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junta da tampa das válvulas(Como mudar)

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    junta da tampa das válvulas(Como mudar)

    Pessoal, fui á garagem dar uma sprayada de tinta nas carenagens da mota....para disfarçar os riscos......e aproveitei para abrir o capot do primera e ver a agua e o óleo....


    verifiquei que está a babar um pouco de óleo pela junta da tampa das válvulas,



    julgo que isto é relativamente facil e barato de resolver não é?só não sei se eu posso abrir a tampa, ou se depois aquilo tem valores de aperto marados quaisquer...

    dêem ai as vossas dicas cientificas!;)


    Ah...é o GA16DS com 215.000km nunca aberto!

    #2
    Tu podes abrir, podes é não saber fechar. Os parafusos da tampa têm ordem e binário de aperto, tinhas de ter um manual técnico e uma chave própria, por isso convém não inventar. ;)

    Quanto ao óleo já chegar aí, bem eu ia a um mecânico dar uma vista de olhos nisso.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por fapoc

      Tu podes abrir, podes é não saber fechar. Os parafusos da tampa têm ordem e binário de aperto, tinhas de ter um manual técnico e uma chave própria, por isso convém não inventar. ;)

      Quanto ao óleo já chegar aí, bem eu ia a um mecânico dar uma vista de olhos nisso.
      pois, é isso mesmo que vou fazer!! já estava ver que isso ia ser assim , com ordem de aperto e valores de aperto!!;)

      já agora, o oleo chegar ali é um sintoma.....mm??!!!

      ai o japuna.....porquê é que nao fui para um europeu :D

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        #4
        A ford da minha irmã já "papou" uma série de juntas dessas ; )... é o maior defeito da carrinha.

        Isso não é caro e resolve logo a situação. A maior parte das oficinas vão de escada apertam isso e pronto, nem se preocupam com binários de aperto... Mas se fosse a ti ía ao concessionário, eles devem facultar esse tipo de informações.


        Cump.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por ice

          A ford da minha irmã já "papou" uma série de juntas dessas ; )... é o maior defeito da carrinha.

          Isso não é caro e resolve logo a situação. A maior parte das oficinas vão de escada apertam isso e pronto, nem se preocupam com binários de aperto... Mas se fosse a ti ía ao concessionário, eles devem facultar esse tipo de informações.


          Cump.
          ao concessionário é que não vou de certeza......ainda tenho que deixar lá o carro para pagar o arranjo!!ehehe....

          vou a uma oficina por aqui pela zona....;)

          Comentário


            #6
            ja foi tudo dito cuidado com a força de aperto e com a ordem de aperto.

            Comentário


              #7
              Epá, pela informação de aperto de uma tampa de válvulas não creio que cobrem...

              O entreposto de setúbal até forneceu bem mais que estas informações a um colega meu para um s13, e não cobraram nada ; )


              Cump.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por ice

                Epá, pela informação de aperto de uma tampa de válvulas não creio que cobrem...

                O entreposto de setúbal até forneceu bem mais que estas informações a um colega meu para um s13, e não cobraram nada ; )


                Cump.
                ah sim, pela informação penso que não devem cobrar nada....

                eu estava a falar do próprio trabalho em si!

                ;)

                Comentário


                  #9
                  Se tiveres a informação e a ferramenta adequada, a junta é baratita.

                  Ou, por outro lado, já podes ir descansado a uma qualquer oficina e fornecer-lhes os dados : ))


                  Cump.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por ice

                    Se tiveres a informação e a ferramenta adequada, a junta é baratita.

                    Ou, por outro lado, já podes ir descansado a uma qualquer oficina e fornecer-lhes os dados : ))


                    Cump.
                    ya!é isso que vou fazer!!!

                    se bem que acho que o meu irmao tem um programa de pc que diz isso tudo......vou falar com ele

                    Comentário


                      #11
                      O autodata ; )


                      Cump.

                      Comentário


                        #12
                        Na tampa das válvulas nunca vi essa questão da força de aperto e ordem de aperto.

                        É claro que o manual técnico do carro tem a força de aperto para todo e qualquer parafuso que o carro tenha, mas acredito que mais de 90% dos mecânicos aperta isso a olho e toca a andar.

                        Pelo menos, sempre vi fazer assim...

