Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030] - Página 1364

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Título: Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

  1. #40891
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    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post


    Quem me explica os € 15 de diferença entre estes dois óleos... Será por ser preconizado pela Renault, pela cor da garrafa, pela marca... Como, caramba!



    Anexo 149343


    E vá lá que na categoria 10W40 a diferença é 5 vezes menos, em torno dos €3...
    E há uma loja online portuguesa,que o ELF sxr está ainda mais caro do que ai!

    Já comprei esse mesmo óleo em várias lojas online portuguesas e não só,e se não estou em erro o máximo que paguei pelo mesmo foi 25 euros,e isto á uns aninhos atrás,como já referiram em cima hoje em dia já se encontra mais barato,e com portes incluídos!


  2. #40892
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    Boas.

    Uma dúvida.

    Para a caixa da minha Mazda 5, preciso de 75W90 GL4/5 - 2.55L

    Mudei há 100k por Fuchs mas agora não se encontra nos tascos do costume (Endado, texoleo, APL, SPR, etc)

    Entre os disponíveis quais recomendam?
    - Castrol
    - Motul
    - Liqui Moly
    - Mannol
    - Mobil
    - Valvoline
    - Outro?

    Obrigado

  3. #40893
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    Um 100% sintético.

  4. #40894
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    Um familiar meu comprou recentemente um a4 tdi 90,com perto de 500kkms,"fora os que deve ter perdido pelo caminho"...

    Vai levar uma revisão geral,e a nivel de óleos,estava a pensar num total 5w40,respeita a norma pedida,e além de saber que o carro pode também levar 10w40 com norma vw 505.00,tenho preferencia pelo 5w40,porque o carro não dorme em garagem,e o 5w40 vai ajudar na proteção a frio face ao 10w40...

    Estou a pensar optar pelo total, por diversos motivos,primeiro porque tenho tido boas experiências com óleos do grupo total em diversos carros,e depois acho que são óleos com uma ótima relação preço/qualidade,além de que se arranja com facilidade praticamente em todas as lojas,o que para mim é uma mais valia!

    Mas gostava de ouvir opiniões aqui da malta,que tenha este motores,ou similares,e experiencias com outros óleos,para ver se realmente o total é a escolha mais acertada ou deva optar por outro "é sempre bom ouvir feedback de quem tenha motores iguais,ou similares,quanto mais não seja para trocar opiniões"!

    Desde já obrigado!

  5. #40895
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    Citação Originalmente Colocado por RenatoSSantos Ver Post
    Um familiar meu comprou recentemente um a4 tdi 90,com perto de 500kkms,"fora os que deve ter perdido pelo caminho"...

    Vai levar uma revisão geral,e a nivel de óleos,estava a pensar num total 5w40,respeita a norma pedida,e além de saber que o carro pode também levar 10w40 com norma vw 505.00,tenho preferencia pelo 5w40,porque o carro não dorme em garagem,e o 5w40 vai ajudar na proteção a frio face ao 10w40...

    Estou a pensar optar pelo total, por diversos motivos,primeiro porque tenho tido boas experiências com óleos do grupo total em diversos carros,e depois acho que são óleos com uma ótima relação preço/qualidade,além de que se arranja com facilidade praticamente em todas as lojas,o que para mim é uma mais valia!

    Mas gostava de ouvir opiniões aqui da malta,que tenha este motores,ou similares,e experiencias com outros óleos,para ver se realmente o total é a escolha mais acertada ou deva optar por outro "é sempre bom ouvir feedback de quem tenha motores iguais,ou similares,quanto mais não seja para trocar opiniões"!

    Desde já obrigado!

    Não vejo problema algum, em seguir essa via.
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  6. #40896
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    Citação Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
    Boas.

    Uma dúvida.

    Para a caixa da minha Mazda 5, preciso de 75W90 GL4/5 - 2.55L

    Mudei há 100k por Fuchs mas agora não se encontra nos tascos do costume (Endado, texoleo, APL, SPR, etc)

    Entre os disponíveis quais recomendam?
    - Castrol
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    - Valvoline
    - Outro?

