Toda a gente sabe que com o passar do tempo e das lavagens, as jantes vão perdendo o brilho...
Que produtos usar para lhes devolver o brilho?
Eu diria antes que, muita gente que não sabe como lavar bem as jantes....
Inevitavelmente, tal como tudo o resto, as jantes tb são sujeitas a desgaste. Mas se bem mantidas, o bom aspecto perdura por muito tempo.
O que não se deve fazer, é optar pelos económicos limpa-jantes que se vê por aí em qq prateleira... Parecem eficazes, pois é. Mas o ácido da sua composição acaba por deixar as jantes baças, estragar o acabamento das pinças dos travões etc etc.
Respondendo à pergunta: Para se lhes devolver o brilho, terá-se inevitavelmente que se polir as jantes. Um aplicador ou pano turco de algodão com um polish tipo o da Einszett, o Paint Polish, deve ser o bastante para melhorar bastante o aspecto.
Para a manutenção, pode-se optar por uma limpa-jantes não-ácido como os da Einszett, havendo o normal e o USA mais suave. Ou então selar as jantes com um selante para jantes como o da Poorboys, e lavá-las apenas com agua e shampoo.
Como se sabe se é ácido ou não?
Por exemplo, os da ARBO, são ácidos? Qual a tua opinião?
Se tiveres maneira de analisar o PH...
Claro que o não-ácido náo deve ser levado à letra. O que me refiro é ao "quão" ácido
O Einszett USA é mais suave, mais direccionado para o mercado norte-americano. O normal é um pouco mais ácido, mas ainda a léguas de outros que se encontram por aí facilmente em hipermercados.
Eu sei, por experiência própria Quando lavava os carros em centros de lavagens tipo elefante, aplicava limpa-jantes tipo Redex's, Holts... ARBO por acaso acho que não. Resultado: Em menos de nada as jantes perderam brilho, e o acabamento das pinças dos travões foi
Depois passei para os Einszett, e agora só mesmo quando "o rei faz anos", quando renovo o selante, pq entretanto, basta shampoo e o ferodo sai com a maior das facilidade
Petroleo Simples... evitar deitar na borracha dos pneus... deixar atuar durante uns minutos e tudo o que é mancha de oleo ou sugidade dos calços desaparece. Mas se deixar acumular muita sujidade durante muito tempo a tarefa ja se torna mais dificil... Ja experimentei produtos especificos para a limpeza de jantes e nada superou o petroleo... Ja me falarem em cilitbang mas penso que pode danificar a tinta da jante...
Petroleo Simples... evitar deitar na borracha dos pneus... deixar atuar durante uns minutos e tudo o que é mancha de oleo ou sugidade dos calços desaparece. Mas se deixar acumular muita sujidade durante muito tempo a tarefa ja se torna mais dificil... Ja experimentei produtos especificos para a limpeza de jantes e nada superou o petroleo... Ja me falarem em cilitbang mas penso que pode danificar a tinta da jante...
Entao as minhas jantes sao mesmo especiais, porque nunca tive problemas! Mesmo os produtos de limpeza sao á base de derivados de petroleo, e mais uso na parte inferior das portas, embaladeiras e parte dos guardalamas, para retirar marcas de alcatrao... O meu carro esta prestes a fazer 10anos tem a pintura de origem e quase o mesmo brilho de quando o comprei...10anos é normal ter algum desgaste. E na agua que lavo o carro ás vezes deito um pouco de petroleo, no final da lavagem nao ha manchas nem alcatroes agarrados á pintura!
Eu diria antes que, muita gente que não sabe como lavar bem as jantes....
Inevitavelmente, tal como tudo o resto, as jantes tb são sujeitas a desgaste. Mas se bem mantidas, o bom aspecto perdura por muito tempo.
O que não se deve fazer, é optar pelos económicos limpa-jantes que se vê por aí em qq prateleira... Parecem eficazes, pois é. Mas o ácido da sua composição acaba por deixar as jantes baças, estragar o acabamento das pinças dos travões etc etc.
Respondendo à pergunta: Para se lhes devolver o brilho, terá-se inevitavelmente que se polir as jantes. Um aplicador ou pano turco de algodão com um polish tipo o da Einszett, o Paint Polish, deve ser o bastante para melhorar bastante o aspecto.
