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temperaturas dos nossos motores

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    temperaturas dos nossos motores

    Com o primera e o corolla estava habituado ao ponteiro da temperatura parar a meio e não mais se mexer!

    mas com o xantia reparo que o ponteiro não pára mesmo! e já tinha reparado nisto noutros xantias em que andei e tive para comprar!

    O meu escort tambem nao estava com o ponteiro quieto!

    no manual do xantia, a respeito disto o que está escrito é o seguinte

    a nivel do oleo do motor (que vai do 0 ao 150º)

    "em condições de utilização duras(...) o ponteiro pode aproximar-se dos 150º (...)"

    e a nivel da temperatura da água (que vai dos 0º aos 110º)

    "Em tempo normal o ponteiro indica uma temperatura que pode atingir 100º (...)"



    No pouco que tenho andado com o xantia tenho reparado que a temperatura da água costuma andar baixa, estabilizando a meio nos 90º e baixando pouco dai e subindo!

    a temperatura do oleo costuma oscilar entre os 75º e os 90º conforme a ventoinha trabalha (80º é o meio)



    os vossos carros costumam andar em que temperaturas?

    #2
    Golf 4 e 5 sempre com ponteiro a meio, depois já não mexe mais.
    No rover 214 que andava o ponteiro nunca ficava a meio, parava sempre um pouco antes do meio... manias!

    Comentário


      #3
      mazda 90º (SEMPRE!!!)
      clio neste momento isntavel (problema de fuga de agua)
      seat 90º

      Comentário


        #4
        no 106 não tenho nrs mas costuma estar a 35/40% na temperatura do motor e 25/30% na temperatura do óleo!isto em condições normais,numa fila vãos os dois a 50% e memso 60%!!


        a do óleo chega aos 75/80% se andar acima das 6000 durante algum tempo!

        Comentário


          #5
          Fiat Stilo circula sempre com o ponteiro no meio (90º), em quaisquer condições...
          Reconheço que o motor tem uma boa capacidade de refrigeração, pois, por vezes, abuso um bocado e ele mantém-se rijo e hirto.

          Comentário


            #6
            pois, no meu xantia os 90º não são a meio! são acima

            Comentário


              #7
              O Barchetta costuma andar no meio, mas passa desse valor com alguma facilidade.

              Comentário


                #8
                o corsita 1.3 anda sempre nos 85. em situações de maior transito e paragens mais demoradas sobe até aos 90. mas se começar a andar desce imediatamente. é muito raro ligar a ventoinha!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bruno35720 Ver Post
                  o corsita 1.3 anda sempre nos 85. em situações de maior transito e paragens mais demoradas sobe até aos 90. mas se começar a andar desce imediatamente. é muito raro ligar a ventoinha!

                  a sério??

                  ou tu é que não ouves?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                    a sério??

                    ou tu é que não ouves?
                    só liga qd chega aos 90! mas como isso é muito raro acontecer!!!! é necessário estar muito tempo parado com o carro a trabalhar!

                    Comentário


                      #11
                      Dos 90º não passa.

                      Comentário


                        #12
                        O meu costuma andar a 80º ou abaixo disso em AE e em cidade. Com o A/C desligado só em cidade ou no pára-arranca é que ele sobe para os 90º e passa dai até ligar a ventoinha, apesar de eu não a ouvir mas o ponteiro baixa.

                        Comentário


                          #13
                          O Rover 45 demora uns 3-5 minutos a estabilizar ali 1 mm abaixo do meio do termómetro e dali não sai, faça sol ou chuva ande devagar ou depressa, ralenti ou 7.200 rpm. Acho que aquilo tem ali um íman e a agulha fica lá presa.

                          O 111 andava muito pelo meio do termómetro e não precisava de muito tempo ao ralenti ou de andar muito tempo "depressa" para se notar o ponteiro a subir, sem atingir níveis graves mas altito demais para o meu gosto e para o que eu conhecia dos 111.

