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Anticongelante

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    Anticongelante

    Caros,


    Recentemente levei o meu carro (Clio II, como já devem ter adivinhado ;)) à revisão.

    Entre outras coisas, foi trocado o anticongelante.

    O mecânico (por distracção, espero!) deixou o líquido no vaso de expansão no nível [u]mínimo</u> em vez do máximo.

    Pergunta 1: posso acrescentar um outro anticongelante qualquer? Isto é: não tem de ser da mesma marca e tipo do que já lá está?

    Pergunta 2: recomendam algum anticongelante em particular?

    Obrigado pelas respostas! ;)

    #2
    Não tem de ser igual, a menos que utilizes algum "long drain" OAT, mas também não te deve custar muito passar pela oficina durante a próxima semana para que o mecânico acrescente esse bocadinho que ficou em falta, e sempre ficas mais descansado por não haver misturas de líquidos.

    Isto sou eu que sou um comichoso do caraças com o anticongelante, porque só tenho "daqueles" motores que gostam de mamar juntas da cabeça, por isso não lhes dou grandes hipóteses: ao fim de 4-5 anos muda-se o líquido (OAT a 50%, o resto é água d'el cano :D).

    Comentário


      #3
      Sim, passar pela oficina é uma hipótese, claro!

      Mas, já agora, gostava de aprender mais um bocado disto:
      Fui pesquisar e descobir que OAT quer dizer Organic Acid Technology... Ora isto deixou-me um bocado confuso, pois os ácidos tâm normalmente um enorme "apetite" por metais...

      Quanto a misturar "chateau del cano", isso não é igual a promover a oxidação dos metais (por causa do oxigénio contido na água)?

      Comentário


        #4
        Acrescenta-lhe o que falta com água destilada (ou desmineralizada) e não te preocupes com o resto...










        Comentário


          #5
          Boas.

          Só agora vi, desculpa.


          O nível maximo que está indicado no vaso de expansão costuma ser quando o liquido está quente.

          A frio é natural que baixe um bocado.

          Com o calor e a pressão do circuito de refrigeração é natural que a quente suba um bocado.

          É por aí e a quente que deves medir o nível.

          No entanto confirma no manual do carro.

          Nos FIAT e ALFAs esse nível é para quando o carro está quente.



          Não vejo mal em usar outro liquido de refrigeração, caso não saibas qual é o que ele pôs.

          Se sabes mais vale pôr igual.


          Espero que ajude.


          EDIT: para teres uma noção, costumo usar o da REDEX.

          Ás vezes coloco o da PARAFLU, que é indicado pela FIAT/ALFA, mas não noto diferença.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por ClioII

            Fui pesquisar e descobir que OAT quer dizer Organic Acid Technology... Ora isto deixou-me um bocado confuso, pois os ácidos tâm normalmente um enorme "apetite" por metais...

            Quanto a misturar "chateau del cano", isso não é igual a promover a oxidação dos metais (por causa do oxigénio contido na água)?

            Os actuais anticongelantes, que no fundo funcionam também (e talvez de maior importância para o nosso clima médio, exceptuando zonas onde pontualmente haja temperaturas abaixo de 0ºC) para elevar o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento e para proteger todos os materiais do circuito de arrefecimento da corrosão (ao terem diversos inibidores de corrosão aditivados), recorrem à tecnologia dos ácidos orgânicos (ao contrário de outros que usam soluções neutralizadas de ácidos inorgânicos) e são normalmente identificados pelos períodos de substituição mais alargados (tipicamente mais de 4 anos) e têm geralmente um corante vermelho/rosa/salmão para os diferenciar dos outros azuis/verdes. Mas não é obrigatório que assim seja, por isso este não deve ser o único factor para identificar os 2 tipos de líquidos.

            Estes 2 tipos de anticongelante não têm as mesmas propriedades químicas e, portanto, não devem ser misturados. Caso se pretenda alterar o tipo de anticongelante, então todo o circuito de refrigeração deverá ser meticulosamente lavado com água corrente, depois de se ter a certeza que esse circuito em particular pode funcionar com o novo tipo de anticongelante (o OAT não pode ser utilizado onde houver juntas de silicone, por exemplo).

            O facto de se tratarem de líquidos com tecnologia de ácidos orgânicos ou inorgânicos não significa que esses ácidos estejam presentes, nem tal era desejado, obviamente, mas simplesmente quer dizer que esses líquidos utilizam soluções neutralizadas desses ácidos (sais metálicos) como inibidores da corrosão.


            Quanto á àgua a utilizar, o problema da água da torneira prende-se com o facto de poder ter um elevado teor de calcário (o que não acontece em todas as zonas do país), ferro ou de cloro (lixívia). Se esses níveis não forem demasiado elevados, não haverá problema em utilizar no carro a água potável que bebemos diariamente, até porque os inibidores de corrosão estão lá presentes exactamente para isso.

