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Inspecção de automóveis.

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    Inspecção de automóveis.

    Boas, tenho algumas duvidas sobre a inspecção obrigatória de automóveis, o que eles podem testar, por varias vezes tive que remover o pneu suplente para mostrar o macaco, acelerar o carro durante muito tempo para ligar a ventoinha, accionam durante algum tempo o jacto de agua para o para brisas e até pediram-me para ligar os faróis de nevoeiro da frente. Já fui a vários centros e cada faz os testes que querem.

    #2
    Tudo o que indicas são coisas que se devem fazer. Por vezes é que eles levam aquilo na "desportiva".

    Mas devia-se mostrar o macaco, o triangulo. Têm de testar todas as portas, os esguichos, todos os cintos, todas as luzes etc etc

    Comentário


      #3
      acho estranho pedirem para ver o macaco e o pneu suplente.
      os carros não são obrigados a ter pneu suplente/não somos obrigados a andar com pneu suplente. (mas se o tivermos no carro é obrigado a estar em boas condições é certo)

      Comentário


        #4
        Nunca viram o pneu suplente do meu carro. O triângulo costumam ver.

        Ah, nunca me mediram os gases pelo aquecimento do motor.

        Comentário


          #5
          No centro onde vou , é sempre a andar... aquilo nao reprova ninguem lol .

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por BMCV Ver Post
            Boas, tenho algumas duvidas sobre a inspecção obrigatória de automóveis, o que eles podem testar, por varias vezes tive que remover o pneu suplente para mostrar o macaco, acelerar o carro durante muito tempo para ligar a ventoinha, accionam durante algum tempo o jacto de agua para o para brisas e até pediram-me para ligar os faróis de nevoeiro da frente. Já fui a vários centros e cada faz os testes que querem.

            "...acelarar o carro durante muito tempo para ligar a ventoinha..."
            Isto era meio caminho andado para o inspector ter que me dar umas satisfaçoesitas.

            Comentário


              #7
              Ele acelerou o carro não para ligar a ventoínha mas sim para medir os gases.

              Não vejo nada de anormal nessa inspecção.

              Comentário


                #8
                Não querem ver nada de macacos nem roda suplente, que não é obrigatória num ligeiro. O que procuram é o triângulo.
                Todas as luzes têm de funcionar e estar homologadas.
                Quando mandam acelerar é para tentar aprovar o carro na análise de gases, não querem ver se a ventoínha trabalha, pois isso não faz parte da IPO. Se em frio os valores estivessem bons não perdiam tempo com isso. O teste correcto é com o motor na temperatura de funcionamento, à volta de 90º, quando o catalisador está quente, o sensor de temperatura do líquido de refrigeração já não envia valores para a centralina de maneira a enriquecer a mistura...
                O motor não se desmonta por acelerar, a ventoínha está feita para trabalhar, se não funcionar é que é mau sinal.
                Quanto aos pontos a verififcar penso que há qq coisa no site da DGV.

                Comentário


                  #9
                  A minha ultima foi engraçada ... Levei o carro da empresa á inspecção uma Carrinha Toyota Avensis . onde tenho um farol de nevoeiro ( os de baixo, tipo espalhador) estalado por uma pedra ... Mas a luz trabalha sem problemas . apenas o vidro está estalado ...

                  Diz-me o tipo , vou.-lhe meter aqui uma anotação que o vidro está estalado , para a proxima já nao passa ...

                  Digo eu , entao e se eu tirar o farol fora e vier á inspecção sem os 2farois , será que passa ? afinal de contas isto é um extra... diz ele , Ah assim já passa.
                  Ridiculo

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                    A minha ultima foi engraçada ... Levei o carro da empresa á inspecção uma Carrinha Toyota Avensis . onde tenho um farol de nevoeiro ( os de baixo, tipo espalhador) estalado por uma pedra ... Mas a luz trabalha sem problemas . apenas o vidro está estalado ...

                    Diz-me o tipo , vou.-lhe meter aqui uma anotação que o vidro está estalado , para a proxima já nao passa ...

