Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030] - Página 13

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Título: Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

  1. #361
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por ADF

    Audi A4 1.9 TDi, 1999, 170.000 KM
    e gasto Shell Helix ULTRA 5w-40.

    Até aos 15.000 km, não gasta uma pinga.
    Então, não devia gastar ???
    Isto não é "mau sinal" ???

    ( Se me desleixar e fizer 20.000 Km, gasta 1/2 litro, nos últimos 5.000 )

    Obg. Jeff qualquer dia tens que começar a cobrar as consultas
    Gastar gasta sempre, mais não seja 0,0001...:D
    Nem todos os motores têm o mesmo comportamento, mesmo sendo o mesmo. Agora que é "normal" um pequeno consumo nos Tdi, é. O Shell é um pouco mais "grosso" que outros 5W40 no mercado e talvez não consiga chegar aos topos das camisas e não chega à camara de combustão. Se não gasta mesmo nada, não é tão bom sinal quanto isso, agora se gastar um minimo (0,1 Lts) já é um bom sinal. Esse consumo após os 15000 é mesmo normal.
    Um abraço.


  2. #362
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    Jeff,
    Venho por este meio colocar a seguinte questão :
    Tenho um IBIZA TDI 110cv de 2000, ao principio usava Mobil One 0W-40,
    depois mudei para o BP Visco 7000 5W-40, ultimamente uso Elf TD 10w-40. o carro tem 162.000 KM.
    Devido a desconto que arranjo, vou mudar para óleo Galp.
    Qual me recomenda um 5w-40 ou 10w-40, e da Galp ir para os Formula ou para os Energy ?

    Nelson

  3. #363
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    Uma pergunta dirigida ao jeff, que pelos visto tem conhecimentos profundos sobre os óleos.
    Tenho um Kia Shuma II de 2003, no representante o óleo usado desde o primeiro dia é o BP Visco 5000. Faltam 4000Km para a revisão dos 60000, devo manter este óleo ou será vantajoso mudar para outro com características diferentes.
    Desde já obrigado pela resposta.

  4. #364
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por LM

    Uma pergunta dirigida ao jeff, que pelos visto tem conhecimentos profundos sobre os óleos.
    Tenho um Kia Shuma II de 2003, no representante o óleo usado desde o primeiro dia é o BP Visco 5000. Faltam 4000Km para a revisão dos 60000, devo manter este óleo ou será vantajoso mudar para outro com características diferentes.
    Desde já obrigado pela resposta.
    Deve manter o mesmo oleo, pois está muito bem aplicado. Um abraço.

  5. #365
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    citação:Originalmente colocada por nvilhena

    Jeff,
    Venho por este meio colocar a seguinte questão :
    Tenho um IBIZA TDI 110cv de 2000, ao principio usava Mobil One 0W-40,
    depois mudei para o BP Visco 7000 5W-40, ultimamente uso Elf TD 10w-40. o carro tem 162.000 KM.
    Devido a desconto que arranjo, vou mudar para óleo Galp.
    Qual me recomenda um 5w-40 ou 10w-40, e da Galp ir para os Formula ou para os Energy ?

    Nelson
    Que grande salgalhada ai vai...
    Após tudo isso acho que deve usar o 10W40 Formula, mas não devia andar a saltar tanto de graduações. Não é nada bom.
    Um abraço.


  6. #366
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    Opel corsa 1.5 TD com 169 mil Km's e uso Texaco 10W40.
    Faço a mudança de óleo aos 10 mil Km's mas acaba sempre por consumir 300/400ml de óleo`.É normal consumir tanto óleo?

  7. #367
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Nelson Pires

    Opel corsa 1.5 TD com 169 mil Km's e uso Texaco 10W40.
    Faço a mudança de óleo aos 10 mil Km's mas acaba sempre por consumir 300/400ml de óleo`.É normal consumir tanto óleo?
    É normalissimo! Não é muito. Esse motor deve estar bom.
    Um abraço.

  8. #368
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    Jeff,
    Mais uma ajuda se possível.
    Nissan Patrol GR 2.8TD com 155.000 Km uso (Castrol Protection 15W-40)
    Tou a mudar para Galp, qual será mais aconselhado :
    - Galp Fórmula TD (sintético) SAE 10W-40
    - Galp Fórmula D 2000 (Mineral) SAE 15W-50

    ?