            Não são fluidos que mantenham as suas propriedades para toda a vida, portanto devem ser respeitados os prazos indicados pelos fabricantes de cada viatura e que podem variar dos 2-3 anos para os anticongelantes azuis/verdes até aos 4-6 anos para os OAT, ou até 8-10 anos noutros casos (desde que o respectivo fabricante assim o indique).

            Em caso de dúvida, a água destilada é barata, a desmineralizada ou desionizada já não tanto, mas todas podem ser utilizadas no circuito de arrefecimento. Além disso, pelo menos a destilada, existem à venda em qualquer hipermercado em embalagens de uns 4-5 litros.

            A concentração deverá ser a indicada pelo fabricante da viatura e normalmente varia entre os 30-50%, pelo que acho estranho haver à venda líquidos com 10-20%, o que significa que a concentração de inibidores de corrosão será também bastante baixa...

            Comentário


              #7
              CL

              Acho que está a chegar a altura de trocar o anti-congelante do meu carro, é um MG ZR 105 de 2002 e tem agora 76.000 kms.

              O líquido que lá está é côr de rosa / salmão e tem uma mistura de água destilada com OAT.

              É necessário ou aconselhável trocar também as juntas? Vi num outro tópico onde postaste que há 2 tipos de junta, será que o meu carro (07-2002) tem as melhores?

              Em relação ao OAT, sabes +- qual o preço por litro e onde se pode adquirir?

              Gracias [[]]

              Comentário


                #8
                Junta da cabeça? Nem pensar em mexer no que está bom!

                E o teu, sendo de Julho 2002, já deverá ter a última versão. Pelo menos já tem os pinos metálicos, isso garantidamente, portanto não te chateies com isso.

                O líquido é para ser mudado aos 4 anos ou 100 mil km, o que acontecer primeiro, mas isso tem sempre alguma boa margem de tolerância portanto não precisas de ir a correr nos 4 anos para mudar o líquido.

                Mudei isso na revisão dos 75 mil km (4 anos e meio) e ficou em 12,9€ os 2 litros já com IVA. A refª é ZLA000001AF e podes comprar num ex-concessionário, por exemplo. Não sei qual o valor da mão-de-obra associada (drenar o líquido velho, meter o novo, purgar o ar do sistema) porque isso faz parte da revisão normal dos 4 anos. No total de mão-de-obra foram 83,5€ já com IVA (30€/hora + IVA).



                Já cá mora o líquido para o 111. 19,31€ os 3 litros mais 99 cêntimos de água :D, total = 20,3€ e dá para fazer 6 a 6,5 litros de mistura (46 a 50% de concentração).




                Pois é, o 111 vai passar a andar a OAT. Pelos vistos a MG-Rover já harmonizou tudo desde há alguns anos para o novo OAT. Agora tudo o que lá aparece para mudar a "água" leva com uma bela lavagem ao circuito para tirar todos os restos do anticongelante verde e leva depois com este salmão fumado.

                Como eu até já era para lavar bem o circuito... não se perde nada. Ora se o verde andou lá quase 5 anos então este deverá dar para 10... [8)]


                Não beber isto (cuidado com salpicos nos olhos, boca, cara, tinta da carroçaria, etc.):





                Ah! Pois claro... não deitar o anticongelante usado para a rua...

                Comentário


                  #9
                  Obrigado.

                  Estava a pensar fazer isso em casa, mas devo fazer burrada...

                  Em qualquer oficina fazem esse serviço em condições ou é melhor ir a uma oficina da marca ( Vrover ou Sorel) ?

                  Comentário


                    #10
                    Não tem grande segredo, basta tirar o ar pelo parafuso que está no lado dtº do motor (por baixo de onde antigamente havia o distribuidor), mas vê no CD como é porque não sei se estes não têm um segundo purgador na tubagem da "chaufage". Quando começar a sair apenas líquido por esse purgador (já sem qualquer bolha de ar), então voltas a pôr o parafuso e apertas. Deitar até à marca de Máximo ou pouco antes disso.

                    De resto é ligar o aquecimento para a temperatura máxima (calor máximo, para abrir a válvula de entrada desse radiador/chaufage), retirar o tubo grande inferior do radiador (esse onde se vê ainda a sair algum anticongelante verde):




                    deixar escoar o líquido para um recipiente grande que leve pelo menos 5 litros (para não deitar para a rua...), montar o tubo, deitar a mistura anticongelante (o melhor é comprar 3 litros e fazer 6 litros de mistura para dar à vontade para a purga e qualquer reatesto que venha a ser necessário) muito devagarinho pelo bocal do depósito de expansão.

