pessoal, tive agora a ver o óleo da carrinha, quando vejo a vareta e ela ta a metade pus óleo há 11.000km e ela bebeu metade
o que poderá ser??
não há fumo branco nem nada
qual é o período de troca do óleo? se está entre o mínimo e o máximo, não há problemas, é SUPOSTO poder gastar algum. se em 11 mil km gastou metade do nível, aos 22 mil terás de acrescentar um pouco... não vejo qual é o drama. se calhar até vais mudar de óleo antes disso.
nao ha problema?? entao eu tinha de fazer a revisao aos 20.000 fiz perto dos 32.000km(e a carrinha tinha 3 anos a andar todos os dias) e nao bebeu oleo quase nenhum e agora bebeu metade e ainda tenho perto de 9800km ate a revisao algo esta mal, eu tenho sentido um excessivo cheiro a gasoleo na garagem
Editado pela última vez por Drifter; 01 May 2007, 19:08.
Originalmente Colocado por Luis Astra 1.3 CDTIVer Post
Ela nao bebeu metade, bebeu metade do intervalo entre o minimo e o maximo que deve ser de cerca de 1 litro, logo bebeu meio litro...
Como o motor deve levar um 3,5 a 4 litros inda tens muito oleo...
e assim ela tem a vareta e no fim esta a indicaçao do oleo, aquilo tem 4 riscos, o oleo devia de estar no quarto risco ou um pouco mais abaixo, so que esta e passou um pouco o segundo risco, ora se ela tem perto de 4 Litros, em 11.000km bebeu perto de 3,5 Litros, antes da revisao a unica que fez ela bebeu nem um 1,5Litros
foi o que disse, que cada risco corresponde a +/- 1 litro, se esta no um pouco mais abaixo do 2 risco bebeu perto de 2/3 Litros
Nao, cada risco sao 0,25 litros... Os quatro riscos sao 1 litro. Se bebesse 3,5 litros e tivesses a rolar com 0,5 litros ja n tinhas motor. Isso n dava nem pro motor dum smart fortwo...
Originalmente Colocado por Luis Astra 1.3 CDTIVer Post
Nao, cada risco sao 0,25 litros... Os quatro riscos sao 1 litro. Se bebesse 3,5 litros e tivesses a rolar com 0,5 litros ja n tinhas motor. Isso n dava nem pro motor dum smart fortwo...
a vareta no fim tem os 4 riscos certo?? entao cada risco corresponde a 0,25 litros, entao o meu deposito leva so 1 litros??? e que mesmo com o com oleo no normal nunca passou desse nivel
a vareta no fim tem os 4 riscos certo?? entao cada risco corresponde a 0,25 litros, entao o meu deposito leva so 1 litros??? e que mesmo com o com oleo no normal nunca passou desse nivel
sinceramente nao tou a perceber
Tens o deposito do oleo mas a vareta nao tem a graduação no fundo... A vareta toca o fundo do carter mas a graduação esta uns centimetros mais acima.
O facto da graduação estar nessa zona tem a ver com volume do carter... Ate ao primeiro risco o carter tem o oleo minimo cerca de 3 litros, no ultimo risco (o de cima) o carter tem o oleo no maximo cerca de 4... À medida que vai baixando o nivel tu vais-te apercebendo logo de inicio. Sempre que perde 0,25 litros baixa uma linha. Abaixo das 4 linhas é muito grave e aí acende a luz de aviso do nivel do oleo no interior do carro no painel. Percebeste?
A vareta nao tem k necessariamente tocar no fundo do carter...
Originalmente Colocado por Luis Astra 1.3 CDTIVer Post
Tens o deposito do oleo mas a vareta nao tem a graduação no fundo... A vareta toca o fundo do carter mas a graduação esta uns centimetros mais acima.
O facto da graduação estar nessa zona tem a ver com volume do carter... Ate ao primeiro risco o carter tem o oleo minimo cerca de 3 litros, no ultimo risco (o de cima) o carter tem o oleo no maximo cerca de 4... À medida que vai baixando o nivel tu vais-te apercebendo logo de inicio. Sempre que perde 0,25 litros baixa uma linha. Abaixo das 4 linhas é muito grave e aí acende a luz de aviso do nivel do oleo no interior do carro no painel. Percebeste?
A vareta nao tem k necessariamente tocar no fundo do carter...
Senao, eu tento outra vez.
ja percebi, obrigado
mas e normal ela consumir assim tanto de oleo, e que nunca o fez
mas e normal ela consumir assim tanto de oleo, e que nunca o fez
Meio litro nao é muito... Se o carro devia ir a revisao ao 20.000 e foi aos 32.000 se calhar tambem estava a consumir oleo. Tu é k nao notaste... Nao sei, é uma hipotese. Espero ter ajudado.
Ve k tipo de oleo te colocaram, muda para um totalmente sintetico...
hoje a tarde por volta das 15.30 chego a casa e meto a carrinha na garagem, depois de uma viagem de lisboa nas sempre calma, e o indicador do oleo quando sai da faculdade tinha 3 quadrados
por volta das 18.30 sai outra vez, e quando vou ver o oleo no painel de instrumentos so tinha um quadrado e estava a piscas, isto nao é preciso meter a carrinha a trabalhar foi ver o oleo na vareta, e aquilo tem 6 riscos, e o oleo tava um pouco mais acima do ultimo risco, mesmo no minimo
e quando foi almoçar a carrinha custou a trabalhar nao ligou a 1ª
Se está no mínimo então tens que lhe acrescentar óleo até antes da marca de máximo, utilizando uma superfície plana e motor frio. E toma nota do consumo de óleo nos próximos 5 a 10 mil km.
