Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Coluna de direcção = peça de desgaste? AJUDEM-ME SFF

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Coluna de direcção = peça de desgaste? AJUDEM-ME SFF

    Pessoal, preciso dos vossos esclarecidos conhecimentos técnicos.

    Estou a escrever uma nova carta para a Opel (basicamente mandaram-me dar uma volta aquando da primeira carta a reclamar da coluna de direcção) e tenho uma dúvida:
    - Uma coluna de direcção pode ser considerado peça de desgaste, como por exemplo os amortecedores, ou os rolamentos, etc?


    O meu problema específico foi detectado já um ano depois do fim da garantia... mas o carro ainda nem 30.000km's tinha, ou seja, estava novo! Não estou com a mínima vontade de soltar 1000€ pelo arranjo de uma avaria pela qual não sou responsável (ainda por cima é uma situação que está a surgir em montes de carros iguais ao meu, inclusivamente em pessoal aqui do fórum).

    #2
    Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
    Pessoal, preciso dos vossos esclarecidos conhecimentos técnicos.

    Estou a escrever uma nova carta para a Opel (basicamente mandaram-me dar uma volta aquando da primeira carta a reclamar da coluna de direcção) e tenho uma dúvida:
    - Uma coluna de direcção pode ser considerado peça de desgaste, como por exemplo os amortecedores, ou os rolamentos, etc?


    O meu problema específico foi detectado já um ano depois do fim da garantia... mas o carro ainda nem 30.000km's tinha, ou seja, estava novo! Não estou com a mínima vontade de soltar 1000€ pelo arranjo de uma avaria pela qual não sou responsável (ainda por cima é uma situação que está a surgir em montes de carros iguais ao meu, inclusivamente em pessoal aqui do fórum).
    A coluna/caixa de direcção é considerada uma peça de desgaste (como todas as peças) mas não de desgaste rápido.

    Ou seja, uma caixa de direcção tem a obrigação de durar a vida útil do veículo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
      - Uma coluna de direcção pode ser considerado peça de desgaste, como por exemplo os amortecedores, ou os rolamentos, etc?

      Nope...

      O que aconteceu com essa peça é que teve um desgaste anormal, porventura tal deveu-se a uma fraca qualidade da peça em questão ou do lote.

      Informa-te bem de casos idênticos ao teu e documenta-os bem.

      E prepara-te para gastar rios de dinheiro a tentar fazê-lo.

      Poderás também pedir uma avaliação por uma entidade externa mas terás que também arcar com as despesas iniciais.

      Ao fim e ao cabo, o que se pretende com esta trabalheira toda é provar de que o carro (neste caso a peça) sofre de um mal cogénito devido a defeito de fabrico e não devido ao uso da viatura.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
        Nope...

        O que aconteceu com essa peça é que teve um desgaste anormal, porventura tal deveu-se a uma fraca qualidade da peça em questão ou do lote.

        Informa-te bem de casos idênticos ao teu e documenta-os bem.

        E prepara-te para gastar rios de dinheiro a tentar fazê-lo.

        Poderás também pedir uma avaliação por uma entidade externa mas terás que também arcar com as despesas iniciais.

        Ao fim e ao cabo, o que se pretende com esta trabalheira toda é provar de que o carro (neste caso a peça) sofre de um mal cogénito devido a defeito de fabrico e não devido ao uso da viatura.

        Conheço vários carros com o problema igual ao meu, uns neste fórum outros noutros lados. Ainda não avancei para o contacto individual para os donos porque há sempre pessoal que tem dificuldade em dar matrículas e um ou outro dado sobre o carro.
        De qualquer maneira esse vai ser o próximo passo, caso a Opel insista em demarcar-se do problema.

        O mais interessante é que há um user deste forum cujo carro é do mesmo ano que o meu e a Opel arranjou-lho já este ano! Para eles parece que existe distinção de clientes.

        Comentário


          #5
          A coluna de direcção tem um tempo de vida util medio de 100.000, estou a falar de casquilhos,cardans,, e não propriamente da caixa de direcção.
          Esta tem uma vida util maior que depende em muito das estradas e condução mas anda a volta de 300.000.
          O meu de 100.000 mil papa-me os cardans

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por NunoMPires Ver Post
            A coluna de direcção tem um tempo de vida util medio de 100.000, estou a falar de casquilhos,cardans,, e não propriamente da caixa de direcção.
            Esta tem uma vida util maior que depende em muito das estradas e condução mas anda a volta de 300.000.
            O meu de 100.000 mil papa-me os cardans
            Refiro-me mesmo à coluna de direcção e não à caixa de direcção.

            No meu caso nem 30.000km durou! Nos outros casos que conheço também pifou sempre antes dos 100.000km!

