo usar G12+ ??

    Caso queiram fornecer mais alguma informação, particularidades ou sugerir mais alguma coisa pertinente agradeço imenso.

    #2
    Essa questão dos fluídos, podias ter deixado no tópico dos óleos.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Essa questão dos fluídos, podias ter deixado no tópico dos óleos.
      Inicialmente até coloquei,
      mas como queria continuar a esclarecer questões sobre outros problemas que fosse encontrando resolvi abrir um tópico, para a informação não ficar muito espalhada.

      Obrigado pelo conselho, vou resumir essa parte lá no tópico dos óleos.

      Comentário


        #4
        É um carrinho engraçado. Na altura que saiu eu tinha de alugar carros com alguma frequência e pedia sempre um Twingo mas nunca cheguei a conduzir um. De que cor é o teu?

        Comentário


          #5
          É aquele azul meio arroxeado.

          Comentário


            #6
            Não gostava desse carro até à minha namorada comprar um
            Passei a gostar do carro, bastante económico e espaçoso tambem, infelizmente teve um desfecho triste e acabou na sucata depois de um acidente

            Comentário


              #7
              Tens aqui um manual em pdf

              https://pt.e-guide.renault.com/sites..._952-4_PTG.pdf

              E este forum para as dúvidas

              https://www.twingoclube.com/forum/viewforum.php?f=37

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por BlackinBlack Ver Post
                Herdei um pequeno Twingo de 1994,

                Qual o mais indicado e actualizado que posso usar? .
                É um bom carro p procriar espaçoso que baste.
                O liquido basta qualquer um duma marca de hipermercado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por BlackinBlack Ver Post
                  Boas a todos,

                  Herdei um pequeno Twingo de 1994, sempre achei graça a estes pequenos carros, e apesar de nunca ter sido proprietário de nenhum anteriormente, traz-me algumas recordações, e gostaria de o manter nem que seja por algum tempo e vez de o mandar para a sucata.

                  Ainda andava praticamente todos os dias, está quase nos 300.000km, apesar disso o motor ainda puxa bem dentro das limitações próprias, uns pequenos babados mas aparentemente nada muito grave.

                  Tem alguns toques na pintura e alguma chapa com ferrugem aqui e ali.
                  A ideia é não gastar muito com ele mas mantê-lo funcional.

                  Infelizmente não tenho mais nenhuma informação sobre o carro, não tem livro de instruções, nem de revisões, nada mesmo.

                  A preocupação inicial é a segurança, vou mudar os pneus 145/70 R13 ,
                  fazer uma revisão aos travões frente e trás.
                  E claro fazer uma revisão geral.
                  Amortecedores e afins ficariam para uma segunda oportunidade.

                  E é aqui que necessito a vossa ajuda pois não sei qual o óleo devo utilizar, sei que actualmente a Renault aconselha Elf,
                  mas naquela altura deveria ser talvez 10W40 já seria Elf?
                  Devo passar a 5W30, 5W40, C2/3? Qual o melhor óleo possível para este motor com esta kilometragem?

                  Devo usar alguns aditivos para limpeza do motor, injectores etc, ou corro o risco de ter mais fugas?

                  Outra dúvida é sobre o líquido de refrigeração:
                  Quais as referências originais?
                  Qual o mais indicado e actualizado que posso usar? o correspondente a: G11 ou G12 ou pode mesmo usar G12+ ??

                  Caso queiram fornecer mais alguma informação, particularidades ou sugerir mais alguma coisa pertinente agradeço imenso.
                  Anticongelante usa um OAT de boa marca ou o Glaceol Type D da Renault.

                  Lubrificante motor,pessoalmente recomendo-te um 5w40,10w40 com norma ACEA A3/B3 ou mesmo A3/B4.

                  Óleo de caixa 75w80 API GL4.

                  Óleo de travões DOT 4.

                  Vê o estado da distribuição, correia acessórios.

                  Estado dos travões em geral,discos,calços,tambores,cintas e bombitos.

                  Folgas na direção e componentes da mesma,sinoblocos apoios,etc,etc.

                  Termostáto aproveita e muda e se houver muita corrosão verificar o estado do radiador,e ventoinha do mesmo,se dispara como deve ser,etc,etc.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                    É um bom carro p procriar espaçoso que baste.
                    O liquido basta qualquer um duma marca de hipermercado.
                    Os líquidos de arrefecimentoaí em Portugal de hipers é água com coranter de cor[emoji28]

                    Comentário


                      #11
                      Esqueci-me,verificar o estado do sistema de ignição...

                      Comentário


                        #12
                        Agradeço a todos as respostas e sugestões
                        obrigado pelo manual que vai ser bem estudado.

                        Felizmente a inspeção é no final do ano, pelo que vai dar para ir vendo as necessidades e estabelecer prioridades.

                        Tal como referi a prioridade agora é segurança, pneus (já precisa há muito tempo ), travões incluindo o dot 4 e revisão geral (óleo, filtros, velas) e líquido de refrigeração que parece estar acastanhado.


