Da única vez que isso me aconteceu, ainda o carro estava em garantia, o cinto foi integralmente substituído por outro.
Não sei se haverá maneira de resolvermos isso "em casa". Só desforrando o pilar para ver se dá para fazer alguma coisa (lubrificar a mola se ela estiver visível?).
Além do pasmar da mola tens ainda a hipotese de haver prisão ou alta de lubrificação nos pontos de apoio do enrolador, costumam usar uma massa á base de silicone
eu resolvi o problema comprando um carro novo [}][}][}]
bem, não foi essa a razão para comprar um carro novo, mas o antigo tinha 5 anos e o cinto do condutor já não tinha força nenhuma, inadmissivel na minha opinião
eu resolvi o problema comprando um carro novo [}][}][}]
bem, não foi essa a razão para comprar um carro novo, mas o antigo tinha 5 anos e o cinto do condutor já não tinha força nenhuma, inadmissivel na minha opinião
puxa o cinto todo, pode estar mal enrolado e fica a prender;)
o nosso R21 ficava frequentemente assim. entao puxava-se o cinto todo e enrolava-se devagar para ele enrolar direito.
quando a mola finalmente perdeu força ao fim de uns 10 anos, trocou-se tudo e fez-se um "esquema" para evitar que o cinto nao enrolasse torto. nunca mais falhou nas nossas maos
Tenho o mesmo problema no clio. Também já pensei nisso e já me disseram que pode ser devido a humidades. Realmente depois de deixar o carro aberto ao sol (faço isso sempre que posso, poucas vezes), reparo que ficam a enrolar melhor mas nunca fica como dantes. Será que é possível substituir só as molas? Alguém sabe?
Cumprimentos
puxa o cinto todo, pode estar mal enrolado e fica a prender;)
o nosso R21 ficava frequentemente assim. entao puxava-se o cinto todo e enrolava-se devagar para ele enrolar direito.
quando a mola finalmente perdeu força ao fim de uns 10 anos, trocou-se tudo e fez-se um "esquema" para evitar que o cinto nao enrolasse torto. nunca mais falhou nas nossas maos
O meu tem 16 anos e a grande maioria das vezes enrola bem... Algumas delas o do passageiro costuma ficar a recolher lentamente, mas é só quando lhe dá na cabeça
O meu civic de 98 tá na mesma... O dispositivo que enrola o cinto tá uma lástima...Tenho de aliviar o peso do próprio cinto para que ele lá vá enrolando devagar... Se alguém souber uma solução para melhorar a saúde que diga que já somos uns quantos aqui!
embora não tendo a certeza,acho que o que faz prender os enroladores dos cintos tem a ver com o facto do proprio cinto estar ressequido e já ouvi dizer que se desmontarmos os cintos e os pusermos de molho(lavármos) com sonasol das lãs,eles voltam a ficar macios e a enrolar normalmente. eu nunca experimentei mas sei de quem já o fez com bons resultados.
Não fui eu que fiz mas informou-me quem fez o seguinte:
1. Desguarneceu a zona interior do pilar para ter acesso ao mecanismo enrolador
2. lubrificou o que estava visivel, o que não estava esqueçe pois se se desmonta compromete-se a segurança do sistema, pois a montar sobram peças.
3. se a lubrificação nao resolver: comprar novo ou usado.
NUNCA ESQUEÇER QUE ESTE É UM ORGÃO DE SEGURANÇA VITAL NO VEICULO.
DEIXAR DE LADO INVENÇÕES CASEIRAS É IMPERATIVO
Já vi essa da Ecotec e aquilo cheira a banha da cobra que tresanda.
Na altura até pode ajudar alguma coisa, mas o problema contínua lá, na mola.
Saliento que o cinto do meu já funciona há 25 anos, e força é coisa que não lhe falta.
Com o uso, muitos cintos acabam por ganhar 'garro' que vai causar esse tipo de problemas ao enrolar após o uso.
Lavar (e esfregar) com água quente com uma pinga de detergente da loiça costuma ser o remédio adequado.
Não conheço esse aerossol com nome de motor GM, mas se o princípio de atuação for o de remover o 'garro' então muito provavelmente irá funcionar também.
Comentário