Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat Punto ..... problemas? .....

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiat Punto ..... problemas? .....

    Olá pessoal, espero que me desculpem, mas como sou uma nulidade em mecânica talvez me possam esclarecer umas coisitas ....

    Tenho um Punto (1.2 16V) com 7 anos e cerca de 102500 Km (está à beira da reforma .......) há cerca de um mês atrás fiz uma viagem até Viana do Castelo (pela Estrada Nacional - fiz uma média de 7,2 litros aos 100, nada mau para o velhote ....).

    Na volta também vim pela nacional, mas vim em passeio (passando por todo o lado e mais algum ...), e levei mais de 6 horas e meia a chegar a Lisboa (fiquei todo partido, pois o conforto não é dos melhores .....).

    Na semana seguinte comecei a reparar que o carro em filas de trânsito começava a aquecer um pouco, mas como o sistema de refreigeração disparava sempre que necessário não liguei muito.

    Como o problema persistia, comecei a achar estrano e fui ver a água do radiador [:0][:0] entrei em pânico, pois o nível estava bem abaixo do mínimo ...... (com o carro frio).

    Fui a correr buscar água destilada e coloquei água, liguei o carro um pouco (2 a 3 min), deixei descansar um pouco, voltei a ver o nível da água e tive de repor mais água, pois o nível voltou a baixar assustadoramente .....

    Depois do segundo reabastecimento de água, o radiador não perdeu mais água e o carro não tem aquecido .......

    Pergunto agora é normal os carros irem perdendo água do radiador, ou isto quer dizer que algo está errado?

    E porque razão depois de ter colocado água a primeira vez ela desapareceu quase toda?

    Obrigado a todos.

    #2
    água destilada??? isso é para as baterias e antes de fazeres uma viagem convém ver sempre os niveis

    Comentário


      #3
      Das duas uma: ou tens um fuga de água ou a junta está a ir com o galheiro. Não é nada de outro mundo, a reparação é simples mas dispendiosa (sacar cabeça fora com tudo o que implica...). Manda isso à oficina para darem uma vista de olhos...

      Comentário


        #4
        Não deverias ter colocado água destilada, deverias ter colocado de imediato líquido de refrigeração adequado.

        Comentário


          #5
          Não detectaste nenhuma fuga? Olha para o chão onde o estacionas, vê se há algum liquido. Não é normal a água desaparecer, provavelmente tem uma fuga ou num pior cenário poderá ter a junta queimada. Para veres se a junta quiemou à um pequeno teste que podes efectuar, liga o motor, abre o depósito de àgua e vê se a àgua borbulha, geralmente se isto acontecer tens problemas na junta, espero que não ;).

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Suíço

            Das duas uma: ou tens um fuga de água ou a junta está a ir com o galheiro. Não é nada de outro mundo, a reparação é simples mas dispendiosa (sacar cabeça fora com tudo o que implica...). Manda isso à oficina para darem uma vista de olhos...
            Ora nem mais.

            Vai controlando o nível, sempre com o motor frio.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por DêCêIi

              Não deverias ter colocado água destilada, deverias ter colocado de imediato líquido de refrigeração adequado.
              Mas à falta de liquido adequadoo melhor a fazer é atestar com água destilada. ;)

              Comentário


                #8
                Na empresa do meu pai há um mégane I 1.9 dt qye sofre do mesmo mal, mas tava
                bem tramado se só usasse líquido de refrigeração, ele bebe 0,5 litros de água
                aos 100 km isto em autoestrada, por vezes tá a aquecer lá leva mais uns litros.

                Acham que o problema é similar?

                Comentário


                  #9
                  Como deixaste acabar quase totalmente a agua no radiador ...o mais certo penso eu ser as tubagens terem ficado completamente secas e kuando voltaste a encher ..preencheu as tubagens e levou mais que o normal
                  Dái no 2º reabastecimento nã se ter verificado o mesmo e provavelmente nã torna a suceder... è uma teoria ....se tornar a suceder então tens mesmo uma fuga ...
                  ;)

                  Comentário


                    #10
                    Também pensei que pudesse ser uma fuga, no entanto, como o carro fica em garagem, dava para ver se havia água no chão, e posso garantir-vos que não havia água no chão.

                    O meu problema agora é se é junta, eu não queria mandar arranjar, pois como vos disse estou prestes a reformar o velhote. Lá para Março quero ver se o mando embora.

                    Por isso não queria estar a gastar muito dinheiro .... O problema é se o stand não me fica com o carro .....

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Suíço

                      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                      Não deverias ter colocado água destilada, deverias ter colocado de imediato líquido de refrigeração adequado.
                      Mas à falta de liquido adequadoo melhor a fazer é atestar com água destilada. ;)
                      Correcto!