  9. #369
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    Por Defeito

    Jeff, esqueci-me desta !!
    Ouvi falar o seguinte :

    "os oleos sintéticos não são recomendados devido ao poder de
    refrigeração ser inferior aos minerais."

    Qual a tua opinião quanto a isso ?

    Nelson

  10. #370
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    citação:Originalmente colocada por nvilhena

    Jeff,
    Mais uma ajuda se possível.
    Nissan Patrol GR 2.8TD com 155.000 Km uso (Castrol Protection 15W-40)
    Tou a mudar para Galp, qual será mais aconselhado :
    - Galp Fórmula TD (sintético) SAE 10W-40
    - Galp Fórmula D 2000 (Mineral) SAE 15W-50

    ?


    Boas. Acho que vais fazer uma má opção em trocar. Mas cada um é que sabe. A mudar usa então esse Formula D 2000. Não é com essa quilometragem que se muda. Um abraço.

  11. #371
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    citação:Originalmente colocada por nvilhena

    Jeff, esqueci-me desta !!
    Ouvi falar o seguinte :

    "os oleos sintéticos não são recomendados devido ao poder de
    refrigeração ser inferior aos minerais."

    Qual a tua opinião quanto a isso ?

    Nelson
    O poder de refrigeração nada está relacionado como o lubrificante é obtido (base sintectica ou mineral). O segredo está na aditivação complementar e no objectivo a atingir. Como já foi dito neste topico existem oleos com a mesma viscosidade (com as mesmas temperaturas de funcionamento) dos minerais mas de base sintectica(quimica). Isso depende dos aditivos quimicos, pois que eu saiba a natureza ainda não consegue refinar sozinha os oleos.:D

  12. #372
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    Por Defeito

    Boas
    Aqui estou eu mais uma vez para chatear o Jeff
    Numa Alhambra TDI 130cv com 75.000Km q sp usou oleo BP Visco Special V, posso meter o Castrol TXT Softec?

    No caso de n dar, qual recomendas Jeff?

    Abraço
    Hasta

  13. #373
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por MiniBimmer

    Boas
    Aqui estou eu mais uma vez para chatear o Jeff
    Numa Alhambra TDI 130cv com 75.000Km q sp usou oleo BP Visco Special V, posso meter o Castrol TXT Softec?

    No caso de n dar, qual recomendas Jeff?

    Abraço
    Hasta
    Não dá. Continua a usar esse ou o Cepsa Tdi synth. Um abraço.

  14. #374
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    Boas
    Mais uma vez obrigado.
    Qual é melhor na tua opinião, o Special V ou o Cepsa Tdi synth?

    No caso de ser o Cepsa, onde posso encontrar esse oleo?

    Abraço
    Hasta

  15. #375
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    citação:Originalmente colocada por MiniBimmer

    Boas
    Mais uma vez obrigado.
    Qual é melhor na tua opinião, o Special V ou o Cepsa Tdi synth?

    No caso de ser o Cepsa, onde posso encontrar esse oleo?

    Abraço
    Hasta
    São na pratica o mesmo produto, é comprar o mais barato. Um abraço.

  16. #376
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    Boas
    Mto obrigado pela ajuda mais uma vez.
    Só fiz a pergunta, pq o Special V apenas respeita a norma B3 e na a B4 como acontece com outros oleos.

    Abraço
    Hasta

  17. #377
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    Olá Jeff !

    Já agora, duas questões, que óleo deve usar o 1.6 HDi?
    Eu acho que levou um Castrol Semi-Sintéctico (seria o GTD Magnatec? ou o Plus?),
    mas não sei qual, só que era um dos especiais para motores a Diesel,
    parece-me que o motor ficou um pouco menos performante? Será?

    Obrigado e um Abraço!

  18. #378
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por ArrebentaBilhas

    Olá Jeff !

    Já agora, duas questões, que óleo deve usar o 1.6 HDi?
    Eu acho que levou um Castrol Semi-Sintéctico (seria o GTD Magnatec? ou o Plus?),
    mas não sei qual, só que era um dos especiais para motores a Diesel,
    parece-me que o motor ficou um pouco menos performante? Será?

