Dúvida acerca de medidas de jantes

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Título: Dúvida acerca de medidas de jantes

  1. #1
    Piloto de Provas de Perícia bralmeidapt's Avatar
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    Por Defeito Dúvida acerca de medidas de jantes

    Dúvida: eu tenho uns pneus 205/60R15. O diâmetro deles é de 627mm.
    Na lista de reprovações da IPO, diz que se usar jantes que não constem do livrete pode ser DESDE QUE O PNEU ESTEJA CONFORME.
    Ora para o pneu estar conforme, preciso que ele não ultrapasse os 5% de diâmetro do original, certo?

    Isso quer dizer que se eu meter uns 215/45R17 (625,3mm) tenho uma diferença de diâmetro dos pneus de menos de 1%!!!!

    Isto assim passa na IPO ou vou arranjar chatices?!?


  2. #2
    Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
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    Por Defeito

    Não confirmei as tuas contas, mas é assim que se mede os 5% (diâmetro da roda).

    Tens é de ter em atenção que mesmo passando na inspecção, podes ser multado pela polícia na mesma.

    Aliás, apesar de passar na inspecção, vem anotado como deficiencia, pelo que se a polícia te pedir a folha da inspecção, é logo "chamado à atenção" pela anotação.

  3. #3
    Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
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    Essas contas não me parecem estar bem.

    Como é que chegaste a esse resultado ??

  4. #4
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    Eu penso que os tais 5% envolve todas as medidas do pneu, e não só do diâmetro. Alguém que confirme isto sff

  5. #5
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    Penso que é só em relação aos pneus e não a jantes... Se mudas para 17'' e só tens averbado 15'' chumba.

    Além que mesmo que passe no IPO a policia multa na mesma.


  6. #6
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    Bom, eu diria que para o pneu estar "conforme" tem mesmo que ser 205/60R15. A jante quando muito poderá variar na largura.

  7. #7
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    Eu acho que o máximo que poderias fazer era isto:

    Passar de 205/60R15 para 215/55R15

  8. #8
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    Passas com anotação, caso sejas parado pela PSP levas multa.

    Se quiseres os 205/55 R16 é só pedires à Peugeot, metes as jantes do V6 que são iguais às tuas mas em 16", para mim são as que melhor ficam no carro.

  9. #9
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    Por Defeito

    Se o objectivo é manter o diâmetro - se forem à página http://www.pneubeato.com/velocidade.htm

    podem verificar as diferenças e fazer as contas.

    Nesta lista - http://royal.autopamplona.com/Lista-Alteracoes-IPO.jpg

    Vem algumas alterações aprovadas e não aprovadas. Vem realmente a dizer que as jantes podem ser aprovadas caso o pneu continue conforme, ou seja, 5% dentro do diâmetro admitido.

    Isto quer dizer que jogando com o perfil e aumentando a jante, posso manter o mesmo diâmetro de pneu, logo ser "legal" aos olhos das IPO's.

    Logo, passando de uns 205/60R15 para uns 215/45R17 estaria legal pelo pneu estar dentro dos 5% de diâmetro de diferença permitidos.

    ALguém me confirma isto?

  10. #10
    Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por bralmeidapt Ver Post
    Se o objectivo é manter o diâmetro - se forem à página http://www.pneubeato.com/velocidade.htm

    podem verificar as diferenças e fazer as contas.

    Nesta lista - http://royal.autopamplona.com/Lista-Alteracoes-IPO.jpg

    Vem algumas alterações aprovadas e não aprovadas. Vem realmente a dizer que as jantes podem ser aprovadas caso o pneu continue conforme, ou seja, 5% dentro do diâmetro admitido.

    Isto quer dizer que jogando com o perfil e aumentando a jante, posso manter o mesmo diâmetro de pneu, logo ser "legal" aos olhos das IPO's.

    Logo, passando de uns 205/60R15 para uns 215/45R17 estaria legal pelo pneu estar dentro dos 5% de diâmetro de diferença permitidos.

    ALguém me confirma isto?
    Segundo as minhas contas, essa medida estaria mesmo no limite do que é permitido.