                    Digo eu , entao e se eu tirar o farol fora e vier á inspecção sem os 2farois , será que passa ? afinal de contas isto é um extra... diz ele , Ah assim já passa.
                    Ridiculo
                    é o que se já disse: se tem, tem que estar em boas condições.
                    No fundo é como os cintos de segurança traseiros, todos os carros após 1990 tem que ter cintos atrás. carros em anos anteriores, uns traziam outros não. mas todos os que traziam, o seu uso é obrigatório.

                    Comentário


                      #11
                      Acelerar o carro para ligar a ventoinha

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                        No centro onde vou , é sempre a andar... aquilo nao reprova ninguem lol .
                        Como é que podes ter a certeza. De certeza que não vês todos os papeis no fim da inspecção.
                        Por acaso já tive a carrinha comercial reprovada por ter demasiada opacidade.

                        Agora se eles pediram-te especificamente o macaco a mim nunca me pediram mas a ser obrigatório até se compreende o não pedirem. Em alguns carros dá um trabalho para tirar, então na carrinha comercial em que tenho de desaparafusar na zona da carga levantar a placa que tenho lá para não riscar o chão e depois tirar o macaco.

                        Agora faróis de nevoeiro e limpa para-brisas testam sempre.

                        Comentário


                          #13
                          até os tubos dos injectores agora já verificam ........ "estranho mas verdade"...


                          ha uns tempos deixei um pesado em altas.... e o rapaz nao conseguia tirar o carro do lugar.....a arrancar em 3ª alta...... tb era dificil

                          nao disse nada, passei a baixas e arranquei ... depois fiquei a saber que nem carta de pesados tinha .,....


                          é pior qdo as fazem, e inventam coisas mal qdo estão bem .... isso sim ....

                          Comentário


                            #14
                            O Meu mecanico tava mto bem a falar com ppl a dizer, ya ya o carro tá fixe ! passou na inspecção sem nenhuma anotação
                            derrepente começaram-se todos a rir

                            (os carros com ele passam sp na inspecção)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DeepSnoozer Ver Post
                              O Meu mecanico tava mto bem a falar com ppl a dizer, ya ya o carro tá fixe ! passou na inspecção sem nenhuma anotação
                              derrepente começaram-se todos a rir

                              (os carros com ele passam sp na inspecção)

                              pq será... ja os conhece...

                              Comentário


                                #16
                                Temos que encarar a inspecção de automóveis como algo positivo. O que me deixa muitas vezes intrigado é o facto de não haver profissionalismo e testar e anotar algo ridículo. O meu sogro teve que pintar uma carrinha porque tinha alguns vestígios de ferrugem no tejadilho, se assim não fosse tinha sempre anotação no certificado de inspecção.

                                Comentário


                                  #17
                                  Procedimentos na Inspecção

                                  Travões:
                                  Para testar os travões é utilizado o frenómetro. Este aparelho mede a força,
                                  eficiência e equilíbrio de travagem. São testados os diversos tipos de travões:
                                  travão de serviço, travão de estacionamento e quando aplicável, travão de
                                  emergência.


                                  Direcção:
                                  Para testar o sistema de direcção é utilizado o ripómetro. Este aparelho verifica o
                                  desvio do veículo em metros por quilómetro (ripagem) dos veículos automóveis.


                                  Visibilidade:
                                  Verifica-se o estado dos espelhos retrovisores, sistema de limpeza do pára-brisas
                                  e eventuais reduções do campo visual.


                                  Luzes:
                                  Através do regloscópio é feita a verificação da orientação das luzes dos médios,
                                  máximos e de nevoeiro, bem como a medição da sua intensidade luminosa.
                                  Confere-se ainda o estado e funcionamento de todas as luzes e as ligações para
                                  reboques, quando existentes.


                                  Detecção de folgas:
                                  O detector de folgas permite verificar a existência de folgas excessivas e de
                                  outras anomalias na suspensão, direcção, eixos e suas ligações ao quadro do
                                  veículo. É igualmente averiguado o estado das jantes e dos pneus.


                                  Quadro e cabine:
                                  Realiza-se um exame ao exterior e ao interior do veículo, com vista à detecção de
                                  pontos de corrosão, deformações, anomalias dos bancos e outros defeitos, que
                                  comprometem a segurança do veículo e dos seus ocupantes.


