Chegou hoje a encomenda da ap, 1 par de discos e os 5l de oleo.
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Há uns tempos tinha publicado aqui o problema da minha Megane 3, em que a intensidade da ventilação diminuía drasticamente quando aumentava a rotação. Há uns anos meti-lhe uma bateria EFB, por ignorância, sendo a indicada uma AGM.
Entretanto realizei as medições à mesma e ao alternador:
- Bateria após mais de 24h de paragem - 12,35v;
- A colocar a trabalhar - 9,xx V, sobe depois rapidamente para os 11,xxV, estabilizando nos 12,xxV, já com o motor em funcionamento;
- Com motor a rpm mais elevadas - 14,4V
Aparentemente o alternador estará bom. Será a bateria que não consegue fornecer energia, por não ser indicada e ter degrada "rapidamente" (2,5 anos)?
Tens a certeza que a original era AGM? montei varias e eram todas EFB.
Dia de mudar o óleo da caixa de velocidades:
Sai não sei o quê, entra Tutela Technyx 75w85.
A caixa parece um pouco mais suave, mas ela já era extremamente suave.
Da próxima vez já sei que tenho que trocar o rolamento/selante do selector de mudanças.
Tinha lá um escorrido, e tem uma pequena fuga.
Última edição por celio : 08-04-21 às 08:42:29
Qualquer manutençao no sistema de AC deve ser "esvaziado"
Para trocares esse filtro o sistema vai ser aberto, logo vais ter que ir a uma casa e pedir para te tirarem o gas refrigerante , fazes a tua manutençao e depois fazes um carregamento.
Isto por quase de certeza te vai faltar algum gas
Tenho um filtro desses aqui comigo, que me deram qd mudei o compressor.
Agora que vou ter de mudar o condensador, vou mete-lo. Está pago e está ...
Pois, ele foi carregado há uns 3 ou 4 anos e funciona, entretanto além de funcionar tenho uma sensação que já refresco melhor há uns anitos atrás.
Há 3 ou 4 anos tive que trocar o radiador porque levou uma pedrada e furou mas não me acredito que na altura tenham trocado este filtro secador.
Saudações
Tenho um BMW 325 de 2006, não é um carro muito novo mas fiz uma revisão recentemente por marcação no citasprevias.com e a verdade é que estou muito satisfeito com os preços que paguei por alguns trocos. Estas são as coisas que eu mudei no carro:
Óleo 10W40 óleo semisintético 58 euros
Cobertura do cárter 8 euros
Filtro de óleo 13 euros
conjunto de cintos 100 euros
filtro de ar 25 euros
Tirando a publicidade descarada, acho que usaste o óleo indicado se tivesses uma Renault 4L.
Boas pessoal. Há alguma forma de perceber se o sistema do AC tem gás ou não AC sem levar à oficina?
O meu carro não manda frio, já verifiquei fusíveis e estão OK. Já usei o DIS que me deu os resultados abaixo.
Parece que não há pressão no circuito, mas poderá ser o sensor de pressão que está estragado e por isso não activa o compressor? O AC sempre funcionou, nunca foi carregado (mas para ter que ser teria que haver fuga, certo?) 170483969_4378177435543431_6996506823941906428_n.jpg
O valor de pressão parece muito baixo mesmo
O meu tem acusado sempre a cima de 6 bar salvo erro com AC desligado, com AC ligado chega a 18 bar mas para ser honesto, este valores não deve ser muito realistas porque até costumo ver estes valores num módulo que está sempre ligado na ficha OBD, vou ver se me lembro de tirar foto ainda hoje.
Se calhar era mais fiável no meu caso verificar com o op-com e com jeitinho também verifico isso hoje.
Última edição por celio : 10-04-21 às 18:38:01
Exatamente também é possível fazer isso mas por vezes por pouco gás ou quase nenhum que tenha sai sempre um pouco de pressão na válvula e pode ser enganador.
Dou um exemplo, quando o radiador de AC do meu carro furou, o compressor atacava mas não dava ar frio e fiz esse teste e saiu gás mas o gás que tinha não era suficiente para ter ar frio quando ligava o AC.
