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Repros... Pq nao de origem?

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    Repros... Pq nao de origem?

    Pois devia estar com pouco que fazer e fiquei com uma dúvida existencial, as repros...

    Cada vez mais em portugal se verifica que as pessoas apostam nas repros, e os ingredientes são invariavelmente os mesmos:

    - Mais potência
    - Mais binário
    - Melhor utilidade
    - Menor consumo

    Pois se hoje em dia é possível sacar da net uma reprogramação qq e meter o carro melhor em praticamente todos os aspectos então porque é que as empresas de carros gastam milhões de euros em especialistas e desenvolvimentos e depois um tipo com uma garagem de esquina consegue fazer melhor?!?

    Rapidamente cheguei a duas respostas.
    A primeira, mais directa, será a fiabilidade do carro em si. Mas sendo que mtas repros nem sequer aumentam em mto a potência acho que podemos por instantes deixar essa ideia de lado (isto ignorando aqueles casos ridículos de ter 320d com 350cv e 1.4tdis com 250...).

    A segunda iluminação que tive apontou-me para a questão das emissões poluentes. E dai parte uma nova dissertação. Se qdo compramos um carro temos de pagar imposto sobre uma dada componente ambiental então o facto de se ir poluir mais devia ser ilegal?!?

    Quais são as vossas opiniões? Serão os tipos das marcas uns tótos? Ou será que qq repro vai ou estragar o carro ou então nao cumprir as normas de poluição?

    #2
    Acho que os engenheiros das marcas estão looooonge de serem uns tótós.

    Eles têm é que cumprir um sem nº de normas e objectivos de um caderno de encargos, para os quais os fabricantes dessas repros estão-se marimbando.

    A saber, e entre outros:
    Fiabilidade, custos de manutenção e de utilização, longevidade, produto e tipo de utilização a que se destina esse motor, poluição, ruído, etc, etc, etc...

    Depois vêm os tipos das repros e dão cabo de todo aquele equilíbrio que deu tanto trabalho a conseguir.

    Mas isto sou eu que digo, porque gosto de dizer coisas... abraço.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por voa_baixinho Ver Post
      Acho que os engenheiros das marcas estão looooonge de serem uns tótós.

      Eles têm é que cumprir um sem nº de normas e objectivos de um caderno de encargos, para os quais os fabricantes dessas repros estão-se marimbando.

      A saber, e entre outros:
      Fiabilidade, custos de manutenção e de utilização, longevidade, produto e tipo de utilização a que se destina esse motor, poluição, ruído, etc, etc, etc...

      Depois vêm os tipos das repros e dão cabo de todo aquele equilíbrio que deu tanto trabalho a conseguir.

      Mas isto sou eu que digo, porque gosto de dizer coisas... abraço.
      Concordo. Simplificadamente, é o que se passa nos gráficos:



      Pode não se notar bem devido ao valor das grandezas não estar muito bem feito mas o que se passa é que o gráfico com a Repro, torna-se menos homogéneo. Isto é tanto mais acentuado quanto maior o aumento de potência.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Bodygard Ver Post
        Concordo. Simplificadamente, é o que se passa nos gráficos:



        Pode não se notar bem devido ao valor das grandezas não estar muito bem feito mas o que se passa é que o gráfico com a Repro, torna-se menos homogéneo. Isto é tanto mais acentuado quanto maior o aumento de potência.
        Nem mais...
        As minhas palavras trocadas por imagens.
        Bom trabalho.

        Comentário


          #5
          Os carros são projectados de forma a cumprirem um rol enorme de regras e requisitos seguindo rigorosos critérios de projecto. Uma repro vai alterar alguns dos requisitos e critérios. Na minha opinião, essa alteração conduz a um desgaste precoce do carro. Certamente que aumentam as emissões de poluentes. Quando um carro está reprogramado, começa mais cedo ou mais tarde a lançar umas nuvenzinhas negras que certamente não são oxigénio.

          Um exemplo de desgaste pode ser por exemplo uma embraiagem que não está preparada para o aumento de potência da repro... Não deixa de ser uma peça q irá chegar ao fim de vida mais rapidamente...

          Comentário


            #6
            A resposta é simples, na marca é no minimo uns 1000euros, numa empresa particular é 450e com garantia

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Portachaves Ver Post
              Um exemplo de desgaste pode ser por exemplo uma embraiagem que não está preparada para o aumento de potência da repro... Não deixa de ser uma peça q irá chegar ao fim de vida mais rapidamente...

              Nem mais. Dou-te o exemplo do meu carro, que é provavelmente o mais mexido a nível de repros (o meu está de origem). Seat Ibiza tdi 130.