Para a manutenção, pode-se optar por uma limpa-jantes não-ácido como os da Einszett, havendo o normal e o USA mais suave. Ou então selar as jantes com um selante para jantes como o da Poorboys, e lavá-las apenas com agua e shampoo.
Está tudo dito
A opção de selar as jantes é a melhor. São muito mais simples de limpar depois.
Entao as minhas jantes sao mesmo especiais, porque nunca tive problemas! Mesmo os produtos de limpeza sao á base de derivados de petroleo, e mais uso na parte inferior das portas, embaladeiras e parte dos guardalamas, para retirar marcas de alcatrao... O meu carro esta prestes a fazer 10anos tem a pintura de origem e quase o mesmo brilho de quando o comprei...10anos é normal ter algum desgaste. E na agua que lavo o carro ás vezes deito um pouco de petroleo, no final da lavagem nao ha manchas nem alcatroes agarrados á pintura!
O meu tem 4, o do meu pai 5 quase a fazer 6, e... a pintura está melhor que quando nova pelo menos no que toca a brilho e transparência, pq os riscos e pequenos toques, esses são inevitáveis
Anyway, eu só dou conselhos a quem pretende mesmo ter bons resultados e começar a dar por melhor empregue o seu tempo bem como os €uros.
Entao as minhas jantes sao mesmo especiais, porque nunca tive problemas! Mesmo os produtos de limpeza sao á base de derivados de petroleo, e mais uso na parte inferior das portas, embaladeiras e parte dos guardalamas, para retirar marcas de alcatrao... O meu carro esta prestes a fazer 10anos tem a pintura de origem e quase o mesmo brilho de quando o comprei...10anos é normal ter algum desgaste. E na agua que lavo o carro ás vezes deito um pouco de petroleo, no final da lavagem nao ha manchas nem alcatroes agarrados á pintura!
O nível de exigência e a forma como vemos um pintura ou uma jante varia de pessoa para pessoa, ou seja, para alguns o carro está impecável, como deve ser o seu caso, mas se alguém que conhece minimamente o que é detalhe automóvel o vir e analisar a sua pintura não vai ter com toda a certeza a mesma opinião.
peguei no detergente da velha da cozinha para tirar gorduras e as minhas jantes ficaram um espetaclo e detergente do minipreço
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O que referi atrás aplica-se neste exemplo. Para si, as jantes ficaram boas, há que respeitar isso, é verdade que melhoraram bastante, mas para mim e para muitos estão apenas satisfatórias.
Editado pela última vez por pag; 29 December 2010, 01:48.
Um tira gorduras bem potente e que faz milagres, que se encontra à venda em qualquer supermercado por 1,60€. As minhas jantes nunca morreram por causa disto.
O Felgen é bom. O da Mothers também. Mais um ou outro, sempre com baixa acidez.
No meu caso já nem isso uso. Quando andei de volta de detalhar o carro, tirei as jantes, dei um polimento (foi soft que não me apetecia muito e as jantes já estão cheias de quincadas dos passeios que só reparando e voltando a pintar)
Mas o que aconselho mesmo é selar com o Poorboys Wheel Sealant.
Agora simplesmente lavo as jantes com o shampoo do carro (antes de lavar o carro) normalmente.
Toda a gente sabe que com o passar do tempo e das lavagens, as jantes vão perdendo o brilho...
Que produtos usar para lhes devolver o brilho?
Devolver o brilho às jantes não significa mais nada do que lhe dar uma aparência superficial cuja finalidade é esconder o seu real estado e dar-lhe uma falsa aparência muito pouco duradoura.
A melhor receita que existe é manter - anualmente - a pintura em dia e para isso há que mandar repintar as jantes e desta feita com tinta de alto brilho (brilho directo) como já referi noutro tópico. Isentem-se de passar verniz já que o mesmo irá ficar mais degradado com o calor da própria rodagem e cujo aspecto não será nada agradável ao fim de uns tempos.
NOTA - Cuidado com os produtos de polimento usados. Uma parte de bons utilizadores desconhece que se houver depósito acidental nos discos de travão e/ou pastilhas poderá originar um sobreaquecimento destes componentes e originará uma travagem inadequada.
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