Boas, tenho algumas duvidas sobre a inspecção obrigatória de automóveis, o que eles podem testar, por varias vezes tive que remover o pneu suplente para mostrar o macaco, acelerar o carro durante muito tempo para ligar a ventoinha, accionam durante algum tempo o jacto de agua para o para brisas e até pediram-me para ligar os faróis de nevoeiro da frente. Já fui a vários centros e cada faz os testes que querem.
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Inspecção de automóveis.
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Originalmente Colocado por BMCV Ver PostBoas, tenho algumas duvidas sobre a inspecção obrigatória de automóveis, o que eles podem testar, por varias vezes tive que remover o pneu suplente para mostrar o macaco, acelerar o carro durante muito tempo para ligar a ventoinha, accionam durante algum tempo o jacto de agua para o para brisas e até pediram-me para ligar os faróis de nevoeiro da frente. Já fui a vários centros e cada faz os testes que querem.
"...acelarar o carro durante muito tempo para ligar a ventoinha..."
Isto era meio caminho andado para o inspector ter que me dar umas satisfaçoesitas.
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Não querem ver nada de macacos nem roda suplente, que não é obrigatória num ligeiro. O que procuram é o triângulo.
Todas as luzes têm de funcionar e estar homologadas.
Quando mandam acelerar é para tentar aprovar o carro na análise de gases, não querem ver se a ventoínha trabalha, pois isso não faz parte da IPO. Se em frio os valores estivessem bons não perdiam tempo com isso. O teste correcto é com o motor na temperatura de funcionamento, à volta de 90º, quando o catalisador está quente, o sensor de temperatura do líquido de refrigeração já não envia valores para a centralina de maneira a enriquecer a mistura...
O motor não se desmonta por acelerar, a ventoínha está feita para trabalhar, se não funcionar é que é mau sinal.
Quanto aos pontos a verififcar penso que há qq coisa no site da DGV.
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A minha ultima foi engraçada ... Levei o carro da empresa á inspecção uma Carrinha Toyota Avensis . onde tenho um farol de nevoeiro ( os de baixo, tipo espalhador) estalado por uma pedra ... Mas a luz trabalha sem problemas . apenas o vidro está estalado ...
Diz-me o tipo , vou.-lhe meter aqui uma anotação que o vidro está estalado , para a proxima já nao passa ...
Digo eu , entao e se eu tirar o farol fora e vier á inspecção sem os 2farois , será que passa ? afinal de contas isto é um extra... diz ele , Ah assim já passa.
Ridiculo
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Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver PostA minha ultima foi engraçada ... Levei o carro da empresa á inspecção uma Carrinha Toyota Avensis . onde tenho um farol de nevoeiro ( os de baixo, tipo espalhador) estalado por uma pedra ... Mas a luz trabalha sem problemas . apenas o vidro está estalado ...
Diz-me o tipo , vou.-lhe meter aqui uma anotação que o vidro está estalado , para a proxima já nao passa ...
Digo eu , entao e se eu tirar o farol fora e vier á inspecção sem os 2farois , será que passa ? afinal de contas isto é um extra... diz ele , Ah assim já passa.
Ridiculo
No fundo é como os cintos de segurança traseiros, todos os carros após 1990 tem que ter cintos atrás. carros em anos anteriores, uns traziam outros não. mas todos os que traziam, o seu uso é obrigatório.
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Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver PostNo centro onde vou , é sempre a andar... aquilo nao reprova ninguem lol .
Por acaso já tive a carrinha comercial reprovada por ter demasiada opacidade.
Agora se eles pediram-te especificamente o macaco a mim nunca me pediram mas a ser obrigatório até se compreende o não pedirem. Em alguns carros dá um trabalho para tirar, então na carrinha comercial em que tenho de desaparafusar na zona da carga levantar a placa que tenho lá para não riscar o chão e depois tirar o macaco.
Agora faróis de nevoeiro e limpa para-brisas testam sempre.
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até os tubos dos injectores agora já verificam ........ "estranho mas verdade"...
ha uns tempos deixei um pesado em altas.... e o rapaz nao conseguia tirar o carro do lugar.....a arrancar em 3ª alta...... tb era dificil
nao disse nada, passei a baixas e arranquei ... depois fiquei a saber que nem carta de pesados tinha .,....
