Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudar valvoline da caixa...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudar valvoline da caixa...

    Alguem sabe explicar detalhadamente como e se se pode mudar a valvoline da caixa de velocidades de um saxo cup?
    Isto para quem não percebe muito ou mesmo nada de mecânica será possivel faze-lo com uma explicação via forum de internet??
    A única coisa que fiz foi tirar o parafuzo da caixa que permite ver (+/-) o nível de valvoline que a caixa tem. Também sei que este parafuso está munido de um himan para atrair limalhas de ferro que o uso da caixa provoca. E como constatei que ja havia uma quantidade consideravel de limalhas de ferro nesse parafuso aconselharam-me a mudar a valvoline para um topo de gama cuja referencia ja nao me lembro mas que me disseram ser a melhor.
    Se alguem me puder ajudar....

    #2
    75W90 sintética?

    Comentário


      #3
      PsyScOrpiOn

      Não te ponhas a mudar o oleo da caixa.
      Isso deve ser feito numa oficina, pois na maioria dos casos é necessario equipamento especifico para introduzir o oleo dentro da caixa.
      Alem disso, tens de saber a viscosidade do oleo para o saxo cup e a quantidade necessaria. Se não for uma operação bem feita, pode-te ficar muito caro.
      É só um conselho.

      Comentário


        #4
        Em princípio o Saxo Cup usará a mesma dos restantes Saxos e PSA's que é o Total BV 75W80W. Sobre outros óleos especiais já não poderei dizer nada pois não conheço esse carro.

        É uma operação muito simples quando se tem o equipamento adequado para encher de óleo de baixo para cima, já que normalmente não há espaço para deitar directamente da embalagem de óleo. Para isso convém elevar o carro, mantendo-o na horizontal, seja com um elevador ou com utilização de 4 preguiças iguais:




        Em princípio terás 2 parafusos/bujons: um inferior para drenar a caixa (linha vermelha na foto) e outro superior para atestar (linha verde):




        O nível está bom quando começar a verter pelo parafuso superior (2 litros no mínimo, nestas caixas PSA e Rover R65):




        Vais precisar de uma seringa grande (em plástico, de preferência) e aí um metro de tubo de plástico para ligar a seringa ao buraco de enchimento:




        Dá tempo para que o óleo se espalhe pela caixa, portanto quando julgares que já está cheia dá-lhe mais uns 5 minutos e confirma então o nível novamente. Se deitares mais um bocadinho e ele sair, então está no ponto certo.

        Arranja anilhas de cobre novas e volta a pôr o bujão de cima:




        No fim é preciso limpar o óleo que escorreu pela caixa (com um desengordurante qualquer).


        Ou então vais a uma Norauto/Midas/Precision ou similar que eles fazem lá isso num abrir e fechar de olhos, assim:



        ou de outra forma ainda mais fácil utilizando o poder do ar comprimido. ;)

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por CL

          Em princípio o Saxo Cup usará a mesma dos restantes Saxos e PSA's que é o Total BV 75W80W. Sobre outros óleos especiais já não poderei dizer nada pois não conheço o carro.

          Em princípio terás 2 parafusos: um inferior para drenar a caixa e outro superior para atestar. O nível está bom quando começar a verter pelo parafuso superior (2 litros no mínimo).

          Vais precisar de uma seringa grande (em plástico, de preferência) e aí um metro de tubo de plástico para ligar a seringa ao buraco de enchimento. Dá tempo para que o óleo se espalhe pela caixa, portanto quando julgares que já está cheia dá-lhe mais uns 10 minutos e confirma então o nível. Se deitares mais um bocadinho e ele sair, então está no ponto. Arranja anilhas de cobre novas e volta a pôr o bujão de cima.

          Ou então vais a uma Norauto ou similar que eles fazem lá isso num abrir e fechar de olhos.

          exacto...

          valvoline é colocada com uma seringa especial....e é encher até ao limite maximo.;)

          Comentário


            #6
            Há seringas metálicas na Norauto, entre os 12 e 20€. Mas se for para utilizar uma vez em cada 5-6 anos... mais vale pagar a uma oficina para fazer esse trabalho.

            Comentário


              #7
              Deve-se mudar o óleo da caixa ao fim de quantos kilómetros?

