se a junta estiver queimada normalmente o carro sobreaquece!!!!!! mas acontece algumas vezes em que não aquece......todavia bebe o liquido refrigerante (quando não está queimada mas sim deteriorada), nest eultimo caso o oleo não se mistura com a água!
é melhor dizeres tu os sintomas descritos.......pode também ser uma fuga só............ou junta da colassa
Pode acontecer: aquecimento superior ao habitual (não necessariamente chegar à zona vermelha), gastar líquido (ou não), anticongelante misturar-se com o óleo e/ou vice-versa, podendo fazer café com leite ou apenas umas farripas de maionese detectáveis no vaso de expansão.
Isso quando a junta queima mesmo porque há outras que simplesmente vão envelhecendo, deixando de vedar entre os cilindros e o circuito de arrefecimento, provocando as tais farripas e nunca se chegando propriamente a queimar (temperaturas normais e nível constante de anticongelante e óleo).
Nesse caso podes andar assim até 30 mil km, isto se for um Rover 111. Só dá depois é uma pipa de horas para lavar bem todo o sistema de arrefecimento, bloco e cabeça.
Normalmente o teste de compressão dá para tirar as dúvidas ao haver um ou mais cilindros com muito baixa compressão relativamente ao esperado para esse motor em boas/normais condições. Alternativa: usar um aditivo no anticongelante que muda de côr na presença de hidrocarbonetos ou medir directamente a concentração nos vapores quentes no reservatório de expansão.
Teoricamente o anticongelante não tem HC portanto qualquer coisa superior a 10 ppm é de desconfiar, superior a 50 ppm não deixa qualquer dúvida sobre uma contaminação com gases da exaustão, venham eles pela junta ou por fissuras na cabeça ou até no bloco/camisas.
O que sei é que o vaso de expansão está a aparecer com lamas no fundo.
Há quantos anos esse sistema não é bem lavado? O anticongelante é de qualidade e tem sido mudado nos prazos previstos?
Eu cá começaria por lavar isso tudo muito bem de fio a pavio, lavar também o vaso de expansão, trocar a tampa, encher com água destilada, purgar, ligar o motor, deixar aquecer bem até ligar a ventoínha, confirmar que ela faz a temperatura descer para o normal, fazer um teste de estrada, deixar arrefecer bem, acertar o nível e andar assim umas duas semanas.
Ao fim desse tempo, lavar tudo novamente e então encher com a solução anticongelante adequada a esse motor.
A água desaparecer é que é pior porque a lama poderia ser só do envelhecimento do anticongelante.
A água também pode desaparecer por alguma fuga sem ser na junta, vê lá a bomba de água, a tampa do vaso de expansão que já não vede bem a essa pressão de funcionamento do circuito, além das eventuais fugas básicas em tubagem, ligações.
Não penses já o pior e lava bem isso tudo, troca a tampa, purgar isso muito bem de ar, faz um teste de pressão ao circuito de arrefecimento. Se o teste for inconclusivo (por vezes as bombas de água só perdem água quando estão em funcionamento e o motor bem quente), enquanto o sistema estiver pressurizado é ir tirando uma vela de cada vez para ver se há diminuição de pressão (aí é a junta), isto estou a considerar que estás a referir-te a um motor a gasolina... senão no diesel é mais complicado de tirar as velas.
Perda de Potencia (depende muito do grau de gravidade),
Aumento da temperatura (um pouco acima do normal),
Cor do oleo fica muito escuro a tender para preto (gazes de escape),
Cor do oleo tipo café com leite escuro (agua no oleo), nivel da agua desce
alguma quantidade de oleo na agua (oleo na agua), nivel do oleo desce
Cor das velas diferente (ver tabela de velas com fotos de sintomas)
Compressão nos cilindros menor
PS: Peço desculpa por alguma incorrecção, mas não sou mecanico
Quanto a fugas, segundo o dono, não se notam marcas disso. Ou seja, não tem visto o chão molhado.
É preciso uma fuga "muito" grande para deixar líquido no chão, mesmo algumas nas bombas de água (que então não deverá ser o caso desse, já que a bomba é relativamente nova) não se notam porque o líquido evapora rapidamente à temperatura a que aquela zona funciona.
Não é de perder de vista a ideia da junta, mas antes de abrir convém ter a certeza (até porque se trata de um motor diesel que sempre dá mais trabalho e fica mais dispendioso que num a gasolina equivalente): teste de pressão ao circuito e, se não se der com ela, teste de compressão.
Se nenhum mostrar nada, ainda há o aditivo ou o teste com a máquina de análise de gases no escape (neste caso a aspirar os vapores do vaso de expansão). Se passar nos 3 testes, é lavar e pôr ao fumeiro.
