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manometro da temperatura

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    manometro da temperatura

    tenho um peugeot 206 1.9D que tem o ponteiro da temperatura a ouxilar, mas já levou um termostato novo e uma valvula da temperatura nova. o ponteiro antes ouxilava entre os 89 e os 79ºc agora que levou as peças novas ouxila entre os 83 e os 77ºc será que é normal o ponteiro ouxilar ou será que o carro tem outro problema.

    #2
    é normal baixar ligueiramente quando dispara a ventuinha, ou seja, o termostato abre, agora se anda sempre a subir a a descer isso ja n sei..

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      #3
      Só uma correcção, manometro mede pressoes, ora se estamos a falar em temperatura é portanto um termometro. Quanto a oscilação axo que é normal.

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        #4
        o que eu acho estranho e que o carro, em rotaçao baixa nao oscila mas em rotaçao alta oscila

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por _JoTaPe_

          Só uma correcção, manometro mede pressoes, ora se estamos a falar em temperatura é portanto um termometro. Quanto a oscilação axo que é normal.
          [^][^]Ia escrever o mesmo!

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            #6
            manometro da temperatura

            Pode até nao ter nada a haver mas experimenta sangrar o circuito de refrigeraçao. Deves ter em principio um sangrador.
            Pode ser que resulte ou pelo menos tiras a duvida

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              #7
              Vamos a ver o funcionamento:
              o motor está a trabalhar (em altas rotações), aquece o refrigerante. (ponteiro sobe)
              O refrigerante aquece e faz abrir o termostato.
              O termostato abre e o refrigerante passa para o radiador onde é arrefecido pela corrente de ar que passa pelas alhetas. (ponteiro desce, ou não)
              Se estiver muito quente, ligar a ventoinha.
              A ventoinha aumenta o fluxo de ar que passa no radiador e arrefece o refrigerante. (ponteiro desce)
              Quando está suficientemente fresco desliga a ventoinha.
              Pode até fechar o termostato, mas mesmo que não feche, a temperatura volta a subir porque a ventoinha não está a arrefecer o radiador. (ponteiro sobe)

              E por aí fora até o carro parar ou avariar...

              As diferenças de temperatura referidas são devido aos diferentes valores de actuação do termostado e do sensor novo...

              Resumindo: Todos os termometros de todos os carros oscilam (teoricamente). Se não se notam oscilações grandes é porque foi atingida uma temperatura de equilibrio por parte de todos os componentes...
              Actualmente os motores e os autmoveis são contruidos já com isso tudo pensado e com cada componente desenhado exactamente para trabalhar com os outros e atingir esse equilibrio normalmente...

              No caso, eu verificaria também se as alhetas do radiador estão limpas e desobstruidas...

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