              Comentário


                #8
                Se o fabricante não indicar outros prazos (em termos de km ou anos), acho que 200 mil km é um número "bonito" para o fazer, até porque o óleo normalmente não é muito caro e demora aí uma meia-hora a fazer-se isto.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Alpiger

                  PsyScOrpiOn

                  Não te ponhas a mudar o oleo da caixa.
                  Isso deve ser feito numa oficina, pois na maioria dos casos é necessario equipamento especifico para introduzir o oleo dentro da caixa.
                  Alem disso, tens de saber a viscosidade do oleo para o saxo cup e a quantidade necessaria. Se não for uma operação bem feita, pode-te ficar muito caro.
                  É só um conselho.
                  Ferramentas especificas???
                  Quais??
                  Uma seringa de 10 Erois na loja dos monhes.
                  Saber a viscosidade?? vem no livro de instruçoes.
                  E...desapertar dois bujon's...

                  Comentário


                    #10
                    Auto-escangalha

                    Há por ai muita gente que nem saber sequer aonde fica a caixa de velocidades, quanto mais quais os bujon's a desapertar.

                    Comentário


                      #11
                      Tira primeiro o parafuso superior. É mais seguro.
                      É que pode acontecer vazares a caixa, e depois, por qualquer motivo, não consegues tirar o parafuso superior (encavalitado, rosca moída, difícil acesso, etc.).
                      Ficas pendurado porque a caixa não tem lubrificação, não podes circular.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Alpiger

                        Auto-escangalha

                        Há por ai muita gente que nem saber sequer aonde fica a caixa de velocidades, quanto mais quais os bujon's a desapertar.
                        ya tens razão ;)... com um pouco de "sorte" ainda desapertam os apoios da forquilha e depois é que está o caldo entornado![8)]

                        Comentário


                          #13
                          Só fiz a observação porque tenho um amigo que para mudar o oleo do carro, tirou o bujon da parte de baixo do carro e deixou escorrer.

                          Só ficou espantado quando tirou a vareta e viu que o oleo ainda esta todo dentro do motor. Afinal o que tinha tirado era o bujon da cx. de velocidades e tinha drenado toda a valvolina a penssar que estava a drenar o oleo do carter.

                          Há quem sabe e os quem pensam que sabem.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por CL

                            Se o fabricante não indicar outros prazos (em termos de km ou anos), acho que 200 mil km é um número "bonito" para o fazer, até porque o óleo normalmente não é muito caro e demora aí uma meia-hora a fazer-se isto.
                            Quer dizer que está na hora de fazer isso no A3!
                            Quais os problemas que poderão surgir se não o fizer?

                            Comentário


                              #15
                              custa mais a meter as mudanças e desgasta mais.

                              Comentário


                                #16
                                E costuma ser mesmo aos 200000 kms? É que o manual não faz referência a isso, nem sequer o plano de manutenção (acho eu)

                                Comentário


                                  #17
                                  Normalmente os manuais são omissos em relação a isso, exceptuando os casos em que as caixas e os diferenciais têm substituição de óleo a períodos mais curtos e regulares (tipo jipes, carros mais antigos, etc.). Também normalmente são omissos quanto à manutenção preventiva dos turbos e lavagem dos intercoolers e a experiência diz-nos que nem um dura toda a vida nem o outro está sempre isento de óleos e porcaria...

                                  Teoricamente tudo isto é "for life", mas na prática o habitualmente excelente óleo (também há muita bodega aí pelo mercado, mas aqueles que são utilizados no enchimento em fábrica são normalmente de elevada qualidade) utilizado nas caixas de velocidade e diferenciais vai perdendo as suas características de protecção com o avançar dos km e dos anos.

                                  Embora pareçam sistemas estanques, mesmo quando não há fugas visíveis de óleo, há sempre um respirador que permite a libertação de pressão causada pelo elevado aquecimento a que o óleo é submetido durante o funcionamento normal. Ao arrefecer vai haver uma reposição da pressão atmosférica, com entrada de ar da rua. Ar esse que traz todo o tipo de contaminantes, os mesmos que nós respiramos... onde entra também algum pózinho, vapor de água, etc.

                                  Essa água, uma vez dentro da caixa de velocidades, há-de misturar-se com o ar que lá há e com os aditivos presentes no óleo, promovendo a espumação e a oxidação dos aditivos, diminuindo assim as propriedades protectoras do óleo e de condução do calor. Em engrenagens muito compridas (ou largas, como se queira ver), que não é o presente caso, podem até ocorrer empenos ou desgaste não-uniforme nos dentes devido ao diferencial de temperatura apresentado entre cada extremo da engrenagem...