Se está no mínimo então tens que lhe acrescentar óleo até antes da marca de máximo, utilizando uma superfície plana e motor frio. E toma nota do consumo de óleo nos próximos 5 a 10 mil km.
eu posso meter mais oleo, e se continuar a consumir, eu acho que é a junta da cabeça do motor a entregar a alma ao criador, ela aquece muito rapido, consumo muito oleo e gasoleo amanha tenho de ir a Norauto ou a Peugeot(esta nao me faz nada) para ele me verem a carrinha que isto nao e normal
eu posso meter mais oleo, e se continuar a consumir, eu acho que é a junta da cabeça do motor a entregar a alma ao criador, ela aquece muito rapido, consumo muito oleo e gasoleo amanha tenho de ir a Norauto ou a Peugeot(esta nao me faz nada) para ele me verem a carrinha que isto nao e normal
só uma coisa, o nivel do oleo n a se vê com o motor a trabalhar, nem logo a seguir, espera pelo menos 5m depois de desligares a carrinah para veres o nivel, que oleo usas-te desta vez? de origem penso que leva o 5w40 sintetico . já agr o carro fez uma boa rodagem? se em 11.000km bebeu 0.75l n é astronomico mas é um bocado, mas tb pods pensar que na ultima revisao ele n ficou com oleo ate ao ultimo traço logo essa margem baixa.
só uma coisa, o nivel do oleo n a se vê com o motor a trabalhar, nem logo a seguir, espera pelo menos 5m depois de desligares a carrinah para veres o nivel, que oleo usas-te desta vez? de origem penso que leva o 5w40 sintetico . já agr o carro fez uma boa rodagem? se em 11.000km bebeu 0.75l n é astronomico mas é um bocado, mas tb pods pensar que na ultima revisao ele n ficou com oleo ate ao ultimo traço logo essa margem baixa.
eu espero pelo menos 20/30m depois de andar com ela
o oleo que ela levou ja nao me lembro, sou sei que na factura da revisao ta dizer semi-sintetico
e a rodagem fez perfeitamente, o oleo durou 37.000km sem problemas e so gastou 1 risco na vareta tudo normal
o carro em perto de 12.000km ja bebeu mais de 1.50L(o deposito so leva 2.75L) ainda foi ver agora o oleo(tenho controlado todos os dias)e estava um pouco acima do ultimo risco
mas como ja disse é a junta da cabeça a ceder, ela quando se anda com o carro nota-se oleo a volta, depois seca, e a carrinha aquece em pouco mais de 1 minuto a andar(e no para-arranca chega a passar os 90º)
o carro em perto de 12.000km ja bebeu mais de 1.50L(o deposito so leva 2.75L) ainda foi ver agora o oleo(tenho controlado todos os dias)e estava um pouco acima do ultimo risco
agora nao tou errado porque no manual o que o deposito leva é de 2.75L(o normal para um carro) e se so tenho 1 risco e meio, ela ate bebeu mais de 1.50L
lol... o que é que já te explicamos dos riscos? volta a ler o tópico.
edit:
a quantidade normal que se mete no motor é de 4.5 litros de óleo, e outros donos de 307 1.4hdi confirmam-no
" No meu, com 4 litros certos a vareta fica no máximo, embora o manual indique que leva 4,5l." < retirado aqui do autohoje.
Editado pela última vez por LuisCapelo; 20 May 2007, 19:33.
boas, acho que estas a trocar a junta da cabeça com a junta da tampa das valvulas, se estas babado a td a volta certamente sera a junta da tampa das valvulas kilhada e deixa perder por la o oleo, 1 risco q beba normal + 1 risco q saia pela tampa das valvulas, mais 1 risco q n meteram qdo te fizeram a revisao pois n se deve meter oleo ate ao topo da quase o teu oleo td perdido :P
em relação à junta da cabeça, n se vê, e se esta queimada perdes potencia, pode passar agua para o oleo ou vive versa e o oleo fica branco e a agua td cagada.
mudar junta tampa das valvulas - praí 20€
mmudar junta da cabeça - praí 800
em relação a aquecer mt rapido de facto pode acontecer devido à junta da cabeça ter dado de si, e a passar dos 90, podes estar com algum problema no circuito de refregiração.
cumprts
Editado pela última vez por davidp; 21 May 2007, 20:52.
fui agora a Peugeot pela carta que me enviaram para mudar algo no alternador
tive a carrinha la 20m(o tempo de ver as novas da Peugeot)
quando vou levantar a carrinha, falei ao homem que estava na recepçao da oficina sobre o oleo e os simbolos que aparecem no painel de instrumentos, ele chamou um mecanico e disse para ir ver o oloe, o colega disse que ja tinha acresentado oleo, agua(mas com um produto de referigeraçao) e tinha tambem acresentado o liquido dos travoes(tava um bocado em baixo, mas nada de especial) falei sobre a junta, ele que era a tampa das valvulas e que era normal ele deitar oleo, quanto ao consumo de oleo excessivo ele disse que era normal por o carro andar muito em cidade, disse-me para ir controlando o oloe e na revisao para rever o sistema de referigeraçao e a causa do excesso de oleo
a Peugeot de Alfragide mais uma vez foi 5* mesmo nao pagei nada e tive um atendimento 5*
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