              Segundo dados oficiais, a embraiagem está preparada para suportar um binário de 350Nm. Ora a maioria dos Ibizas que andam aí com repro, têm sempre mais: 390, 400Nm...
              A embraiagem aguenta na maior parte dos casos mas nota-se logo em situações críticas (pedal a fundo) que mais tarde ou mais cedo começa a patinar. Patinar significa desgaste maior, além do desgaste normal que já tem.
              O mais engraçado é que existem casas e pessoas que fazem repros que dizem que até 400 a caixa aguenta na boa sem qualquer problema...é só meia verdade, o resto fica para contar

              Comentário


                #8
                Por isso há chipadores e há aqueles que são competentes, agora cada um opta

                Um repro pode colocar o carro mais a nosso gosto, mais forte em baixas por exemplo. Até pode-se conseguir reduzir o consumo.

                Se for uma repro light não há rzão para a mecanica não aguentar

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                  Por isso há chipadores e há aqueles que são competentes, agora cada um opta

                  Um repro pode colocar o carro mais a nosso gosto, mais forte em baixas por exemplo. Até pode-se conseguir reduzir o consumo.

                  Se for uma repro light não há rzão para a mecanica não aguentar
                  o que chamas uma repro light?
                  eu por exemplo tenho uma mondeo de 130 cv e ate gostava de a por ai com 150 cv ja vi em portugal que é posivel agora a minha pergunta isso é uma repro light? ou so se eu fosse para 300 cv é que seria uma repro a serio??

                  Comentário


                    #10
                    e um pouco mais complexo.

                    qualquer pessoa que trabalhe numa marca sabe que a mais de 20 anos que se consegue sacar, sem problemas, 1000cv de um 1.5turbo. entretanto evoluiu-se "qualquer coisa" em materiais e tecnologia, hoje em dia e perfeitamente possivel fazer um carro DE ESTRADA com essas caracteristicas!

                    uma repro, light ou heavy, tem que ser bem feita para dar bom resultado. isso nao esta ao alcance de muitos, por mais fama que tenham.

                    quem anda metido com atmosfericos sabe perfeitamente que uma repro nao da grandes resultados em termos de potencia maxima, so que o carro passa a ser MUITO mais rapido! e a tal diferenca entre a potencia/binario maximos (que muitos assumem serem constantes e omnipresentes) e uma curva de potencia e de binario.
                    alias, o que nao falta prai sao casos de carros que PERDEM POTENCIA numa repro! onde ja se viu alguem reprogramar o carro, gastar 100 ou 200contos, e no fim o carro perde potencia? ok, esta MUITO mais rapido onde o dono precisa, mas isso nao se reflecte na conversa de cafe...

                    quanto a fiabilidade, basta o carro ser tratado por quem sabe que a fiabilidade esta assegurada. nao se ve pelos cavalos no final da repro...

                    Comentário


                      #11
                      A Todas as respostas já dadas, acrescento mais uma razão, talvez a que mais pesará na decisão da marca, ao nível de custos de desenvolvimento e a médio / longo prazo na vida de um motor :

                      - A possibilidade de Evolução das motorizações, sem grandes "Custos".

                      Isto é, um Motor, assim como todo o veículo em geral, é concebido de forma a "acolher" futuras actualizações...

                      ...por isso um motor de 2.0 l, com 130 cv, está apto desde o seu lançamento para um ou dois Upgrades, de forma a dar ânimo, quer à motorização quer ao veículo que a usa.


                      Daí "essa facilidade" de "qualquer Zé da esquina", com um pc, poder "mexer" no motor...as capacidades já lé estão, mas escondidas...

                      ...no entanto, nos casos extremos, tipo os motores M da BMW e outros, as coisas já piam mais fino, pois esses motores, já estão concebidos, "quase" no seu melhor, dentro das características pretendidas pela marca.

                      Por esta razão se vê que os "preparadores" com versões concorrentes aos M, tipo Schnitzer, ou Alpina, por norma não usam o mesmo motor de base, mas vão buscar um outro, metem-lhe uns turbos e pronto, já está...

                      ...porque estragar o que está bem não vale a pena.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Sun Ver Post
                        A Todas as respostas já dadas, acrescento mais uma razão, talvez a que mais pesará na decisão da marca, ao nível de custos de desenvolvimento e a médio / longo prazo na vida de um motor :

                        - A possibilidade de Evolução das motorizações, sem grandes "Custos".

                        Isto é, um Motor, assim como todo o veículo em geral, é concebido de forma a "acolher" futuras actualizações...

