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Travões de disco - Componentes e modo de actuação

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    Travões de disco - Componentes e modo de actuação

    Ois pessoal,

    Alguém que perceba disto pode descrever os componentes de um travão de disco e como tudo actua?

    Já agora, as pinças são influenciadas pelo tamanho do disco, isto é, posso colocar pinças de um disco de 300 mm num de 270?

    Um abraço


    #2
    Em princípio não podes (ou poderás mas não deves! ), porque a pinça para discos maiores está concebida para albergar pastilhas maiores ou colocadas numa posição mais distante do centro dos cubos. Mesmo que fisicamente a pinça/pastilha maior possa funcionar com o disco mais pequeno, vai haver uma zona de cada pastilha que ficará fora do disco, diminuindo a eficiência da travagem (menos área de atrito).

    Comentário


      #3
      Regra nº 1 dos travões: não inventar.

      É um sistema de segurança e como tal é a vida das pessoas q está em jogo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
        Regra nº 1 dos travões: não inventar.

        É um sistema de segurança e como tal é a vida das pessoas q está em jogo.
        Há inventar e inventar. Montar o sistema de travões duma versão melhor equipada (de travões) do mesmo carro, não faz mal.

        Trocar os discos e pastilhas de origem por material "after market" (Brembo, Ferodo, OMP, Sparco, Green Stuff, etc...) também não faz mal.

        Mudar discos maciços para ventilados, razurados ou perfurados, não faz mal, desde que se mantenham as características (espessura, diâmetro, etc...).

        Meter um fluído DOT 4 ou DOT 5.1 também não faz mal, nem mudar os tubos de borracha para tubos em teflon e malha de aço.

        Comentário


          #5
          Meter um fluído DOT 4 ou DOT 5.1 também não faz mal, nem mudar os tubos de borracha para tubos em teflon e malha de aço.
          atenção que para carros mais antigos só se deve pôr Dot 5 se o veículo tiver os tais tubos de malha de aço, senão o desgaste dos tubos normais irá ser bastante superior!

          não se esqueçam que em muitos casos uma optimização da ventilação dos discos compensa mais do que a mudança dos componentes!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
            atenção que para carros mais antigos só se deve pôr Dot 5 se o veículo tiver os tais tubos de malha de aço, senão o desgaste dos tubos normais irá ser bastante superior!

            não se esqueçam que em muitos casos uma optimização da ventilação dos discos compensa mais do que a mudança dos componentes!
            Eu evito, simplesmente, o DOT 5 e vou logo para o 5.1
            Tirei o DOT 5 do meu vocabulário por ser o "manhoso" (à base de silicone). A única vantagem dele é não ser decapante (ou seja, não rebenta a pintura tudo como os outros).

            Comentário


              #7
              Eu evito, simplesmente, o DOT 5 e vou logo para o 5.1
              mas olha que o 5.1 tb é mais agressivo para os tubos de travão dos modelos mais antigos!
              quer para as bombas tb!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                Regra nº 1 dos travões: não inventar.

                É um sistema de segurança e como tal é a vida das pessoas q está em jogo.

                A minha ideia não é inventar. É melhorar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                  A minha ideia não é inventar. É melhorar.
                  Então e não dá para meter os discos de 30 cm? Com as respectivas pinças para os de 30 cm?

                  Comentário


                    #10
                    quando se muda o diametro dos discos também terá de ser mudado as pinças.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                      A minha ideia não é inventar. É melhorar.
                      Sou contra esse tipo de modificações essencialmente por causa da segurança. Sabes lá tu se a bomba tubagens válvulas (se existirem ) ou outros componentes estão dimensionados para aguentar? Hoje em dia os carros são feitos a poupar, e se eu (fabricante) conseguir meter um tubo de travão mais barato porque o sistema todo em si é mais fraquito, não vou colcar uma mais caro.


                      E depois um dia vendes o carro e o inocente vai comprar uma pastilhas ou mudar de discos. Gera-se logo uma confusão do arco da velha.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                        Sou contra esse tipo de modificações essencialmente por causa da segurança. Sabes lá tu se a bomba tubagens válvulas (se existirem ) ou outros componentes estão dimensionados para aguentar? Hoje em dia os carros são feitos a poupar, e se eu (fabricante) conseguir meter um tubo de travão mais barato porque o sistema todo em si é mais fraquito, não vou colcar uma mais caro.