            Comentário


              #7
              Isso é defeito.
              O meu pai tem um corsa e eles mudaram-na ja fora da garantia, tinha imensas folgas.
              tem perto de 40.000 mil o carro.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por NunoMPires Ver Post
                Isso é defeito.
                O meu pai tem um corsa e eles mudaram-na ja fora da garantia, tinha imensas folgas.
                tem perto de 40.000 mil o carro.

                Mudaram a caixa de direcção ou a coluna de direcção?

                De que ano é o Corsa?

                Comentário


                  #9
                  Eu breve tmb quero ver a minha coluna pk ta barulhenta, mas n vou à opel, nem vale a pena...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                    O meu problema específico foi detectado já um ano depois do fim da garantia... mas o carro ainda nem 30.000km's tinha, ou seja, estava novo! Não estou com a mínima vontade de soltar 1000€ pelo arranjo de uma avaria pela qual não sou responsável (ainda por cima é uma situação que está a surgir em montes de carros iguais ao meu, inclusivamente em pessoal aqui do fórum).
                    Qual é exactamente o problema da direcção?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vitor Dias Ver Post
                      Eu breve tmb quero ver a minha coluna pk ta barulhenta, mas n vou à opel, nem vale a pena...
                      Por essas e por outras é que as marcas andam na boa e se demarcam daquilo que deviam ser as suas obrigações.
                      Se o pessoal caísse lá todo quando tem problemas (desde que não sejam por uso indevido), eles tinham bem mais cuidado na maneira como tratam os Clientes ;)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                        Por essas e por outras é que as marcas andam na boa e se demarcam daquilo que deviam ser as suas obrigações.
                        Se o pessoal caísse lá todo quando tem problemas (desde que não sejam por uso indevido), eles tinham bem mais cuidado na maneira como tratam os Clientes ;)
                        Entendo o que dizes, mas eu nuca fui á marca para nada! senao ia tentar, mas como tenho meios para resolver o problema da-me menos transtornos assim! Se fizesse as revisoes na marca e tal tudo bem... mas como tal não acontece é deixar andar! não tenho muito por onde pegar percebes?!
                        Mas tens mesmo poucos km!!!! eu tenho 165mil

                        Cump!!

                        Comentário


                          #13
                          A solução vai ser tentar tirar as folgas, ate pk a carrinha agora faz poucos km em relação ao que fazia... pode ser que dê. senão vou ter de arranjar o material... espero não ser muito caro! ;) ai ai!...
                          Haverá na concorrência? e ainda estou a supor ser a coluna... pelo que ja li no diário de bordo é quase certo ser!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vitor Dias Ver Post
                            A solução vai ser tentar tirar as folgas, ate pk a carrinha agora faz poucos km em relação ao que fazia... pode ser que dê. senão vou ter de arranjar o material... espero não ser muito caro! ;) ai ai!...
                            Haverá na concorrência? e ainda estou a supor ser a coluna... pelo que ja li no diário de bordo é quase certo ser!!

                            A coluna custa 900€
                            Se fosse uma coisa mais barata, a caixa de direcção por exemplo, eu já tinha mandado por do meu bolso (aliás, eu já ia mandar fazer isso do meu bolso qd eles disseram que afinal eram 900€). Aí é que "alto e pára o baile". Sou muito manso mas qd abusam, depois espingardeio em todas as direcções

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                              A coluna custa 900€
                              Se fosse uma coisa mais barata, a caixa de direcção por exemplo, eu já tinha mandado por do meu bolso (aliás, eu já ia mandar fazer isso do meu bolso qd eles disseram que afinal eram 900€). Aí é que "alto e pára o baile". Sou muito manso mas qd abusam, depois espingardeio em todas as direcções
                              Hum... 900€?? estranho...
                              é muito dinheiro p/ peça k é....

                              Comentário


                                #16
                                Boas,

                                RedHeart - bem vindo ( infelizmente ) ao clube dos lixados pela opel!

                                Eu e basicamente todo o pessoal q tem um corsa c q eu conheço teve problemas com a caixa de direcção, e mais alguns como é o meu caso.

                                Coluna de direcção - viras a direcção para a esquerda tudo ok, viras para a direita, e é preciso comer um boi!

                                Cardan de direcção - Quando andas em paralelos parece que o volante vibra muito e ouves barulho como se um plastico estivesse solto.

                                Caixa de direcção - viras cerca de 1/3 do volante de um lado para o outro de forma rapida e ouves um TOK...TOK... inconfundivel

                                Cardan do selector da caixa de velocidades - Facil, ficas apeado na estrada sem velocidades pq ele desencaixa

                                Radiador do oleo - o corsa c 1.7 dti tem um radiador de oleo Agua /Oleo, cuidado pq eles rebentam, mas não é de uma só vez... vão sedendo, tem de se ter atenção ao deposito de agua do radiador se começar a ficar escuro á q trocar .