é pior qdo as fazem, e inventam coisas mal qdo estão bem .... isso sim ....
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Temos que encarar a inspecção de automóveis como algo positivo. O que me deixa muitas vezes intrigado é o facto de não haver profissionalismo e testar e anotar algo ridículo. O meu sogro teve que pintar uma carrinha porque tinha alguns vestígios de ferrugem no tejadilho, se assim não fosse tinha sempre anotação no certificado de inspecção.
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Procedimentos na Inspecção
Travões:
Para testar os travões é utilizado o frenómetro. Este aparelho mede a força,
eficiência e equilíbrio de travagem. São testados os diversos tipos de travões:
travão de serviço, travão de estacionamento e quando aplicável, travão de
emergência.
Direcção:
Para testar o sistema de direcção é utilizado o ripómetro. Este aparelho verifica o
desvio do veículo em metros por quilómetro (ripagem) dos veículos automóveis.
Visibilidade:
Verifica-se o estado dos espelhos retrovisores, sistema de limpeza do pára-brisas
e eventuais reduções do campo visual.
Luzes:
Através do regloscópio é feita a verificação da orientação das luzes dos médios,
máximos e de nevoeiro, bem como a medição da sua intensidade luminosa.
Confere-se ainda o estado e funcionamento de todas as luzes e as ligações para
reboques, quando existentes.
Detecção de folgas:
O detector de folgas permite verificar a existência de folgas excessivas e de
outras anomalias na suspensão, direcção, eixos e suas ligações ao quadro do
veículo. É igualmente averiguado o estado das jantes e dos pneus.
Quadro e cabine:
Realiza-se um exame ao exterior e ao interior do veículo, com vista à detecção de
pontos de corrosão, deformações, anomalias dos bancos e outros defeitos, que
comprometem a segurança do veículo e dos seus ocupantes.
Equipamentos diversos:
Verifica-se a existência e funcionamento dos cintos de segurança, triângulo de
pré-sinalização, avisador sonoro, velocímetro e de outros equipamentos
obrigatórios só em alguns veículos - tacógrafo, limitador de velocidade, calços de
roda, extintor, e outros.
Emissões de gases de escape:
O controlo das emissões de gases de escape é feito através de dois aparelhos
distintos: o analisador de gases para os veículos a gasolina e, o opacímetro para
os veículos com motor a diesel.
O analisador de gases de escape é um aparelho destinado a medir o teor de CO nos gases de escape bem como, a determinar o valor de "lambda" (relação
ar/combustível) nos motores a gasolina.
O opacímetro é um aparelho destinado a determinar a opacidade dos fumos de
escape dos veículos com motor diesel.
Outras verificações:
Os veículos de serviço público estão sujeitos, também, a outras verificações, por
forma a assegurar que cumprem as medidas de segurança específicas existentes.
Identificação do Veículo:
Consiste em comprovar se a marca, o modelo, a matrícula, o número do quadro e
as medidas dos pneumáticos coincidem com as indicadas no livrete.
Resumindo, acho que se testa tudo.Editado pela última vez por BMCV; 05 June 2007, 09:33.
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Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver PostA minha ultima foi engraçada ... Levei o carro da empresa á inspecção uma Carrinha Toyota Avensis . onde tenho um farol de nevoeiro ( os de baixo, tipo espalhador) estalado por uma pedra ... Mas a luz trabalha sem problemas . apenas o vidro está estalado ...
Diz-me o tipo , vou.-lhe meter aqui uma anotação que o vidro está estalado , para a proxima já nao passa ...
Digo eu , entao e se eu tirar o farol fora e vier á inspecção sem os 2farois , será que passa ? afinal de contas isto é um extra... diz ele , Ah assim já passa.
Ridiculo
POIS É, o n14 do meu pai tinha os farois de nevoeiro a funcionar mas um estalado(fui eu )
o par custava 500€ up
no IPO disseram que não passava.............., a não ser que se tapasse com fita cola! o meu pai tapou.......passou, e tirou!
tem lógica? na prática não......mas como eles entendem tudo á letra
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostIsso do tirar os farois de nevoeiro ou tapar não devia passar.
