Sempre que tenho feito as mudas de pneus e a conselho da recauchutagem onde vou tenho seguido estes conselhos:
- No caso de rasgão ou de colisão, é necessário mudar o seu pneu, mesmo que não esteja desgastado, porque o risco do estouro é muito grande;
- Não pode trocar apenas um pneu, é necessário à montagem da mesma estrutura de pneus;
- Nunca deve pôr um pneu novo e um pneu desgastado sobre o mesmo eixo;
- Ponha os seus pneus novos no eixo traseiro porque um estouro na parte traseira é muito mais perigoso do que na dianteira;
- Assegure-se regularmente de que sua roda sobresselente está em condições de ser utilizada;
- Se tiver que mudar uma roda, procure um lugar onde não perturbe o trânsito;
- Se possível informe os outros automobilistas de que têm um pneu vazio, isso pode evitar-lhes um acidente!
A info acima encontra-se em http://www.norauto.pt/seguranca/9.htm
Contudo pessoalmente, e infelizmente, já me vi em ambas as situações de furos atrás e à frente nos pneus do carro e passo a explicitar:
- Tive um furo na roda de trás do lado do condutor, após ter passado em autoestrada uma junta de dilatação de uma ponte, onde o pneu quase imediatamente se desfez! Aqui a culpa foi minha, pois os pneus tinham poucos Km mas já tinham muito tempo de vida e o sol já tinha feito das suas na borracha (estava estalada). Por isso, a segurança de um pneu não depende apenas da expessura do "cardado", mas tb do respectivo tempo de vida.
Nesta situação, em particular, não senti qualquer falta de controlo no carro, e encostei sem problemas.
- Na situação do pneu da frente, numa via rápida, com um carro alugado pela firma onde trabalhei, rebentou-se-me o pneu da frente do lado do pendura. O carro subitamente ficou com a direcção pesadíssima e após perder a direcção do carro, tive de brecar e contrabrecar uma série de vezes, institivamente, recuperando o controlo do carro! Senti que tinha nascido outra vez!
Qualquer dia tenho de mudar dois pneus de um dos carros cá de casa! Sei que o devo fazer seguindo as regras, contudo, agora tenho uma má experiência que me diz para fazer o contrário!
Agradecia algumas das vossas opiniões, e que partilhassem algumas experiências do vosso senso comum. Pois, quem sabe, o que me aconteceu é a excepção à regra.
Cumps
- No caso de rasgão ou de colisão, é necessário mudar o seu pneu, mesmo que não esteja desgastado, porque o risco do estouro é muito grande;
- Não pode trocar apenas um pneu, é necessário à montagem da mesma estrutura de pneus;
- Nunca deve pôr um pneu novo e um pneu desgastado sobre o mesmo eixo;
- Ponha os seus pneus novos no eixo traseiro porque um estouro na parte traseira é muito mais perigoso do que na dianteira;
- Assegure-se regularmente de que sua roda sobresselente está em condições de ser utilizada;
- Se tiver que mudar uma roda, procure um lugar onde não perturbe o trânsito;
- Se possível informe os outros automobilistas de que têm um pneu vazio, isso pode evitar-lhes um acidente!
A info acima encontra-se em http://www.norauto.pt/seguranca/9.htm
Contudo pessoalmente, e infelizmente, já me vi em ambas as situações de furos atrás e à frente nos pneus do carro e passo a explicitar:
- Tive um furo na roda de trás do lado do condutor, após ter passado em autoestrada uma junta de dilatação de uma ponte, onde o pneu quase imediatamente se desfez! Aqui a culpa foi minha, pois os pneus tinham poucos Km mas já tinham muito tempo de vida e o sol já tinha feito das suas na borracha (estava estalada). Por isso, a segurança de um pneu não depende apenas da expessura do "cardado", mas tb do respectivo tempo de vida.
Nesta situação, em particular, não senti qualquer falta de controlo no carro, e encostei sem problemas.
- Na situação do pneu da frente, numa via rápida, com um carro alugado pela firma onde trabalhei, rebentou-se-me o pneu da frente do lado do pendura. O carro subitamente ficou com a direcção pesadíssima e após perder a direcção do carro, tive de brecar e contrabrecar uma série de vezes, institivamente, recuperando o controlo do carro! Senti que tinha nascido outra vez!
Qualquer dia tenho de mudar dois pneus de um dos carros cá de casa! Sei que o devo fazer seguindo as regras, contudo, agora tenho uma má experiência que me diz para fazer o contrário!
Agradecia algumas das vossas opiniões, e que partilhassem algumas experiências do vosso senso comum. Pois, quem sabe, o que me aconteceu é a excepção à regra.
Cumps
Comentário