                      Quando possível, substituir por anti-congelante!

                      Comentário


                        #12
                        Verifica a vareta do óleo e vê se anda água misturada no óleo. Se sim, é sinal de junta da cabeça estragada.

                        Outro teste que podes fazer: vê se ao acelerares se os tubos da água ficam muito rijos. Se sim, é porque está a escapar compressão o que quer dizer, mais uma vez, junta estragada.

                        Pode também acontecer que seja simplesmente o termóstato preso e o carro deite água fora em andamento. verifica isso com um mecânico. Substituir um termóstato é fácil, barato e poupas muitas dores de cabeça futuras.

                        Comentário


                          #13
                          Não te querendo assustar, o meu sogro a semana passada pos o punto dele (1.2 60) a arranjar a junta da cabeça. os sintomas dele eram exatamente a perda de liquido sem mais nem porquê. Tinha de estar sempre a atestar o radiador. Bastava uma pequena viagem e o deposito do liquido dimnuia logo. Creio que o arranjo andou na casa dos 400€ - mas foi em oficina de conhecido de confiança (zé da garagem).

                          Tens de ir controlando o nivel do liquido, pode ser que até não seja nada!

                          Comentário


                            #14
                            No Punto da minha namorada que e de 95 teve um problema parecido quando fomos ao mecanico este descobriu k a bomba de agua tinha uma pequena fuga o que originava a perda de agua.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Zero


                              Punto 1.2 16V
                              com 7 anos
                              102500 Km (está à beira da reforma .......)[:0]

                              fiz uma média de 7,2 litros aos 100
                              Esse carro ta a gastar mt.


                              Comentário


                                #16
                                no mes passado tb tive esse problema no meu 205 Xad... o primeiro problema grave do carrito aos 630.000. fazia uma viagem e la tinha que lhe por agua outra vez... mas so perdia em andamento.. nem cheguei a saber o que era porque foi o meu pai que o levou a arranjar... o arranjo mais a revisão ficou por volta dos 350 eur.

                                Comentário


                                  #17
                                  ??

                                  Comentário


                                    #18
                                    Olá novamente,

                                    estive a confirmar algumas das coisas aqui referidas.
                                    Antes de iniciar a viagem de regresso a casa verifiquei o óleo, e não me pareceu haver vestígios de água (embora não possa garantir, pois não sou expert ...) mas o nível era o correcto e a textura não me pareceu ter água.

                                    Depois de chegar a casa (viagem de cerca de 20 min) abri o capô (não sei se é assim que se escreve ....) e a tampa do radiador (sempre com o carro a trabalhar) e não havia qualquer vestígio da água querer borbulhar (o nível estava ligeiramente mais acima que o normal, mas penso que se devia ao facto de etar a trabalhar).

                                    Também estive a apalpar o tubo da água que sai do radiador, e também não estava rígido .....

                                    Disseram-me que era normal os carros perderem alguma água, por isso é que é necessário andar sempre a verificar os níveis (é verdade?).

                                    Também me disseram que uma maior utilização da sofagem poderia levar a um maior consumo de água .......

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Daniel Matias

                                      citação:Originalmente colocada por Zero


                                      Punto 1.2 16V
                                      com 7 anos
                                      102500 Km (está à beira da reforma .......)[:0]

                                      fiz uma média de 7,2 litros aos 100
                                      Esse carro ta a gastar mt.
                                      Eu tinha um Uno 1.0 que bebia 10 aos 100, e não andava mesmo naaaada!!!![8D]

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não é suposto haver perdas de água porque se trata de um circuito estanque. Se há perda de água é porque existe uma fuga algures e que deve ser rapidamente encontrada antes que ocorram problemas mais graves.

                                        Leva isso a fazer um teste de pressão ao circuito.

                                        Convém ver os níveis de vez em quando (nem que sejam 3-4 vezes por ano) exactamente para evitar danos graves ocasionados por fugas de anticongelante.


                                        7 anos e 100 mil km ainda é um menino! Se achares que já está com os pés para a cova, chuta aí um valor. Pode ser que me interesse. ;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bomba de agua, quase de certeza.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não é suposto perder água. Se perde água, é porque há fuga algures e tem que ser reparada rapidamente.

                                            A utilização da "chauffage" ("sofagem") também não provoca qualquer perda.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Humm... estou a ver que tenho mesmo de ir ao mecânico, eu não queria era gastar muito €, pois estou mesmo a pensar comprar um carrito novo mais adequado para o futuro tamanho da família

                                              Se for a bomba de água isso é um arranjo muito caro?

