Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vidro eléctrico Clio 1.9D

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vidro eléctrico Clio 1.9D

    Cumprimentos a todos!

    Possuo um Clio Van 1.9D.
    Há pouco tempo atrás, o vidro deixou de funcionar, ou melhor, deixou de descer, enquanto ouvia o motor do vidro a funcionar. Presumi que o vidro tivesse saído da calha. Há uns dias, enganei-me e carreguei no botão do vidro avariado e....surpresa!! o vidro trabalhava normalmente. Dois dias depois, desceu, deu um estalo deixou de funcionar.
    Pretendia reparar o mesmo, mas quando reparei o do outro lado (que também já avariou, gastei uma pipa de massa para uma coisa que me pa receu simples; mais de €250, na Renault.
    Queria comprar a peça e montar eu próprio; alguém sabe como se efectua esta operação? Pelo que me apercebi, eles apenas desmontaram o forro da porta, colocaram a calha e o motor no sítio do outro e ligaram 2 conectores eléctricos.

    Agradeço a vossa ajuda!

    Um Abraço!

    #2
    Vê este tópico... Mesmo a calhar para ti!

    http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=69909

    Comentário


      #3
      Obrigado Clio II !!

      Comentário


        #4
        Essa avaria não será devida à humidade? Eu tenho tb um clio comercial e o botão da porta do lado direito por vezes não funciona. à uns meses mandei limpar os estofos e então deixou mesmo de funcionar (pensei que tinha sido de vez). Abri o carro ao sol para arejar e ficou bom, até agora. A Renault quer é dinheiro, mas nós também...
        Cumprimentos e boa sorte para o clio

        Comentário


          #5
          Poderá ser da humidade, mas creio que poderá ser devido ao facto deste carro ter estado muito tempo parado. Quando veio para a minha mão começou a funcionar todos os dias e depois os vidros cederam.
          A peça na Renault custa cerca de €200, mais a mão de obra.
          Na concorrência custa €75....por isso queria ser eu a fazer a troca e como vi na outra vez a fazerem, achei que conseguia fazer

          Comentário


            #6
            Na substituição da peça não te posso ajudar mas não me parece que seja difícil. Se tens a certeza qual é a peça é uma questão de tirares o painel (antes de comprares a peça) e logo vês se a consegues substituir. Podes até tirar a avariada e se conseguires então compras a nova. O meu ainda não considero que seja avaria. Agora trabalha mas de vez em quando falha.
            Cumprimentos e boa sorte.
            citação:Originalmente colocada por hmcarvalho

            Poderá ser da humidade, mas creio que poderá ser devido ao facto deste carro ter estado muito tempo parado. Quando veio para a minha mão começou a funcionar todos os dias e depois os vidros cederam.
            A peça na Renault custa cerca de €200, mais a mão de obra.
            Na concorrência custa €75....por isso queria ser eu a fazer a troca e como vi na outra vez a fazerem, achei que conseguia fazer

            Comentário


              #7
              No manual não vem nada dos vidros eléctricos, mas eu vou desmanchar o painel e substituir a peça.Não deve ser difícil.

              Comentário


                #8
                Os elevadores dos vidros é habito darem alguns problemas nos clios II.

                O problema mais comum é a peça de plastico que liga o vidro ao elevador ceder e acabar por partir. Já me aconteceu na porta do passageiro, fui à concorrencia e montaram um elevador novo, que na altura acho que ficou na casa dos 100 euros.

                Se tens jeito para este tipo de trabahos e muita paciencia e alguem para te ajudar talvez consigas mudar isso. O maior problema nisso tudo é que tens que tirar quase tudo o que é borracha e plastico das portas e depois acertar o vidro com as calhas e o elevador.

                Mas se não estás para ter muito trabalho, passa por uma casa de vidros auto que eles mudam-te isso.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Vê este tópico... Mesmo a calhar para ti!

                  http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=69909

                  Bom dia

                  Desde já mereço uma pá de ouro

                  O vidro electrico do meu clio deixou de funcionar. Já desmontei a forra toda da porta mas não percebo o funcionamento do motor do vidro para o tentar arranjar. O motor funciona, mas tem para lá uns fios de aço que fazem parte do mecanismo. Se alguem me soubesse ilucidar acerca do modo de funcionamento do motor electrico talvez desse um jeito de o arrajar. Estava com esperanças quando vi este post mas o link não abre.
                  Qualquer ajuda era muito bem vinda!

