ele queria dizer que actualmente a Honda tem óleo de marca própria, coisa que antigamente não aconteceia, senão me engano nos ultimos tempos recomendavam Castrol, mas tb já tinha sido Shell.;)
concretamente á pergunta, acho que um bom semi-sintéctico é uma boa opção, isto desde que não faças muitas avarias com o carro!
15W40, por exemplo o Magnetc da Castrol é mto bom!;)
E nas motos passaram do Castrol para o Repsol, isto da recomendação de marca só tem a haver com os contratos actuais.
Assim o melhor é ires ao manual, veres a viscosidade e tipo de oleo recomendado e caracteristicas e depois ires a um Hiper e comprares um a bom preço de uma marca conhecida, Castrol, Shell, Galp, Bp, Mobil, Selenia, elf, etc, etc.
Atenção se o recomendado para esse motor é um mineral ou semi-sintético, não coloques sintético ou super-sintético porque te irão limpar o motor e depósitos acumulados que estão acamados juntamente com peças moveis o que resulta em consumo excessivo de oleo e vibração/desgaste.
O meu Híbrido usa Óleo Honda 0W30, mas no meu Clio 1.2 16v de 2001 costumo usar o Mobil 1 5W50 que é muito bom. De referir que o Clio muda de óleo de 30.000 em 30.000 km.
A Santomar é a maior oficina Honda em Lisboa. Antigamente usava Castrol. Agora a oficina chama-se Santogal H e passou a usar oleo GALP. Todos os modelos gasolina excepto o S2000 usam o mesmo GALP ENERGY semi-sintético que está disponível a granel na oficina. Da primeira vez que mudaram para GALP quis por no meu VTI de 96 um óleo 100% sintético e disseram-me que não valia a pena, pudera por uma questão logística não têm flexibilidade para ser o cliente a escolher qual o tipo de óleo que quer usar.
A Santomar é a maior oficina Honda em Lisboa. Antigamente usava Castrol. Agora a oficina chama-se Santogal H e passou a usar oleo GALP. Todos os modelos gasolina excepto o S2000 usam o mesmo GALP ENERGY semi-sintético que está disponível a granel na oficina. Da primeira vez que mudaram para GALP quis por no meu VTI de 96 um óleo 100% sintético e disseram-me que não valia a pena, pudera por uma questão logística não têm flexibilidade para ser o cliente a escolher qual o tipo de óleo que quer usar.
Caros users, agradecia se me pudessem dar uma pequena ajuda em relação ao oleo a usar num honda civic, de 1996, para 10000km. A motorização é 1400cc.
Obrigado pela ajuda.
cumps
O meu honda tem a mesma motorização que o teu e é de 98.
Desde os zero kms que tem levado 10w40 Castrol TXT (é um semi-sintetico) e vai com 115000 Kms...
Foi o oleo que sempre levou na honda e que há-de levar até ao fim dos dias dele (nas minhas mãos, claro )
De acordo com o manual do dono do CIVIC o oleo deve obedecer à especificação API SG ou SH. Na Santomar usam o Galp Energy Premium 10W40 que tem a especificação API SL/CH que supera a anterior.
Apesar de não ser 100% sintético como a gama Galp Energy Ultra, para intervalos de mudança de 10000km como recomendado pelo fabricante é mais que suficiente.
No entanto chateia-me a falta de flexibilidade do concessionário para usar um óleo 100% sintético que permitiria intervalos de mudança maiores.
O Galp Energy Ultra tem viscosidade 0W30. Mas 10W40 é mais que suficiente pois a temperatura ambiente nunca chega aos -20ºC.
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