    Obrigado e um Abraço!
    Boas. Com o semi-sintectico fica com menos performance e desgasta prematuramente o motor. Deve usar um 5W40 de preferencia com a aprovação B3-B4, pois esses motores são bons enquanto se trata bem deles. Um abraço.

  19. #379
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    citação:Deve usar um 5W40 de preferencia com a aprovação B3-B4, pois esses motores são bons enquanto se trata bem deles. Um abraço.
    Dentro desse estilo o que aconselha ? Cepsa Star Sythetic ou MEga Sythetic ? BP Visco 7000 ?

    Julgo que a Shell lubrificantes continua a operar em Portugal, pois
    na oficina onde vou continuam a usar Shell.

    Abraço e obrigado ;)

    PS O Jeff parece o pai e a gente crianças com 5 anos na idade dos "porques"? :D

  20. #380
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    citação:Originalmente colocada por ArrebentaBilhas

    citação:Deve usar um 5W40 de preferencia com a aprovação B3-B4, pois esses motores são bons enquanto se trata bem deles. Um abraço.
    Dentro desse estilo o que aconselha ? Cepsa Star Sythetic ou MEga Sythetic ? BP Visco 7000 ?

    Julgo que a Shell lubrificantes continua a operar em Portugal, pois
    na oficina onde vou continuam a usar Shell.

    Abraço e obrigado ;)

    PS O Jeff parece o pai e a gente crianças com 5 anos na idade dos "porques"? :D

    Já respondeu à sua pergunta :D Mas o Visco tem que ser o 7000 sport

  21. #381
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    Jeff, os lubrificantes da Shell (aparentemente) têm uma nova formula com melhores aditivos. Se tiver noticias em relação à qualidade desta nova formula, avise aqui o pessoal!!

  22. #382
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    citação:Originalmente colocada por Pcustodio

    Jeff, os lubrificantes da Shell (aparentemente) têm uma nova formula com melhores aditivos. Se tiver noticias em relação à qualidade desta nova formula, avise aqui o pessoal!!
    Os produtos são os mesmos, mas agora actualizaram as aprovações...
    Como a maioria das companhias.

  23. #383
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    Boas...
    Sr. Jeff
    Gostava de pedir a sua opinião em relação ao seguinte:
    Da ultima vez que mudei o óleo no meu mecânico ele colocou uma marca da qual nunca tinha ouvido falar, AMALIE ( www.amaliepetroquimica.com ) na viscosidade 5w30, isto para um corsa 1.7 dti de 2001.
    Segundo o meu mecânico o óleo é de muito boa qualidade, mas eu tenho as minhas duvidas e gostava da sua opinião.

    Obrigado e um Abraço

  24. #384
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    citação:Originalmente colocada por RF

    Boas...
    Sr. Jeff
    Gostava de pedir a sua opinião em relação ao seguinte:
    Da ultima vez que mudei o óleo no meu mecânico ele colocou uma marca da qual nunca tinha ouvido falar, AMALIE ( www.amaliepetroquimica.com ) na viscosidade 5w30, isto para um corsa 1.7 dti de 2001.
    Segundo o meu mecânico o óleo é de muito boa qualidade, mas eu tenho as minhas duvidas e gostava da sua opinião.

    Obrigado e um Abraço
    Boas. A viscosidade não está correcta, deveria ser um 5W40 e não um 5W30 e a diferença ainda é alguma. Quanto ao oleo em questão é um lubrificante com qualidade de origem norte-americana, muito embora não esteja aditivado como deveria ser do ponto de vista de equilibrio, mas não põe em causa nenhum orgão do veiculo. Serve perfeitamente os propositos publicitados e até com alguma qualidade. O preço costuma ser uma agradavel surpresa. Deve é mudar para o 5W40. um abraço.

  25. #385
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    citação:Originalmente colocada por jeff

    citação:Originalmente colocada por ArrebentaBilhas

    Olá Jeff !

    Já agora, duas questões, que óleo deve usar o 1.6 HDi?
    Eu acho que levou um Castrol Semi-Sintéctico (seria o GTD Magnatec? ou o Plus?),
    mas não sei qual, só que era um dos especiais para motores a Diesel,
    parece-me que o motor ficou um pouco menos performante? Será?