Pq se o carro vem equipado e tem o botão cá dentro, tem de ligar e funcionar.
Mas se lá estiverem , têm de estar em boas condiçoes .
Quando a Avensis for de novo á inspecção vou ter de lhe tirar os farois de nevoeiro para poder passar . Será que se os tapar com fica cola dá mta bandeira ?
Isto porque nao posso ir a outro centro de inspecção por ser politica da empresa... Senao era só ir a outro centro e dizer que perdi o papel da ultima inspecção , que eles passavam de novo a carrinha com a mesma anotação.
Tenho um centro perto de casa que é o lugar onde o pessoal dos Jipes alterados fazem as inspecções ... e digo uma coisa ... já vi autenticos Big Foot's a sair de lá , com pneus 39 e a passarem numa boa.
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Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver PostMas há carros , como Os clios e Corsas habitualmente os comerciais , que veem com a pré instalação dos farois de nevoeiro , alguns com botão lá dentro e tudo , mas é um extra , não são obrigatorios por lei aqueles farois.
Mas se lá estiverem , têm de estar em boas condiçoes .
Quando a Avensis for de novo á inspecção vou ter de lhe tirar os farois de nevoeiro para poder passar . Será que se os tapar com fica cola dá mta bandeira ?
Isto porque nao posso ir a outro centro de inspecção por ser politica da empresa... Senao era só ir a outro centro e dizer que perdi o papel da ultima inspecção , que eles passavam de novo a carrinha com a mesma anotação.
Tenho um centro perto de casa que é o lugar onde o pessoal dos Jipes alterados fazem as inspecções ... e digo uma coisa ... já vi autenticos Big Foot's a sair de lá , com pneus 39 e a passarem numa boa.
Eles iam pedir ao centro de inspecções onde tinhas ido fazer que enviassem por fax a ficha da inspecção que lá fizeste.
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Olha que eu já fiz isso umas 4 ou 5 vezes quando tinha o jipe e resultou sempre ! Passaram-me sempre o jipe com as anotações dos casquilhos de direcção , luzes e mais umas coisitas.... Passou sempre na inspecção , mas sempre em centros diferentes . Tenho a prova guardada em casa é só procurar.
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Originalmente Colocado por DeepSnoozer Ver PostO Meu mecanico tava mto bem a falar com ppl a dizer, ya ya o carro tá fixe ! passou na inspecção sem nenhuma anotação
derrepente começaram-se todos a rir
(os carros com ele passam sp na inspecção)
Mas em caso de inspecção ao centro, quem se lixa é o inspector
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Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver PostOlha que eu já fiz isso umas 4 ou 5 vezes quando tinha o jipe e resultou sempre ! Passaram-me sempre o jipe com as anotações dos casquilhos de direcção , luzes e mais umas coisitas.... Passou sempre na inspecção , mas sempre em centros diferentes . Tenho a prova guardada em casa é só procurar.
Fui com um BX de um primo à inspecção sem o papel que ele tinha comprado o carro e quem vendeu já não tinha o papel, e pediram por fax uma cópia ao centro onde fez a ultima para se poder fazer a inspecção.
Mas se tu já fizeste tudo bem. Se calhar depende dos centros.
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Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostEu falo por aquilo que já vi acontecer.
Fui com um BX de um primo à inspecção sem o papel que ele tinha comprado o carro e quem vendeu já não tinha o papel, e pediram por fax uma cópia ao centro onde fez a ultima para se poder fazer a inspecção.
Mas se tu já fizeste tudo bem. Se calhar depende dos centros.
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Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver PostFiz cerca de 4 ou 5 vezes , enquanto tive um LD Serie 3 que precisava de alguns arranjos a nivel de folgas , direcção e travões , que na altura nao tinha disponibilidade €€€ para o fazer ... entao fui adoptando essa tecnica. ( isto há cerca de 4 anos) nao sei se entretanto alguma coisa mudou ... mas penso que está tudo na mesma . Deve depender de centro para centro .. ou mesmo zona geográfica ...
Pois pelos vistos é assim.
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