                    Tem que ser devagarinho para evitar a formação de bolsas de ar na tubagem, que podem não sair logo pelo parafuso de purga. Depois metes o motor a trabalhar ao ralenti e deixas aquecer até à temperatura normal para ter a certeza que o termostato está todo aberto. Se o ponteiro não disparar para os 3/4 ou até para o vermelho, então é porque estará tudo bem. :D

                    Deixa ainda aquecer mais até ligar a ventoínha para teres a certeza de estar tudo funcional. Vê a posição do ponteiro da temperatura quando ligar a ventoínha e confirma se está a uns 3/4 e muito antes do vermelho. Depois confirma a indicação do ponteiro quando a ventoínha se desligar, deverá estar a meio da escala ou 1-2 mm abaixo disso.

                    Caso contrário, ficou lá uma bolsa de ar. Com o motor desligado e já frio, apertas esses tubos todos, abre o parafuso de purga, deita mais líquido pelo depósito e volta a apertar e mexer nessa tubagem de borracha. Quando só deitar líquido, voltas a apertar o parafuso, repôr nível no Máximo e ligar o motor ao ralenti. Voltar a deixar aquecer, ligar ventoínha, desligar ventoínha, ver sempre a indicação do ponteiro. Se estiver ok, não mexe mais. Apenas no dia seguinte, com o motor frio, confirma se necessita de atestar de líquido ou se está perto do Máximo.


                    Por acaso, há bocado também fiquei a pensar que o 111 já não vê anticongelante novo e correia de distribuição há uns anitos... mais precisamente desde Maio de 2001. Como aquilo agora só anda uns 8 mil km/ano não tenho prestado muita atenção ao factor tempo, mas tem que ser... já devia ter mudado a água do bacalhau há uns 2 anos... o material costuma ter razão quando avaria... [8)]

                    A ver se um dia destes trato disso...

                    Comentário


                      #11
                      Boa! Nem sequer sabia que o anticongelante devia ser diluído! No rótulo das embalagens tem um elucidativo "Deitar para dentro do depósito". Bestial... [8)]

                      Comentário


                        #12
                        Ainda é moroso, não sei se valerá mais a pena entregar o carro numa oficina para me fazerem isso...

                        Em todo o caso vou estudar o CD e tentar arranjar um fim de semana para fazer isso.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por ClioII


                          Boa! Nem sequer sabia que o anticongelante devia ser diluído! No rótulo das embalagens tem um elucidativo "Deitar para dentro do depósito". Bestial... [8)]
                          Alto! Eu estava a falar nos anticongelantes que se compram na forma de concentrado! Aqueles de supermercado (água e um bocadinho de anticongelante) é para usar conforme vêm.

                          Quem usar desses, é melhor comprar do melhor que virem... tanto quanto possível dos que digam que dão para -35ºC ou o mais perto possível disso. Não é por causa da temperatura, mas pela maior concentração de inibidores de corrosão, senão até -5ºC dava para quase todos nós.



                          FLP, demora mais a escrever que a fazer! Conta aí com uma hora e não tenhas pressa em nada. Não sei onde é que o anticongelante será mais em conta, tens esses 2 que disseste, mais a RANP em Alfragide, a British Car em Lourel/Sintra e a Auro Peças no Campo Pequeno (Óscar Monteiro Torres). Telefona a saber preços e compra onde fôr mais barato. Desde que seja OAT está perfeito.

                          Eu para a semana já deverei fazer isso e depois a ver se tiro umas pics do 111. Esse tem 2 purgadores, mais uma válvula manhosa entre o colector de admissão e o vaso de expansão, e a "água" já está mais para o verde escuro que para o verde claro, portanto vou também lavar todo o circuito à mangueirada até sair apenas aguinha limpinha. ;)

                          Comentário


                            #14
                            A côr do líquido que está no meu é salmão ou côr de rosa... não deve ter inportância, ou tem?!

                            Se demora perto de 1 hora posso fazer em casa, vou ver onde arranjo o anticongelente com a referência que deste para comprar.

                            Por último, sabes se é necessário alguma ferramenta especial? ou as normais tipo chave de fendas serve?

                            Abraço.

                            Comentário


                              #15
                              A côr não tem importância nenhuma mas é esse salmão/rosa. Basta dizer que é líquido OAT para um MG ZR 105 (Rover 25-45 é tudo igual), nem é preciso dar referências.

                              Não são precisas ferramentas nenhumas em especial (nos concessionários talvez usem o sistema de enchimento por vácuo e depois fazem o teste de pressurização... mas quem não tem cão caça com gato ), deve ser aconselhável retirar o filtro de ar e a tubagem flexível até ao corpo da borboleta para se ter melhor acesso ao único parafuso de purga (procura ao longo do tubo que vai para trás do motor, vê no CD pág. 491), mas para se chegar ao tubo inferior do radiador é preciso ter umas mãozinhas e bracinhos de alicate. [:I] Ou então só indo por baixo do carro... cuidado com o anticongelante na cara e nos olhos porque aquilo é ligeiramente venenoso... e também não dá saúde aos painéis pintados (lavar depois com água corrente).