                                Estes são só alguns dos problemas que eu tive com o meu carro, que é dos primeiros, infelizmente fora da garantia pq nos primeiro anos não fez muitos k, depois começou a andar e foi a desgraça.

                                Sei por um amigo que tenho na opel que os ultimos corsa c ja vinham com alguns destes problemas resolvidos mas parece q a coluna de direcção continua igual metes uma nova e passado algum tempo estas lá para meter outra só tens de pedir a Deus para q ainda esteja na garantia.

                                fazendo as contas:

                                coluna de direcção 900 E
                                cardan de direcçºao 100 E
                                Caixa de direcção 400 E
                                Carda do selector da caixa 90 E (já não me lembro bem do preço)
                                Radiador do oleo 125 E
                                TOTAL : 1615 E

                                Já agora o meu carro só tem 98 000 km e já levou mais material tipo alternador e etc...

                                Tudo defeitos de fabrico, opel já não é o que era!


                                Abraço

                                Comentário


                                  #17
                                  @ RF: Uih, LINDO!!!!!!

                                  O meu problema é exactamente na coluna de direcção e com esses sintomas que tu descreves.

                                  Também já tive o problema no selector da caixa. Fiquei apeado a cerca de 80km de casa às 3h da matina! Apesar de já ter passado da data de garantia eles assumiram o problema.
                                  Em relação á coluna de direcção é que estão armados em parvos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    [QUOTE=RedHeart;1055225]@ RF: Uih, LINDO!!!!!!

                                    Pois, não tive muita sorte

                                    Tenta falar com o pessoal da opel força a ideia que é um defeito de fabrico, que o carro tem poucos km, q varios propriétarios tiveram o mesmo problema, q é um problema q interfere com a segurança do veiculo e pode ser q tenhas sorte, eu não tive mas sei de quem teve.

                                    Abraço

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                      @ RF: Uih, LINDO!!!!!!

                                      O meu problema é exactamente na coluna de direcção e com esses sintomas que tu descreves.

                                      Também já tive o problema no selector da caixa. Fiquei apeado a cerca de 80km de casa às 3h da matina! Apesar de já ter passado da data de garantia eles assumiram o problema.
                                      Em relação á coluna de direcção é que estão armados em parvos.

                                      Desculpa lá mas ainda não percebi qual é o problema de que te queixas.
                                      É dificuldade em virar para um dos lados como referiu o RF?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RS GTC Ver Post
                                        Desculpa lá mas ainda não percebi qual é o problema de que te queixas.
                                        É dificuldade em virar para um dos lados como referiu o RF?
                                        Quando viras para a direita, é como se o carro não tivesse direcção assistida, i.e., a direcção fica mesmo dura. Por vezes até (semi)prende: durante uns brevíssimos instantes o volante fica duríssimo, quase como se estivesse preso, e depois solta.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RF Ver Post
                                          Coluna de direcção - viras a direcção para a esquerda tudo ok, viras para a direita, e é preciso comer um boi!

                                          Cardan de direcção - Quando andas em paralelos parece que o volante vibra muito e ouves barulho como se um plastico estivesse solto.

                                          Caixa de direcção - viras cerca de 1/3 do volante de um lado para o outro de forma rapida e ouves um TOK...TOK... inconfundivel

                                          Cardan do selector da caixa de velocidades - Facil, ficas apeado na estrada sem velocidades pq ele desencaixa
                                          Bem pessoal, o Cardan do selector da caixa de velocidades foi rapidamente resolvido por mim... o pior é ag, sinto estes sintomas: "Coluna de direcção" ; "Cardan de direcção" ; "Caixa de direcção"! este ultimo não muito... o pior mesmo é o barulho!!! e pela descrição, vai ser mesmo o Cardan de direcção... que porra!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Á que apertar com eles!Um carro com 30 M km não deveria ter esses problemas.A minha passat tembém anda com o TOC TOC quando se vira o volante mas é de 96 e tem quase 270 M km,já sofreu bastante, agora esse não.
                                            Boa sorte a resolver isso.
                                            cumps