                          De maneira que esse termostato foi substituído (e ainda lhe fiz um buraquito de 2 mm) tal como um tubo metálico que estava imensamente corroído tanto por fora (menos grave) como por dentro. Simultaneamente o carburador foi totalmente lavado e revisto, podendo ter ficado com a mistura um pouco mais rica que anteriormente, pelo que agora a temperatura de funcionamento raramente passa de 1/4 a 1/3 da escala... o que me leva a questionar sobre o estado de saúde da sonda de temperatura (que só serve para dar a informação ao termómetro que está no tablier, há outra para accionar a ventoínha se for necessário) e sobre a eventual riqueza excessiva da mistura, mas que não está a ser acompanhada por um consumo excessivo nem cheiros a gasolina.

                          Portanto vamos andando até mais ver... não vou mudar o sensor de temperatura porque já estou farto de anticongelantes e purgas e o caneco! A riqueza vai-se empobrecendo 1/2 volta no parafuso por mês (até ele começar a dar leves sinais de mistura pobre) e depois mede-se na IPO em Novembro.

                          Comentário


                            #14
                            Os Xantias acho que têm tendência para aquecer um bocado. Não é defeito, é feitio, e não te traz chatices. O 1.6i do meu pai sofria do mesmo mal. Um trajecto minimamente longo, mesmo não sendo no verão era suficiente para que a ventoinha ficasse ligada algum tempo depois de desligar o carro. No entanto, nos mais de 200.000 kms que fez, nunca teve problemas de sobreaquecimento. Já foste à oficina com o teu?

                            Comentário


                              #15
                              Alfa 156 SW 140 mjet nao passa dos 70º.... esta sempre entre o primeiro e o segundo traço. se andar a arder dificilmente vai ao segundo... nao sei se sera normal....

                              cumps

                              Comentário


                                #16
                                Por aqui, Clio III 1.2- Chega aos 90º e estabiliza

                                Comentário


                                  #17
                                  90º constante nunca sobe só baixa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Alfa 156SW Ver Post
                                    Alfa 156 SW 140 mjet nao passa dos 70º.... esta sempre entre o primeiro e o segundo traço. se andar a arder dificilmente vai ao segundo... nao sei se sera normal....

                                    cumps
                                    É perfeitamente normal o meu 1.9 jtd de 105cvs é igual ;)

                                    BTW, se for em filas passa dos 90 liga a ventoinha e volta aos 70.
                                    E vai continuando assim até começar a andar normalmente.

                                    Nos 90 andou no verão, quando estavam 40 graus e eu levava o AC ligado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Normalmente ponteiro instavel e sinal de problemas.
                                      Tinha um problema desses, andei anos enganado a pensar que era normal, tipico do carro... Acabei por descobrir que que tinha o termostato sempre aberto.

                                      Desde entao aquece depressa e anda sempre certinho.

                                      Comentário


                                        #20
                                        acho que o meu TF é um bocado quente....passa dos 90º na boa...acho eu!

                                        Comentário


                                          #21
                                          O meu corsa 1.5 D de 92 é tão raro disparar a ventoinha que quando foi preciso não disparou! por acaso estava a ver e não aconteceu nada. Avariou a ventoinha por falta de uso... Nem em trânsito ele aquece! demora uma eternidade a aquecer! e em viagem, o ponteiro está sempre no azul! e em trânsito, era preciso estar quase 1 hora no pára-arranca... E o engraçado é que quando vi que tinha avariado, estava a mostra-lo ao futuro dono! tinha dito ao homem que demorava muito a aquecer e que quando o ponteiro chegasse àquela posição, a ventoinha disparava, azar do caneco, não disparou e fiquei a saber! Claro está que o homem torceu o nariz e já não o vendi...mas entretanto foi resolvido o problema.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por homemdonorte Ver Post
                                            acho que o meu TF é um bocado quente....passa dos 90º na boa...acho eu!

                                            Isso é juntas.