                              De resto não tem mais nada de especial, apenas o muito mau acesso a tudo! Está quase tudo feito para se ter acesso por baixo do carro ou então, por exemplo, para se ir mexer no termostato (que não precisas agora) é melhor retirar o colector de admissão...



                              FLP, na geração 25-45-ZR-ZS (portanto motores 1.4-1.8 posteriores a 2000) já não existe esse parafuso de purga do ar, para tal haverá que desmontar essa ligação do tubo flexível (grosso), levantá-lo e poisá-lo sobre o tubo metálico onde ele estava ligado e deixar sair por aí a mistura anticongelante com as eventuais bolhas de ar. Quando sair apenas líquido, basta então ligar novamente o tubo, apertar com a braçadeira metálica e continuar a deitar devagar o anticongelante pelo depósito de expansão.


                              O tubo de borracha que terá de ser desligado para se fazer a purga de ar é este do lado direito (em baixo, grossito) que sai da ligação inferior do radiador e vai ligar lá atrás do motor ao termostato, bomba de água, etc.:

                              Comentário


                                #16
                                Boas, cumprimentos e a todos.
                                Gostaria de dar o meu conselho uma vez que este assunto faz parte da minha area de trabalho.
                                Não se deve misturar o anticongelante vermelho com o verde, essa mistura normalmente é que é responsavel pela corrosão nos circuitos de refrigeração.
                                O liquido de refrigeração não serve apenas para arrefecer o motor, serve tambem para permuta de calor, tambem serve como lubrificante da bomba de água e como detergente para manter o circuito limpo,resiste tambem ao excesso de calor,quanto mais concentrado estiver melhor será.
                                O liquido vermelho costuma ser usado em circuitos de metal ferroso como o motor e radiador em ferro e o verde para circuitos em aluminio.
                                Aos misturar os dois liquidos eles tornan-se castanho e perdem as caracteristicas tornando-se num produto corrosivo que ataca as borrachas e as partes ferrosas do circuito.
                                Os liquidos de refrigeração originais não custam nenhuma fortuna pelo que na minha opinião não se justifica estar com experiências que podem correr mal.
                                Se alguma vez for necessário acrescentar e não se tiver liquido a água destilada é a solução, NUNCA ÁGUA DA TORNEIRA.
                                Deve-se evitar lavar o circuito com água, mas tanben não há outro remedio para o lavar,por isso há que seca-lo bem com ar comprimido se possivel.
                                Em relação ao clio o liquido deve ser mudado de 4 em 4 anos ou 120.000km o que ocorrer primeiro.
                                Espero ter ajudado, cumprimentos

                                Comentário


                                  #17
                                  Todas as ajudas até agora forma excelentes! [^]

                                  Obrigado CL, Baiones, johnnygt, jcc e FLP.

                                  Já agora, johnny, qual é o anticongelante normalmente usado para o Clio? Circuito em ferro ou alumínio? Se souberes referência, melhor ainda!

                                  Desde já obrigado! ;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    A renault já só preconiza um tipo que é para todos que é o verde e existe em 3 formatos,que são eles em embalagem de 5 litros que fica á volta 15€+-, embalagem de 2 litros um pouco mais barato mas pela diferença mais vale o de 5 litros, e há tambem de 1 litro á volta de 7 € julgo eu mas este é concentrado,para reforçar a proteção ou para diluir com água destilada.
                                    Eu não sei as referencias de cor mas isso há em qualquer balcão de peças da renault.

                                    Comentário


                                      #19
                                      FLP, se decidires tratar tu da substituição do anticongelante, compra apenas 2 litros. Chegam para encher o circuito, perder líquido na purga e ainda sobra para uns 3 reatestos entre as marcas de mínimo e máximo. Faz a mistura a 50/50.

                                      Melhor... se quiseres compra apenas 1 litro que eu tenho cá o 3º que nem cheguei a abrir. Agora percebo porque é que na revisão do 45 eles debitaram apenas 2 litros de anticongelante (aquilo tem um circuito relativamente pouco volumoso, por isso qualquer fuga maiorzita pode causar danos na dita cuja - a tua já é das novas ;)).

                                      Melhor ainda... se quiseres levo-te aí a água mais os 2 litros do precioso líquido, fica tudo em caminho. O preço é o que está aí em cima, acrescido de um café. :D



                                      O "restauro" ao sistema de arrefecimento do Rover 111 já teve início mas ainda não terminou. Já se drenou o anticongelante velho, todo o sistema foi meticulosamente lavado internamente com água da torneira a não muito alta pressão (os radiadores podem danificar-se com alta pressão de água).