Última edição por celio : 10-04-21 às 13:19:36
E pronto, está feito o trabalho. Cerca de 2 horas, mas o trocar das pastilhas foi relativamente rápido.
Desbastei os 2 pinos do reposicionados, e a partir daí foi o que manda a lei;
- WD40 no exterior do guarda-pós do pistão para retirar qualquer sujidade antes de recolher o mesmo
- pinos limpos e com plastilube nos mesmos
- um bocadinho de nada de plastilube, nos encaixes das pastilhas
- limpa-travões nos discos
- depois de colocadas as primeiras pastilhas,e visto as pinças estarem com folga, foi bombear um pouco o pedal para elas encostarem às pastilhas, e para fazer recolher um pouco o óleo no depósito já que estava quase à pele. Assim, ficou com folga para recolher o segundo pistão.
Depois de colocado, ficou mesmo ali certinho, a 1cm do topo.
Não tirei fotos ao trabalho, pq os profissionais daqui já sabem o que é o serviço, mas tirei 2 do estado das pastilhas tiradas com 99k certinhos, e 1 das pastilhas que entraram.
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Última edição por SeeTrought : 10-04-21 às 16:28:14
Muito bem meus senhores
Tirei então as fotos que tinha falado, uma foto do computador de bordo e 2 fotos com op-com, uma dos parâmetros do AC e também outra nos parâmetros no motor.
Todas as fotos com motor frio e desligado.
Curiosamente, o valor no computador de bordo é em bar e no op-com é em kpa.
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Peugeot 2008 1.6 HDI
Óleo (para 20k) 60€
Filtro Óleo 11.30€
F Ar 18.88€
Filtro Pólen 16.34€
Calços Frente 47.55€
Mão obra 40€
Conseguem confirmar-me se no caso do A180 com o 1.5 dci, a regeneração também é feita com a injeção de gasóleo pelo 5º injetor , tal como nos Renault ?
O óleo do meu A parece estar muito ligeiramente acima do que me deixaram na revisão há cerca de 4k km, mas se se confirmar a questão do 5º injetor , acredito que seja impressão minha, porque nesse caso nao me parece possível haver a contaminação do óleo.
Tem Adblue? se tiver não usa 5º injetor.
Não tem adblue.
Não tem quinto injetor,é por pós-injeção.
Ou seja o próprio sistema de injeção faz umas micro injeções de combustivel aquando a regeneração na fase/posição de escape do motor.
O quinto injetor era técnologia dos motores Euro4.
Quando passou a Euro 5 teve que ser maos eficaz e passou a pós-injeção.
Um aquém,o AdBlue é só um catalizador adicional em que lhe é injetado ureia,os gases de escape passam,é uma reação quìmica inofenciva ocorre,isto é só para eliminar os NoX,nada a ver com filtro de partículas,embora esteja adjacente a este mesmo.
Se o óleo do teu estiver ligeiramente acima,pode ser um indicador de que andas a abortar regenerações.
Muda o ólep e filtro mudas mais apertadas,sobretudo se fizeres maid circuito urbano do que AE.
Peço desculpa o AdBlue como escrevi não é um catalizador,mas sim uma solucão de ureia que é injetada num catalizador pada este efeito.
Que eu saiba, nunca aborto regenerações. Sou um bocado escravo do carro nesse aspeto , e quando noto que está a regenerar vou passear o cão.
Em termos de revisões , faço mudas anuais , que no meu caso ocorrem a cada 15-20k km.
Desde a última revisão , a única coisa que mudou foi o facto do carro ter andado pouco. Como estou em teletrabalho, basicamente ando com o carro para ele não estar tanto tempo parado. E nesses percursos vou quase sempre à AE.
Em termos de cidade e percursos muito curtos, faço muito pouco.
Então em que ficamos?
Epa o óleo tem 4k km, o carro tem 75.000 e é bem tratado.
Se eu tiver stresses com FAP, então 99% das pessoas tem.
Daí a minha questão de saber se tem o quinto injetor. Se tiver , o nível do óleo não deverá estar mais alto e pode ser impressão minha...
Onde poderei confirmar? Pela net não encontrei nada...