    Obrigado e um Abraço!
    Boas. Com o semi-sintectico fica com menos performance e desgasta prematuramente o motor. Deve usar um 5W40 de preferencia com a aprovação B3-B4, pois esses motores são bons enquanto se trata bem deles. Um abraço.

    Jeef tu ha umas paginas atras aconselhaste-me o 5w30 para este mm motor, so que em vez de HDI é TDCI .
    A ford aconcelha 5w30 como prioridade e dps pode-se usar 10w40 e 5w40, pelo menos e o que vem no manual, esclarece-me la então se é melhor o 5w30 ou o 5w40.
    Ha alguma diferença significativa entre estes 2?
    Tb num post meu anterior perguntei-te, mas não deves ter reparado, se o facto de me terem posto mais 1,5L que o normal no carro se poderia trazer algum tipo de problema, sabes-me responder a isto?
    Esse 1.5l a mais ja foi retirado, mas entretanto andei cerca de 4kKM nesse situação, faço bastante AE e a andar bem e de vez em qd levo uma mudanças ao red line, o que me dizes?

    Obrigado pelas respostas Jeff.

  26. #386
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    citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

    citação:Originalmente colocada por jeff

    citação:Originalmente colocada por ArrebentaBilhas

    Olá Jeff !

    Já agora, duas questões, que óleo deve usar o 1.6 HDi?
    Eu acho que levou um Castrol Semi-Sintéctico (seria o GTD Magnatec? ou o Plus?),
    mas não sei qual, só que era um dos especiais para motores a Diesel,
    parece-me que o motor ficou um pouco menos performante? Será?

    Obrigado e um Abraço!
    Boas. Com o semi-sintectico fica com menos performance e desgasta prematuramente o motor. Deve usar um 5W40 de preferencia com a aprovação B3-B4, pois esses motores são bons enquanto se trata bem deles. Um abraço.

    Jeef tu ha umas paginas atras aconselhaste-me o 5w30 para este mm motor, so que em vez de HDI é TDCI .
    A ford aconcelha 5w30 como prioridade e dps pode-se usar 10w40 e 5w40, pelo menos e o que vem no manual, esclarece-me la então se é melhor o 5w30 ou o 5w40.
    Ha alguma diferença significativa entre estes 2?
    Tb num post meu anterior perguntei-te, mas não deves ter reparado, se o facto de me terem posto mais 1,5L que o normal no carro se poderia trazer algum tipo de problema, sabes-me responder a isto?
    Esse 1.5l a mais ja foi retirado, mas entretanto andei cerca de 4kKM nesse situação, faço bastante AE e a andar bem e de vez em qd levo uma mudanças ao red line, o que me dizes?

    Obrigado pelas respostas Jeff.
    Boas. A diferença está no tratamento primario do motor, quando vem de fabrica. Isto porque as companhias querem manter uma certa garantia, a Ford optou por utilizar o 5W30 e a Psa opta pelo 5W40. Foi-me dito já há algum tempo que há diferenças entre os escalonamentos da caixa que no caso do grupo Psa leva a que o motor trabalhe em mais esforço, logo para precaver uma menor proteção usam um 40. Mas a nivel de consumo de combustivel é melhor o 5W30 bem como manter uma suavidade de rolamento. Tambem o 5W40 tem uma menor duração de funcionamento qualitativo, ou seja, dura um pouco menos por ter mais atrito comparativamente ao 5W30. A diferença na [u]pratica é minima</u>, mas o 5W30 tem tendencia a ter um consumo maior. Usar oleo demais e 1,5 lts é muito, pode danificar com gravidade o catalizador, mas é um pormenor que só dá de si com alguns kms. Vai afectar a durabilidade do catalizador e sistema de escape. Fizeste bem em retirar.
    Um abraço.

  27. #387
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    Muito obrigado pela resposta Obi Jeff kenobi!:D

    Então, mas o uso de 5w30 pode levar a um maior consumo como tu dizes, mas o 5w40 é que causa maior atrito?
    Agora baralhaste-me.
    No caso de o 5w40 dar mm um consumo mais baixo, eu poderia usa-lo, visto a Ford tb indicar essa viscosidade, mas provavelmente já não vai aguentar os 20kKM, estou certo?
    Já agora outra cena, o 1º oleo do meu carro foi o Motorcraft 5w30, dps aos 20kKM mudaram para o cepsa 10w40, como eu agora quero mudar o oleo aos 30kKM, estou indeciso se hei-de por ja o cepsa 5w30 e dps obrigatoriamente ter de o mudar na revisão dos 40kKM, o que seria um desperdicio, visto este oleo durar bem mais do que os 10kKM ou se mudo agora para o motorcraft e dps aos 40kkm ponho o cepsa. Eu sou um pouco leigo nisto, mas por aquilo que ouço dizer, não se deve andar sempre a mudar as viscosidades ou marcas de oleo no mm motor, o que me aconcelhas a fazer no meu caso?