                        E depois um dia vendes o carro e o inocente vai comprar uma pastilhas ou mudar de discos. Gera-se logo uma confusão do arco da velha.
                        Mas uma marca de peças "aftermarket" vai supostamente testar os seus produtos. Portanto se eles dizem que está homologado para o teu carro é porque suportam. Agora como tudo, depende da confiança que se tenha neles e no mecânico que vai fazer a operação, mas porra, não é para isso que lhes pagamos?

                        Comentário


                          #13
                          existem testes a pneus, a motores, a sistemas de som, etc etc. mas nunca vi um teste exaustivo a discos e pastilhas de travão, sendo estes componentes essenciais para a nossa segurança acho que já devia ter sido realizado por alguma revista da especialidade.Poderiam compararar por exp. os discos de origem a discos aftermarket tipo brembo, tarox, sparco e muitos outros. se é melhor em termos de travagem adquirir uns perfurados ou rasurados?? acho que nos discos impera ainda bastante ainda a questão estetica e não tanto a fiabilidade e durabilidade. eu pessoalmente gostaria de conhecer a fundo e com a devida fundamentação tecnica de quem sabe ( e não dos wanna bes) a melhor solução para a minha viatura.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nafs Ver Post
                            quando se muda o diametro dos discos também terá de ser mudado as pinças.
                            Nem por isso

                            O que não falta por aí são veículos com discos de diâmetros diferentes e os mesmos calipers.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por foo Ver Post
                              Mas uma marca de peças "aftermarket" vai supostamente testar os seus produtos. Portanto se eles dizem que está homologado para o teu carro é porque suportam.
                              Estavam bem lixados se experimentassem pastilhas e discos em todos os carros...

                              Em material aftermarket há sempre uma margem de incompatibilidade na ordem dos 5% ou mais dependendo da marca. Ou porque falta um gancho ou por a orelha é assim ou assado ou por causa de um pintelhésimo ali.

                              O preço continua a ser um bom indicador: quanto mais caro melhor.
                              Esqueçam pastilhas e discos baratos de marcas manhosas.

                              Por acaso não há comparativos mas é fácil distinguir uma boa pastilha de uma pastilha manhosa.

                              A 1º coisa a fazer é encostar uma à outra e ver se são planas. As pastilha manhosas normalmente não são pois o acabamento para "aplanar" custa dinheiro- A consequência é o desgaste prematuro do disco.

                              Despois é ver se há fissuras. Pastilhas manhosas têm fissuras bem visiveis e descontinuidades no "ferodo".

                              E depois é ver se o "ferrodo" passa para fora da placa metálica. Se isso acontecer estão na presença da pior ****** de pastilha que há ( a Textar tem pastilhas assim...).

                              Depois há casos em que a pastilha original ( ou mais cara no aftermarket) tem uma fita adesiva resistente a temperatura e a barata não tem nada. "Há e tal qd travo faz barulho". Ao q o mecânico responde "mas essa pastilha é para o seu carro..."

                              E muitas outras coisas.

                              Não sou especialista mas já tive alguma formação na área.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                Ois pessoal,

                                Alguém que perceba disto pode descrever os componentes de um travão de disco e como tudo actua?

                                Já agora, as pinças são influenciadas pelo tamanho do disco, isto é, posso colocar pinças de um disco de 300 mm num de 270?

                                Um abraço

                                Impossível...

                                Pincas e calcos (diferentes) dos discos de 300mm vão ficar a travar parcialmente fora dos discos de 270.
                                Também é só mais um par de discos, que não são assim tão caros...

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu acho que em alguns casos vale a pena alterar o sistema de travagem, desde que seja por algo que o construtor já tenha usado.

                                  Eu tive um clio I em que mandei trocar os discos e bombas pelos utilizados nos R5 GT Turbo e nos clios com discos ventilados.

                                  Ficou impecável (mais resistência à fadiga) e nunca mais deu problemas.

                                  Agora meter só as bombas e não trocar os discos... ...eu não fazia.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não dá!
                                    Pincas, calços e discos têm de ser todos compatíveis.

                                    Comentário


                                      #19
                                      mas já vi por discos maiores com as pinças de origem!

                                      num 300zx! e o resultado não foi mau de todo!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                        mas já vi por discos maiores com as pinças de origem!