                        Comentário


                          #13
                          Hi people, I'm back!
                          Atão FVF, o carro não é novo!
                          Isso n tem importância. Se a fuga é mínima não vai perder óleo que se note por aí. Podes reapertar (sem moer os parafusos de 6mm, chave 10 sextavada. É normal que vão ficando aliviados pois a junta vai espalmando com o tempo.
                          O binário de aperto é importante no aperto de uma colaça.
                          Na tampa de válvulas ninguém vai apertar de dinamométrica (vão-se rir). Nem costumam ter dinamométricas para apertos tão pequenos (menos de 20Nm). Isso só leva um encosto.
                          Podes tirar sem medo, comprar a juntinha e encaixa-la bem no rebordo da tampa.
                          Apenas com o senão de que tens de comprar uma bisnaga de silicone (formador de juntas) pois precisa e vem de origem com um pouco de silicone nos cantinhos das meias luas que acompanham o feitio da árvore de cames. Quando estiver fora logo vês do que falo.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por telmauto

                            Hi people, I'm back!
                            Atão FVF, o carro não é novo!
                            Isso n tem importância. Se a fuga é mínima não vai perder óleo que se note por aí. Podes reapertar (sem moer os parafusos de 6mm, chave 10 sextavada. É normal que vão ficando aliviados pois a junta vai espalmando com o tempo.
                            O binário de aperto é importante no aperto de uma colaça.
                            Na tampa de válvulas ninguém vai apertar de dinamométrica (vão-se rir). Nem costumam ter dinamométricas para apertos tão pequenos (menos de 20Nm). Isso só leva um encosto.
                            Podes tirar sem medo, comprar a juntinha e encaixa-la bem no rebordo da tampa.
                            Apenas com o senão de que tens de comprar uma bisnaga de silicone (formador de juntas) pois precisa e vem de origem com um pouco de silicone nos cantinhos das meias luas que acompanham o feitio da árvore de cames. Quando estiver fora logo vês do que falo.
                            [^] telmauto sempre no ponto certo!Obrigado

                            ;) silicone normal? ou especifico? se é assim vou fazer isso eu próprio!

                            já agora, onde será que arranjo a junta para isto?

                            Comentário


                              #15
                              Procura na concorrência pq a origem nissan é sempre bem cara.
                              É só uma junta de borracha! Não precisa de vir num saquinho com a marca do carro e a custar o dobro ou mais.
                              O formador de juntas (silicone) vendem também na concorrência. Tubo ou bisnaga das mais pequenas q houver (é para usar uma vez). Comprar tb um frasco pequeno de diluente (celuloso q é mais barato) para limpar a tampa com um pano humedecido bem como as bordas da colaça onde ela pousa (em qq hiper, drogaria ou casa de tintas). O diluente também vai servir para limpares os dedos no final porque o silicone n sai facilmente.

                              Comentário


                                #16
                                Mas antes de mais dá um encosto em todos os parafusos e limpa o babanço. Provavelmente deixa de verter.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por telmauto

                                  Procura na concorrência pq a origem nissan é sempre bem cara.
                                  É só uma junta de borracha! Não precisa de vir num saquinho com a marca do carro e a custar o dobro ou mais.
                                  O formador de juntas (silicone) vendem também na concorrência. Tubo ou bisnaga das mais pequenas q houver (é para usar uma vez). Comprar tb um frasco pequeno de diluente (celuloso q é mais barato) para limpar a tampa com um pano humedecido bem como as bordas da colaça onde ela pousa (em qq hiper, drogaria ou casa de tintas). O diluente também vai servir para limpares os dedos no final porque o silicone n sai facilmente.
                                  telmauto, obrigado novamente por essas informações que valem ouro! (que para ti acredito que sejam ....instintivas) :D

                                  ;)Grande ajuda que tás aqui a dar ao madeirense aleijado!

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por telmauto

                                    Mas antes de mais dá um encosto em todos os parafusos e limpa o babanço. Provavelmente deixa de verter.
                                    will do!!!

                                    Gracias una vez más!

