Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida sobre a colocação de pneus novos atrás...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida sobre a colocação de pneus novos atrás...

    Sempre que tenho feito as mudas de pneus e a conselho da recauchutagem onde vou tenho seguido estes conselhos:
    - No caso de rasgão ou de colisão, é necessário mudar o seu pneu, mesmo que não esteja desgastado, porque o risco do estouro é muito grande;

    - Não pode trocar apenas um pneu, é necessário à montagem da mesma estrutura de pneus;

    - Nunca deve pôr um pneu novo e um pneu desgastado sobre o mesmo eixo;

    - Ponha os seus pneus novos no eixo traseiro porque um estouro na parte traseira é muito mais perigoso do que na dianteira;

    - Assegure-se regularmente de que sua roda sobresselente está em condições de ser utilizada;

    - Se tiver que mudar uma roda, procure um lugar onde não perturbe o trânsito;

    - Se possível informe os outros automobilistas de que têm um pneu vazio, isso pode evitar-lhes um acidente!

    A info acima encontra-se em http://www.norauto.pt/seguranca/9.htm

    Contudo pessoalmente, e infelizmente, já me vi em ambas as situações de furos atrás e à frente nos pneus do carro e passo a explicitar:

    - Tive um furo na roda de trás do lado do condutor, após ter passado em autoestrada uma junta de dilatação de uma ponte, onde o pneu quase imediatamente se desfez! Aqui a culpa foi minha, pois os pneus tinham poucos Km mas já tinham muito tempo de vida e o sol já tinha feito das suas na borracha (estava estalada). Por isso, a segurança de um pneu não depende apenas da expessura do "cardado", mas tb do respectivo tempo de vida.
    Nesta situação, em particular, não senti qualquer falta de controlo no carro, e encostei sem problemas.

    - Na situação do pneu da frente, numa via rápida, com um carro alugado pela firma onde trabalhei, rebentou-se-me o pneu da frente do lado do pendura. O carro subitamente ficou com a direcção pesadíssima e após perder a direcção do carro, tive de brecar e contrabrecar uma série de vezes, institivamente, recuperando o controlo do carro! Senti que tinha nascido outra vez!

    Qualquer dia tenho de mudar dois pneus de um dos carros cá de casa! Sei que o devo fazer seguindo as regras, contudo, agora tenho uma má experiência que me diz para fazer o contrário!

    Agradecia algumas das vossas opiniões, e que partilhassem algumas experiências do vosso senso comum. Pois, quem sabe, o que me aconteceu é a excepção à regra.

    Cumps
    Editado pela última vez por lights_on; 11 March 2007, 14:26.

    #2
    Aquela de ter os pneus melhores atrás nunca compreendi bem. Na minha opinião prefiro que o carro fuja de traseira (controlável) do que fuja de frente (nem sempre controlável). Já para não falar que a travagem é maioritariamente nas rodas da frente, e ter uns pneus mais gastos nesse eixo irá prolongar as distancias de travagem.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Nafs Ver Post
      Aquela de ter os pneus melhores atrás nunca compreendi bem. Na minha opinião prefiro que o carro fuja de traseira (controlável) do que fuja de frente (nem sempre controlável). Já para não falar que a travagem é maioritariamente nas rodas da frente, e ter uns pneus mais gastos nesse eixo irá prolongar as distancias de travagem.
      Pois eu sempre tive essas dúvidas, mas pronto, os profissionais é que sabem!
      Mas já sei, na próxima muda, se lhes contar o que me aconteceu e que quero os pneus novos à frente vou ser alvo de críticas.

      Cumps

      Comentário


        #4
        http://www.michelin.pt/pt/auto/auto_...b_pqr_neuf.jsp

        Porquê montar os pneus novos ou menos gastos atrás ?
        Independentemente de que o seu carro seja de tracção dianteira, traseira, ou 4x4, recomendamos montar os pneus novos ou menos gastos no eixo traseiro, para que obtenha uma maior segurança em caso de situações imprevistas e difíceis (travagem de emergência, curva fechada...) sobretudo em solo molhado.


        Numerosos testes demonstraram que é mais fácil controlar o eixo dianteiro do que o traseiro.

        Os pneus dianteiros desgastam-se em geral mais depressa do que os traseiros, principalmente nos carros de tracção dianteira, que representam a maioria dos veículos actuais.

        Pneus novos montados na frente :
        - O comportamento do carro se modifica, porque o equilíbrio FR/TR será invertido.
        O condutor, habituado com um carro com menos aderênccia na frente, será surpreeendido.
        - Numa estrada escorregadia, a traseira do veículo perderá a aderência antes da frente.
        O condutor não terá nenhuma possibilidade de controlar o eixo traseiro, e será tentado a reacelerar, o que amplificará o fenómeno de « peão ». Apenas um condutor muito experiente poderá sair desta situação perigosa...