                        ...por isso um motor de 2.0 l, com 130 cv, está apto desde o seu lançamento para um ou dois Upgrades, de forma a dar ânimo, quer à motorização quer ao veículo que a usa.


                        Daí "essa facilidade" de "qualquer Zé da esquina", com um pc, poder "mexer" no motor...as capacidades já lé estão, mas escondidas...

                        ...no entanto, nos casos extremos, tipo os motores M da BMW e outros, as coisas já piam mais fino, pois esses motores, já estão concebidos, "quase" no seu melhor, dentro das características pretendidas pela marca.

                        Por esta razão se vê que os "preparadores" com versões concorrentes aos M, tipo Schnitzer, ou Alpina, por norma não usam o mesmo motor de base, mas vão buscar um outro, metem-lhe uns turbos e pronto, já está...

                        ...porque estragar o que está bem não vale a pena.


                        isso será meia verdade. geralmente as evoluções são feitas não só em termos de "software" mas também no "hardware".
                        agora, nas diferentes versões existentes aí se calhar em muitas situações a diferença fica-se apenas pelo "software". por exemplo, segundo li e por falar em BMW, a unica diferença entre o *18d e o *20d é unicamente o "software". não sei se alguem confirma!

                        Comentário


                          #13
                          Mas porque partem do princípio de que quem faz uma repro tem de andar a fundo ?? Repros leves o carro passa na inspecção na parte de poluição... E realmente dizem que diminui o consumo... esse gráfiico é para quem anda smp a fundo porque se não for é totalmente errado.

                          Uma repro torna o carro muito mais agradável de usar...

                          Comentário


                            #14
                            eu quando penso nisto tento fazer uma analogia com o overclocking nos pc's. Até uma certa margem nao haverá problema em fazer; ou seja, é como tudo na vida: quando é demais..... e depois há que considerar que há motores e motores, uns mais propícios a repros e outros nao

                            Comentário


                              #15
                              20 cvs é uma repro leve num tdi de 130... tendo em conta que deve trazer uns 145 ou mais...

                              No caso do meu 1.5 dci 15 cvs já deverá ser uma normal e não leve...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
                                20 cvs é uma repro leve num tdi de 130... tendo em conta que deve trazer uns 145 ou mais...




                                essa crença ainda existe?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                  isso será meia verdade. geralmente as evoluções são feitas não só em termos de "software" mas também no "hardware".
                                  agora, nas diferentes versões existentes aí se calhar em muitas situações a diferença fica-se apenas pelo "software". por exemplo, segundo li e por falar em BMW, a unica diferença entre o *18d e o *20d é unicamente o "software". não sei se alguem confirma!
                                  boas

                                  De fonte segura que o *20d tem pelo menos um turbo diferente que o *18d.
                                  Existem poucos carros que usando o mesmo bloco ,tenham potencias diferentes so com diferenças de software..
                                  lembro me assim do, Jtd 140cv e 150cv no GT
                                  e agora do hdi75cv para o hdi90cv.

                                  todos os TDi tem diferenças ...os HDi tb..os jtd tb,os 1.8T tambem,normalmente as marcas ou mudam o ic,ou um turbo diferente,ou outros injectores..

                                  alias, o que nao falta prai sao casos de carros que PERDEM POTENCIA numa repro! onde ja se viu alguem reprogramar o carro, gastar 100 ou 200contos, e no fim o carro perde potencia? ok, esta MUITO mais rapido onde o dono precisa, mas isso nao se reflecte na conversa de cafe...

                                  quanto a fiabilidade, basta o carro ser tratado por quem sabe que a fiabilidade esta assegurada. nao se ve pelos cavalos no final da repro
                                  De facto é como dizes,entao nos Gasolinas turbinados é bastante frequente ,variadissimos casos de apenas um pequeno aumento de Nm a custa da subida da pressao do turbo e depois toda a faixa de potencia as rodas com o valor da "repro" inferior ao programa de origem.existem por ai resultados online de dino-days onde aconteceram perdas de quase 30cv num 1.8 T de 180cv.
                                  No meu carro e ja depois de ter experiementado mais que um programa de conceituadas casas de chip tuning verifiquei isso, nenhum deles deu a potencia anunciada,e um deles teve valores inferiores ao de origem.
                                  Quanto a fiabilidade ja disses te tudo...quanto as emissoes é obvio que estao ilegais..entao a luz do novo imposto obviamente que estao a contornar a lei.
                                  Em relaçao as supostas garantias da repro..isso deve ser para rir...dao garantia de que? da ECU??..ou se partires um turbo eles pagam...gostava de ver isso.