                                            Comentário


                                              #23
                                              o astra g que tive partiu a coluna de direçao(um casquilho)teve que levar uma nova porque o casquilho nao se vendia,reparaçao para 650€,o carro com 47mk,paguei e depois mandei uma carta para a direçao da opel e qual o meu espanto quando 2 dias depois me telefonaram a dizer que o carro fazia parte de um lote que deu problemas na col. de dir.,restituiram-me o dinheiro na totalidade,uma grande atitude da parte de opel mas sinceramente material da treta.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pela experiência (não lá muito boa...) que tenho tido com o meu carro... na OPEL o veiculo inteiro é peça de desgaste... tal a fiabilidade (ou enorme falta dela!!!) do carro.
                                                Acreditam que a resistência do vidro traseiro do meu carro (aquela que serve para desembaciar) se está a DESCOLAR do vidro???
                                                Já nem sei (pois o carro tem 3 anos e meio) se hei-de ir á OPEL mandar ver aquela situação ou se hei-de partir o vidro e accionar a quebra isolada de vidros do seguro e mandar trocá-lo ao abrigo do seguro (sem qualquer tipo de custos para mim).
                                                Sim... la bella OPEL nunca mais!!!!!!!!!!!
                                                A mim só me enganam uma vez!!!!

                                                P.S. - E sim (como já escrevi por aí num ou 2 tópicos) também já tive problemas com a direção do 1.3 CDTI.
                                                Editado pela última vez por corsa; 09 April 2007, 09:05. Razão: Caixa de direcção

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se fosse na Madeira dizia-te onde reparavas isso e ficava melhor ke nova por apenas €150.Já muitas foram reparadas lá recorrendo a casquilhos de Nylon feitos no torno.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por maven Ver Post
                                                    Se fosse na Madeira dizia-te onde reparavas isso e ficava melhor ke nova por apenas €150.Já muitas foram reparadas lá recorrendo a casquilhos de Nylon feitos no torno.
                                                    Para que problema? coluna de direcção ou o barulho do cardan?
                                                    Cump

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O típico problema de em andamento fazer uma barulheira terrível na caixa de direcção. Especialmente quando o piso não é o melhor, tendo por vezes folgas.Segundo vi na ultima vez que fui a oficina com o GSI, aquilo consiste em retirar a caixa de direcção e depois desmontar, lá existem uns casquilhos em borracha(não tenho certeza) mas pareceu-me que fica a fazer de casquilho entre a carcaça da caixa e as ponteiras de direcção,e isso estraga-se muito fazendo com que as ponteiras batam na carcaça da caixa de direcção, isto foi o que pude apurar ao ver um pouco ao longe o trabalho. Depois eles lá na oficina pegaram num pedaço de Nylon branco aquele plástico duro e fizeram o casquilho no torno e depois encaixaram em vez do de borracha.Levou cerca de duas horas de trabalho e €150, já fizemos 45 mil kms desde então e está perfeito acabou-se o ruído e as folgas e até os pneus gastos por fora desapareceram.Sinceramente já me arrependo não ter visto mais de perto o trabalho,mas pelo que pude apurar consiste nisto que disse.Claro está que se for preciso eu passo lá um destes dias e peço ao mecânico uma coisa mais detalhada.
                                                      PS: Não sou mecânico apenas estou a descrever os factos tal como me foram dados.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por maven Ver Post
                                                        O típico problema de em andamento fazer uma barulheira terrível na caixa de direcção. Especialmente quando o piso não é o melhor, tendo por vezes folgas.Segundo vi na ultima vez que fui a oficina com o GSI, aquilo consiste em retirar a caixa de direcção e depois desmontar, lá existem uns casquilhos em borracha(não tenho certeza) mas pareceu-me que fica a fazer de casquilho entre a carcaça da caixa e as ponteiras de direcção,e isso estraga-se muito fazendo com que as ponteiras batam na carcaça da caixa de direcção, isto foi o que pude apurar ao ver um pouco ao longe o trabalho. Depois eles lá na oficina pegaram num pedaço de Nylon branco aquele plástico duro e fizeram o casquilho no torno e depois encaixaram em vez do de borracha.Levou cerca de duas horas de trabalho e €150, já fizemos 45 mil kms desde então e está perfeito acabou-se o ruído e as folgas e até os pneus gastos por fora desapareceram.Sinceramente já me arrependo não ter visto mais de perto o trabalho,mas pelo que pude apurar consiste nisto que disse.Claro está que se for preciso eu passo lá um destes dias e peço ao mecânico uma coisa mais detalhada.
                                                        PS: Não sou mecânico apenas estou a descrever os factos tal como me foram dados.
                                                        Sim! já e uma ajuda preciosa! entao o barulho (que parece vir de perto do volante) é a caixa de direcção... e o problema é fácil de resolver! o meu pai tem uma serralharia, com torno e tal... tenho de falar com um mecanico amigo para desmontar e ver se resolvemos isso!! porque o problema deve de ser mesmo esse!! incomoda um pouco o barulho... Brigadão pela boa ajuda!

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X