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Que travões escolher?Help!

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    Que travões escolher?Help!

    Olá pessoal!
    Venho aqui pedir-vos ajuda para a escolha de uns discos e umas pastilhas para o meu corsa.
    O carro tem 121 mil km, e os discos ainda são os de origem.
    Quem me viu o carro, disse-me que mais dia menos dia teria que levar uns novos. Certo é que quando travo ainda não noto qualquer tipo de vibração nem nada. Porém à uns dias para cá quando travo suavemente em marcha mais lenta já oiço o chiar das pastilhas que também estão no fim.

    Com isto aproveito e mudo já os discos, ficando já despachado.
    Queria gastar o menos possível ( agora não há muitos euros, mas se os tivesse investiria bem mais na travagem, pois é o mais importante de um carro ).

    No entanto estava a numa coisa tipo "standard", uns típicos discos brembo com umas pastilhas ferodo e estava a andar, pior que o de origem não há de ficar, e mesmo de origem é questão de hábito. Claro que mesmo de origem este carro sempre foi conhecido por também travar mal é preciso dizer.

    Gostava de ouvir opiniões e conselhos sobre esta matéria, marcas, preços e essas coisas todas.
    Obrigado



    P.S. - Consigo comprar numa loja na net uns discos da marca ATE ranhurados e perfurados, ficando a um grande preço, recebi agora o mail da empresa. Como não posso fazer publicidade, se quiserem mandem-me PM que digo-vos o endereço. Fiquei parvo com o preço ( 68 euros + portes ), mas queria saber se esta marca não é ranhosa lol.
    Editado pela última vez por ; 18 March 2007, 21:05.

    #2
    Já tenho alguns preços, agora estou indeciso

    Bem, então venho aqui postar, o que postei num outro fórum, para ver se me podem ajudar, mesmo não tendo um Corsa, as marcas das coisas são iguais e consequentemente os materiais serão iguais, pelo que me podem dar a vossa opinião.

    "Boas pessoal! Já aqui tenho preços. Agora é decidir.

    Num lado ( desse site ) tenho os discos da ATE ranhurados e perfurados, que ficam em 68.2 euros.

    Noutro lado tenho uns discos normais da Brembo + pastilhas Textar +28% de desconto que fica em 66.32 euros.


    E agora que decidir...
    Num lado já tenho umas pastilhas boas, mas o disco é maciço, e com as duas cenas é que penso haver desconto. ( tenho de responder ao mail, a ver se me fazem 28% de desconto só nas pastilhas, mas a cena é que não sei bem da qualidade dos discos da ATE, como a seguir explico. Se mandasse vir os discos da ATE + estas textar fica-me tudo em 98 euros, caso façam á mesma os 28% só nas pastilhas).

    No outro lado tenho uns discos ranhurados e perfurados, se bem que relativamente à marca tenho um pouco de medo, pois andei a pesquisar em fóruns estrangeiros e muitas opiniões se dividiam quanto à qualidade dos ATE...

    Ainda estou à espera de mais orçamentos se bem que estes dois me parecem ser os mais tentadores.

    Venha de lá o vosso juízo, sendo que estou mais inclinado para a segunda hipótese...de 66,32 euros para 98 ainda vai alguma coisa...já me chega e sobra para os portes lol
    Obrigado pela vossa ajuda."

    Comentário


      #3
      Speedy

      O meu Corsa A (de março de 93 ) já usa o mesmo sistema de travagem do B com a diferença de os discos não serem ventilados.

      Se queres mesmo performance garantida posso dizer-te que o conjunto disco/pastilhas que mais saudade me deixaram, foi este:



      Uns TAR OX de 48 rasgos, os G88.

      The G88 is probably the best known of all TAR-OX discs and the most istantly recognisable with its multiple radial grooves on the braking surface of the discs. These grooves are designed to generate a turbine effect which dissipates heat build up, allowing the discs to run cooler and reducing the possibility of warping, vibration or cracking. All G88 discs are heat treated for strength, hand finished to ensure the smoothest possible braking surface and TÜV approved.

      Pena é o preço (pelo menos era á dez anos) que rondou os 28.000$00 (140€)

      http://www.tarox.com/english.html


      Usei isto em conjunto com umas Pastilhas Pagid
      E posso dizer que

      5* fiz mais de 120.000 kms, sempre com excelente performance em termos de travagem.