                                  cumps

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mike S3 Ver Post
                                    boas

                                    De fonte segura que o *20d tem pelo menos um turbo diferente que o *18d.
                                    pronto, nesse caso...
                                    mas o que referi até acho que li numa revista (não era portuguesa)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
                                      Mas porque partem do princípio de que quem faz uma repro tem de andar a fundo ?? Repros leves o carro passa na inspecção na parte de poluição... E realmente dizem que diminui o consumo... esse gráfiico é para quem anda smp a fundo porque se não for é totalmente errado.

                                      Uma repro torna o carro muito mais agradável de usar...
                                      claro.

                                      as marcas nao percebem nada disto.

                                      E ainda conseguem diminuir o consumo?

                                      LOOOL

                                      Mais potencia, e menor consumo! Incrivel. Quem faz essas repros devia ir ja trabalhar na microsoft.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Então vão-me dizer que 90% dos que fazem repro é para tornar o carro + agradável e diminuir consumos? O tanas, querem é mais potência para andar a fundo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          claro.

                                          as marcas nao percebem nada disto.

                                          E ainda conseguem diminuir o consumo?

                                          LOOOL

                                          Mais potencia, e menor consumo! Incrivel. Quem faz essas repros devia ir ja trabalhar na microsoft.
                                          boas

                                          Obviamente que o carro com repro nao gasta menos,o que acontece é que em determinada situaçoes para a mesma velocidade e por haver menos esforço para a atingir,podera acontecer consumos mais baixos,porque a fundo é logico que é impossivel, o meu por ex fazia em 6ª 26l no instantaneo e agora faz 50L...
                                          E tambem digo que da minha experiencia em carros reprogramados COMIGO sempre aumentaram os consumos,desde C1 hdi a A4 tdi etc etc.
                                          mas sei de casos de pessoas que afirmam ter descido as medias gerais apos a repro.

                                          cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Karbono Ver Post



                                            essa crença ainda existe?
                                            até parece que n conheçes o forum!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
                                              Mas porque partem do princípio de que quem faz uma repro tem de andar a fundo ?? Repros leves o carro passa na inspecção na parte de poluição... E realmente dizem que diminui o consumo... esse gráfiico é para quem anda smp a fundo porque se não for é totalmente errado.

                                              Uma repro torna o carro muito mais agradável de usar...


                                              Já que falas no gráficos que fiz, vou-te responder. Eu nunca disse que quem faz uma repro tem que andar a fundo. A fiabilidade só se aplica para um motor se ele andar sempre a fundo?

                                              Uma coisa que têm de considerar é iguais situações na análise dos 2 gráficos. Se o carro de origem (gráfico1) é utilizado sempre a fundo, então para sermos justos, o carro com repro(gráfico2) tem de ser sempre usada a fundo também. Nesta situação o carro de origem tem sempre mais fiabilidade.

                                              Agora se vêm dizer que tinham o carro de origem e puxavam sempre por ele e agora com repro já não puxam tanto (para manter a fiabilidade), então a repro serviu para quê? para menores consumos? então bato já palmas, estão a poluir menos...oh please...
                                              Qualquer motor de origem é sempre mais fiável que um igual reprogramado seja em que situação seja!


                                              Outra coisa: os fabricantes quando concebem os motores, têm também de ter em conta que estes vão ser usados por um espectro de pessoas muito diferentes e por isso têm de entrar em conta com esse aspecto. Daí, as margens de segurança serem mais elevadas do que aquelas com que acabam por ficar num motor mexido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                É importante notar que por vezes as proprias marcas apresentam reprogramações a serem aplicadas já em Pos-Venda, para corrigir entre outras coisas, a potencia do motor.

                                                Ninguém se esquece do recente Clio RS, certo?

                                                Na minha opinião, uma reprogramação feita por gente séria - ou seja, que defende a longevidade e bom funcionamento do motor - pode ser vista com bons olhos.

                                                (verdade seja dita, quase nunca acontece)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Karbono Ver Post



                                                  essa crença ainda existe?
                                                  Originalmente Colocado por freeza Ver Post
                                                  até parece que n conheçes o forum!


                                                  Não sei, eu levei o meu ao banco de ensaio e acusou 132cv, quando o valor de origem é 130cv. Não sei como outros obtêm 15 cv acima, devem ser especiais de corrida

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    claro.

                                                    as marcas nao percebem nada disto.

                                                    E ainda conseguem diminuir o consumo?

                                                    LOOOL

                                                    Mais potencia, e menor consumo! Incrivel. Quem faz essas repros devia ir ja trabalhar na microsoft.
                                                    LOL!

