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Indicador pressão de pneus

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    Indicador pressão de pneus

    Alguém sabe como funciona este extra nos automoveis?

    #2
    Um sensor na jante que verifica a pressão interna nos pneumáticos, processa a informação e manda para um visor no tablier.

    Basicamente é isso, salvo erro.

    Comentário


      #3
      Deve ser como disse o gts , não sei mas gostava de ter isso , de todas as mariquices que vem nos automoveis hoje em dia , para mim essa é das mais uteis

      Comentário


        #4
        Mas este sistema tem uma boa precisão, ou é só quando o pneu está mesmo com uma pressão muito anormal?
        No A3 pedem 66€ por este extra ... estou a achar muito barato ...

        Comentário


          #5
          Dos que vi a funcionar pareceram-me bons . melhor que o medidor das bombas

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por smithico Ver Post
            Mas este sistema tem uma boa precisão, ou é só quando o pneu está mesmo com uma pressão muito anormal?
            No A3 pedem 66€ por este extra ... estou a achar muito barato ...
            Se vires quanto custa um Air-Bag comprado aos fornecedores, pegas a Sportback e pulas da VDG

            :-P

            ;-)

            Comentário


              #7
              correcto
              Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
              Um sensor na jante que verifica a pressão interna nos pneumáticos, processa a informação e manda para um visor no tablier.

              Basicamente é isso, salvo erro.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                Alguém sabe como funciona este extra nos automoveis?
                As válvulas que equipam cada uma das rodas têm características diferentes das habituais para realizar essa medição.

                No entanto, quando enches os pneus e tens a certeza que a pressão certa é aquela... tens um botão no interior do teu carro que te permite memorizar essa pressão. Quando alguma das válculas detecta uma pressão inferior, envia um sinal para o computador de bordo do teu carro que te mostra no ecrã essa informação. Nalguns modelos, até distingue qual a roda em situação anormal... pode ser sonora ou não, por aí...

                Comentário


                  #9
                  O sensor do carro cá de casa detecta perda de pressão, pressão baixa e furo. Pressão a mais nunca assinalou, mas já um par de vezes avisou de pressão baixa quando visualmente os pneus estavam ok, portanto são relativamente precisos. Suponho q sejam de semelhante funcionamento em todas as marcas.

                  Comentário


                    #10
                    E como é feita a ligação entre a vávula e o resto do carro?


                    É que a roda é um componente móvel...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                      E como é feita a ligação entre a vávula e o resto do carro?
                      Wireless

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                        E como é feita a ligação entre a vávula e o resto do carro?


                        É que a roda é um componente móvel...
                        A comunicaçao é feita por radio-frequencia, as pilha da valvula é suposto durar 10 anos e sim sao fiáveis.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                          Pressão a mais nunca assinalou, mas já um par de vezes avisou de pressão baixa quando visualmente os pneus estavam ok, portanto são relativamente precisos.




                          Quando visualmente nos apercebemos que a pressão é baixa então é porque ela já está mesmo muito baixa, do género de metade da pressão recomendada.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                            O sensor do carro cá de casa detecta perda de pressão, pressão baixa e furo. Pressão a mais nunca assinalou, mas já um par de vezes avisou de pressão baixa quando visualmente os pneus estavam ok, portanto são relativamente precisos. Suponho q sejam de semelhante funcionamento em todas as marcas.

                            Idem idem

                            Comentário


                              #15
                              Os novos sistemas usam os sensores do ABS/ESP para verificar a pressão dos pneus, visto que um pneu vazio faz a roda dar mais voltas do que as outras.

                              Comentário


                                #16
                                Boas,


                                Actualmente existem dois sistemas semelhantes mas com acessórios diferentes. Renault, VW, mercedes, ferrari não é igual ao BMW (por exemplo)
                                Geralmente existe dois sistemas de detecção de anomalia de pressão. Um envolve um sensor fixo na jante (Válvula), no interior do pneu. O outro utiliza o sistema de ABS do veículo, que detecta a velocidade diferida da circunferência realizada pela roda do veículo causada pela redução de pressão do pneu.
                                Em termos de funcionalidade o da Renault é mais preciso porque indica qual a roda que está com uma anomalia enquanto do BMW quando informa reflecte apenas que rodas a perder ar.

                                Salvo melhor explicação

                                Gostava de colocar fotografias dos dois sistemas mas por burrice minha não consigo mas curiosamente a minha newsletter explica isso derivado ao tema que escolhi sobre pneus RFT/SSR/DSST/eufori/ZP/ROF.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                                  Mas este sistema tem uma boa precisão, ou é só quando o pneu está mesmo com uma pressão muito anormal?
                                  No A3 pedem 66€ por este extra ... estou a achar muito barato ...
                                  Olha, eu tenho isso no Vectra, e funciona muito muito bem.

                                  Aconselho vivamente. Aquilo identifica uma perda de ar ligeira, ou perda de ar por furo, e dá o diferente aviso em função disso. Alem disso tem a particularidade de identificar a carga do veículo e avisar se tens a pressão adequada à carga, ou não.

                                  O aviso é dado quando desce 0,2 Kg do valor nominal.

                                  É porreiro, até consegues ver, por exemplo, ao andar a apertar numa rotunda, o pneu da frente do lado direito irá ser submetido a maior esforço, logo aumenta a temperatura, e consequentemente a pressão, indo ao menu vês logo a diferença daquele para os outros.

                                  Há, e é preciso, bem mais que os manómetros das bombas que se compram por aí.

                                  No Vectra é assim, e no A3 também deve ser, é tudo Alemão, isso deve ser Siemens ou Bosh.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                    Os novos sistemas usam os sensores do ABS/ESP para verificar a pressão dos pneus, visto que um pneu vazio faz a roda dar mais voltas do que as outras.