                                        num 300zx! e o resultado não foi mau de todo!
                                        É porque as pinças já eram sobredimensionadas. Os discos tÊm de cabar dentro das pinças, e tão simples quanto isso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Tó Zé Ver Post
                                          É porque as pinças já eram sobredimensionadas. Os discos tÊm de cabar dentro das pinças, e tão simples quanto isso.
                                          Só é viável se houver calços maiores (adequados aos novos discos) que sejam compatíveis com as pinças...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                            Só é viável se houver calços maiores (adequados aos novos discos) que sejam compatíveis com as pinças...
                                            Exacto, faltou mencionar isso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              É porque as pinças já eram sobredimensionadas. Os discos tÊm de cabar dentro das pinças, e tão simples quanto isso.
                                              o que aconteceu foi que a pinção não consegue "apanhar" toda a superfície do disco!
                                              mas está a funcionar bem! sem problemas e realmente com melhor capacidade de arrefecimento!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                o que aconteceu foi que a pinção não consegue "apanhar" toda a superfície do disco!
                                                mas está a funcionar bem! sem problemas e realmente com melhor capacidade de arrefecimento!
                                                Os calços não conseguem apanhar toda a superfície do disco e quanto ao arrefecimento... dá é para empenar mais facilmente, porque uma parte do disco está mais fria.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                  o que aconteceu foi que a pinção não consegue "apanhar" toda a superfície do disco!
                                                  mas está a funcionar bem! sem problemas e realmente com melhor capacidade de arrefecimento!
                                                  Não sei é como é que o disco cabe dentro da pinça!!!


                                                  Mas só o facto do calço não abranger todo o diâmetro do disco já me faz impressão.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Os calços não conseguem apanhar toda a superfície do disco e quanto ao arrefecimento... dá é para empenar mais facilmente, porque uma parte do disco está mais fria.
                                                    peço imensa desculpa, mas o carro é para um utilização intensiva (Track Days) e tem-se portado mto bem!

                                                    Não sei é como é que o disco cabe dentro da pinça!!!
                                                    porque é que não haveria de caber?
                                                    a espessura é a mesma o diâmetro é que é diferente!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                      peço imensa desculpa, mas o carro é para um utilização intensiva (Track Days) e tem-se portado mto bem!



                                                      porque é que não haveria de caber?
                                                      a espessura é a mesma o diâmetro é que é diferente!
                                                      Pois...explica lá como é que cabe...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                        Sou contra esse tipo de modificações essencialmente por causa da segurança. Sabes lá tu se a bomba tubagens válvulas (se existirem ) ou outros componentes estão dimensionados para aguentar? Hoje em dia os carros são feitos a poupar, e se eu (fabricante) conseguir meter um tubo de travão mais barato porque o sistema todo em si é mais fraquito, não vou colcar uma mais caro.


                                                        E depois um dia vendes o carro e o inocente vai comprar uma pastilhas ou mudar de discos. Gera-se logo uma confusão do arco da velha.

                                                        A minha ideia era meter o sistema de travagem do 156 GTA. O carro é praticamente o mesmo em termos de estrutura.

                                                        Não faço conta de vender o meu carro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                                          Impossível...

                                                          Pincas e calcos (diferentes) dos discos de 300mm vão ficar a travar parcialmente fora dos discos de 270.
                                                          Também é só mais um par de discos, que não são assim tão caros...
                                                          Man não preciso trocar também outras coisas? Já ouvi falar de êmbolos....


                                                          Por isso pedi que descrevessem todos os componentes dos travões de disco.

                                                          Acho que o meu 156 beneficiaria de uma capacidade de travagem superior, mas sobretudo, mais resistência à fadiga.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Vê aí como funcemina: http://auto.howstuffworks.com/brake3.htm


                                                            Os êmbolos estão dentro das pinças. No fundo são os êmbolos que são empurrados pelo "óleo", que por sua vez empurram as pastilhas de encontro aos discos.

                                                            Esta é uma pinça (neste caso apenas com um êmbolo de cada lado, poderia ter 2, 3, 4, etc.):


                                                            As pinças estão ainda ligadas ao carro (braço da direcção) pelos respectivos suportes (ou "carriers"), portanto nessa troca de pinças e discos há que confirmar se se podem utilizar os teus carriers ou se as novas pinças vêm já completas com os respectivos carriers.

                                                            Os discos terão que ser os adequados a essas pinças e as pastilhas serão as adequadas às pinças e discos, sem mais outras invenções. Convém perguntar se será necessário substituir a actual bomba central dos travões por outro modelo com maior débito ou mesmo a do GTA, porque muito provavelmente irá ser necessário mais óleo para fazer actuar essas pinças novas (os êmbolos, mais propriamente) e a actual bomba poderá não ter caudal suficiente ou então implicar um maior curso de pedal (que poderá não ser do teu total agrado).

                                                            Comentário

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