                                  Ou seja... por uns 10€/litro as mudanças ganham nova vida e até ficam quase a parecer uma caixa nova. :D Pelo menos no meu 111 notei isso quase de imediato. Lá para os 400 mil km voltaria a repetir isso, se ainda tivesse o carro... ;)


                                  Mas pergunta lá na LoureSport e faz o que eles te disserem. Assim como assim, nesse A3 nunca acontece nada de mal... até lhe podes deitar areia da praia para dentro da caixa que ele nem se deve queixar. :D

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ainda hoje estive a ler detalhadamente o livro de manutenções e de facto não falam nisso. Apenas referem cuidados com os "quattro" Haldex e automáticos onde se recomenda a verificações dos níveis e eventuais acrescentos a cada 30000 kms.

                                    Na próxima revisão (210000 kms/7 anos) vou exigir que me mudem o óleo da cxa de velocidades!

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Luis Maia

                                      Ainda hoje estive a ler detalhadamente o livro de manutenções e de facto não falam nisso. Apenas referem cuidados com os "quattro" Haldex e automáticos onde se recomenda a verificações dos níveis e eventuais acrescentos a cada 30000 kms.

                                      Na próxima revisão (210000 kms/7 anos) vou exigir que me mudem o óleo da cxa de velocidades!
                                      Mudo sempre de 80/100 mil em 80/100 mil ou então 4 anos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quem não sabe é como quem não vê. Vou passar a seguir o teu exemplo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Encontrei isto no manual do Nissan Almera 1.5i n13.

                                          Poderá servir de indicativo para ser ter uma ideia dos intervalos de tempo/Kms para efectuar alguns serviços de manutenção:





                                          Cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu, por exemplo, mudo valvolinas a cada 10 mil km. :D

                                            Comentário


                                              #23
                                              Muito bem

                                              Comentário


                                                #24
                                                Alguém me sabe dizer se no clio 1.9D o bujão de plastico (no meu é verde) é o do nivel? E o outro, onde está?
                                                Help, é urgente, levantei agora o carro para ver o nivel.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bem, o do nivel já sei qual é. Agora se alguém me indicasse o outro era optimo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    No Clio 1.9D não sei dizer-te mas no Clio 1.2 o bujão está por baixo, alinhado com esse de plástico que falas. ;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      mudar o oleo da caixa é recomendado? O meu twingo de 98 tem 150 000 klm e acho que nunca foi mudado... Ultimamente reparo que a primeira custa a entrar tendo de recorrer a engrenar a segunda e so depois a primeira. Alem de que a marcha atraz arranha constantemente
                                                      Essa operaçao nao sendo em casa onde posso fazer? pois nao é muito vulgar se falar em mudar oleo da caixa... Cumprimentos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        As maioria das marcas actualmente (de há uns anos para cá) consideram a valvulina como de duração vítalícia. Apenas é controloado o nível em determinados intervalos.
                                                        No entanto o saxo cup em alguma altura terá de desmontar semi-eixos para substituir os foles, altura em que se drena a valvulina ou ela sairá ( em parte) pelo diferencial na desmontagem. Aí pode-se acrescentar a 75w80 de preferência da mesma marca (total BV).
                                                        Há um parafuso superior e outro inferior. Qunado está a nível começa a esbordar pelo de cima. Qd se retira o de baixo sai a totalidade (quase). Gasta cerca de 2 litros.
                                                        A ELF, Esso e outras marcas tb vendem a 75w80.
                                                        Se voltares a direcção toda para a esquerda desmontando parcialmente a cave plástica consegues aceder aos tais bujões, necessitando de uma chave com a ponta em quadra de 3/4 de polegada para desapertá-los.
                                                        A seringa é mais prática mas pode ser improvisada com um tubo encaixando um funil na ponta.


                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Finalmente mudei a valvulina da caixa do meu clio.
                                                          Quem me vendeu o oleo disse-me que levava 2l, e foi o que comprei. Comprei igual à de origem (elf TRX).
                                                          Acontece é que não ficou cheia! Agora encomendei mais 0,5l para atestar mas posso dizer que mudou do dia para a noite.
                                                          Resolvi o problema, pois as mudanças custavam a entrar e agora entram na perfeição.
                                                          Só falta mais um pouco de oleo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            gamboa, mete mais 1.5l, quem te disse q eram 2litros n sabia o q esta a dizer ou n foi verificar na tabela, espero que tenhas metido um 75w80

                                                            Abraços

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X