                                    Isso não será mito? É que para isso, o desgaste normal do pneu, iria provocar essa situação. Ou então, depois de ter já os 4 muito gastos, colocar, por exemplo, só pneus novos à frente... o sistema iria ser "enganado".

                                    No meu não deve usar os sensores do ABS / ESP, já que o extra custa 200 e tal Euros.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Os sensores estão na válvula e a comunicação é por wireless com o automóvel. Dá bastante jeito.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Útil

                                        Bom tópico , após a leitura mantenho a opinião incial este extra é bastante útil.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                          Isso não será mito? É que para isso, o desgaste normal do pneu, iria provocar essa situação. Ou então, depois de ter já os 4 muito gastos, colocar, por exemplo, só pneus novos à frente... o sistema iria ser "enganado".

                                          No meu não deve usar os sensores do ABS / ESP, já que o extra custa 200 e tal Euros.
                                          O meu no manual tbem diz q é através da diferença de circunferÊncia do pneu! Mas curiosamente tbem tem a tal valvula wireless, pq em Beja contaram-me q um dos clientes do concessionário tinha uma avariada, mas dps de sunstituida ficou dentro do carro a antiga e por isso continuou a dizer q tinha menos ar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                            O meu no manual tbem diz q é através da diferença de circunferÊncia do pneu! Mas curiosamente tbem tem a tal valvula wireless, pq em Beja contaram-me q um dos clientes do concessionário tinha uma avariada, mas dps de sunstituida ficou dentro do carro a antiga e por isso continuou a dizer q tinha menos ar.

                                            Essa questão da circunferência é mesmo estranha. No manual do meu não fala nisso, fala apenas nos sensores das válvulas. É que, por exemplo, em curva, as rodas de dentro rodam a velocidade diferente das de fora, como é que o sistema interpreta? E se o carro andar com a direcção desalinhada e desgastar mais um pneu que o outro, como é que ele faz?

                                            É esquisito.

                                            A necessidade do rodar para funcionar, isso até tem lógica, já que a válvula pode ter uma espécie de pequeno gerador em com a força centrifuga, com a rotação, gera energia suficiente para fazer funcionar o sistema.

                                            Agora, medir através do perímetro do pneu... é estranho...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tenho q trazer o manual e passar o q lá diz.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sai um desenterranco para fazer uma questão.
                                                Se eu fizer a rotação das todas, é preciso fazer o reassign dos sensores à nova posição na carroçaria?

                                                não encontrei qualquer referência no manual da minha V60

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  nem todos os carros trazem sensores.

                                                  a minha esposa tem um B180 de 04.2013 e na semana passada vinha a sair da ponte e acendeu uma luz a avisar perda de pressão ( não referiu a que roda ).

                                                  parei e de facto tinha um furo.

                                                  como este carro não tem pneu suplente chamei o reboque e quando tiraram o pneu para remendar não vi qualquer sensor.

                                                  como o carro já tem 22.000 kms e rodei com o pneu cerca de 1 km sem ar, achei que devia aproveitar e trocar todos.

                                                  o tipo meteu válvulas novas e voltei a confirmar que nada tem no interior da jante.

                                                  portanto, tem de haver outra forma do CB saber que existe perda de pressão

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                                    nem todos os carros trazem sensores.

                                                    a minha esposa tem um B180 de 04.2013 e na semana passada vinha a sair da ponte e acendeu uma luz a avisar perda de pressão ( não referiu a que roda ).

                                                    parei e de facto tinha um furo.

                                                    como este carro não tem pneu suplente chamei o reboque e quando tiraram o pneu para remendar não vi qualquer sensor.

                                                    como o carro já tem 22.000 kms e rodei com o pneu cerca de 1 km sem ar, achei que devia aproveitar e trocar todos.

                                                    o tipo meteu válvulas novas e voltei a confirmar que nada tem no interior da jante.

                                                    portanto, tem de haver outra forma do CB saber que existe perda de pressão
                                                    Sensor de velocidade nas rodas tem sempre para ABS e por ai fora depois é matemática, se detectar uma rotação/velocidade de uma das rodas diferente percebe que há furo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      de acordo, foi o que entendi, por magia não seria

                                                      medir a pressão é uma coisa - ai sim precisa de válvula especial, mas quando relatei o meu caso foi porque o tubularbells não acredita nessa teoria e é uma forma de aceitar que só é possivel por essa via

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Josémanuel, provavelmente terá sistema de medição indirecto tal como o Erbium explicou. As 1ªas gerações de TPMS eram assim. Mas o meu tem uma válvula/transdutor em cada pneu.... daí não saber bem o que fazer...
                                                        Queria trocar as rodas mas provavelmente depois fico com os sensores trocados....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          de acordo.



                                                          Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
                                                          Josémanuel, provavelmente terá sistema de medição indirecto tal como o Erbium explicou. As 1ªas gerações de TPMS eram assim. Mas o meu tem uma válvula/transdutor em cada pneu.... daí não saber bem o que fazer...
                                                          Queria trocar as rodas mas provavelmente depois fico com os sensores trocados....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
                                                            Josémanuel, provavelmente terá sistema de medição indirecto tal como o Erbium explicou. As 1ªas gerações de TPMS eram assim. Mas o meu tem uma válvula/transdutor em cada pneu.... daí não saber bem o que fazer...
                                                            Queria trocar as rodas mas provavelmente depois fico com os sensores trocados....
                                                            Ainda esta sexta-feira troquei as rodas de frente para trás e nem me lembrei dos sensores de pressão! Quer dizer que os valores de pressão agora estão trocados??
                                                            Ainda vou confirmar isso, pode ser que o receptor do sinal seja perto de cada roda e a identificação seja feita por este receptores localizados (se existirem).

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