Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cruise Control Astra G Com indicação no painel de instrumentos.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cruise Control Astra G Com indicação no painel de instrumentos.

    Viva

    Estou a pensar em colocar cruise control no meu astra G. Sei que há astras q já trazem a instalação e q basta ligar a tech II e comprar o manipulo q fica logo a dar.

    Mas o meu carro não tem a instalação do Cruise Control!

    Penso q seria interessante não só p mim, mas para mtos membros deste forum q tenham astra G, que caso alguém saiba como se faz a instalação q coloque o esquema aqui.

    Já comprei o manipulo, agora estou à espera q alguém me ajude colocando aqui o esquema :D

    Cumprimentos a todos!

    #2
    Bom, vou tentar ser totalmente explícito e claro, mas mesmo assim acho que explicar por escrito é sempre mais complicado.

    Bem, vamos ao que interessa!

    Antes de mais, para instalar o Cruise Control é necessário que a unidade de comando aceite a instalação desta função! E isto é um ponto muito importante, pois se isto não for possível, todo o trabalho daí em diante é em vão. Por isso acho que se deve [u]sempre</u> em primeiro lugar recorrer à Opel para tentar instalar na unidade a função Cruise Control, e então a partir daí partir para a parte pratica.

    Em termos práticos é simples,

    Basicamente temos que ir à unidade de comando do motor buscar 3 fios! Que são precisamente as funções das teclas:

    Pino 29 • Liga \ Acelera.
    Pino 44 • Retoma a velocidade anterior \ Desacelera.
    Pino 62 • Desliga.

    A unidade de comando é a seguinte, e a ficha é a X73 a que está, neste caso, desligada:







    No manipulo do Cruise Control há quatro fios, a ficha tem a representação das funções dos fios através de letras A, B, C e D.

    A correspondência entre o manipulo do Cruise Control e a unidade de comando é:

    • Pino 29 -&gt; D
    • Pino 44 -&gt; C
    • Pino 62 -&gt; A

    Falta aqui o Ponto B do manipulo do Cruise Control.

    Bom, o Pino B é o que menos trabalho dará, pois é um fio que já vem instalado no carro para outras funções, e é precisamente utilizado pelo Cruise Control! Este pino passa pela embraiagem travão e unidade de comando, e vamos busca-lo à ficha de 3 pinos que se encontra na ficha do pedal da embraiagem, é o fio [u]Preto</u>. (para versões anteriores a 2000 este fio é Vermelho e Azul)

    Aqui está o fio que liga ao Ponto B do manipulo do Cruise Control:





    E pronto, é só ligar tal como tenho descrito, e estando correctamente instalado o software na unidade, isto funcionará a 100%!

    Vou tentar aqui meio à pressa com o paint representar mais ou menos o esquema para terem uma ideia do funcionamento:



    Espero que seja util! ;)

    Um abraço, e Bom Trabalho!

    Comentário


      #3
      TB tás sp em grande!

      Obrigado pela ajuda!

      Mais explicito n podias ser... :D

      Grande Abraço!

      Comentário


        #4
        De nada! Estamos cá é para isto mesmo. ;)

        Comentário


          #5
          Ora aí está algo que eu gostava de colocar no meu astra...
          O CC e o CB...
          Força com com isso infinity!
          Boa explicação TB!

          Comentário


            #6
            Tubular Bells só tens esquemas desses para Opel?

            Comentário


              #7
              Infelizmente só tenho esquemas da Opel
              E só consigo ter acesso a estes... se me arranjarem de outras marcas, posso analisar e ajudar em algo que seja preciso.

              Comentário


                #8
                Bom, vou fazer uma actualização neste tema:

                Já que entretanto descobri como colocar a acender o Led do Cruise Control no painel de instrumentos! E colocar os pinos na ficha que liga à unidade de comando do 1.7 DTI.

                O nosso colega infinity arranjou-nos os úteis pininhos que ligam dentro da ficha que liga à unidade de comando, para em vez de termos apenas o fio trilhado termos mesmo o pino de origem e assim minimizar drasticamente a possibilidade de mau contacto. É um trabalho muito delicado, que exige muita paciência, mas com calma faz-se. A ficha desmonta-se, depois tira-se uma trava que tem, e colocam-se os pinos necessários para as funções que precisamos.