                                  Equipamentos diversos:
                                  Verifica-se a existência e funcionamento dos cintos de segurança, triângulo de
                                  pré-sinalização, avisador sonoro, velocímetro e de outros equipamentos
                                  obrigatórios só em alguns veículos - tacógrafo, limitador de velocidade, calços de
                                  roda, extintor, e outros.


                                  Emissões de gases de escape:
                                  O controlo das emissões de gases de escape é feito através de dois aparelhos
                                  distintos: o analisador de gases para os veículos a gasolina e, o opacímetro para
                                  os veículos com motor a diesel.
                                  O analisador de gases de escape é um aparelho destinado a medir o teor de CO nos gases de escape bem como, a determinar o valor de "lambda" (relação
                                  ar/combustível) nos motores a gasolina.
                                  O opacímetro é um aparelho destinado a determinar a opacidade dos fumos de
                                  escape dos veículos com motor diesel.


                                  Outras verificações:
                                  Os veículos de serviço público estão sujeitos, também, a outras verificações, por
                                  forma a assegurar que cumprem as medidas de segurança específicas existentes.


                                  Identificação do Veículo:
                                  Consiste em comprovar se a marca, o modelo, a matrícula, o número do quadro e
                                  as medidas dos pneumáticos coincidem com as indicadas no livrete.





                                  Resumindo, acho que se testa tudo.
                                  Editado pela última vez por BMCV; 05 June 2007, 09:33.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
                                    Acelerar o carro para ligar a ventoinha
                                    a gasolina ta barata...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                                      A minha ultima foi engraçada ... Levei o carro da empresa á inspecção uma Carrinha Toyota Avensis . onde tenho um farol de nevoeiro ( os de baixo, tipo espalhador) estalado por uma pedra ... Mas a luz trabalha sem problemas . apenas o vidro está estalado ...

                                      Diz-me o tipo , vou.-lhe meter aqui uma anotação que o vidro está estalado , para a proxima já nao passa ...

                                      Digo eu , entao e se eu tirar o farol fora e vier á inspecção sem os 2farois , será que passa ? afinal de contas isto é um extra... diz ele , Ah assim já passa.
                                      Ridiculo



                                      POIS É, o n14 do meu pai tinha os farois de nevoeiro a funcionar mas um estalado(fui eu )

                                      o par custava 500€ up

                                      no IPO disseram que não passava.............., a não ser que se tapasse com fita cola! o meu pai tapou.......passou, e tirou!

                                      tem lógica? na prática não......mas como eles entendem tudo á letra

                                      Comentário


                                        #20
                                        Isso do tirar os farois de nevoeiro ou tapar não devia passar.

                                        Pq se o carro vem equipado e tem o botão cá dentro, tem de ligar e funcionar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                          Isso do tirar os farois de nevoeiro ou tapar não devia passar.

                                          Pq se o carro vem equipado e tem o botão cá dentro, tem de ligar e funcionar.
                                          Mas há carros , como Os clios e Corsas habitualmente os comerciais , que veem com a pré instalação dos farois de nevoeiro , alguns com botão lá dentro e tudo , mas é um extra , não são obrigatorios por lei aqueles farois.
                                          Mas se lá estiverem , têm de estar em boas condiçoes .

                                          Quando a Avensis for de novo á inspecção vou ter de lhe tirar os farois de nevoeiro para poder passar . Será que se os tapar com fica cola dá mta bandeira ?

                                          Isto porque nao posso ir a outro centro de inspecção por ser politica da empresa... Senao era só ir a outro centro e dizer que perdi o papel da ultima inspecção , que eles passavam de novo a carrinha com a mesma anotação.

                                          Tenho um centro perto de casa que é o lugar onde o pessoal dos Jipes alterados fazem as inspecções ... e digo uma coisa ... já vi autenticos Big Foot's a sair de lá , com pneus 39 e a passarem numa boa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                                            Mas há carros , como Os clios e Corsas habitualmente os comerciais , que veem com a pré instalação dos farois de nevoeiro , alguns com botão lá dentro e tudo , mas é um extra , não são obrigatorios por lei aqueles farois.
                                            Mas se lá estiverem , têm de estar em boas condiçoes .