                        Relativamente ao óleo estava a pensar no
                        ELF EVOLUTION 900 SXR 5W40

                        (e talvez o LIQUI MOLY CeraTec).

                        O líquido de refrigeração
                        MOTUL Inugel G12 LongLife 50% Rosa

                        (do hiper é que não vai ser, e como já uso este noutro carro)

                        O que acham, tendo em conta a kilometragem avançada do motor?

                        Velas, pessoalmente gosto das NGK, já reparei que tenho de ir comprar uma chave 14 (só tenho 16 e 21).

                        Já agora os filtros da Valeo (dizem made in Poland) são de confiança, (aparecem a bons preços)
                        ou é preferível continuar com os Wix/Filtron??


                        Outros problemas detectados, escape algumas pequenas rachadelas na panela, mas onde se nota que sai algum fumo.

                        Atrás noto um ruído constante, talvez seja um rolamento.


                        Continuem com as seguintes as sugestões e conselhos. Obrigado.
                        Editado pela última vez por BlackinBlack; 20 March 2022, 01:55.

                        Comentário


                          #13
                          Esquece o Ceratec...

                          Quanto ao filtro, podes estar tranquilo, mas se os WIX/Filtron forem mais baratos, não tens necessidade de ír para o Valeo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            Esquece o Ceratec...
                            Achas que não ajuda em nada, ou tem a ver que com os kilometros e as peças já desgastaram.

                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            Quanto ao filtro, podes estar tranquilo, mas se os WIX/Filtron forem mais baratos, não tens necessidade de ír para o Valeo.
                            Ultimamente os Wix/Filtron aumentaram um pouco o preço, por vezes até já se encontram os da Purflux a preços semelhantes. Valeo é que se tem encontrado mais barato, mas nunca usei, por isso perguntei se seriam de confiança.


                            E o que acham do óleo e do líquido de refrigeração?
                            Os que referi servem ou há melhor, desde que mais barato.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BlackinBlack Ver Post
                              Achas que não ajuda em nada, ou tem a ver que com os kilometros e as peças já desgastaram.



                              Ultimamente os Wix/Filtron aumentaram um pouco o preço, por vezes até já se encontram os da Purflux a preços semelhantes. Valeo é que se tem encontrado mais barato, mas nunca usei, por isso perguntei se seriam de confiança.


                              E o que acham do óleo e do líquido de refrigeração?
                              Os que referi servem ou há melhor, desde que mais barato.
                              Os filtros de óleo da Valeo em principio são fabricados pela Filtron.

                              Comentário


                                #16
                                Aditivos de óleo como já referido não vale a pena acrescentar,mesmo em motores já com muitos km.

                                Comentário


                                  #17
                                  Ainda deve ser o belo do Cleon de varetas OHV

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                    Ainda deve ser o belo do Cleon de varetas OHV
                                    O meu tio teve uma 4 L com esse motor,agora não sei precisar a variante do mesmo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Motor robusto, cheguei a conduzir um clio com esse motor e caixa 4 velocidades andava pouco e bebia bastante.
                                      Devia ser carburador desafinado sei lá...
                                      Lembro também que platinados fazia das suas...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ainda ninguem perguntou mas p que queres o carro? Ainda deve valer 200€...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                          Os líquidos de arrefecimentoaí em Portugal de hipers é água com coranter de cor[emoji28]
                                          Funcionam muito bem p o preço borlista q têm

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            Ainda deve ser o belo do Cleon de varetas OHV
                                            E não é um bom motor?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Foi dado.

                                              Sei fazer algumas coisas mais simples, mas tenho o apoio de alguns amigos que percebem mais do que eu.

                                              Invisto mais 200 euros e depois passa a valer 100,
                                              fico à espera que se torne num clássico e vendo-o para poder comprar o Lambo

                                              É mesmo só para dar uma voltinhas e ir aqui e ali.

                                              Não sei se o motor é o de varetas, mas para os anos que tem não gasta muitos litros embora gaste muito dinheiro em gasolina, só posso ir à bomba amanhã

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                                                E não é um bom motor?
                                                Gosto muito.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Ainda deve ser o belo do Cleon de varetas OHV
                                                  certamente será, o d7f entrou mais tarde no twingo em 96/97

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já agora, forum do Twingo em francês



                                                    Génération Twingo : Tout sur la twingo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bom carro para quem é novo e arranja namorada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                        Bom carro para quem é novo e arranja namorada.
                                                        Não precisa de ser namorada...pode ser só f**k buddy!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Acho que vai necessitar talvez os 4 amortecedores,
                                                          mas os de trás parecem estar piores.

                                                          Qual a melhor escolha a gás dentro dos budget?
                                                          TRW Twin
                                                          KYB K'lassic

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por BlackinBlack Ver Post
                                                            Acho que vai necessitar talvez os 4 amortecedores,
                                                            mas os de trás parecem estar piores.

                                                            Qual a melhor escolha a gás dentro dos budget?
                                                            TRW Twin
                                                            KYB K'lassic


                                                            São ambas escolhas seguras.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X