      Além de dissipar melhor o calor (devido aos rasgos) que se nota quando os travões começam a perder eficácia, tinha ainda a característica de gastar a pastilha de forma uniforme, dado que os sulcos "cortam" a superficie das pastilhas por igual, usei cerca de 3 jogos de pastilhas com estes discos, ainda os tentei rectificar mas em alguns lados os sulcos quase não existiam, e assim não justificava manter os discos.



      Usei os ATE Power disc que são os discos com sulcos, embora de boa performance não tem menos fulgor e eficácia dos TAR-OX, boa travagem mas menor resposta em uso intensivo.

      Duraram apróximadamente 100.000 kms, usei os ditos com Pastilhas Pagid também, aliás as pastilhas Pagid no meu entender são as que melhor se adaptam ao uso intensivo do 1.5 TD, excelente relação preço qualidade e uma durabilidade muito boa, (tentei ATE e embora boas acabam depressinha).


      Posteriormente (e dado que já não estou tão acelera ) passei a usar todo o material da PAGID, e estou 100% satisfeito.

      Contudo estou a pensar fazer em breve um Upgrade ao sistema de travagem e os discos VENTILADOS da TAR-OX estão na minha Mira.


      Espero ter ajudado.

      Nota final: O grupo Continental é detentor das seguintes marcas de sistemas de travagem: TEXTAR, PAGID, MINTEX, DON, COBREQ, COSID.
      Isto está tudo inserido no grupo TDM Friction

      http://www.tmdfriction.com/index.jsp

      Comentário


        #4
        Isto é que foi uma ajuda.

        Em relação aos discos acabei agora de os encomendar ( fiquei-me pelos ATE ), depois de ler o teu testemunho sobre eles. Já duas pessoas me tinham dito que eram bons, mas como ainda os estão a usar, não me souberam dizer nada acerca da sua durabilidade, claro que também tem a ver com o estilo de condução e sorte para não os lixar em qualquer pancada num buraco, o que em Portugal não é nada difícil de acontecer.

        É que devo-te dizer que mesmo após 10 anos o preço dos Tar-OX se mantém...parece que há coisas que não mudam muito. Por isso e tendo em conta a verba a investir, ultrapassa um bocado.
        Por outro lado como não sou muito acelera secalhar os Tar-ox seriam neste momento demais. Assim fico-me pela relação preço/durabilidade/qualidade.

        Quanto às pastilhas, já tinha ouvido falar nesse nome PAGID, apesar de nada saber acerca delas. Vejo então que são muito porreiras.
        Tenho em vista umas Textar (até já vi que pertencem ao grupo dessas, depreendo que a qualidade, não deve ser igual, mas também não deve fugir muito ) que me ficam a 25 e poucos euros (+ portes). No entanto só estou um pouco receoso em relação à durabilidade das mesmas.
        Onde é que normalmente compras as tais Pagid?

        Claro que a durabilidade também depende da condução de cada um de nós. No entanto, tenho no carro daquelas Ferodo ( normalíssimas que se vende em qualquer "hipermercado" ), e estão lá antes do carro ter feito 90 mil km. Vai com 121 mil e agora é que me estão a chiar um pouco quando travo suavemente a baixas velocidades. Sinceramente não sei avaliar se duraram pouco ou muito, pois nunca tive outras.
        Muito obrigado pelo testemunho e pela informação, que foram soberanos, diga-se.
        Cumps.

        Comentário


          #5
          Desculpa, só agora reli este tópico.

          Se quiseres eu digo-te onde podes arranjar as Pagid em Lisboa.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post

            Nota final: O grupo Continental é detentor das seguintes marcas de sistemas de travagem: TEXTAR, PAGID, MINTEX, DON, COBREQ, COSID.
            Isto está tudo inserido no grupo TDM Friction

            http://www.tmdfriction.com/index.jsp
            Acho que estás enganado.
            A marca de travões do grupo Continental é a ATE.