Se a agua começar a ficar com um tom acastanhado à partida a junta já estará podre.
Outro sintoma tipíco prende-se com o facto de o carro gastar água.
Experimenta no bocal encher de água até a cima com o motor a trabalhar, e espera uns minutos a fim de verificar se aparecem bolhas de ar. Se estas aparecerem frequentemente é provável que a junta esteja queimada.
Apalpai os tubos do radiador em frio. Para saber qual o seu tacto sem pressão. Por a trabalhar e ir verificando se vão ficando com pressão. Se ao acelerar a pressão aumenta, está a passar compressão pra água. Se a junta estiver queimada vão estar bem duros quando chegar aos 90º. Esses radiadores, num carro de 94 são de suspeitar. Com o teste de pressão se há fuga (p fora) logo se vai acusar. mete-o a 1 - 1.5 bar e logo alguma pinga se deve acusar. Olhar para o chão não é grande diagnóstico...
Falam tanto nas juntas que um gajo se vê obrigado a tirar mestrados e doutoramentos em juntas e depois, vai na volta, quase nunca se utiliza isso para proveito próprio mas sim para os outros que "não" têm problemas de juntas.
Falam tanto nas juntas que um gajo se vê obrigado a tirar mestrados e doutoramentos em juntas e depois, vai na volta, quase nunca se utiliza isso para proveito próprio mas sim para os outros que "não" têm problemas de juntas.
ao menos é um carro que "puxa" pelo seu dono, cultivando-o tecnicamente
No caso do meu primeiro sintoma foi a falta de força em subida... em zonas que subia na boa com 3ª tinha de reduzir para 2ª. Foi a tal "maionese" no vaso de expansão e bocadinhos de juntas a boiar LOL
depois do DL já nao vale a pena escrever mais nada neste tópico...
De certeza que há mais formas dela se manifestar, mas isto não pretende ser nenhuma tese de mestrado.
O Telmauto já se lembrou de mais uma ou duas: a pressão nos tubos de borracha. Pressão essa que fica retida num sistema razoavelmente estanque (se a tampa do reservatório não estiver totalmente estragada ou se não houver fissuras neste reservatório) e que se notará muito bem ao abrir a tampa ao fim de algumas horas com o motor já bem frio (em quente todos fazem um mais ou menos ligeiro ppfff).
Lembrei-me de outra coisa mais ou menos relacionada com isto: água dentro dos cilindros nem sempre tem que vir pela junta da cabeça ou por fissuras na cabeça/camisas. Alguns colectores de admissão são aquecidos pela água de "arrefecimento".
Entre o colector e a cabeça existe uma junta que pode falhar e permitir a fuga do líquido, seja para fora do motor (menos grave e vê-se bem) seja para dentro dos cilindros. De qualquer modo não há perda de compressão neste caso o que permite diferenciar isto de uma fuga pela junta da cabeça, onde normalmente existe também alguma perda de compressão.
A acrescentar o que disse o DL sobre o teste de compressão, uma pressão de compressão de dois cilindros consecutivos mais baixa e idêntica entre esses dois cilindros significa quase sempre junta queimada, com passagem de compressão entre esses dois cilindros. É muito frequente entre os dois cilindros do meio, onde a colaça pode ganhar mais empeno.
já que estamos com mão na massa, ontém pus essa hipotese de ter a colassa queimada.
quando comprei a minha clio eu e o meu pai metemos a carrinha no mecanico para mudar tudo. correias tubos bomba de agua... (já sabemos o que a casa gasta a nível de carros usados). passado uns tempos o ar da sofagem vinha frio mesmo posicionado a quente. o meu pai teve a brilhante ideia de meter anti congelante para desentupir o circuito e disse que em principio nao haveira problemas de os tubos rasgarem pois estes eram novos. a sofagem de facto ficou impecavel. o que não ficou impecável foi que a carrinha começou a perder agua.
um dia à noite fui a povoa de varzim pela AE e voltei, e quando deixei a minha vizinha em casa notei que tinha a carrinha a começar a sobre aquecer. como precaução andava com um garrafao de 5l de agua na carrinha e ela levou-me os 5l de agua ficando o deposito vazio. xeguei à minha garagem e vi que era um tubo desencaixado. tudo bem, encaixei o tubo, meti uma abraçadeira que não tinha e pensei ke nao iria ter mais problemas. pois enganei-me. estes dias vinha para celorico de basto (já um pouco tarde) e vim a puxar um pouco, quando me apercebo tenho a temperatura a subir quase aos 100ºC. parei de imediato e acrescentei agua.
ontem finalmente meto-me debaixo da carrinha para ver se dou com a fuga de agua e népia... o meu pai falou que poderia ser o motor...
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