Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida acerca de medidas de jantes

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida acerca de medidas de jantes

    Dúvida: eu tenho uns pneus 205/60R15. O diâmetro deles é de 627mm.
    Na lista de reprovações da IPO, diz que se usar jantes que não constem do livrete pode ser DESDE QUE O PNEU ESTEJA CONFORME.
    Ora para o pneu estar conforme, preciso que ele não ultrapasse os 5% de diâmetro do original, certo?

    Isso quer dizer que se eu meter uns 215/45R17 (625,3mm) tenho uma diferença de diâmetro dos pneus de menos de 1%!!!!

    Isto assim passa na IPO ou vou arranjar chatices?!?

    #2
    Não confirmei as tuas contas, mas é assim que se mede os 5% (diâmetro da roda).

    Tens é de ter em atenção que mesmo passando na inspecção, podes ser multado pela polícia na mesma.

    Aliás, apesar de passar na inspecção, vem anotado como deficiencia, pelo que se a polícia te pedir a folha da inspecção, é logo "chamado à atenção" pela anotação.

    Comentário


      #3
      Essas contas não me parecem estar bem.

      Como é que chegaste a esse resultado ??

      Comentário


        #4
        Eu penso que os tais 5% envolve todas as medidas do pneu, e não só do diâmetro. Alguém que confirme isto sff

        Comentário


          #5
          Penso que é só em relação aos pneus e não a jantes... Se mudas para 17'' e só tens averbado 15'' chumba.

          Além que mesmo que passe no IPO a policia multa na mesma.

          Comentário


            #6
            Bom, eu diria que para o pneu estar "conforme" tem mesmo que ser 205/60R15. A jante quando muito poderá variar na largura.

            Comentário


              #7
              Eu acho que o máximo que poderias fazer era isto:

              Passar de 205/60R15 para 215/55R15

              Comentário


                #8
                Passas com anotação, caso sejas parado pela PSP levas multa.

                Se quiseres os 205/55 R16 é só pedires à Peugeot, metes as jantes do V6 que são iguais às tuas mas em 16", para mim são as que melhor ficam no carro.

                Comentário


                  #9
                  Se o objectivo é manter o diâmetro - se forem à página http://www.pneubeato.com/velocidade.htm

                  podem verificar as diferenças e fazer as contas.

                  Nesta lista - http://royal.autopamplona.com/Lista-Alteracoes-IPO.jpg

                  Vem algumas alterações aprovadas e não aprovadas. Vem realmente a dizer que as jantes podem ser aprovadas caso o pneu continue conforme, ou seja, 5% dentro do diâmetro admitido.

                  Isto quer dizer que jogando com o perfil e aumentando a jante, posso manter o mesmo diâmetro de pneu, logo ser "legal" aos olhos das IPO's.

                  Logo, passando de uns 205/60R15 para uns 215/45R17 estaria legal pelo pneu estar dentro dos 5% de diâmetro de diferença permitidos.

                  ALguém me confirma isto?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bralmeidapt Ver Post
                    Se o objectivo é manter o diâmetro - se forem à página http://www.pneubeato.com/velocidade.htm

                    podem verificar as diferenças e fazer as contas.

                    Nesta lista - http://royal.autopamplona.com/Lista-Alteracoes-IPO.jpg

                    Vem algumas alterações aprovadas e não aprovadas. Vem realmente a dizer que as jantes podem ser aprovadas caso o pneu continue conforme, ou seja, 5% dentro do diâmetro admitido.

                    Isto quer dizer que jogando com o perfil e aumentando a jante, posso manter o mesmo diâmetro de pneu, logo ser "legal" aos olhos das IPO's.

                    Logo, passando de uns 205/60R15 para uns 215/45R17 estaria legal pelo pneu estar dentro dos 5% de diâmetro de diferença permitidos.

                    ALguém me confirma isto?
                    Segundo as minhas contas, essa medida estaria mesmo no limite do que é permitido.