                                            Quando a Avensis for de novo á inspecção vou ter de lhe tirar os farois de nevoeiro para poder passar . Será que se os tapar com fica cola dá mta bandeira ?

                                            Isto porque nao posso ir a outro centro de inspecção por ser politica da empresa... Senao era só ir a outro centro e dizer que perdi o papel da ultima inspecção , que eles passavam de novo a carrinha com a mesma anotação.

                                            Tenho um centro perto de casa que é o lugar onde o pessoal dos Jipes alterados fazem as inspecções ... e digo uma coisa ... já vi autenticos Big Foot's a sair de lá , com pneus 39 e a passarem numa boa.
                                            Isso não funciona assim.

                                            Eles iam pedir ao centro de inspecções onde tinhas ido fazer que enviassem por fax a ficha da inspecção que lá fizeste.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Olha que eu já fiz isso umas 4 ou 5 vezes quando tinha o jipe e resultou sempre ! Passaram-me sempre o jipe com as anotações dos casquilhos de direcção , luzes e mais umas coisitas.... Passou sempre na inspecção , mas sempre em centros diferentes . Tenho a prova guardada em casa é só procurar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DeepSnoozer Ver Post
                                                O Meu mecanico tava mto bem a falar com ppl a dizer, ya ya o carro tá fixe ! passou na inspecção sem nenhuma anotação
                                                derrepente começaram-se todos a rir

                                                (os carros com ele passam sp na inspecção)

                                                Mas em caso de inspecção ao centro, quem se lixa é o inspector

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                                                  Olha que eu já fiz isso umas 4 ou 5 vezes quando tinha o jipe e resultou sempre ! Passaram-me sempre o jipe com as anotações dos casquilhos de direcção , luzes e mais umas coisitas.... Passou sempre na inspecção , mas sempre em centros diferentes . Tenho a prova guardada em casa é só procurar.
                                                  Eu falo por aquilo que já vi acontecer.

                                                  Fui com um BX de um primo à inspecção sem o papel que ele tinha comprado o carro e quem vendeu já não tinha o papel, e pediram por fax uma cópia ao centro onde fez a ultima para se poder fazer a inspecção.

                                                  Mas se tu já fizeste tudo bem. Se calhar depende dos centros.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                    Eu falo por aquilo que já vi acontecer.

                                                    Fui com um BX de um primo à inspecção sem o papel que ele tinha comprado o carro e quem vendeu já não tinha o papel, e pediram por fax uma cópia ao centro onde fez a ultima para se poder fazer a inspecção.

                                                    Mas se tu já fizeste tudo bem. Se calhar depende dos centros.
                                                    Fiz cerca de 4 ou 5 vezes , enquanto tive um LD Serie 3 que precisava de alguns arranjos a nivel de folgas , direcção e travões , que na altura nao tinha disponibilidade €€€ para o fazer ... entao fui adoptando essa tecnica. ( isto há cerca de 4 anos) nao sei se entretanto alguma coisa mudou ... mas penso que está tudo na mesma . Deve depender de centro para centro .. ou mesmo zona geográfica ...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                                                      Fiz cerca de 4 ou 5 vezes , enquanto tive um LD Serie 3 que precisava de alguns arranjos a nivel de folgas , direcção e travões , que na altura nao tinha disponibilidade €€€ para o fazer ... entao fui adoptando essa tecnica. ( isto há cerca de 4 anos) nao sei se entretanto alguma coisa mudou ... mas penso que está tudo na mesma . Deve depender de centro para centro .. ou mesmo zona geográfica ...

                                                      Pois pelos vistos é assim.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Na inspecção eles são obrigados a colocar protecção em plástico nos bancos e volante?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não . Nem na inspecçao nem em lado nenhum .

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por BMCV Ver Post
                                                            Na inspecção eles são obrigados a colocar protecção em plástico nos bancos e volante?

                                                            Quem eu saiba não, só se for alguma lei agora, mas bem que deviam, que aquelas fardas andam bem sujas.

                                                            Comentário

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