Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Ajuda] Fecho Central Seat Ibiza 1.9D de 1996

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Ajuda] Fecho Central Seat Ibiza 1.9D de 1996

    Ora bem adquiri recentemente uma Seat Ibiza 1.9D de 1996 Comercial com alguns promenores a resolver um deles e que o fecho central deixou de funcionar por completo, isto quer dizer nem com a chave consigo abrir a porta do condutor nem do passageiro, única solução passa por abrir através da mala 😁😁.

    Já verifiquei fusíveis está tudo OK.
    Gostaria de saber a exacta localização da bomba de vácuo do fecho central.

    Se aproveitar o sistema de origem posso abrir e fechar o carro só com a chave, como acontece com a mala. Seria menos um problema no futuro.

    Aguardo ajudas ou conselhos.

    #2
    Originalmente Colocado por whitexoc Ver Post
    Ora bem adquiri recentemente uma Seat Ibiza 1.9D de 1996 Comercial com alguns promenores a resolver um deles e que o fecho central deixou de funcionar por completo, isto quer dizer nem com a chave consigo abrir a porta do condutor nem do passageiro, única solução passa por abrir através da mala .

    Já verifiquei fusíveis está tudo OK.
    Gostaria de saber a exacta localização da bomba de vácuo do fecho central.

    Se aproveitar o sistema de origem posso abrir e fechar o carro só com a chave, como acontece com a mala. Seria menos um problema no futuro.

    Aguardo ajudas ou conselhos.
    O vácuo para actuação nos fechos e outros componentes é quase (senão mesmo) um exclusivo da Mercedes.

    O canhão da porta avariou, muito provavelmente. Há kits de reparação para isso, ou podes sempre trocar por um canhão usado.

    Comentário


      #3
      Metes a chave no fechadura e ela roda em vão? ou o que é que acontece?

      Já tive 2 ibizas (1.9d e um 1.9 tdi) desses e um deles chegou a dar-me problemas no canhão e deu para adquirir as peças em falta na Seat. Recordo-me que foi barato, mas já foi seguramente à mais de 10 anos. Cheguei à conclusão que o melhor era arranjar o comando, pois não desgasta os mecanismos das fechaduras e é muito mais prático. Provavelmente é isto que precisas de adquirar.

      Já agora, nunca tive outro carro com um fecho central de funcionamento tão silencioso.
      Os elevadores dos vidros das portas também tendem a dar problemas, provavelmente por os vidros serem grandes e pesados.
      Editado pela última vez por LH; 28 July 2022, 12:58.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
        O vácuo para actuação nos fechos e outros componentes é quase (senão mesmo) um exclusivo da Mercedes.
        Quase.

        Os Seat/VW desta geração usavam vácuo também. A bomba de vácuo fica no porta-malas, ilharga direita se não estou em erro.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Quase.

          Os Seat/VW desta geração usavam vácuo também. A bomba de vácuo fica no porta-malas, ilharga direita se não estou em erro.


          Já agora...



          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            Quase.

            Os Seat/VW desta geração usavam vácuo também. A bomba de vácuo fica no porta-malas, ilharga direita se não estou em erro.
            Confirmo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LH Ver Post
              Metes a chave no fechadura e ela roda em vão? ou o que é que acontece?

              Já tive 2 ibizas (1.9d e um 1.9 tdi) desses e um deles chegou a dar-me problemas no canhão e deu para adquirir as peças em falta na Seat. Recordo-me que foi barato, mas já foi seguramente à mais de 10 anos. Cheguei à conclusão que o melhor era arranjar o comando, pois não desgasta os mecanismos das fechaduras e é muito mais prático. Provavelmente é isto que precisas de adquirar.

              Já agora, nunca tive outro carro com um fecho central de funcionamento tão silencioso.
              Os elevadores dos vidros das portas também tendem a dar problemas, provavelmente por os vidros serem grandes e pesados.
              Ora bem a chave roda em vão nãos duas portas... Nada acontece...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por whitexoc Ver Post
                Ora bem a chave roda em vão nãos duas portas... Nada acontece...
                Então pode ser o que eu disse. Compra 1 kit daqueles para testares.
                Se tiveres dentro do carro e o trancares (empurrando para baixo o pino) ele tranca as duas portas?
                e com o canhão removido, do lado de fora consegues ir com uma chave de fendas testar a fechadura, simulando o trancar/destrancar com a chave de fendas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LH Ver Post
                  Então pode ser o que eu disse. Compra 1 kit daqueles para testares.
                  Se tiveres dentro do carro e o trancares (empurrando para baixo o pino) ele tranca as duas portas?
                  e com o canhão removido, do lado de fora consegues ir com uma chave de fendas testar a fechadura, simulando o trancar/destrancar com a chave de fendas.
                  A porta do passageiro consigo fechar o pino com a porta aberta ou fechada a do condutor só com ela fechada.