                    No entanto, o melhor é ires a um centro de inspecção e perguntares, porque eles têm lá os valores que irão servir de padrão para medição em futuras inspecções.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bralmeidapt Ver Post
                      Se o objectivo é manter o diâmetro - se forem à página http://www.pneubeato.com/velocidade.htm

                      podem verificar as diferenças e fazer as contas.

                      Nesta lista - http://royal.autopamplona.com/Lista-Alteracoes-IPO.jpg

                      Vem algumas alterações aprovadas e não aprovadas. Vem realmente a dizer que as jantes podem ser aprovadas caso o pneu continue conforme, ou seja, 5% dentro do diâmetro admitido.

                      Isto quer dizer que jogando com o perfil e aumentando a jante, posso manter o mesmo diâmetro de pneu, logo ser "legal" aos olhos das IPO's.

                      Logo, passando de uns 205/60R15 para uns 215/45R17 estaria legal pelo pneu estar dentro dos 5% de diâmetro de diferença permitidos.

                      ALguém me confirma isto?
                      Não é assim que funciona.

                      Podem ser averbados no livrete pneus que não difiram mais de 5% em diâmetro dos originalmente aprovados. Para isso é necessária uma declaração da marca.

                      Na IPO é anotada deficiencia (grau 1) sempre que a medida não esteja no livrete (mesmo que dentro do limite de 5%).

                      Claro?

                      Comentário


                        #12
                        A proposito de homologações... alguém sabe se a opel passa homologações para se poder usar pneus 195/50 r15 em vez dos 185/55 r15??? Isto no Corsa!!! é que o preço dos pneus é quase metade!!!

                        Comentário


                          #13
                          A trampa é que (certas) marcas simplesmente não passam declarações seja qual for a justificação.... ainda estou para ver se eles chegam a ver a porcaria dos pedidos ou se tem logo o carimbo "não homolgado"....

                          Cambada de tristes....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bruno35720 Ver Post
                            A proposito de homologações... alguém sabe se a opel passa homologações para se poder usar pneus 195/50 r15 em vez dos 185/55 r15??? Isto no Corsa!!! é que o preço dos pneus é quase metade!!!
                            A mim disseram-me que não!
                            Mas eu coloquei na mesma.
                            Foi à inspecção em 2005 e o gajo avisou-me mas disse k não punha anotação.
                            Vamos ver este ano se passa tb sem anotação.
                            De qualquer maneira passa e até hoje nem sequer ainda fui mandado parar pela policia.
                            Mas sendo a multa de 120€ compensa. Aliás só a segurança extra que dá vale a pena pagar multa no pior dos casos!
                            E como tu próprio dizes é metade do preço e podes meter os F1 GSD3 que são simplesmente espectaculares!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bralmeidapt Ver Post
                              A trampa é que (certas) marcas simplesmente não passam declarações seja qual for a justificação.... ainda estou para ver se eles chegam a ver a porcaria dos pedidos ou se tem logo o carimbo "não homolgado"....

                              Cambada de tristes....
                              Não está homologado, eles tinham que abrir um novo processo de homologação para o teu carro na DGV para te autorizarem a usar as jantes 17"

                              Comentário


                                #16
                                E não é para isso que existe o Departamento de Homolgações da marca??
                                Ou é só para enfiar lá tachos de amigos dos filhos dos directores?!?

                                Comentário


                                  #17
                                  Pois, o problema é mesmo esse... Eles estão a perder uma oportunidade de negócio, imagina que te legalizavam a medida mediante o pagamento de €50 por exemplo, era dinheiro em caixa para eles!

                                  Mas aparentemente o departamento de homologações só mete meia duzia de medidas aquando a homologação do carro em Portugal, e o resto é "conversa".

                                  Comentário


                                    #18
                                    Palhaços pá.... este pessoal - depois admiram-se que o pessoal ande aí com jantes "ilegais" sem controlo nenhum e depois trocam-se para ir às IPO's...

                                    Cambada de otários

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X