Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema de aquecimento (ventilação)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema de aquecimento (ventilação)

    Audi A4 1.9 TDi Avant Sport de 1996
    Há algum tempo reparei que o ar quente da ventilação e do ar condicionado, não funcionava devidamente (uma vezes funcionava, outras não), o que, no Inverno era bastante aborrecido.
    Falei com o mecânico que, depois de verificar tudo (inclusive ligando a um computador) e limpar o circuito de refrigeração, mudou o liquido do circuito, a valvula da temperatura, bomba da agua e o depósito do líquido de refrigeração, e o problema persiste...
    Penso eu, que não percebo nada disto, o aquecimento não é feito por uma resistência e se é não será problema desta?
    Não há, pelo menos para mim, coisa pior do que andar a experimentar
    ora-arranja-aqui-ora-mexe-acolá até ver se resolve...
    Se calhar até é um problema simples.
    Desde já grato pelas dicas que possam dar.

    #2
    Originalmente Colocado por Bilo Ver Post
    Audi A4 1.9 TDi Avant Sport de 1996
    Há algum tempo reparei que o ar quente da ventilação e do ar condicionado, não funcionava devidamente (uma vezes funcionava, outras não), o que, no Inverno era bastante aborrecido.
    Falei com o mecânico que, depois de verificar tudo (inclusive ligando a um computador) e limpar o circuito de refrigeração, mudou o liquido do circuito, a valvula da temperatura, bomba da agua e o depósito do líquido de refrigeração, e o problema persiste...
    Penso eu, que não percebo nada disto, o aquecimento não é feito por uma resistência e se é não será problema desta?
    Não há, pelo menos para mim, coisa pior do que andar a experimentar
    ora-arranja-aqui-ora-mexe-acolá até ver se resolve...
    Se calhar até é um problema simples.
    Desde já grato pelas dicas que possam dar.
    Não funciona o ar quente do Ac e da ventilação normal? E o ar frio do AC funciona?
    Uma vez tive um problema num carro em que não funcionada a ventilação na regulação de quente, era um problema bastante simples: Era um cabo que estava desligado...
    Mas também poderá ser o manipulo da regulação frio/quente. É uma questão de ver estas duas situações, já que o resto já foi feito.

    Comentário


      #3
      Não funciona o ar quente do AC e da ventilação normal.
      O ar frio funciona bem.
      Problema do circuito de refrigeração, se é que tinha alguma coisa a ver, não é, dado que foi limpo e mudado o reservatório, bomba e valvula de temperatura.
      O que é que aquece o ar? É uma resistencia? É àgua quente?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Bilo Ver Post
        Não funciona o ar quente do AC e da ventilação normal.
        O ar frio funciona bem.
        Problema do circuito de refrigeração, se é que tinha alguma coisa a ver, não é, dado que foi limpo e mudado o reservatório, bomba e valvula de temperatura.
        O que é que aquece o ar? É uma resistencia? É àgua quente?
        O que aquece o ar é a água quente do motor

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nafs Ver Post
          O que aquece o ar é a água quente do motor
          Mas isso é no caso da ventilação normal, o problema é que acontece também no AC, que não funciona o ar quente. Não será o manipulo no painel de instrumentos avariado?

          Comentário


            #6
            Se é uma Sport tem climatronic.
            Não tem manípulos.
            Ou a água quente não passa no radiador de chauffage por estar entupido ou a torneira respecticva não abre. Neste caso é a um bom electricista que deves ir.
            Em todos os carros é sempre a agua quente (depois de aquecer) do motor que passa no radiador de chauffage que dá o calor para o habitáculo.
            Com ou sem AC, e esteja este ligado ou não.

            Comentário


              #7
              Já agora, esse carro tem de ir para os 90º pouco depois de pôr a trabalhar, e ficar sempre aí, se a temperatura da água depois de aquecer anda abaixo dos 90º o problema é o termostato que anda sempre aberto, tem de ser substituído.

              Comentário


                #8
                Muito obrigado.
                É este tipo de ajudas que valoriza um fórum como este.

                Comentário


                  #9
                  Reparei hoje, depois de um percurso de uns 20 e tal km, que a temperatura fica um pouco a baixo dos 90º, e a ventilação aqueceu um pouco (não tanto como era normal) e já perto do final da (curta) viagem...
                  Será, então, problema do termostato? O mecânico disse-me que, a propósito disso, já tinha mudado uma válvula da temperatura, não é a mesma coisa?...

                  Comentário


                    #10
                    Boas,

                    Válvula de temperatura é uma coisa e termostacto é outra.
                    Poderá ser sim o termostacto. O AC apenas funciona com ar frio não com ar quente.

                    Cump,

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Bergana Ver Post
                      Boas,

                      Válvula de temperatura é uma coisa e termostacto é outra.
                      Poderá ser sim o termostacto. O AC apenas funciona com ar frio não com ar quente.

                      Cump,
                      Não é bem assim, o AC tanto aquece como arrefece, não tem como única função arrefecer a ambiente.
                      Quanto ao problema e depois de tudo o que já foi mudado, provavelmente será mesmo o termostato da temperatura do liquido de refrigeração do motor que está sempre aberto, o que faz com que o motor não atinja a temperatura ideal de funcionamento, ora, se não há água quente nas tubagens não há calor a sair da ventilação. Também noto que a minha passat, que também é de 96, anda a aquecer pouco, ou seja, o ponteiro da temperatura raramente vai aos 90º, fica sempre nos 80º ou pouco acima, mesmo puxando por ela o ponterio sobe pos 90º mas se voltar a andar normalmente volta a descer, o que não devia acontecer, devia subir pos 90º e ficar lá.Boa sorte nisso.
                      cumps

                      Comentário


                        #12
                        Estamos quase no Verão e não há meio de o calor vir (assim não precisava de me preocupar com estas questões de aquecimento) pelo que hoje visitei o mecânico para ver se resolve o problema. A solução preconizada foi uma limpeza da tubagem e do pequeno radiador do aquecimento (?) com água em pressão, pois, à semelhança do reservatório do líquido de refrigeração já substituido deve estar com uma valente crosta de residuos. Na verdade, na primeira intervenção que fez, com uma simples limpeza com mangueira de água, o aquecimento funcionou até... ficar o circuito obstruido noutro sítio...
                        Eu, reconheço que percebo pouco disto, no entanto apesar de me parecer uma solução um tanto pouco ortodoxa, parece-me que tem alguma lógica [muito tempo de uso (165.000km)+falta de limpeza regular do circuito = obstrução/disfuncionamento]. Se alguém puder comentar ou dar um ar mais técnico/credível (ou não) esta explicação, agradeço

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X