                                              Eu tinha medo era que fosse a junta .... mas pelo que tenho falado com algum pessoal (dito mais entendido, mas pelos vistos nem tanto assim ) não me parecia que fosse, pois o carro continua com um bom rendimento, corresponde bem quando se puxa por ele, não aquece (pelo menos agora que tem água ....)

                                              O que eu acho mais estranho é que depois de ter colocado água (já lá vai uma semana e cerca de 220 Km e o nível não desceu .....

                                              O que raio terá sido aquilo?

                                              Comentário


                                                #24
                                                he he he he .....


                                                Não há nada como os refrigerados a ar .......

                                                nestes nada disto acontece .....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por ClioII



                                                  Pode também acontecer que seja simplesmente o termóstato preso e o carro deite água fora em andamento. verifica isso com um mecânico. Substituir um termóstato é fácil, barato e poupas muitas dores de cabeça futuras.
                                                  Deve ser isso que se passa com o meu punto, pois ele deita a agua fora pela tampa do radiador.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Zero

                                                    Humm... estou a ver que tenho mesmo de ir ao mecânico, eu não queria era gastar muito €, pois estou mesmo a pensar comprar um carrito novo mais adequado para o futuro tamanho da família

                                                    Se for a bomba de água isso é um arranjo muito caro?

                                                    Eu tinha medo era que fosse a junta .... mas pelo que tenho falado com algum pessoal (dito mais entendido, mas pelos vistos nem tanto assim ) não me parecia que fosse, pois o carro continua com um bom rendimento, corresponde bem quando se puxa por ele, não aquece (pelo menos agora que tem água ....)

                                                    O que eu acho mais estranho é que depois de ter colocado água (já lá vai uma semana e cerca de 220 Km e o nível não desceu .....

                                                    O que raio terá sido aquilo?
                                                    O problema é que tu provavelmente nem te recordas da última vez que viste o nível da água. Á prioi podes ter resolvido o problema, mas caso as coisas tivessem dado para o torto só tinham acontecido por má utilização tua.
                                                    Isso é daquele tipo de coisas que todos devemos meia volta ver nos nossos carros. Eu tenho um igual ao teu com quase 100.000kms e até agora tem sido excelente e dá gozo puxar por ele.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por jomaso
                                                      O problema é que tu provavelmente nem te recordas da última vez que viste o nível da água. Á prioi podes ter resolvido o problema, mas caso as coisas tivessem dado para o torto só tinham acontecido por má utilização tua.
                                                      Isso é daquele tipo de coisas que todos devemos meia volta ver nos nossos carros. Eu tenho um igual ao teu com quase 100.000kms e até agora tem sido excelente e dá gozo puxar por ele.
                                                      [/quote]

                                                      Embora não seja totalmente verdade o que dizes também não posso deixar de te dar razão.

                                                      Como é lógico o facto de o radiador ter estado com pouca água a culpa foi minha, pois devia ter ido verificar o nível da água depois da tal viagem ao Minho, no entanto, não o fiz, pois este carro nunca me deu problema nenhum, e como tal uma pessoa acaba por se "esquecer" de alguns pormenores .....[8][:0]

                                                      Mas a questão já não era essa, a minha pergunta inicial era a de tentar perceber o que se teria passado para a água ter desaparecido .......

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Fiat Punto - Pedido de ajuda

                                                        Olá pessoal,

                                                        Tenho um Fiat Punto 1.2 16V (Março de 1999), a luz que ilumina os manómetros do depósito da gasolina e temperatura do motor avariou-se, pelo que de noite não se consegue ver grande coisa ....

                                                        Alguém me sabe dizer se é simples substituir a tal luzinha? E já agora como devo proceder para o efectuar.

                                                        Mais uma vez obrigado

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já viste se é algum fusivel?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Olá novamente pessoal,

                                                            Entretanto já fiz mais 1000 km com o carro e o carro continua sem gastar água (o nível permanece inalterado.

                                                            Aconteceu no entanto uma coisa estranha, que passarei a relatar:
                                                            Como vos disse, depois do último relato o carro já fez mais de 1000km e a água não desapareceu, no entanto, no outro dia estava a chover muito e os vidros estavam muito embaciados, e tive de ligar a saufage (não sei se é assim que se escreve ???) para o ar quente, e noteique o carro aqueceu um pouco .....

                                                            No outro dia fui ver o nível da água e estava ligeiramente mais baixo (quase 1/2 cm ....).

                                                            No entanto, se ligar a saufage apenas para o frio nada disto acontece.

                                                            Poderá ser pelo sistema de aquecimento que o carro está a perder água ???????
                                                            E porque o carro (motor) aquece um pouco mais quando se liga o ar quente?????

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X