Dúvida acerca de medidas de jantes

A mostrar resultados 1 para 18 de 18

Título: Dúvida acerca de medidas de jantes

Piloto de Provas de Perícia bralmeidapt's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito Dúvida acerca de medidas de jantes

Dúvida: eu tenho uns pneus 205/60R15. O diâmetro deles é de 627mm.
    Na lista de reprovações da IPO, diz que se usar jantes que não constem do livrete pode ser DESDE QUE O PNEU ESTEJA CONFORME.
    Ora para o pneu estar conforme, preciso que ele não ultrapasse os 5% de diâmetro do original, certo?

Isso quer dizer que se eu meter uns 215/45R17 (625,3mm) tenho uma diferença de diâmetro dos pneus de menos de 1%!!!!

Isto assim passa na IPO ou vou arranjar chatices?!?

Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    I'll see you on the Dark Side of the Moon

Por Defeito

Não confirmei as tuas contas, mas é assim que se mede os 5% (diâmetro da roda).

Tens é de ter em atenção que mesmo passando na inspecção, podes ser multado pela polícia na mesma.

Aliás, apesar de passar na inspecção, vem anotado como deficiencia, pelo que se a polícia te pedir a folha da inspecção, é logo "chamado à atenção" pela anotação.

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Essas contas não me parecem estar bem.

Como é que chegaste a esse resultado ??

Chefe de Equipa Diamondplus's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Eu penso que os tais 5% envolve todas as medidas do pneu, e não só do diâmetro. Alguém que confirme isto sff

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Penso que é só em relação aos pneus e não a jantes... Se mudas para 17'' e só tens averbado 15'' chumba.

Além que mesmo que passe no IPO a policia multa na mesma.

Piloto Veterano
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Bom, eu diria que para o pneu estar "conforme" tem mesmo que ser 205/60R15. A jante quando muito poderá variar na largura.

Chefe de Equipa Diamondplus's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Eu acho que o máximo que poderias fazer era isto:

Passar de 205/60R15 para 215/55R15

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Passas com anotação, caso sejas parado pela PSP levas multa.

Se quiseres os 205/55 R16 é só pedires à Peugeot, metes as jantes do V6 que são iguais às tuas mas em 16", para mim são as que melhor ficam no carro.

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Se o objectivo é manter o diâmetro - se forem à página http://www.pneubeato.com/velocidade.htm

podem verificar as diferenças e fazer as contas.

Nesta lista - http://royal.autopamplona.com/Lista-Alteracoes-IPO.jpg

Vem algumas alterações aprovadas e não aprovadas. Vem realmente a dizer que as jantes podem ser aprovadas caso o pneu continue conforme, ou seja, 5% dentro do diâmetro admitido.

Isto quer dizer que jogando com o perfil e aumentando a jante, posso manter o mesmo diâmetro de pneu, logo ser "legal" aos olhos das IPO's.

Logo, passando de uns 205/60R15 para uns 215/45R17 estaria legal pelo pneu estar dentro dos 5% de diâmetro de diferença permitidos.

ALguém me confirma isto?

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bralmeidapt Ver Post
    Se o objectivo é manter o diâmetro - se forem à página http://www.pneubeato.com/velocidade.htm

Vem algumas alterações aprovadas e não aprovadas. Vem realmente a dizer que as jantes podem ser aprovadas caso o pneu continue conforme, ou seja, 5% dentro do diâmetro admitido.

Isto quer dizer que jogando com o perfil e aumentando a jante, posso manter o mesmo diâmetro de pneu, logo ser "legal" aos olhos das IPO's.

Logo, passando de uns 205/60R15 para uns 215/45R17 estaria legal pelo pneu estar dentro dos 5% de diâmetro de diferença permitidos.

ALguém me confirma isto?
    Segundo as minhas contas, essa medida estaria mesmo no limite do que é permitido.

No entanto, o melhor é ires a um centro de inspecção e perguntares, porque eles têm lá os valores que irão servir de padrão para medição em futuras inspecções.

Piloto de Provas de Perícia D4Dpower's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

ALguém me confirma isto?
    Não é assim que funciona.

Podem ser averbados no livrete pneus que não difiram mais de 5% em diâmetro dos originalmente aprovados. Para isso é necessária uma declaração da marca.

Na IPO é anotada deficiencia (grau 1) sempre que a medida não esteja no livrete (mesmo que dentro do limite de 5%).

Claro?

Piloto de Testes bruno35720's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

A proposito de homologações... alguém sabe se a opel passa homologações para se poder usar pneus 195/50 r15 em vez dos 185/55 r15??? Isto no Corsa!!! é que o preço dos pneus é quase metade!!!

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

A trampa é que (certas) marcas simplesmente não passam declarações seja qual for a justificação.... ainda estou para ver se eles chegam a ver a porcaria dos pedidos ou se tem logo o carimbo "não homolgado"....

Cambada de tristes....

Banido Gugul's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bruno35720 Ver Post
    A proposito de homologações... alguém sabe se a opel passa homologações para se poder usar pneus 195/50 r15 em vez dos 185/55 r15??? Isto no Corsa!!! é que o preço dos pneus é quase metade!!!
    A mim disseram-me que não!
    Mas eu coloquei na mesma.
    Foi à inspecção em 2005 e o gajo avisou-me mas disse k não punha anotação.
    Vamos ver este ano se passa tb sem anotação.
    De qualquer maneira passa e até hoje nem sequer ainda fui mandado parar pela policia.
    Mas sendo a multa de 120€ compensa. Aliás só a segurança extra que dá vale a pena pagar multa no pior dos casos!
    E como tu próprio dizes é metade do preço e podes meter os F1 GSD3 que são simplesmente espectaculares!

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

A trampa é que (certas) marcas simplesmente não passam declarações seja qual for a justificação.... ainda estou para ver se eles chegam a ver a porcaria dos pedidos ou se tem logo o carimbo "não homolgado"....

Cambada de tristes....
    Não está homologado, eles tinham que abrir um novo processo de homologação para o teu carro na DGV para te autorizarem a usar as jantes 17"

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

E não é para isso que existe o Departamento de Homolgações da marca??
    Ou é só para enfiar lá tachos de amigos dos filhos dos directores?!?

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Pois, o problema é mesmo esse... Eles estão a perder uma oportunidade de negócio, imagina que te legalizavam a medida mediante o pagamento de €50 por exemplo, era dinheiro em caixa para eles!

Mas aparentemente o departamento de homologações só mete meia duzia de medidas aquando a homologação do carro em Portugal, e o resto é "conversa".

Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Palhaços pá.... este pessoal - depois admiram-se que o pessoal ande aí com jantes "ilegais" sem controlo nenhum e depois trocam-se para ir às IPO's...

Cambada de otários

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •