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Ralenti alto e instavel! Xantia 2.0

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    Ralenti alto e instavel! Xantia 2.0

    Hoje fui dar uma volta com o xantia e aproveitei para (em segurança) puxar um pouco por ele, a ver os problemas etc, para depois quando por na oficina explicar ao mecanico!

    O ralenti está muito alto (1500/1700rpm) .......e quando puxo por ele um pouco, depois o ralenti em vez de ficar constante nas 1500/1700RPM fica instavel......subido até aos 2000Rpm e depois descendo para os 1500RPM!

    isto pode ser o que?

    já tenho umas ideias.....mas digam-me o que pensam!





    (sensor de ralenti?!)
    Editado pela última vez por PauloFVF; 17 March 2007, 16:01.

    #2
    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
    Hoje fui dar uma volta com o xantia e aproveitei para (em segurança) puxar um pouco por ele, a ver os problemas etc, para depois quando por na oficina explicar ao mecanico!

    O ralenti está muito alto (1500/1700rpm) .......e quando puxo por ele um pouco, depois o ralenti em vez de ficar constante nas 1500/1700RPM fica instavel......subido até aos 2000Rpm e depois descendo para os 1500RPM!

    isto pode ser o que?

    já tenho umas ideias.....mas digam-me o que pensam!





    (sensor de ralenti?!)
    Esse motor é um RFX (XU10J2C/Z) certo???

    Comentário


      #3
      Sim, em princípio será do actuador de ralenti ou do sensor de temperatura do líq. refrigeração.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
        Esse motor é um RFX (XU10J2C/Z) certo???

        exacto!

        alimentação Magnetti MARELLI I.A.W. 8P



        o sensor de ralenti é coisa pa quanto?? uns 100€ não?
        Editado pela última vez por PauloFVF; 17 March 2007, 16:11.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
          exacto!

          alimentação Magnetti MARELLI I.A.W. 8P
          Esquece o actuador de ralenti, isso gasta é uma válvula de controlo de ar de ralenti.., que condiciona a abertura da borboleta e deixar passar o ar necessário para fazer o regime de mínimo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
            Esquece o actuador de ralenti, isso gasta é uma válvula de controlo de ar de ralenti.., que condiciona a abertura da borboleta e deixar passar o ar necessário para fazer o regime de mínimo.

            ah é? e então.......será essa valvula que está "avariada"? ....nao fecha o que deveria fechar??

            que achas disso?(€€)

            tenho que ver se as reparações valem a pena!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
              ah é? e então.......será essa valvula que está "avariada"? ....nao fecha o que deveria fechar??

              que achas disso?(€€)

              tenho que ver se as reparações valem a pena!
              Esse motor não tem afinações, deverá estar essa válvula avariada. O ideal era descobrir um motor desses na sucata... porque essas peças são sempre caras na origem. Mas como sempre recomendo-te a ir à oficina primeiro para fazerem o diagnóstico e pedir um orçamento. Por vezes um tubo ou uma ficha provocam falhas e não necessáriamente uma peça avariada. Nada como mandar verificar o que se passa, o carro já tem uns anos e podem ter sucatado alguma coisa.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                Esse motor não tem afinações, deverá estar essa válvula avariada. O ideal era descobrir um motor desses na sucata... porque essas peças são sempre caras na origem. Mas como sempre recomendo-te a ir à oficina primeiro para fazerem o diagnóstico e pedir um orçamento. Por vezes um tubo ou uma ficha provocam falhas e não necessáriamente uma peça avariada. Nada como mandar verificar o que se passa, o carro já tem uns anos e podem ter sucatado alguma coisa.
                já tou a ver o que vai sair daqui.......

                (ai as saudades do primera )


                ainda por cima este motor 2.0i de 8v nao é muito comum ......pa encontrar peças na sucata pra isto vai ser bonito vai!

                Mas isso é assim tão caro na origem? ..... que degredo....


                obrigado pelas respostas

                Comentário


                  #9
                  Desmonta a válvula de ralenti e limpa por dentro com spray lubrificante. Aproveita e limpa também a borboleta de admissão.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Nafs Ver Post
                    Desmonta a válvula de ralenti e limpa por dentro com spray lubrificante. Aproveita e limpa também a borboleta de admissão.

                    Pois, eu conheço isso nos polos .....mas não sei proceder a essa limpeza!!!e penso que deve ser mais grave que isso, pois normalmente a sujidade só por si faz um ralenti inconstante......mas neste caso o ralenti não só é inconstante como também está sempre acelerado, e puxando pelo motor um pouco o ralenti ganha uma verdadeira vida própria !!

                    Comentário


                      #11
                      Não sejas mandrião. Pega nuns trapos limpos, papel de cozinha, WD-40, desmonta o corpo da borboleta e a válvula referida pelo Telmauto que faz o bypass à borboleta, limpas isso tudo até parecer novo e voltas a pôr tudo no sítio. Pode ser que melhore...

                      O consumo anda normal ou alto? Penso que o sensor de temperatura do líquido faria aumentar o consumo ao dar permanentemente informação de temperatura baixa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DL Ver Post
                        Não sejas mandrião. Pega nuns trapos limpos, papel de cozinha, WD-40, desmonta o corpo da borboleta e a válvula referida pelo Telmauto que faz o bypass à borboleta, limpas isso tudo até parecer novo e voltas a pôr tudo no sítio. Pode ser que melhore...

                        O consumo anda normal ou alto? Penso que o sensor de temperatura do líquido faria aumentar o consumo ao dar permanentemente informação de temperatura baixa.
                        mas é que eu não tenho conhecimentos práticos suficientes para fazer isso confiante!

                        há 2 semanas desmontei o carburador da mota para limpar, e depois já me faltavam peças (mas lá consegui)


                        e falta-me espaço iluminado! a minha garagem tem um défice de iluminação, e não me vou por no meio da columbano a mexer no xantia!


                        mas obrigadão pela força!

                        Comentário


                          #13
                          Então leva isso aí à Bosch ao teu lado (ainda agora venho daí ).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DL Ver Post
                            Então leva isso aí à Bosch ao teu lado (ainda agora venho daí ).

                            é apenas 3 portas ao lado da minha


                            mas queria arranjar logo tudo!!!! poli, ralenti e revisao!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                              é apenas 3 portas ao lado da minha


                              mas queria arranjar logo tudo!!!! poli, ralenti e revisao!
                              Já tens solução, apanhas aí o DL a jeito que ele leva-te à BOSCH e se calhar ainda te arranja lá um desconto...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                Já tens solução, apanhas aí o DL a jeito que ele leva-te à BOSCH e se calhar ainda te arranja lá um desconto...

                                bem pensado!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                  bem pensado!!!
                                  Era bom, mas não tenho nada a ver com a Bosch (ainda que não me importasse absolutamente nada, mas não é o caso...)

                                  Tu como vizinho (3 portas ao lado) até deves conseguir isso quase de borla... são duas bjecas e dois rissóis.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DL Ver Post
                                    Era bom, mas não tenho nada a ver com a Bosch (ainda que não me importasse absolutamente nada, mas não é o caso...)

                                    Tu como vizinho (3 portas ao lado) até deves conseguir isso quase de borla... são duas bjecas e dois rissóis.

                                    vamos a ver!

                                    Abraço

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                      Hoje fui dar uma volta com o xantia e aproveitei para (em segurança) puxar um pouco por ele, a ver os problemas etc, para depois quando por na oficina explicar ao mecanico!

                                      O ralenti está muito alto (1500/1700rpm) .......e quando puxo por ele um pouco, depois o ralenti em vez de ficar constante nas 1500/1700RPM fica instavel......subido até aos 2000Rpm e depois descendo para os 1500RPM!

                                      isto pode ser o que?

                                      já tenho umas ideias.....mas digam-me o que pensam!





                                      (sensor de ralenti?!)
                                      valvula de relantim avariada ou sensor sujo!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Vendeste o Primera? O Xantia não era para um amigo teu?

                                        Comentário

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