Na sequência do DIY do destrancador de mala.
Introdução
Depois de da instalação do destrancador de mala, instalei um KIT fecho central.
O trabalho que vou mostrar foi realizado numa Toyota StarVan de 91 (CE90).
Etapas
Os passos necessários são os seguinte:
1 – Instalação dos motores nas portas.
2 – Ligação à corrente.
1 – Instalação dos motores nas portas.
Começa-se por retirar a cartela da porta. Para isso é preciso retirar o puxador da porta, o manípulo do vidro e a parte do destrancador da porta.
O puxador da porta tem apenas dois parafusos. Quanto ao destrancador da porta, depois de retirar o parafuso, é necessário empurrar no sentido da seta. O manípulo do elevador do vidro tem uma mola que deve ser retirada no sentido indicado na imagem.
Na imagem seguinte é possível vem mais em pormenor a mola que segura o manípulo já um pouco de fora.
Em seguida, é necessário retirar a cartela que está presa por molas. O meu conselho para esta operação, é sempre que possível auxiliar com uma chave de fendas ou outra ferramenta de preferência de um material que não risque a tinta.
Depois de desprendidas todas as molas é só puxar a cartela para cima.
Depois de retirar o plástico, que tapava a porta colocou-se o motor no sítio. Tal como no primeiro DIY, foi preciso inventar um pouco para fixar o motor. A barra de alumínio de 20 mm voltou a entrar em acção.
O cuidado principal na aplicação do motor é fazer com que a acção deste, seja paralela ao sistema existente.
Como este carro não tinha nenhuma instalação eléctrica, nem passa-cabos, foi necessário colocar. Foram utilizados passa-cabos iguais ao existente na porta da mala.
Retirou-se a porta e marcou-se o local onde se iria fazer a furação. Depois fizeram-se pequenos furos (broca 4 mm) para recortar.
Em seguida é só cortar com uma “talhadeira” e limar.
O resultado final é o seguinte:
Agora é necessário realizar a operação equivalente na porta. A risco amarelo que se pode ver na imagem serviu como guia para a marcação na porta. O furo da porta foi realizado ou pouco mais abaixo do que a posição natural do passa-cabos para comprimir um pouco a borracha e dar-lhe assim maior raio de acção.
O processo de furação foi idêntico ao realizado na carroçaria. Depois foi só colocar a porta no seu sítio e passar os cabos.
Os passos descritos foram repetidos para a outra porta (neste caso só haviam duas portas), faltando apenas ligar à corrente.
2 – Ligação à corrente.
Antes de realizar qualquer ligação, desliga-se o borno positivo da bateria.
No 1º DIY, já tinha deixado um ponto de energia directo da bateria. Não é obrigatório, mas sempre que possível é aconselhável.
Como o kit já tem fusível, não foi necessário nenhuma instalação adicional.
Liga-se o fio vermelho ao positivo e o preto à massa.
Liga-se o borno à bateria.
Conselhos
• Sempre que possível soldar as ligações
• Quando quiser desprender qualquer elemento preso por molas, auxiliar (por ex. com uma chave de fendas) para não partir a mola, ou o seu suporte.
• Experimentar sempre bem o sistema antes de colocar as cartelas no sítio.
• Deixar o fusível num local acessível (de preferência perto da caixa de fusíveis existente)
O meu segundo DIY. Espero que seja útil...
Contactos
André Pinto
versão PDF
Introdução
Depois de da instalação do destrancador de mala, instalei um KIT fecho central.
O trabalho que vou mostrar foi realizado numa Toyota StarVan de 91 (CE90).
Etapas
Os passos necessários são os seguinte:
1 – Instalação dos motores nas portas.
2 – Ligação à corrente.
1 – Instalação dos motores nas portas.
Começa-se por retirar a cartela da porta. Para isso é preciso retirar o puxador da porta, o manípulo do vidro e a parte do destrancador da porta.
O puxador da porta tem apenas dois parafusos. Quanto ao destrancador da porta, depois de retirar o parafuso, é necessário empurrar no sentido da seta. O manípulo do elevador do vidro tem uma mola que deve ser retirada no sentido indicado na imagem.
Na imagem seguinte é possível vem mais em pormenor a mola que segura o manípulo já um pouco de fora.
Em seguida, é necessário retirar a cartela que está presa por molas. O meu conselho para esta operação, é sempre que possível auxiliar com uma chave de fendas ou outra ferramenta de preferência de um material que não risque a tinta.
Depois de desprendidas todas as molas é só puxar a cartela para cima.
Depois de retirar o plástico, que tapava a porta colocou-se o motor no sítio. Tal como no primeiro DIY, foi preciso inventar um pouco para fixar o motor. A barra de alumínio de 20 mm voltou a entrar em acção.
O cuidado principal na aplicação do motor é fazer com que a acção deste, seja paralela ao sistema existente.
Como este carro não tinha nenhuma instalação eléctrica, nem passa-cabos, foi necessário colocar. Foram utilizados passa-cabos iguais ao existente na porta da mala.
Retirou-se a porta e marcou-se o local onde se iria fazer a furação. Depois fizeram-se pequenos furos (broca 4 mm) para recortar.
Em seguida é só cortar com uma “talhadeira” e limar.
O resultado final é o seguinte:
Agora é necessário realizar a operação equivalente na porta. A risco amarelo que se pode ver na imagem serviu como guia para a marcação na porta. O furo da porta foi realizado ou pouco mais abaixo do que a posição natural do passa-cabos para comprimir um pouco a borracha e dar-lhe assim maior raio de acção.
O processo de furação foi idêntico ao realizado na carroçaria. Depois foi só colocar a porta no seu sítio e passar os cabos.
Os passos descritos foram repetidos para a outra porta (neste caso só haviam duas portas), faltando apenas ligar à corrente.
2 – Ligação à corrente.
Antes de realizar qualquer ligação, desliga-se o borno positivo da bateria.
No 1º DIY, já tinha deixado um ponto de energia directo da bateria. Não é obrigatório, mas sempre que possível é aconselhável.
Como o kit já tem fusível, não foi necessário nenhuma instalação adicional.
Liga-se o fio vermelho ao positivo e o preto à massa.
Liga-se o borno à bateria.
Conselhos
• Sempre que possível soldar as ligações
• Quando quiser desprender qualquer elemento preso por molas, auxiliar (por ex. com uma chave de fendas) para não partir a mola, ou o seu suporte.
• Experimentar sempre bem o sistema antes de colocar as cartelas no sítio.
• Deixar o fusível num local acessível (de preferência perto da caixa de fusíveis existente)
O meu segundo DIY. Espero que seja útil...
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