            Comentário


              #7
              Aqui há tempos também tive esse dilema, que travões escolher e dps de mt pesquisar marcas e suas caracteristicas optei pelos discos EBC sport = ventilados, ranhurados e perfurados (não passantes assim mantêm a sua resistência evitando o empeno) e pastilhas green stuff. 5* grande escolha, fiquei com uns travões excelentes, os melhores que já tive e quase nem sujam as jantes c aquele pó irritante! Recomendo! Outro aspecto, discordo de montar os discos marca x com as pastilhas marca y, visto que um é feito com base no outro e vice versa (caracteristicas, materiais, resistencias etc...) penso (e não sou o único) que a melhor eficácia é o conjunto! Cpts

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por xonix72 Ver Post
                discordo de montar os discos marca x com as pastilhas marca y, visto que um é feito com base no outro e vice versa (caracteristicas, materiais, resistencias etc...) penso (e não sou o único) que a melhor eficácia é o conjunto! Cpts
                Não discordes muito pois a maioria das marcas subcontrata o fabrico de pastilhas e discos...

                Ou seja, todas as marcas baratas são embaladores com uma estrutura de marketing e vendas. Depois compram os componentes conforme o preço e disponibilidade.

                Uma pastilha de travão, no caso das marcas baratas, é quase quase uma "commodity".

                Interessa sim saber se a marca equipa ou não modelos em novo ( se fornece sistemas completos de travagem aos fabricantes). E aí filtra-se logo. Por ex. a Bosch, ATE, antiga Lucas e equipam mercedes, BMW, porsche ou Audi ; as outras sonham em equipar de origem...

                O resto é quase tudo embaladores que compram para vender e por isso é indiferente a marca do disco ser X e da pastilha Y.
                Editado pela última vez por neoxic; 21 March 2007, 15:18.

                Comentário


                  #9
                  Aqui há tempos também tive esse dilema, que travões escolher e dps de mt pesquisar marcas e suas caracteristicas optei pelos discos EBC sport = ventilados, ranhurados e perfurados (não passantes assim mantêm a sua resistência evitando o empeno) e pastilhas green stuff. 5* grande escolha, fiquei com uns travões excelentes, os melhores que já tive e quase nem sujam as jantes c aquele pó irritante! Recomendo! Outro aspecto, discordo de montar os discos marca x com as pastilhas marca y, visto que um é feito com base no outro e vice versa (caracteristicas, materiais, resistencias etc...) penso (e não sou o único) que a melhor eficácia é o conjunto! Cpts
                  eu meti ebc red stuff com brembo max e até agora 5 estrelas!!
                  apenas necessitam de aquecer mais antes de fazer travagens fortes acima dos 150...
                  em relação ao pó tens toda a razão! fazem mto menos!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                    Desculpa, só agora reli este tópico.

                    Se quiseres eu digo-te onde podes arranjar as Pagid em Lisboa.


                    Já li a tua PM, e muito obrigado.
                    Se precisar de lá ir pergunto-te mais sobre o sítio.



                    Neoxix, Xonix72 e Filipe Dias desde já também agradeço a vossa ajuda.
                    Em relação aos discos, chegaram ontem aqui a minha casa, como disse anterioremente fiquei-me por uns mais baratos, os ATE que são ventilados ( 73 euros já em casa ). Andei a ver preços dos Tar-ox, Brembo Max, Eagle, EBC, e para a minha carteira eram muito caros...Secalhar seriam demais para o uso que eu lhes dou, mas por outro lado é como digo sempre, travões a mais nunca são demais.

                    As pastilhas, estou à espera da confirmação da loja. Ficam em 25 euros + portes, e são umas Textar ( são ali do mesmo grupo das PAGID, já vi o endereço que o Excalibur pôs e estão lá ). Só tenho é receio que se gastem depressa, mas nada como experimentar ( para o meu uso, que é pe leve devem durar lol É que basicamente o meu carro só anda em cidade...mas como eu conheço bem os sítios por onde ando a minha luta tem sido não usar tanto os travões...se por exemplo houver uma curva apertada, vou reduzindo antes, tentando não usar o travão loool É como o desafio dos consumos tentando sempre fazer menos ).

                    Se por acaso não obtiver resposta á minha confirmação tenho sempre a pneubeato, que pelo menos à uns meses, levei lá um amigo meu a comprar umas EBC greenstuff por 57 euros ( não sei se ainda será este preço )
                    E ainda tenho a hipótese que o Excalibur falou, as Pagid.
                    Cumprimentos.
                    Editado pela última vez por ; 21 March 2007, 14:40.

                    Comentário

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