                                      Todos os tubos flexíveis foram desmontados pelo menos numa das suas ligações (alguns foram mesmo retirados para facilitar a lavagem do circuito em ambos os sentidos), com excepção do tubo que liga ao termostato (que é de muito difícil acesso e não me pareceu necessário estar lá a mexer uma vez que foi possível fazer circular a água por lá) e de uma outra curva na entrada do radiador (pois não era necessária nem sequer conveniente a sua remoção):



                                      Nesta última foto são bem visíveis, em baixo, as duas borrachas de ligação dos tubos de vácuo que estão gretadas. A mudar um dia destes (talvez até as tenha por cá...).


                                      O reservatório de expansão foi desmontado do local para ser bem lavado (com água, detergente em pó para a roupa e um escovilhão tipo daqueles utilizados para lavar os biberões), uma vez que apresentava alguns depósitos de ferrugem no fundo, alguns depósitos de sujidade nas paredes laterais e também um ligeiro filme de "nanha" creme no fundo:



                                      Conforme se vê nas duas fotos, esta tampa terá de ser substituída em breve uma vez que já não retém a pressão estipulada (o facto de a válvula metálica estar descentrada do corpo de plástico preto indica isso, neste caso em concreto - outras tampas poderão ser de funcionamento diferente):




                                      O depósito ficou quase tão bom quanto novo:




                                      Depois de montado, ficou com melhor aspecto (aqui ainda estava vazio ou apenas com água del cano):



                                      Como se pode ver pela foto anterior, antes de começar o trabalho foi necessário retirar o filtro de ar e a tubagem de admissão de ar para se conseguir obter algum espaço de manobra. Obviamente que é sempre imperioso proteger a admissão do carburador ou do sistema de injecção (há sempre água que salta, além de poeiras ou até objectos tipo porcas, ferramentas, etc.).

                                      Finalmente foi cheio com água da torneira para se fazer uma primeira lavagem em funcionamento e purgado de ar.

                                      Primeiro ponto de purga, situado após a ligação do tubo inferior do radiador (saída de água arrefecida):




                                      Segundo e último ponto de purga de ar, situado no tubo de admissão de água do radiador interno (chaufage ou lá como se escreve):




                                      Tudo correu muito bem, não havendo dificuldades de maior a não ser o difícil acesso à ligação inferior do radiador e o facto de não ter saído água pelo purgador superior da chaufage (há sempre qualquer coisa que não corre de acordo com as previsões) pelo que foi atestado de água por esse ponto até não haver dúvidas de que o sistema estaria (muito provavelmente) isento de bolhas de ar.

                                      Depois de tudo confirmado e reconfirmado, deu-se então à ignição e o dito cujo começou a rugir. Extrema atenção em eventuais fugas de água, um olho no ponteiro da temperatura, outro no tubo de escape e outro nos tubos de água... upsss há aqui olhos a mais... :D

                                      Ao fim de meia hora o sistema não aquece o suficiente para ligar a ventoínha... o que é normal neste carro, só em condições muito adversas é que o ponteiro sobe do meio e liga a ventoínha a cerca de 2/3 da escala:



                                      Tudo perfeito, portanto.

                                      Bem... nem tanto... há duas borrachitas para mudar e pensava eu que seria apenas necessária a tampa do depósito de expansão mas descobri que perto da rosca há umas fissuras... não parece perder pressão por ali mas é capaz de ser apenas uma questão de tempo.

                                      Para já não vou mexer em nada disso porque quero andar um mês para ver se detecto alterações provocadas pela mudança do líquido anticongelante e lavagem do sistema. No final de Abril, então se compra o depósito novo. As borrachitas é quando fôr a Lisboa, isso há em várias casas de borrachas.


                                      Depois de o motor ter arrefecido, procedeu-se à troca da água del cano pela mistura anticongelante diluída a 50% conforme indicação do fabricante da viatura.

                                      Para tal basta arranjar um recipiente que leve mais de 2 litros (por acaso tinha cá outro garrafão de 5 litros de água destilada), deitar para lá o conteúdo de uma das embalagens de litro de anticongelante, encher esta embalagem de litro com água destilada/desmineralizada (para aproveitar os restinhos de anticongelante que sempre ficam agarrados às paredes :D), verter isto para o garrafão, tapar e agitar bem.

                                      Enquanto esta solução repousa, vamos então fazer tudo de novo para retirar o máximo possível de água de dentro do motor e radiador. [:I]



                                      Exactamente. [8)] Vamos desmontar novamente toda a tubagem, fazer circular água da torneira para lavar qualquer resto que lá possa ter ficado do anticongelante velho ou outros sedimentos e finalmente soprar por onde fôr possível para retirar ainda alguma água que lá esteja dentro.