                  Curmprimentos

                  Comentário


                    #10
                    Estive a olhar para aquilo e acho que já sei onde está o problema. Já agora deixo aqui umas fotos para ser mais explicito

                    Vista geral:


                    Estive a olhar para oi motor e parece-me que são os fios de aço que puxam o vidro para cima e para baixo. Assim sendo o motor tem uma roldana onde esse cabo fica enrolado (tipo fita métrica). Se o vidro estiver fechado o fio está esticado, se tiver aberto o fio fica enrolado nessa roldana (ou ao contrario, que ainda não pensei direito nesse aspecto). Pelas seguintes fotos parece-me que o fio não está a enrolar bem, logo o mecanismo não funciona convenientemente:




                    Esta minha teoria "maluca" até me parece fazer sentido, mas queria partilhar ideias com alguem que já tivesse feito algo parecido para saber se é isto ou não. Se for isto, como o motor funciona, bastará retirá-lo e enrolar a fita na roldana.

                    Cumprimentos

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por acca Ver Post
                      Bom dia

                      Desde já mereço uma pá de ouro

                      O vidro electrico do meu clio deixou de funcionar. Já desmontei a forra toda da porta mas não percebo o funcionamento do motor do vidro para o tentar arranjar. O motor funciona, mas tem para lá uns fios de aço que fazem parte do mecanismo. Se alguem me soubesse ilucidar acerca do modo de funcionamento do motor electrico talvez desse um jeito de o arrajar. Estava com esperanças quando vi este post mas o link não abre.
                      Qualquer ajuda era muito bem vinda!

                      Curmprimentos
                      Há uns kits baratos para reparar os elevadores. Se quiseres dou-te o contacto duma pessoa que os vende baratos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                        Há uns kits baratos para reparar os elevadores. Se quiseres dou-te o contacto duma pessoa que os vende baratos.
                        Não sabia que havia isso, se me desses o contacto desse vendedor agradecia. Já agora esses kits consistem exactamente no quê??

                        Cumprimentos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por acca Ver Post
                          Não sabia que havia isso, se me desses o contacto desse vendedor agradecia. Já agora esses kits consistem exactamente no quê??

                          Cumprimentos
                          Respondi por PM

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por acca Ver Post
                            Estive a olhar para aquilo e acho que já sei onde está o problema. Já agora deixo aqui umas fotos para ser mais explicito

                            Vista geral:


                            Estive a olhar para oi motor e parece-me que são os fios de aço que puxam o vidro para cima e para baixo. Assim sendo o motor tem uma roldana onde esse cabo fica enrolado (tipo fita métrica). Se o vidro estiver fechado o fio está esticado, se tiver aberto o fio fica enrolado nessa roldana (ou ao contrario, que ainda não pensei direito nesse aspecto). Pelas seguintes fotos parece-me que o fio não está a enrolar bem, logo o mecanismo não funciona convenientemente:




                            Esta minha teoria "maluca" até me parece fazer sentido, mas queria partilhar ideias com alguem que já tivesse feito algo parecido para saber se é isto ou não. Se for isto, como o motor funciona, bastará retirá-lo e enrolar a fita na roldana.

                            Cumprimentos
                            Já me aconteceu 2 vezes isso, reparei por 2.25€ hehe. Se for os cabos so precisas de ir a uma loja de motos ou bicicletas comprar 2 cabos de aço e um serra cabos. Agora não tenho tempo, estou no forum de passagem, mas amanha posso-te explicar por pormenores e com fotos (se ainda as tiver no outro pc) Dá um pouco de trabalho e não é propriamente facil, mas com jeito e paciencia tudo se faz.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                              Já me aconteceu 2 vezes isso, reparei por 2.25€ hehe. Se for os cabos so precisas de ir a uma loja de motos ou bicicletas comprar 2 cabos de aço e um serra cabos. Agora não tenho tempo, estou no forum de passagem, mas amanha posso-te explicar por pormenores e com fotos (se ainda as tiver no outro pc) Dá um pouco de trabalho e não é propriamente facil, mas com jeito e paciencia tudo se faz.
                              Bom dia

                              O motor funciona normalmente, os cabos é que não sei porquê sairam do sitio e não estão tracionados, pelo que o motor roda mas os cabos ficam a "dançar" e o vidro mal se meche. Tenho a porta sem o forro e hoje vou tentar mexer naquilo porque ate tenho um pouco de jeito para estas coisas
                              Mas agradecia muito se me conseguisses explicar o processo e algumas particularidades que não sejam tão obvias. É que mexer nisto assim ás escuras dá sempre um pouco de medo, mas não o vou por no mecanico sem antes tentar por mim, porque afinal de contas pior não pode ficar (a não ser que parta o vidro).