                  A minha dúvida é só se é possível reparar ou ir a sucata e comprar o conjunto e substituir

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por whitexoc Ver Post
                    A porta do passageiro consigo fechar o pino com a porta aberta ou fechada a do condutor só com ela fechada.

                    A minha dúvida é só se é possível reparar ou ir a sucata e comprar o conjunto e substituir
                    Mas já sabes o que avariou ou trocas tudo e por acaso acertas?

                    Já pediram para tirares o canhão e rodar com uma chave de fendas XL e assim testas os componentes para saber qual deles pifou.

                    Comentário


                      #11
                      Já agora a bomba de vácuo não se encontra na mala do lado direito como mencionam

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por whitexoc Ver Post
                        Já agora a bomba de vácuo não se encontra na mala do lado direito como mencionam
                        Carece de confirmação conforme número de quadro mas...

                        Comentário


                          #13

                          Comentário


                            #14
                            Nesses carros do grupo VW é muito comum partir uma peça que parece uma "pá" que transmite o movimento de rotação do canhão até à fechadura,
                            Basicamente com isso partido fica a "rodar em falso"
                            Esse problema é tao comum que existem kits de reparaçao à venda

                            Já me aconteceu isso, foi só remover o puxador, desmontar umas molas e montar a tal peça

                            Comentário


                              #15
                              Pá ou remo [emoji14]

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Pá ou remo [emoji14]
                                Realmente é mais parecido com um remo do que uma pá

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                  Quase.

                                  Os Seat/VW desta geração usavam vácuo também. A bomba de vácuo fica no porta-malas, ilharga direita se não estou em erro.
                                  Isto, e não é incomum a bomba meter água e deixar de funcionar à conta da humidade, ou então um tubo de vácuo parte e depois o compressor fica a trabalhar até queimar

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por whitexoc Ver Post
                                    Já agora a bomba de vácuo não se encontra na mala do lado direito como mencionam
                                    Eu tive um 6k de 94 e era do lado direito, atrás da carpete da mala, metida dentro de uma caixa de espuma

                                    s-l1600.jpg

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                      Eu tive um 6k de 94 e era do lado direito, atrás da carpete da mala, metida dentro de uma caixa de espuma

                                      [ATTACH=CONFIG]155725[/ATTACH]


                                      Não está à "vista", conforme se pode ver no vídeo colocado mais acima e do próprio diagrama do eblase.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        Não está à "vista", conforme se pode ver no vídeo colocado mais acima e do próprio diagrama do eblase.
                                        Sim, se bem me recordo tinha de se puxar a carpete para trás e deitar lá a mão à procura dessa caixa de espuma, e depois puxá-la para cá, ela não estava logo à mão de semear.

                                        Um detalhe dessas bombas, se for preciso outra, existem dois modelos com bocais diferentes, um mais largo e outro mais fino.
                                        Consoante o que existir no carro, pode ser preciso fazer adaptações extra nas tubagens para dar. A parte eléctrica é igual

                                        Comentário


                                          #21
                                          E sim, convém ver se as peças do canhão não estão partidas, também tive esse problema em ambas as portas, crónico nestes modelos.
                                          É fácil de testar, é rodar a chave e ver se o "piço" da porta acompanha e tranca/destranca o carro. Quando está partido, a chave roda sem qualquer tipo de resistência e não tranca ou destranca o carro

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por whitexoc Ver Post
                                            A porta do passageiro consigo fechar o pino com a porta aberta ou fechada a do condutor só com ela fechada.

                                            A minha dúvida é só se é possível reparar ou ir a sucata e comprar o conjunto e substituir
                                            Testa o seguinte:
                                            Fecha-te dentro do carro e empurra o pino pra baixo. Todas as portas trancaram ou só trancou a que empurraste o pino?
                                            Se todas fecharem e destrancarem bem, significa que o sistema de vacuo está bom e provavelmente o problema está nas peças que vão ao canhão, que é o tal kit que já partilhei o link e a malta também já aqui falou (pás e remos)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              Quase.

                                              Os Seat/VW desta geração usavam vácuo também. A bomba de vácuo fica no porta-malas, ilharga direita se não estou em erro.
                                              Sempre a aprender...o meu não tinha fecho centralizado...daí o raciocínio...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por carlos93 Ver Post
                                                Nesses carros do grupo VW é muito comum partir uma peça que parece uma "pá" que transmite o movimento de rotação do canhão até à fechadura,
                                                Basicamente com isso partido fica a "rodar em falso"
                                                Esse problema é tao comum que existem kits de reparaçao à venda

                                                Já me aconteceu isso, foi só remover o puxador, desmontar umas molas e montar a tal peça
                                                Isso existe à venda e é de reparação relativamente simples...são de antimónio...partem com facilidade...

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X