um colega meu que tem um honda diz que tem uma vela em que aparece oleo , em principio seram segmentos certo? ou havera alguma causa mais para o aparecimento de oleo numa vela .ja agora uma reparacao deste tipo ficara em quanto uma vez que se tem que abrir motor mais vale mudar os segmentos todos .
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oleo nas velas
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Se é mesmo óleo líquido (e não fuligem/carvão) então ou vem pelos segmentos ou pelas guias das válvulas desse cilindro.
Uma vez que isso só acontece num cilindro, não vale a pena tentar usar velas mais "quentes", portanto o ideal é começar por fazer o teste da barata (compressão).
Se a compressão está ao nível da dos outros 3 cilindros (suponho tratar-se de um motor de 4 cilindros) e com um valor razoável (que depende do motor e km), então o óleo deverá vir pelas guias (gastas) e sempre é menos oneroso do que substituir os segmentos (que terá de ser feito nos 4 cilindros, mais o que aparecer quando abrirem o motor - camisas, êmbolos, capas, etc. consoante o estado do material).
Se a compressão estiver nitidamente mais baixa nesse cilindro, muito provavelmente então o óleo virá pelos segmentos. Uma segunda medição, com uma colherzita ou duas de óleo lá dentro, permitirá verificar se é mesmo segmentos ou se haverá sedes de válvulas danificadas ou até ambas as coisas.
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isso deve ser a junta de cabeça, que nesse cilindro está a deixar passar óleo...
aconselho a fazeres o teste de compressão e tb o teste à junta (agora não me lembro do nome...)
e boa sorte, com 190000 kms não é nada do outro mundo se for a junta, mudas a junta e rectificas a cabeça e está pronto a bombar!;)
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citação:Originalmente colocada por Tartaranhão
Se é mesmo óleo líquido (e não fuligem/carvão) então ou vem pelos segmentos ou pelas guias das válvulas desse cilindro.
Uma vez que isso só acontece num cilindro, não vale a pena tentar usar velas mais "quentes", portanto o ideal é começar por fazer o teste da barata (compressão).
Se a compressão está ao nível da dos outros 3 cilindros (suponho tratar-se de um motor de 4 cilindros) e com um valor razoável (que depende do motor e km), então o óleo deverá vir pelas guias (gastas) e sempre é menos oneroso do que substituir os segmentos (que terá de ser feito nos 4 cilindros, mais o que aparecer quando abrirem o motor - camisas, êmbolos, capas, etc. consoante o estado do material).
Se a compressão estiver nitidamente mais baixa nesse cilindro, muito provavelmente então o óleo virá pelos segmentos. Uma segunda medição, com uma colherzita ou duas de óleo lá dentro, permitirá verificar se é mesmo segmentos ou se haverá sedes de válvulas danificadas ou até ambas as coisas.
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