                              Obrigado

                              Comentário


                                #16
                                Na renault é um roubo, faz numa oficina que fica por metade do preço.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Otto Ver Post
                                  Na renault é um roubo, faz numa oficina que fica por metade do preço.
                                  Nunca me passou pela cabeça sequer levar um carro destes á marca, ainda me pediam o valor do carro pela reparação do vidro. Mas antes de o levar a uma oficina de rua vou tentar eu arranjar que gosto de mecher nestas coisas e ás vezes até as arranjo bem.

                                  Cumprimentos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Com estas poucas fotos não te consigo explicar a 100%, mas cá vai:

                                    - Primeiro tens que colocar o vidro nesta posição para ser mais fácil desencaixa-lo do elevador (tem um "freio" do lado de dentro, tens que o tirar, é só puxar) e tirar os 3 parafusos que seguram o motor e outros dois que esqueci-me de assinalar que seguram a calha por onde o vidro corre:

                                    Desencaixas a ficha que está agarrada ao motor, e depois de tudo desapertado com jeito consegues meter tirar o conjunto.

                                    - Desta parte não tenho foto, mas tens que abrir a parte plástica do mecanismo do motor, onde entram os cabos de aço, tem 3 parafusos, depois vais ter acesso a uma roda de teflon que é onde enrola e desenrola o cabo conforme o vidro sobe ou desce.

                                    - Agora vem a parte mais difícil. Depois de teres 2 cabos de aço (cabos de mudanças de bicicleta) e um serra cabos (quanto mais pequeno melhor), enrolas um dos cabos na roda teflon até estar preenchida (tem 2 ranhuras, uma para cada cabo), encaixas o outro cabo também na roda.
                                    Pedes ajuda a alguém para segurar os cabos na roda para não saírem/desenrolarem enquanto passas os cabos nas bichas pretas até a calha do elevador e apertas um cabo ao outro com o serra cabos de forma a que tenham mais ou menos o mesmo comprimento (podes-te regular pelos cabos velhos, caso fiquem com tamanhos muito diferentes vai fazer com que o vidro não abra ou não feche todo:


                                    Depois dos cabos pretos, já podes fechar a parte plástica do motor com os cabos la dentro, têm que ficar mesmo muito bem esticados.
                                    Por fim, falta encaixar a peça de teflon que encaixa no serra cabos (o serra cabos deve ser mais largo que a cabeça original do cabo, vais ter que alargar o buraco, eu fiz isso com uma chave de fendas velha, aquecendo-a no fogão e fui derretendo a peça até o serra cabos encaixar na perfeição:


                                    Há de ficar com este aspecto:


                                    Onde está assinalado a vermelho, são as molas que têm que ficar mesmo muito esticadas, pois o esforço do motor/cabos é algum ao subir e descer o vidro e se ficam um bocado laços os cabos vão logo à vida por enrolarem mal dentro do motor.

                                    Os pontos que não deves "falhar" são:
                                    - Cabos com o comprimento idêntico (caso contrário o vidro pode não abrir ou fechar por completo)
                                    - Cabos esticados ao máximo
                                    - Não trocar a posição dos cabos, se não ao subir vai descer e vice-versa!

                                    Depois é montar tudo na porta do carro e experimentar.

                                    Alguma duvida dispõe. Fica descansado que não é nada do outro mundo.

                                    Aconselho-te a comprar em vez de 2 cabos de aço, uns 4, caso alguma coisa corra mal vão logo os 2 à vida.

                                    Comentário


                                      #19
                                      FabioAbreu muito obrigado mesmo pelo tempo que perdes-te para me explicar tudo isto e fiquei muito mais esclarecido. Tenho apenas uma questão: Pelo que percebi tenho que tirar todo o conjunto, motor e calha e voltar a colocar tudo já montado certo? (parece-me que o espaço na porta para tudo entrar é muito apertado)
                                      Hoje que é ferido vou tirar toda a estrutura e ver o estado dos cabos e testar tudo com os cabos velhos, amanha compro os cabos novos e monto tudo.

