Introdução
Despois de alguns pedidos de pessoas a quem arranjei deste material, resolvi fazer um DIY.
O trabalho que vou mostrar foi realizado numa Toyota StarVan de 91 (CE90).
Etapas
Os passos necessários são os seguinte:
1 – Instalação do motor na porta da mala.
2 – Passagem dos fios.
3 – Instalação do botão de pressão.
4 – Ligação à corrente.
1 – Instalação do motor na porta da mala.
Começa-se por retirar o plástico da mala. Neste caso é só puxar, pois está preso por molas (assinalado a amarelo).
Como a travessa que vem no kit não era suficientemente comprida para o tamanho da abertura já existente na porta, tive que fazer uma maior. Usei uma barra de alumínio de 20 mm de largura.
Em seguida furei a barra para fixar o suporte do motor.
Depois de instalado o destrancador e de ter também estudado como iria aplicar o cabo a fecho, marquei com um dobra onde iria fazer o “laço”. Na imagem seguinte é possível ver o pormenor desse “laço” no fecho (desmontado).
O aspecto final é este. A esponja serve para absorver algum ruído produzido pelo mecanismo do destrancador.
2 – Passagem dos fios.
A passagem dos fios é talvez a parte mais morosa e que requer mais paciência. Para me ajudar a passar os fios usei um passa-cabos de electricista (vulgarmente designado por “bicha”).
Comecei pela localização do motor.
Depois com é um comercial a parte de trás foi relativamente fácil de ultrapassar.
Chegado ao lugar do condutor, retirei a calha mesmo ao lado da porta. Foi só tirar os parafusos e puxar um pouco para cima.
Poderia ter utilizado os fios que existem perto dos fusíveis, mas como também irei montar um fecho centralizado e um alarme, achei melhor ir buscar a energia directamente à bateria, utilizando uma passagem já existente.
Na foto tenho já o passa-cabos colocado.
A saída no compartimento do motor:
A ligação à bateria fica para último passo.
3 – Instalação do botão de pressão.
Procurar um sítio acessível para colocar o botão. Neste caso escolhi colocar na parte de baixo do tablier num local que me parecia já preparado para o efeito.
Para ser mais fácil trabalhar, desmontei essa parte e o resultado foi o seguinte:
A foto foi tirada com o plástico em cima da bateria... daí a confusão que está por trás.
Aconselho efectuar o corte de corrente no positivo. Assim, ao botão de pressão liga-se o num dos contactos o fio (positivo) que vem da alimentação e no outro o que está ligado ao destrancador.
4 – Ligação à corrente.
Antes de realizar qualquer ligação, desliga-se o borno positivo da bateria.
As ligações do motor não têm polaridade definida. Assim, liga-se um qualquer um dos fios à massa (negativo) e o outro ao botão de pressão.
Liga-se o borno à bateria.
Observações
A posição do motor foi entretanto alterada devido a um problema de abertura que eu julgava estar relacionado com a posição do motor. No final e após algum tempo de testes, concluí que o problema residia na pressão que o fecho fazia quando a porta estava fechada. Aliviei um pouco essa pressão (cerca de 2 mm) sem com isso deixar a porta “solta”.
Conselhos
• Sempre que possível soldar as ligações
• Quando quiser desprender qualquer elemento preso por molas, auxiliar (por ex. com uma chave de fendas) para não partir a mola, ou o seu suporte.
Com os erros aprende-se...
Este é o meu primeiro DIY (do it yourself), em português faça você mesmo. Espero que sirva para ajudar a pelo menos, não errarem onde eu errei.
Contactos
André Pinto
versão PDF
Despois de alguns pedidos de pessoas a quem arranjei deste material, resolvi fazer um DIY.
O trabalho que vou mostrar foi realizado numa Toyota StarVan de 91 (CE90).
Etapas
Os passos necessários são os seguinte:
1 – Instalação do motor na porta da mala.
2 – Passagem dos fios.
3 – Instalação do botão de pressão.
4 – Ligação à corrente.
1 – Instalação do motor na porta da mala.
Começa-se por retirar o plástico da mala. Neste caso é só puxar, pois está preso por molas (assinalado a amarelo).
Como a travessa que vem no kit não era suficientemente comprida para o tamanho da abertura já existente na porta, tive que fazer uma maior. Usei uma barra de alumínio de 20 mm de largura.
Em seguida furei a barra para fixar o suporte do motor.
Depois de instalado o destrancador e de ter também estudado como iria aplicar o cabo a fecho, marquei com um dobra onde iria fazer o “laço”. Na imagem seguinte é possível ver o pormenor desse “laço” no fecho (desmontado).
O aspecto final é este. A esponja serve para absorver algum ruído produzido pelo mecanismo do destrancador.
2 – Passagem dos fios.
A passagem dos fios é talvez a parte mais morosa e que requer mais paciência. Para me ajudar a passar os fios usei um passa-cabos de electricista (vulgarmente designado por “bicha”).
Comecei pela localização do motor.
Depois com é um comercial a parte de trás foi relativamente fácil de ultrapassar.
Chegado ao lugar do condutor, retirei a calha mesmo ao lado da porta. Foi só tirar os parafusos e puxar um pouco para cima.
Poderia ter utilizado os fios que existem perto dos fusíveis, mas como também irei montar um fecho centralizado e um alarme, achei melhor ir buscar a energia directamente à bateria, utilizando uma passagem já existente.
Na foto tenho já o passa-cabos colocado.
A saída no compartimento do motor:
A ligação à bateria fica para último passo.
3 – Instalação do botão de pressão.
Procurar um sítio acessível para colocar o botão. Neste caso escolhi colocar na parte de baixo do tablier num local que me parecia já preparado para o efeito.
Para ser mais fácil trabalhar, desmontei essa parte e o resultado foi o seguinte:
A foto foi tirada com o plástico em cima da bateria... daí a confusão que está por trás.
Aconselho efectuar o corte de corrente no positivo. Assim, ao botão de pressão liga-se o num dos contactos o fio (positivo) que vem da alimentação e no outro o que está ligado ao destrancador.
4 – Ligação à corrente.
Antes de realizar qualquer ligação, desliga-se o borno positivo da bateria.
As ligações do motor não têm polaridade definida. Assim, liga-se um qualquer um dos fios à massa (negativo) e o outro ao botão de pressão.
Liga-se o borno à bateria.
Observações
A posição do motor foi entretanto alterada devido a um problema de abertura que eu julgava estar relacionado com a posição do motor. No final e após algum tempo de testes, concluí que o problema residia na pressão que o fecho fazia quando a porta estava fechada. Aliviei um pouco essa pressão (cerca de 2 mm) sem com isso deixar a porta “solta”.
Conselhos
• Sempre que possível soldar as ligações
• Quando quiser desprender qualquer elemento preso por molas, auxiliar (por ex. com uma chave de fendas) para não partir a mola, ou o seu suporte.
Com os erros aprende-se...
Este é o meu primeiro DIY (do it yourself), em português faça você mesmo. Espero que sirva para ajudar a pelo menos, não errarem onde eu errei.
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