                                      Nota: caso não haja um compressor de ar (como foi o caso) nunca soprar nos tubos que já tenham funcionado com anticongelante, por muito bem lavados que eles pareçam estar. Os líquidos anticongelantes (tal como a generalidade dos fluidos utilizados em automóveis) são nocivos ao ser humano, pelo que todo o cuidado nunca será demasiado. Arranjar, portanto, tubos novos que nos permitam trabalhar sempre em condições de higiene e segurança.

                                      No caso deste motor, existe uma válvula entre o colector de admissão e o reservatório de expansão que permite a passagem de eventuais bolhas de ar (válvula de purga). Foi por aqui que o motor foi soprado para expulsar os restos de água, e ainda foi alguma...

                                      Como não circula normalmente água por esta válvula, ela tem tendência a "colar" à sua vedação e pareceu-me que foi esse o caso ao soprá-la da 1ª vez. A partir daí notou-se sempre um muito melhor fluxo de ar. Era exactamente aqui que havia alguma ferrugem (não muita) e que originou os resíduos encontrados inicialmente no depósito de expansão. Agora está tudo perfeitamente limpo e lavado.


                                      Sendo assim, resta montar toda a tubagem, abrir os 2 purgadores e começar a encher o circuito com a mistura anticongelante. Deve ser feito com alguma calma para não permitir a criação de bolsas de ar na tubagem. Vai-se deitando o líquido até que ele comece a aparecer no 1º purgador. Quando sair apenas líquido sem quaisquer bolhas de ar, então aperta-se o parafuso de purga.

                                      Continua-se a encher de líquido (eventualmente já se fez nova mistura com 1 litro de anticongelante e outro de água destilada) até que este apareça no purgador superior e aperta-se o parafuso tal como no caso anterior. Finalmente atesta-se o depósito de expansão até à marca de máximo:




                                      Neste caso particular, o purgador superior parece estar colocado a um nível ligeiramente superior ao máximo do reservatório de expansão, pelo que nunca mais saía água por ali. Foi então atestado o circuito por esse ponto até se ver lá água sem qualquer resto de ar, tapou-se com o respectivo parafuso e depois drenou-se o excesso de anticongelante por um dos tubos do reservatório.

                                      Antes de dar esta parte como concluída, falta ainda lavar todos os sítios por onde possa ter escorrido ou salpicado anticongelante (que danifica a pintura do carro), ou seja, é mesmo lavar todo o motor e cofre (tentar não inundar muito o distribuidor e a entrada do carburador, se possível...):




                                      Colocar novamente o motor em funcionamento, agora já com o líquido final (salmão), e prestar atenção à temperatura, eventuais fugas na tubagem e controlar o nível no reservatório. Deixar o motor atingir a sua temperatura normal de funcionamento e, caso não haja alterações em nada, arrancar para o primeiro teste real em estrada.

                                      Convém relembrar que, durante todo o processo, o comando da temperatura interior deverá estar accionado para o máximo, de forma a permitir a livre circulação de água ou anticongelante pela tubagem e interior do radiador da chaufage.

                                      Após o teste de estrada (neste caso foram ainda apenas uns 20-25 km, mas hoje já irá andar bem mais um pouco), deixar arrefecer o motor e verificar o nível do líquido pois é normal ser necessário acrescentar mais algum (alguma bolsa de ar que tenha ficado escondida). Neste caso estava no nível mínimo, pelo que, nos primeiros dias, é conveniente transportar o resto que sobrou da mistura anticongelante para alguma eventualidade que possa ainda surgir.




                                      Continua ali para as curvas...


                                      E até daqui a uns 8 anos, se ainda tiver o carro... ;)

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                                        #20
                                        Clio II para repor o nível do anti-congelante podes sempre adicionar água destilada ou um anti-congelante já diluído, (qualquer marca serve)! Eu costumo utilizar um da "Redex" que vem em embalagens de 5 litros e há em verde e azul e quando mudo a água do circuito utilizo a embalagem inteira e por vezes tenho de adicionar um pouco de água destilada! Se trazes um verde, mantem a cor, para quando tiveres uma pequena fuga se identificar o corante na zona onde verte! Desta ultima vez até fiz asneira porque meti anti-congelante verde num BX e devia ter posto azul, por causa da cor do LHM. Assim se tiver uma fuga tenho de adivinhar se é do circuito da água ou do circuito do LHM, facto que já me aconteceu e felizmente detectei de imediato!

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                                          #21
                                          ;)

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                                            #22
                                            CL,
                                            Em princípio só para Junho ou Julho é que vou fazer essa mudança de líquidos, é quando o carro faz 4 anos e aproveito o facto de ir à 1ª inspecção para lhe fazer uma revisão maiorzinha, até que tem as luzes de Ré sem funcionar e deve precisar de uma válvula de Ré, já andei a ver se descobria onde era, mas ainda não cheguei lá...