                                      Mais uma vez obrigado pela disponibilidade!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                        FabioAbreu muito obrigado mesmo pelo tempo que perdes-te para me explicar tudo isto e fiquei muito mais esclarecido. Tenho apenas uma questão: Pelo que percebi tenho que tirar todo o conjunto, motor e calha e voltar a colocar tudo já montado certo? (parece-me que o espaço na porta para tudo entrar é muito apertado)
                                        Hoje que é ferido vou tirar toda a estrutura e ver o estado dos cabos e testar tudo com os cabos velhos, amanha compro os cabos novos e monto tudo.

                                        Mais uma vez obrigado pela disponibilidade!
                                        Exacto, tens que colocar tudo já montado. Os cabos/bichas são flexíveis, não é dificil de meter

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boa tarde

                                          Andei de volta daquilo tirei tudo, mas o problema é que uma peça de plastico (da parte de cima do carril) está partida, logo todo o conjunto desmontou-se. De qualquer das formas com os cabos antigos e com uma coisa que arranjei consegui por aquilo a mexer ( não abre e fecha todo devido ao que improvisei para agarrar os cabos). Vou comprar um kit de reparação e montar tudo para ficar com uma coisa como deve de ser, e assim já pratiquei e já sei como fazer tudo mais depressa.

                                          Obrigado!

                                          Comentário


                                            #22
                                            ha ok, sendo assim não terás aquele trabalho todo que te falei. A peça que se partiu é uma verde?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                              ha ok, sendo assim não terás aquele trabalho todo que te falei. A peça que se partiu é uma verde?
                                              Aquilo só tem peças brancas. O sistema tem um carril onde sobe e desce o vidro. A peça que se partiu foi a peça superior onde passa o cabo (é a que falta na parte de baixo da foto e que está presa no cabo). Ainda andei a enrolar lá uns fios e a por fita cola e aquilo sobe e desce sem o vidro, com o vidro não sobe tudo porque bate nesses fios e na fita cola, se fosse a peça inferior funcionava. Para andar a inventar coisas para meter lá e que depois com a utilização ainda partem ou riscam o vidro acho melhor comprar o kit e substituir, fico mais descançado. Mas seguindo o tutorial que fizes-te aquilo faz-se bem, o pior foi andar a enrolar os cabos de novo que estavam todos a abanar. Agora quando montar outra vez com a peça nova vai ser rápido. obrigado


                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                                Aquilo só tem peças brancas. O sistema tem um carril onde sobe e desce o vidro. A peça que se partiu foi a peça superior onde passa o cabo (é a que falta na parte de baixo da foto e que está presa no cabo). Ainda andei a enrolar lá uns fios e a por fita cola e aquilo sobe e desce sem o vidro, com o vidro não sobe tudo porque bate nesses fios e na fita cola, se fosse a peça inferior funcionava. Para andar a inventar coisas para meter lá e que depois com a utilização ainda partem ou riscam o vidro acho melhor comprar o kit e substituir, fico mais descançado. Mas seguindo o tutorial que fizes-te aquilo faz-se bem, o pior foi andar a enrolar os cabos de novo que estavam todos a abanar. Agora quando montar outra vez com a peça nova vai ser rápido. obrigado


                                                Haaa, ja percebi. O teu é ligeiramente diferente do meu, mesmo assim acho que a explicação servia no teu sistema, o funcionamento é o mesmo.

                                                Os teus cabos de aço já não estão nas melhores condições, já estão vincados, pode ser que com a peça nova fiquem novamente muito esticados e anule os vincos

                                                Aproveita para lubrificar tudo com wd40 nos cabos/bichas e massa consistente no carril.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                                  Haaa, ja percebi. O teu é ligeiramente diferente do meu, mesmo assim acho que a explicação servia no teu sistema, o funcionamento é o mesmo.

                                                  Os teus cabos de aço já não estão nas melhores condições, já estão vincados, pode ser que com a peça nova fiquem novamente muito esticados e anule os vincos

                                                  Aproveita para lubrificar tudo com wd40 nos cabos/bichas e massa consistente no carril.
                                                  Já chegou o KIT com os cabos e as peças, já montei tudo e está tudo a funcionar bem. Agora resta esperar para saber a longevidade do arranjo. Ainda deu um bocado de trabalho mas consegui montar tudo. Mais uma vez obrigado pela disponibilidade de fazeres um guia de montagem

                                                  Cumprimentos

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X