                Este exemplo é no Astra do hfcgomes, entretanto foi feito igual no meu.


                Com isto, aproveitámos para testar uma testar algo que vi no fórum alemão acerca do cruise control, que era o facto de haver um ponto de massa no pino 23 quando se activava o Cruise Control. O que seria útil para fazer acender o led no painel de instrumentos.

                Dessa forma, colocámos também o pino 23 e fomos para a estrada testar munidos de um multímetro. Vimos que realmente aparecia lá um sinal, e voltámos para testar com uma carga, neste caso um Relé.

                Funcionou!

                Faltava agora fazer chegar o sinal ao painel, e fazer acender o led no painel tentando não fazer grandes alterações no mesmo.





                Primeiro com fios, depois a tentar usar as próprias ligações do painel, mas a coisa não estava a correr bem. Queimaram-se dois led’s, e uma resistência.

                No sábado seguinte estive durante a tarde a estudar o painel e a verificar como poderia colocar a luz a acender ligando directamente o fio do pino 23 ao painel.

                Assim foi, 1 Led, 2 resistências SMD, 1 shunt, e o pino 14 do painel de instrumentos.

                O resultado não poderia ter sido melhor, luz do Cruise Control a funcionar na perfeição!

                Aqui está o painel desmontado, ainda antes de levar as alterações...




                Já com os componentes...



                Para quem quiser "fazer em casa", aqui fica a legenda:

                A – Resistência SMD 160 Ohm
                B – Shunt, liga directamente os dois pontos.
                C – Led SMD Verde. Negativo para cima, e Positivo para baixo.
                D - Resistência SMD 1,52 KOhm

                Aqui está já montado e a funcionar...









                Aqui fica o esquema feito por mim (no paint - lol) já com o respectivo pino para o sinal no painel.



                E pronto, por agora é tudo!

                Um abraço, e Obrigado ao hfcgomes e ao Infinity!

                Comentário


                  #9
                  Como sei na centralina quais os pinos?

                  Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                  Bom, vou tentar ser totalmente explícito e claro, mas mesmo assim acho que explicar por escrito é sempre mais complicado.

                  Bem, vamos ao que interessa!

                  Antes de mais, para instalar o Cruise Control é necessário que a unidade de comando aceite a instalação desta função! E isto é um ponto muito importante, pois se isto não for possível, todo o trabalho daí em diante é em vão. Por isso acho que se deve [u]sempre</u> em primeiro lugar recorrer à Opel para tentar instalar na unidade a função Cruise Control, e então a partir daí partir para a parte pratica.

                  Em termos práticos é simples,

                  Basicamente temos que ir à unidade de comando do motor buscar 3 fios! Que são precisamente as funções das teclas:

                  Pino 29 • Liga \ Acelera.
                  Pino 44 • Retoma a velocidade anterior \ Desacelera.
                  Pino 62 • Desliga.

                  A unidade de comando é a seguinte, e a ficha é a X73 a que está, neste caso, desligada:







                  No manipulo do Cruise Control há quatro fios, a ficha tem a representação das funções dos fios através de letras A, B, C e D.

                  A correspondência entre o manipulo do Cruise Control e a unidade de comando é:

                  • Pino 29 -&gt; D
                  • Pino 44 -&gt; C
                  • Pino 62 -&gt; A

                  Falta aqui o Ponto B do manipulo do Cruise Control.

                  Bom, o Pino B é o que menos trabalho dará, pois é um fio que já vem instalado no carro para outras funções, e é precisamente utilizado pelo Cruise Control! Este pino passa pela embraiagem travão e unidade de comando, e vamos busca-lo à ficha de 3 pinos que se encontra na ficha do pedal da embraiagem, é o fio [u]Preto</u>. (para versões anteriores a 2000 este fio é Vermelho e Azul)

                  Aqui está o fio que liga ao Ponto B do manipulo do Cruise Control:





                  E pronto, é só ligar tal como tenho descrito, e estando correctamente instalado o software na unidade, isto funcionará a 100%!

                  Vou tentar aqui meio à pressa com o paint representar mais ou menos o esquema para terem uma ideia do funcionamento:



                  Espero que seja util! ;)

                  Um abraço, e Bom Trabalho!
                  Como sei qual o pino 29, 44 e 62????

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X