    Abraço

  28. #388
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    citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

    Muito obrigado pela resposta Obi Jeff kenobi!:D

    Então, mas o uso de 5w30 pode levar a um maior consumo como tu dizes, mas o 5w40 é que causa maior atrito?
    Agora baralhaste-me.
    No caso de o 5w40 dar mm um consumo mais baixo, eu poderia usa-lo, visto a Ford tb indicar essa viscosidade, mas provavelmente já não vai aguentar os 20kKM, estou certo?
    Já agora outra cena, o 1º oleo do meu carro foi o Motorcraft 5w30, dps aos 20kKM mudaram para o cepsa 10w40, como eu agora quero mudar o oleo aos 30kKM, estou indeciso se hei-de por ja o cepsa 5w30 e dps obrigatoriamente ter de o mudar na revisão dos 40kKM, o que seria um desperdicio, visto este oleo durar bem mais do que os 10kKM ou se mudo agora para o motorcraft e dps aos 40kkm ponho o cepsa. Eu sou um pouco leigo nisto, mas por aquilo que ouço dizer, não se deve andar sempre a mudar as viscosidades ou marcas de oleo no mm motor, o que me aconcelhas a fazer no meu caso?

    Abraço

    Calma...
    O 5W40 é mais viscoso logo não permite um "escorregar" tão facil como o 5W30. O 5W30 como é mais fluido,"fino", chega mais facilmente à camara de combustão e gasta-se mais, ao desaparecer nos gases de escape. O que devia ser era usar o 5W30 sempre nas mudanças mas gasta-se bastante e é desperdiçar um bom oleo ainda a meio uso, mas para bem da carteira (se fosse minha), voltava a colocar o 10W40 Cepsa aos 30000 e aos quarenta mudava definitivamente para um 5W30, para intervalos de 20 mil mas sempre com os olhos no nivel da vareta.
    Um abraço.

  29. #389
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    Ok!
    Assim farei, estava era com pressa de me livrar deste oleo, mas tb nao e por ai que o gato vai as filhós.

    Abraço

  30. #390
    RF
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por jeff

    citação:Originalmente colocada por RF

    Boas...
    Sr. Jeff
    Gostava de pedir a sua opinião em relação ao seguinte:
    Da ultima vez que mudei o óleo no meu mecânico ele colocou uma marca da qual nunca tinha ouvido falar, AMALIE ( www.amaliepetroquimica.com ) na viscosidade 5w30, isto para um corsa 1.7 dti de 2001.
    Segundo o meu mecânico o óleo é de muito boa qualidade, mas eu tenho as minhas duvidas e gostava da sua opinião.

    Obrigado e um Abraço
    Boas. A viscosidade não está correcta, deveria ser um 5W40 e não um 5W30 e a diferença ainda é alguma. Quanto ao oleo em questão é um lubrificante com qualidade de origem norte-americana, muito embora não esteja aditivado como deveria ser do ponto de vista de equilibrio, mas não põe em causa nenhum orgão do veiculo. Serve perfeitamente os propositos publicitados e até com alguma qualidade. O preço costuma ser uma agradavel surpresa. Deve é mudar para o 5W40. um abraço.
    Muito obrigado Jeff, embora a viscusidade não seja a correcta já fico mais descansado em relação a qualidade que era o que me estava a preocupar verdadeiramente.
    Questionei o meu mecanico também em relação a viscudsidade e ele disse que meteu aquela por ser a unica da marca Amalie que respeita a norma da Opel ( OPEL GM LL-B-025 ).
    Não sendo dos melhores também não é dos piores e tb por pouco mais de 40 Eurois por 5L ...

    Jeff, mais uma vez obrigado e um abraço[^][^]

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