Eu já desmontei o de um clio que tive, penso que as diferenças não deverão de ser muitas. Tem um parafuso de cada lado, ou seja nas pontas em que só com as portas abertas é que se tem acesso e penso que tem 4 parafusos em cima, com uma chave estrela faz-se isso na boa, o resto é só encaixes, tira-se com cuidado para não deformar o plástico e para não partir nenhum encaixe.
Se for para tirar o quadrante também, ele tem dois parafusos em cima e dois em baixo que não se vêem, tem que se tirar o plástico debaixo onde está o puxador do capô. Depois é so desligar as fichas e a bicha do conta kms (esta as vezes é teimosa ao sair).
;)
Primeiro desmontar/desencaixar painel de instrumentos e tudo na consola central: rádio, controlo da ventilação, etc
Procurar os "pelo menos" 4 parafusos: 2 em cima nos tweeters (1 de cada lado); 2 mais abaixo (1 de cada lado. Para isso é necessário ter as portas abertas.
A parte de cima está toda solta, o problema é mesmo em baixo junto ao rádio e talvez ao centro por trás dos controles da ventilação. Mas obrigado na mesma
A parte de cima está toda solta, o problema é mesmo em baixo junto ao rádio e talvez ao centro por trás dos controles da ventilação. Mas obrigado na mesma
O rádio normalmente é fácil de soltar. O meu, por exemplo, tem 4 orifícios, 1 em cada canto. Introduzo um parafusito do diâmetro dos orifícios em cada um e saco o rádio fora.
Quanto aos comandos de ventilação, é também um sítio vulgar para esconder parafusos. Tenta puxar os manípulos rotativos. Normalmente são só de encaixe. Por detrás dos manípulos é vulgar haver parafusos (o Yaris tem, por exemplo, e o Corsa tb). Não sei se o mesmo se aplica ao Clio I.
Já tirei o quadrante bem como todo o tablier. Foi difícil, mas lá consegui. Tinha uma camada de pó por trás que até metia medo.
A bicha é de puxar. Tentei rodar a extremidade mas não dava resultado, daí tentei puxar...
Em relação ao quadrante, posso dizer que levei literalmente com ele no nariz Estava a puxar por ele com a mão esquerda e com a direita a puxar pela bicha e de repente soltou.....
Agora tenho de desmontar o radiador da sauffage ou como raio se diz, e comprar / montar o novo.....
Editado pela última vez por NunoS; 20 February 2008, 18:04.
Aquilo estava montado de forma a não sair mais Mais preso só mesmo soldado...
Tinha um rebite no interior da zona do rádio, mas mais recuado, muito bem escondido pela conduta de ar esquerda e o próprio tablier. Cortei-o e soltou. Depois na mesma zona havia mais um mas apenas a servir de apoio/encaixe (também escondido como tudo...).
Dois parafusos por trás do rádio, em baixo, a fixar o tablier, virados para a frente (invisíveis...), enfim, um monte deles escondidos, foi uma festa. Já para não falar na "centena" de parafusos/rebites visíveis e assim assim...
Basicamente foi puxar e ver onde oferecia resistência e tentar ver o que encontrava....
Mas agora já saiu e aspirei a tonelada de pó que estava acumulado. Acho que vou tirar as condutas de ar para as laterais do carro que raramente uso, cheias de pó por dentro e que só servem para deixar entrar ar apesar de estarem fechadas....
Tudo isto para tentar chegar ao radiador para montar novo. Mas agora que olhei para o bicho, estou à nora por onde começar....
Editado pela última vez por NunoS; 20 February 2008, 20:33.
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