    No entanto, o melhor é ires a um centro de inspecção e perguntares, porque eles têm lá os valores que irão servir de padrão para medição em futuras inspecções.

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por bralmeidapt Ver Post
    Se o objectivo é manter o diâmetro - se forem à página http://www.pneubeato.com/velocidade.htm

    podem verificar as diferenças e fazer as contas.

    Nesta lista - http://royal.autopamplona.com/Lista-Alteracoes-IPO.jpg

    Vem algumas alterações aprovadas e não aprovadas. Vem realmente a dizer que as jantes podem ser aprovadas caso o pneu continue conforme, ou seja, 5% dentro do diâmetro admitido.

    Isto quer dizer que jogando com o perfil e aumentando a jante, posso manter o mesmo diâmetro de pneu, logo ser "legal" aos olhos das IPO's.

    Logo, passando de uns 205/60R15 para uns 215/45R17 estaria legal pelo pneu estar dentro dos 5% de diâmetro de diferença permitidos.

    ALguém me confirma isto?
    Não é assim que funciona.

    Podem ser averbados no livrete pneus que não difiram mais de 5% em diâmetro dos originalmente aprovados. Para isso é necessária uma declaração da marca.

    Na IPO é anotada deficiencia (grau 1) sempre que a medida não esteja no livrete (mesmo que dentro do limite de 5%).

    Claro?

  12. #12
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    A proposito de homologações... alguém sabe se a opel passa homologações para se poder usar pneus 195/50 r15 em vez dos 185/55 r15??? Isto no Corsa!!! é que o preço dos pneus é quase metade!!!

  13. #13
    Piloto de Provas de Perícia bralmeidapt's Avatar
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    A trampa é que (certas) marcas simplesmente não passam declarações seja qual for a justificação.... ainda estou para ver se eles chegam a ver a porcaria dos pedidos ou se tem logo o carimbo "não homolgado"....

    Cambada de tristes....

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por bruno35720 Ver Post
    A proposito de homologações... alguém sabe se a opel passa homologações para se poder usar pneus 195/50 r15 em vez dos 185/55 r15??? Isto no Corsa!!! é que o preço dos pneus é quase metade!!!
    A mim disseram-me que não!
    Mas eu coloquei na mesma.
    Foi à inspecção em 2005 e o gajo avisou-me mas disse k não punha anotação.
    Vamos ver este ano se passa tb sem anotação.
    De qualquer maneira passa e até hoje nem sequer ainda fui mandado parar pela policia.
    Mas sendo a multa de 120€ compensa. Aliás só a segurança extra que dá vale a pena pagar multa no pior dos casos!
    E como tu próprio dizes é metade do preço e podes meter os F1 GSD3 que são simplesmente espectaculares!

  15. #15
    Piloto de Troféu
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    Citação Originalmente Colocado por bralmeidapt Ver Post
    A trampa é que (certas) marcas simplesmente não passam declarações seja qual for a justificação.... ainda estou para ver se eles chegam a ver a porcaria dos pedidos ou se tem logo o carimbo "não homolgado"....

    Cambada de tristes....
    Não está homologado, eles tinham que abrir um novo processo de homologação para o teu carro na DGV para te autorizarem a usar as jantes 17"

  16. #16
    Piloto de Provas de Perícia bralmeidapt's Avatar
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    E não é para isso que existe o Departamento de Homolgações da marca??
    Ou é só para enfiar lá tachos de amigos dos filhos dos directores?!?

  17. #17
    Piloto de Troféu
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    Por Defeito

    Pois, o problema é mesmo esse... Eles estão a perder uma oportunidade de negócio, imagina que te legalizavam a medida mediante o pagamento de €50 por exemplo, era dinheiro em caixa para eles!

    Mas aparentemente o departamento de homologações só mete meia duzia de medidas aquando a homologação do carro em Portugal, e o resto é "conversa".

  18. #18
    Piloto de Provas de Perícia bralmeidapt's Avatar
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    Palhaços pá.... este pessoal - depois admiram-se que o pessoal ande aí com jantes "ilegais" sem controlo nenhum e depois trocam-se para ir às IPO's...

    Cambada de otários

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