                                            E nessa altura será um serviço quase completo, mudança de líquido de refrigeração (como o carro está a gás tem que andar sempre 100%), mudar velas (já tenho novas), a válvula de Ré (ainda não tenho) e mais umas coisinhas estéticas como lavar tapetes e estofos...

                                            A correia de distribuição estava a juntá-la para quando mudar de pneus, já vão com mais de 76.000km e ainda são os de origem

                                            Mas se na altura ainda tiveres o líquido posso ficar com ele, e o café será um prazer pagar-to

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                                              #23
                                              A correia é aos 6 anos ou 150 mil km, ainda tens muito tempo pela frente.

                                              Também não sei onde fica a dita válvula de marcha-à-ré mas deve estar na caixa de velocidades... como não está na parte de cima... adivinha onde ela estará!? :D

                                              Bruxo! No sítio mais inacessível que se possa pensar!


                                              Pois, lavar estofos e tapetes, aspirar, lavar por fora, lavar as jantes... tenho que fazer isso um dia... (de São Nunca à tarde :D)

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                                                #24
                                                Ó CL, tu qualquer dia ainda fazes uns vídeos para o Planeta Agostini! :D

                                                Muito bom, muito bom mesmo... ;)

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                                                  #25
                                                  citação:O reservatório de expansão foi desmontado do local para ser bem lavado (com água, detergente em pó para a roupa e um escovilhão tipo daqueles utilizados para lavar os biberões), uma vez que apresentava alguns depósitos de ferrugem no fundo, alguns depósitos de sujidade nas paredes laterais e também um ligeiro filme de "nanha" creme no fundo:

                                                  Da próxima vez usa aguarrás de limpeza ("white spirit", not "thinner") com sal lá para dentro, chocalha vigorosamente e em menos de 2 minutos tens isso limpo, o aguarrás dissolve a porcaria e a gordura num instante, e não, não te ataca o plástico do reservatório nã senhor...;)


                                                  ps eu uso o Glycoshell sf, é mais barato e também é um OAT!

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                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por jcc

                                                    e não, não te ataca o plástico do reservatório nã senhor...;)

                                                    Quando li aguarrás imaginei logo o meu rico depósito a desfazer-se... :D


                                                    Mas aquilo com o OMO (ou lá que é que a patroa usa para as roupas à mão) foi em 10 minutos e ficou quase quase como novo.

                                                    De qualquer maneira vou mudá-lo daqui por um mês. Custa uns 54€ cá (44 e tal + IVA) e entregam de um dia para o outro mas, já agora, estou à espera que os ingleses me respondam sobre o preço lá. Logo se vê se compensa...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boas!
                                                      Alguém me sabe dizer como proceder num volkswagen Polo coupe fox - 1,4 diesel de 1993??
                                                      Neste momento não tenho a certeza, mas dá-me a sensação que tem o liquido de cor acastanhada, o que é mau... (mistura de verde e vermelho?). comprei o carro à um mês e tenho estado com ele parado, estive a afinar o ponto do motor, montes de coisas electricas, e amanha finalmente leva dois pares de pneus novos...
                                                      mas agora fiquei preocupado com a cor do liquido, não faço ideia de há quantos anos está lá, e por isso vou trocar... como se faz a purga neste carro? que tipo de anticongelante leva? o Verde ou o OAT?

                                                      Desde já obrigado pela atenção.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu utilizo um concentrado com base no metanol ou etanol(penso eu... é uma coisa dessas)!
                                                        Na embalagem vem lá as misturas possiveis, como utilizo-o a 100%, dá-me até -30 ºC

                                                        Comentário


                                                          #29


                                                          Subject: DEX-COOL Engine Coolant Information #00-06-02-006C - (05/01/2006)



                                                          Models: 2007 and Prior GM Passenger Cars and Trucks (Including Saturn)

                                                          2007 and Prior HUMMER Vehicles

                                                          2005-2007 Saab 9-7X






                                                          Licensed Approved DEX-COOL® Providers
                                                          Important: USE OF NON-APPROVED VIRGIN OR RECYCLED DEX-COOL® OR DEVIATIONS IN THE FORM OF ALTERNATE CHEMICALS OR ALTERATION OF EQUIPMENT, WILL VOID THE GM ENDORSEMENT, MAY DEGRADE COOLANT SYSTEM INTEGRITY, AND PLACE THE COOLING SYSTEM WARRANTY UNDER JEOPARDY.

                                                          Following in Table 1 are the only current licensed and approved providers of DEX-COOL®. Products that are advertised as "COMPATIBLE" or "RECOMMENDED" for use with DEX-COOL® have not been tested or approved by General Motors. Non-approved coolants may degrade the coolant system integrity and will no longer be considered a 5 yr/150,000 mile (240,000 km) coolant.

