Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[DIY] – Destrancador de mala

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [DIY] – Destrancador de mala

    Introdução
    Despois de alguns pedidos de pessoas a quem arranjei deste material, resolvi fazer um DIY.
    O trabalho que vou mostrar foi realizado numa Toyota StarVan de 91 (CE90).


    Etapas
    Os passos necessários são os seguinte:
    1 – Instalação do motor na porta da mala.
    2 – Passagem dos fios.
    3 – Instalação do botão de pressão.
    4 – Ligação à corrente.

    1 – Instalação do motor na porta da mala.
    Começa-se por retirar o plástico da mala. Neste caso é só puxar, pois está preso por molas (assinalado a amarelo).


    Como a travessa que vem no kit não era suficientemente comprida para o tamanho da abertura já existente na porta, tive que fazer uma maior. Usei uma barra de alumínio de 20 mm de largura.


    Em seguida furei a barra para fixar o suporte do motor.


    Depois de instalado o destrancador e de ter também estudado como iria aplicar o cabo a fecho, marquei com um dobra onde iria fazer o “laço”. Na imagem seguinte é possível ver o pormenor desse “laço” no fecho (desmontado).


    O aspecto final é este. A esponja serve para absorver algum ruído produzido pelo mecanismo do destrancador.



    2 – Passagem dos fios.
    A passagem dos fios é talvez a parte mais morosa e que requer mais paciência. Para me ajudar a passar os fios usei um passa-cabos de electricista (vulgarmente designado por “bicha”).
    Comecei pela localização do motor.


    Depois com é um comercial a parte de trás foi relativamente fácil de ultrapassar.
    Chegado ao lugar do condutor, retirei a calha mesmo ao lado da porta. Foi só tirar os parafusos e puxar um pouco para cima.


    Poderia ter utilizado os fios que existem perto dos fusíveis, mas como também irei montar um fecho centralizado e um alarme, achei melhor ir buscar a energia directamente à bateria, utilizando uma passagem já existente.

    Na foto tenho já o passa-cabos colocado.

    A saída no compartimento do motor:



    A ligação à bateria fica para último passo.

    3 – Instalação do botão de pressão.
    Procurar um sítio acessível para colocar o botão. Neste caso escolhi colocar na parte de baixo do tablier num local que me parecia já preparado para o efeito.
    Para ser mais fácil trabalhar, desmontei essa parte e o resultado foi o seguinte:

    A foto foi tirada com o plástico em cima da bateria... daí a confusão que está por trás.

    Aconselho efectuar o corte de corrente no positivo. Assim, ao botão de pressão liga-se o num dos contactos o fio (positivo) que vem da alimentação e no outro o que está ligado ao destrancador.

    4 – Ligação à corrente.
    Antes de realizar qualquer ligação, desliga-se o borno positivo da bateria.

    As ligações do motor não têm polaridade definida. Assim, liga-se um qualquer um dos fios à massa (negativo) e o outro ao botão de pressão.

    Liga-se o borno à bateria.



    Observações
    A posição do motor foi entretanto alterada devido a um problema de abertura que eu julgava estar relacionado com a posição do motor. No final e após algum tempo de testes, concluí que o problema residia na pressão que o fecho fazia quando a porta estava fechada. Aliviei um pouco essa pressão (cerca de 2 mm) sem com isso deixar a porta “solta”.



    Conselhos
    • Sempre que possível soldar as ligações
    • Quando quiser desprender qualquer elemento preso por molas, auxiliar (por ex. com uma chave de fendas) para não partir a mola, ou o seu suporte.





    Com os erros aprende-se...

    Este é o meu primeiro DIY (do it yourself), em português faça você mesmo. Espero que sirva para ajudar a pelo menos, não errarem onde eu errei.

    Contactos
    André Pinto




    versão PDF

    #2
    [^] [^] [^] Belo tópico [^] [^] [^]

    Comentário

    AD fim dos posts Desktop

    Collapse

    Ad Fim dos Posts Mobile

    Collapse
    Working...
    X