                                    Viele Danke

                                    Comentário


                                      #19
                                      Dispõe sempre!;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por telmauto

                                        Dispõe sempre!;)
                                        disporei!;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por fapoc

                                          Tu podes abrir, podes é não saber fechar. Os parafusos da tampa têm ordem e binário de aperto, tinhas de ter um manual técnico e uma chave própria, por isso convém não inventar. ;)

                                          Quanto ao óleo já chegar aí, bem eu ia a um mecânico dar uma vista de olhos nisso.
                                          Binário de aperto? Não é preciso. Tem é de ficar a 1/2 volta antes de partir... [}][}]

                                          ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            o Telmauto disse tudo!!

                                            sem medos, já mudei umas 2 vezes no civic! não tes esqueças do silicone!;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Colocado - 01/02/2007 : 18:09:02
                                              --------------------------------------------------------------------------------

                                              citação:
                                              --------------------------------------------------------------------------------
                                              Originalmente colocada por fapoc

                                              Tu podes abrir, podes é não saber fechar. Os parafusos da tampa têm ordem e binário de aperto, tinhas de ter um manual técnico e uma chave própria, por isso convém não inventar.

                                              Quanto ao óleo já chegar aí, bem eu ia a um mecânico dar uma vista de olhos nisso.

                                              --------------------------------------------------------------------------------


                                              Binário de aperto? Não é preciso. Tem é de ficar a 1/2 volta antes de partir...

                                              meia volta nao e so um danoninho antes

                                              Comentário


                                                #24
                                                não se preocupei, vou mamar uns actimel antes!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  excelente este topico [^]

                                                  eu tenho o mesmo problema no opel corsa 1.2S de 1991 e aqui na zona tudo gosta de mamar a grande e eu sinceramente a esses tipos gosto pouco de os ir visitar uando tenho qualquer problema que ue proprio posso fazer.[:0]

                                                  mas estava com medo e esteve a ler este topico e por o que estou a ver nao é dificil vou tentar fazer eu.[:I]

                                                  Só uma pergunta sobre o selicone, o selicone ten que ser usado em todo o contorno da cabeça??

                                                  Quanto ao aperto dos parafusos vou apertar ate ficar com o aperto
                                                  melhor possivel

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por fiasgardone

                                                    excelente este topico [^]

                                                    eu tenho o mesmo problema no opel corsa 1.2S de 1991 e aqui na zona tudo gosta de mamar a grande e eu sinceramente a esses tipos gosto pouco de os ir visitar uando tenho qualquer problema que ue proprio posso fazer.[:0]

                                                    mas estava com medo e esteve a ler este topico e por o que estou a ver nao é dificil vou tentar fazer eu.[:I]

                                                    Só uma pergunta sobre o selicone, o selicone ten que ser usado em todo o contorno da cabeça??

                                                    Quanto ao aperto dos parafusos vou apertar ate ficar com o aperto
                                                    melhor possivel
                                                    segundo percebi é nos "cantinhos das meias luas que acompanham o feitio da árvore de cames"

                                                    ;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      "cantinhos das meias luas que acompanham o feitio da árvore de cames"

                                                      Paulo como nunca abri nenhma cabeço nao sei o que é isso "cantinhos das meias luas que acompanham o feitio da árvore de cames" vamos aber se algem me pode exemplifiar, para eu nao fazer bagunça [8]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por fiasgardone

                                                        "cantinhos das meias luas que acompanham o feitio da árvore de cames"

                                                        Paulo como nunca abri nenhma cabeço nao sei o que é isso "cantinhos das meias luas que acompanham o feitio da árvore de cames" vamos aber se algem me pode exemplifiar, para eu nao fazer bagunça [8]

                                                        tas a ver essas meias luas?


                                                        eu penso que seja isso

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Um grande obrigado Paulo!

                                                          Sim estou a ver! ou penso que é isso

                                                          Como tu tambem nao tens acerteza, haver se aparece algem que indique o que realmente seja, pela foto pode-se fazer uma indicaçao

                                                          A verdade é que eu sou um corajoso, vamos là ver no que vai dar !!
                                                          Ideias sugestoes sao sempre bem vindas


                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Bem sempre pensei que fosse preciso binário de aperto também aqui. E digo isto porque até no Corsa A que tenho ali a envelhecer na garagem a tampa das válvulas tem de ser apertada com ordem e força específcas!

                                                            Mas ok, se vocês dizem que é assim quem sou eu para contestar.

                                                            Comentário

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