                                            Quando for preciso mexer no anticongelante, seja por troca da bomba de água ou aquando da renovação do líquido, troca também o termostato e faz-lhe um furinho de 2 mm (basta um e não é preciso maior):




                                            Comentário


                                              #23
                                              DL porquê o furo?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
                                                DL porquê o furo?
                                                Em termos gerais, o furinho permite uma passagem de água permanente mesmo com o termostato fechado, o que ocasiona mais alguns (muito) poucos minutos até o motor atingir a sua temperatura ideal de funcionamento (o que é mau) mas, por outro lado, mantém algum fluxo de líquido mesmo em caso de avaria do termostato na posição de fechado, o que origina uma subida de temperatura mais lenta e dando assim mais tempo para que o condutor reaja à situação (ou não ).

                                                Em termos mais concretos, estes MGF e MG TF têm uma "grande" distância entre o radiador (à frente do carro) e o termostato (na entrada do motor, atrás) o que é susceptível, em determinadas condições de utilização (perfeitamente normais e banais), de provocar alguns choques térmicos entre a água fria vinda do radiador e a água quente em circulação no motor (o termostato abre e fecha mas tem a sua inércia térmica inerente). Esse furinho vai exactamente evitar ou diminuir esses choques térmicos que estão na origem de muitos problemas com as juntas da cabeça destes motores (nos F e TF).

                                                Há outras soluções mais avançadas tecnologicamente, mas esta (embora tendo o seu defeito) é quase de borla (fazer um furo com um berbequim...) e extremamente fácil e rápida.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vw golf 4:
                                                  - agua 90º e ponteiro nao mexe mais apesar de ja ter ouvido ventoinha

                                                  206 2.0hdi
                                                  - agua 90º (ponteiro mexe ligeiramente), aos 110 dispara a ventoinha
                                                  - oleo não me lembro...mas se apertar c ele sobe tb...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Audi A4 1.9TDI 110 de 1996:

                                                    Agua anda entre 82 graus e 95(afundo em AE em dias mto kentes)
                                                    Oleo entre 80 e 95graus na utilizaçao normal e ate aos 120 graus smp afundo (4500 para cima). Nunca vi passar dos 120 graus...

                                                    Nota: Tem outro turbo e sistema de injecçao de maior debito mais reprogramçao rondara os 170cv

                                                    Cumps

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Porra nunca pensei que alguns andassem a 120º

                                                      eu tava habituado com carros que mantêm no meio!

                                                      só que o primera varia em 10/15º a temperatura, faz me confusão, tou sempre a olhar pra lá a ver aquilo!

                                                      RiCkYLiNk ainda não, tive que entregar o seguro ao antigo dono, e tou á espera do meu para poder levá-lo para a oficina!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas... no corsa 1.5td que anda comigo (já com 274.000 km) o normal é andar nos 90º, embora se em AE se aperta um pouco mais ele (nas subidas, por exemplo) sobe para os 92.5º, 95º... que é quando liga a ventoinha, e depois desce logo! Já o frontera do meu pai (2.8tdi) bem podia ir para o deserto com ele ... o normal é a marca branca do mostrador e para sobir até ao meio do mostrador, que é mesmo muito raro, é preciso andar a 150km/h, no verão às 14h da tarde sob um sol escaldante e a subir, porque de outra forma... e o segredo é simples: o sistema de refrigeração é fantástico porque a ventoinha está sempre ligada (é mecânica, e não eléctrica ) e a água está sempre a correr...

                                                        Cumps

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                          Porra nunca pensei que alguns andassem a 120º

                                                          eu tava habituado com carros que mantêm no meio!

                                                          só que o primera varia em 10/15º a temperatura, faz me confusão, tou sempre a olhar pra lá a ver aquilo!

                                                          RiCkYLiNk ainda não, tive que entregar o seguro ao antigo dono, e tou á espera do meu para poder levá-lo para a oficina!

                                                          O meu ponteiro da temperatura tb oscila,tb me faz imensa confusão,mas o meu anda na casa dos 90 ºC e se for a subir e a puxar por ele chega-me quase aos 100ºC,se é que ñ atinge mesmo 100 ºC,perguntei ao mecânico e ele disse-me que era normal,e que trabalhava á temperatura normal,o carro é um citroen AX 1.5D.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mercedes 220 cdi

                                                            Boas
                                                            Sempre entre 70 e 8o graus. será avaria?

                                                            Comentário

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