        Pneus novos montados atrás :
        - O comportamento do veículo será similar ao que o condutor já conhecia antes da mudança de pneus, pois o equilíbrio de aderência será similar.
        - A aderência do eixo traseiro será melhor, e o condutor poderá controlar e guiar o veículo sem problemas, desacelerando e girando o volante no sentido da curva.

        Para limitar os riscos, a Michelin aconselha, que se montem os pneus novos ou menos gastos atrás, com o fim de se obter:
        - melhor aderência em curvas
        - uma maior segurança.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
          http://www.michelin.pt/pt/auto/auto_...b_pqr_neuf.jsp

          Porquê montar os pneus novos ou menos gastos atrás ?
          Independentemente de que o seu carro seja de tracção dianteira, traseira, ou 4x4, recomendamos montar os pneus novos ou menos gastos no eixo traseiro, para que obtenha uma maior segurança em caso de situações imprevistas e difíceis (travagem de emergência, curva fechada...) sobretudo em solo molhado.


          Numerosos testes demonstraram que é mais fácil controlar o eixo dianteiro do que o traseiro.

          Os pneus dianteiros desgastam-se em geral mais depressa do que os traseiros, principalmente nos carros de tracção dianteira, que representam a maioria dos veículos actuais.

          Pneus novos montados na frente :
          - O comportamento do carro se modifica, porque o equilíbrio FR/TR será invertido.
          O condutor, habituado com um carro com menos aderênccia na frente, será surpreeendido.
          - Numa estrada escorregadia, a traseira do veículo perderá a aderência antes da frente.
          O condutor não terá nenhuma possibilidade de controlar o eixo traseiro, e será tentado a reacelerar, o que amplificará o fenómeno de « peão ». Apenas um condutor muito experiente poderá sair desta situação perigosa...

          Pneus novos montados atrás :
          - O comportamento do veículo será similar ao que o condutor já conhecia antes da mudança de pneus, pois o equilíbrio de aderência será similar.
          - A aderência do eixo traseiro será melhor, e o condutor poderá controlar e guiar o veículo sem problemas, desacelerando e girando o volante no sentido da curva.

          Para limitar os riscos, a Michelin aconselha, que se montem os pneus novos ou menos gastos atrás, com o fim de se obter:
          - melhor aderência em curvas
          - uma maior segurança.
          Eu conheço esses conselhos e até concordo com eles, nas situações supracitadas (travagem de emergência,estrada molhada, aderência em curva). Agora numa situação extrema, como é o caso de um rebentamento de um pneu experimentei a situação inversa que não está de acordo com o que alegam!

          De qualquer forma como disse no 1º post a primeira situação foi por culpa minha, por andar com pneus de alguma idade, estalados do sol!
          E no carro alugado já há muito que lhe deviam pneus novos! Por isso mea culpa, e... sempre que alugarem um carro verifiquem o estado geral dos pneus!

          De qualquer forma a dúvida persiste no caso de rebentamento de um pneu, mesmo achando válidos os argumentos das marcas de pneus.

          Para mais info: o rebentamento do pneu atrás foi num mercedes 240 D de 1980 (tracção traseira).
          O rebentamento do pneu da frente foi num renault Clio de 2002.

          Comentário


            #6
            Continuo a preferir uma saída de traseira.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por lights_on Ver Post
              Eu conheço esses conselhos e até concordo com eles, nas situações supracitadas (travagem de emergência,estrada molhada, aderência em curva). Agora numa situação extrema, como é o caso de um rebentamento de um pneu experimentei a situação inversa que não está de acordo com o que alegam!
              nunca me rebentou um pneu, e considero tal acontecimento algo raro.
              já travagens de emergencia, em curva, etc etc, são coisas que podem acontecer todos os dias.

              qual preferes beneficiar?

              Comentário


                #8
                - Ponha os seus pneus novos no eixo traseiro porque um estouro na parte traseira é muito mais perigoso do que na dianteira;
                eu adoro estes conselhos inventados num bar qqr (so pode)

                entao e muito menos perigoso perder a direccao e (na maioria dos carros) a traccao...que nao perder nada?