                                                    Uma repro é sempre um tradeoff entre 2 ou mais factores. Ter ao mesmo tempo mais potência, menos consumo, e não afectar a durabilidade dos componentes é uma coisa do domínio da fantasia!
                                                    Quem faz uma reprogramação deve ter sempre consciência que está a aceitar melhorar uns aspectos piorando outros.
                                                    A questão da fiabilidade é muito sensível. Quando se diz que os blocos já vêm preparados para diversas potências isto não é bem assim. Há sempre coisas que mudam (cabeça do motor noutro material; injectores; tubagens; fluxos de óleo), etc. Numa repro ninguém mexe em nada disto!
                                                    E mesmo nos poucos casos em que o mesmo bloco é utilizado, apenas com diferenças de software de fábrica, consoante os modelos, aposto que os critérios de selecção de qualidade dos mesmos (pureza do metal; nível de porosidade; rugosidade das superfícies, etc) são mais apertados nos modelos de maior potência.

                                                    Agora, posto isto, fazer uma repro não é necessariamente errado. Cada um sabe o que mais lhe interessa. De qualquer modo fazer uma repro que aumente o binário e a potência, nem que seja em "meros" 20 cv, devia ser pelo menos acompanhada de uma embraiagem nova. Pelo menos...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por locomotiva Ver Post
                                                      É importante notar que por vezes as proprias marcas apresentam reprogramações a serem aplicadas já em Pos-Venda, para corrigir entre outras coisas, a potencia do motor.

                                                      Ninguém se esquece do recente Clio RS, certo?

                                                      Na minha opinião, uma reprogramação feita por gente séria - ou seja, que defende a longevidade e bom funcionamento do motor - pode ser vista com bons olhos.

                                                      (verdade seja dita, quase nunca acontece)

                                                      Esse Clio RS tem muito que contar ...acho que aí, a Renault já fez isso mais porque estava a ficar mal vista. Se ninguém tivesse falado disso, as coisas não tinham mudado tão depressa.
                                                      E mesmo depois disso, o carro continua a não ter os 200cv. São 200cv (de marketing) lol

                                                      O resto estou de acordo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                        LOL!

                                                        Uma repro é sempre um tradeoff entre 2 ou mais factores. Ter ao mesmo tempo mais potência, menos consumo, e não afectar a durabilidade dos componentes é uma coisa do domínio da fantasia!
                                                        Quem faz uma reprogramação deve ter sempre consciência que está a aceitar melhorar uns aspectos piorando outros.
                                                        A questão da fiabilidade é muito sensível. Quando se diz que os blocos já vêm preparados para diversas potências isto não é bem assim. Há sempre coisas que mudam (cabeça do motor noutro material; injectores; tubagens; fluxos de óleo), etc. Numa repro ninguém mexe em nada disto!
                                                        E mesmo nos poucos casos em que o mesmo bloco é utilizado, apenas com diferenças de software de fábrica, consoante os modelos, aposto que os critérios de selecção de qualidade dos mesmos (pureza do metal; nível de porosidade; rugosidade das superfícies, etc) são mais apertados nos modelos de maior potência.

                                                        Agora, posto isto, fazer uma repro não é necessariamente errado. Cada um sabe o que mais lhe interessa. De qualquer modo fazer uma repro que aumente o binário e a potência, nem que seja em "meros" 20 cv, devia ser pelo menos acompanhada de uma embraiagem nova. Pelo menos...
                                                        Exacto. Estou a lembrar-me duma situação onde uma repro iria melhorar as coisas sem prejudicar outras. No caso de se manter a potência e o binário mas alterar as curvas, tornando o carro mais linear, colocando mais binário onde o cliente quer.

                                                        Embraiagem nova, discos de travão e sistema de travagem mais potente, suspensão melhor. Claro que isto consoante o aumento que se faz mas estão já a ver porque é que os fabricantes não fazem logo as repros não é? tinham de melhorar outras coisas e o preço final do carro ia disparar...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Bodygard Ver Post
                                                          Não sei, eu levei o meu ao banco de ensaio e acusou 132cv, quando o valor de origem é 130cv. Não sei como outros obtêm 15 cv acima, devem ser especiais de corrida
                                                          há um teste de uma revista espanhola a um 147 1.9 JTD 115cv, durante 50.000km, e no final do teste mediram a potencia e passava dos 130cv.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                                            há um teste de uma revista espanhola a um 147 1.9 JTD 115cv, durante 50.000km, e no final do teste mediram a potencia e passava dos 130cv.
                                                            lol

                                                            mediram a potencia com que equipamento?

                                                            devia ser daqueles que medem a potencia pelo tubo de escape, LOL!

                                                            Comentário

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