                                                          Table 1 -- Approved and Licensed Providers of DEX-COOL Products Meeting General Motors GM6277M Specifications License #
                                                          Provider

                                                          DC 001
                                                          Chevron

                                                          DC 002
                                                          Prestone

                                                          DC 003
                                                          Shell

                                                          DC 004
                                                          Valvoline

                                                          DC 005
                                                          Recycled Fluid Technologies (Bulk Service)

                                                          DC 011
                                                          GM Vehicle Care

                                                          DC 011
                                                          AC Delco


                                                          Coolant Removal Services/Recycling
                                                          The following tables include all coolant recycling processes currently approved by GM. Also included is a primary phone number and demographic information. Used DEX-COOL® can be combined with used conventional coolant (green) for recycling. Depending on the recycling service and/or equipment, it is then designated as a conventional 2 yr/30,000 mile (50,000 km) coolant or DEX-COOL® 5 yr/150,000 mile (240,000 km) coolant. Recycled coolants as designated in this bulletin may be used during the vehicle(s) warranty period.

                                                          DEX-COOL® Recycling
                                                          The DEX-COOL® recycling service listed in Table 2 has been approved for recycling waste engine coolants (DEX-COOL® or conventional) to DEX-COOL® with 5 yr/150,000 mile (240,000 km) usability. Recycling Fluid Technologies is the only licensed provider of Recycled DEX-COOL® meeting GM6277M specifications and utilizes GM approved inhibitor packages. This is currently a limited program being monitored by GM Service Operations which will be expanded as demand increases.

                                                          Table 2 -- Approved Engine Coolant Recycling Services - DEX-COOL® Recycler
                                                          Equipment/Service
                                                          Recycled Products
                                                          Demographics
                                                          Contact

                                                          Recycling Fluid Technologies
                                                          Service
                                                          DEX-COOL® Licensed Provider (50/50 pre-mix)
                                                          IN, IL, MI, OH
                                                          800-474-4947


                                                          Conventional (Green) Recycling
                                                          Processes listed in the Table 3 are capable of recycling waste engine coolants (DEX-COOL® or conventional) to a conventional (green) coolant. Recycling conventional coolant can be accomplished at your facility by a technician using approved EQUIPMENT (listed by model number in Table 2), or by an approved coolant recycling SERVICE which may recycle the coolant at your facility or at an offsite operation. Refer to the table below for GM approved coolant recyclers in either of these two categories. Should you decide to recycle the coolant yourself, strict adherence to the operating procedures is imperative. Use ONLY the inhibitor chemicals supplied by the respective (GM approved) recycling equipment manufacturer.

                                                          Table 3 -- Approved Engine Coolant Recycling Services and Equipment - Conventional Green Recycler
                                                          Equipment/Service
                                                          Recycled Products
                                                          Demographics
                                                          Contact

                                                          Antifreeze Technologies Systems
                                                          Service
                                                          Conventional Green (50/50 pre-mix)
                                                          IL, IN, MA, MD, MI, NH, NJ, PA, TX, VA
                                                          800-474-4947

                                                          Asbury Environmental Services/Demenno Kerdoon - Trinity Brand
                                                          Service
                                                          Conventional Green (50/50 pre-mix)
                                                          AZ, CA, NV, OR, WA
                                                          800-974-4495

                                                          Automotive Environmental Service

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Em caso de dúvida, a água destilada é barata, a desmineralizada ou desionizada já não tanto, mas todas podem ser utilizadas no circuito de arrefecimento. Além disso, pelo menos a destilada, existem à venda em qualquer hipermercado em embalagens de uns 4-5 litros.
                                                            Só para chamar à atenção que a água destilada como deve de ser, é bastante corrosiva e bastante cara. e é obtida a partir de água desmineralizada depois de ser desionizada (só depois passa à fase seguinte de destilação). A que existe nos hipermercados tem a marca "Destilada" mas não passa de simples água desmineralizada, por vezes pouco desmineralizada, i.e quase do cano.

                                                            Já confirmei isto ao telefonar para um fornecedor que até sendo de louvar trazer o nº de telefone na embalagem, quando o contactei não procurou vender banha da cobra e confirmou que apesar do nome/marca ser "Destilada" a água era simplesmente desmineralizada. Sem dúvida pessoa séria que levarei em conta.

                                                            Água destilada é um termo para várias águas que começam pela água pura com condutividade muito próxima de zero, 10 µmhos/cm. Por exemplo a ultra pura tem de ter 0,1µmhos/cm.
                                                            A água potável normal andará (deveria andar) na casa dos 50 µmhos/cm).

                                                            Os inibidores de corrosão do produto penso que também ajudarão a aliviar a capacidade corrosiva da água destilada.
                                                            Portanto cuidado com as águas "destiladas" dos hipermercados...

                                                            Comentário

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