                em relacao a "luta" entre pneus novos a frente ou atras, ja que muitos nao teem coragem de admitir que existem vantagens em AMBAS as coisas, que tal simplesmente TROCAR OS 4?
                vejam bem!
                trocar os pneus da frente pra tras a cada X kms e baratinho. ate se faz em casa para quem quer "perder" 30m. o desconto de comprar 4 pneus e MUITO MAIOR, compensando LARGAMENTE o levar o carro a uma casa de pneus a cada 10 ou 15mil kms pra trocar os pneus de lado (mais uma vez, em casa nao demora e e gratuito)

                os ganhos sao:
                um comportamento SEMPRE equilibrado (yep, um carro com 2 pneus novos e 2 velhos, seja onde estiverem, e smp pior neste campo)
                carteira mais recheada
                paz e sossego, sabendo que TUDO vai funcionar como devia, mesmo em situacoes de emergencia

                claro, tb se pode ESCOLHER ocultar estas vantagens e seguir a guerra, sempre com argumentos deveras interessantes

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                  nunca me rebentou um pneu, e considero tal acontecimento algo raro.
                  já travagens de emergencia, em curva, etc etc, são coisas que podem acontecer todos os dias.

                  qual preferes beneficiar?
                  Eu Acrescento :

                  Um Pneu tanto pode rebentar "novinho em folha", como por já estar a entregar a alma ao criador, por isso...

                  ...embora aqui se fale em colocar os pneus novos atrás, presumo que os que fiquem à frente estejam PELO MENOS em condições de circular LEGALMENTE.

                  Assim sendo, não podia concordar mais com o Luís Capelo.


                  Comentário


                    #10
                    Bem, sempre me dsseram k os melhores pneus se querem na frente...

                    Comentário


                      #11
                      Como o Eliselotus referiu a situação ideal será mudar os 4 pneus e julgo que não existe qualquer discussão nesse ponto.
                      O pormenor é o orçamento ditar sempre mais alto e depois vem a conversa dos pneus que ainda fazem mais uns, tantos, mil Kms. Que acaba por ditar a escolha de apenas 2 pneus.
                      Eu sei que, dependendo dos sítios, por vezes compram-se pneus novos e de boa marca ao preço de 2. Faz-me é mais confusão é quem compra pneus de carros estampados dessa europa fora, mas isso é um outro assunto para o tópico dos pneus.

                      Então em suma, e se não estou enganado com base nos posts aqui colocados:
                      - Situações mais comuns como: travagem de emergência,estrada molhada, aderência em curva - Colocar os novos atrás.
                      - Situação extrema de rebentamento de pneu - pneus novos à frente.
                      - Situação ideal - 4 pneus novos.
                      Conclusão para quem tem, apenas, orçamento para dois será seguir as indicações dos fabricantes. Já que estatísticamente as outras situações serão mais comuns de acontecer do que o rebentamento de um pneu...

                      Pelo menos esta é a minha interpretação.
                      Cumps

                      Comentário


                        #12
                        Então em suma, e se não estou enganado com base nos posts aqui colocados:
                        - Situações mais comuns como: travagem de emergência,estrada molhada, aderência em curva - Colocar os novos atrás.
                        - Situação extrema de rebentamento de pneu - pneus novos à frente.
                        - Situação ideal - 4 pneus novos.
                        essa das "situacoes mais comuns" tem muito que se lhe diga.
                        sabes qual vai acontecer? onde vai acontecer? como vais reagir?

                        algo tao simples como o numero de pessoas a bordo muda RADICALMENTE o comportamento de um veiculo. basta uma!
                        alias, o facto de levares uma pessoa a teu lado ou a mesma pessoa no banco de tras (ou ainda se vai atras de ti ou atras do banco do passageiro) altera MUITO a forma como o carro se comporta.
                        nao e so o fugir mais ou menos de frente, pode chegar ao ponto de o carro fugir de traseira de forma suave numa situacao e com um passageiro fugir incontrolavelmente de frente na mesma situacao.

                        a desculpa do orcamento e ridicula, porque trocar pneus 2 a 2 sai SEMPRE mais caro. trocando os 4 pneus, passa-se mais tempo entre trocas (permitindo poupar mais), mantem-se o nivel de seguranca o mais proximo do ideal possivel, e poupa-se dinheiro! eu so vejo vantagens.

                        Comentário


                          #13
                          Eu continuo a preferir meter os melhores pneus à frente e a passar os usados para trás, primeiro porque o meu carro é FWD (o que significa maior desgaste à frente), mas sobretudo porque receio a possibilidade de rebentar um pneu à frente resultando em consequencias que normalmente são desastrosas...

                          Comentário


                            #14
                            Os pneus novos devem ser colocados no eixo que provoca maior desgaste.

                            No eixo onde o desgaste dos pneus é mais intenso, é onde ocorrem maiores cargas (forças). O que provoca esse tal desgaste mais acentuado. Isto pode ser originado pelos seguintes factores:

                            - o eixo, é o eixo motriz
                            - o eixo, é o eixo direccional
                            - o peso é superior nesse eixo
                            - a força de travagem é superior nesse eixo.

                            Não me estou a lembrar de mais nada.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X