    Obrigado


    Acima de tudo, que cumpre a norma... que isso é o primordial.

  7. #40897
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    Citação Originalmente Colocado por RenatoSSantos Ver Post
    Um familiar meu comprou recentemente um a4 tdi 90,com perto de 500kkms,"fora os que deve ter perdido pelo caminho"...

    Vai levar uma revisão geral,e a nivel de óleos,estava a pensar num total 5w40,respeita a norma pedida,e além de saber que o carro pode também levar 10w40 com norma vw 505.00,tenho preferencia pelo 5w40,porque o carro não dorme em garagem,e o 5w40 vai ajudar na proteção a frio face ao 10w40...

    Estou a pensar optar pelo total, por diversos motivos,primeiro porque tenho tido boas experiências com óleos do grupo total em diversos carros,e depois acho que são óleos com uma ótima relação preço/qualidade,além de que se arranja com facilidade praticamente em todas as lojas,o que para mim é uma mais valia!

    Mas gostava de ouvir opiniões aqui da malta,que tenha este motores,ou similares,e experiencias com outros óleos,para ver se realmente o total é a escolha mais acertada ou deva optar por outro "é sempre bom ouvir feedback de quem tenha motores iguais,ou similares,quanto mais não seja para trocar opiniões"!

    Desde já obrigado!
    Mais um voto nesse ou 5W30 VW507.00
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  8. #40898
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Acima de tudo, que cumpre a norma... que isso é o primordial.
    De momento estou virado para
    - Castrol Syntrax Universal Plus 75W90 GL4/GL5
    ou
    - Liqui Moly Vollsynthetisches Getriebeöl 75W90 GL5

  9. #40899
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    Citação Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
    Bem, se calhar o ELF está um pouco acima do preço de mercado.

    https://texoleo.com/product/elf-evol...0-sxr-5w-40-5l
    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Ora e por menos 22.69€... já colocado em casa


    https://www.endado.pt/p/elf-evolutio...sxr-5w40-e5w40
    Citação Originalmente Colocado por RenatoSSantos Ver Post
    E há uma loja online portuguesa,que o ELF sxr está ainda mais caro do que ai!

    Já comprei esse mesmo óleo em várias lojas online portuguesas e não só,e se não estou em erro o máximo que paguei pelo mesmo foi 25 euros,e isto á uns aninhos atrás,como já referiram em cima hoje em dia já se encontra mais barato,e com portes incluídos!
    Meus caros, que se arranjam os ditos óleos mais baratos, isso não há dúvidas.


    Eu gostaria é que alguém me tivesse explicado porque motivo o mesmo óleo tem uma diferença de preço tão elevada. Ninguém conseguiu... Comparem lá as fichas técnicas de um e de outro.

  10. #40900
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    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Meus caros, que se arranjam os ditos óleos mais baratos, isso não há dúvidas.


    Eu gostaria é que alguém me tivesse explicado porque motivo o mesmo óleo tem uma diferença de preço tão elevada. Ninguém conseguiu... Comparem lá as fichas técnicas de um e de outro.


    Que me recorde (de outros tempos que tinha visto as mesmas) são iguais.

  11. #40901
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    Citação Originalmente Colocado por RenatoSSantos Ver Post
    Um familiar meu comprou recentemente um a4 tdi 90,com perto de 500kkms,"fora os que deve ter perdido pelo caminho"...

    Vai levar uma revisão geral,e a nivel de óleos,estava a pensar num total 5w40,respeita a norma pedida,e além de saber que o carro pode também levar 10w40 com norma vw 505.00,tenho preferencia pelo 5w40,porque o carro não dorme em garagem,e o 5w40 vai ajudar na proteção a frio face ao 10w40...

    Estou a pensar optar pelo total, por diversos motivos,primeiro porque tenho tido boas experiências com óleos do grupo total em diversos carros,e depois acho que são óleos com uma ótima relação preço/qualidade,além de que se arranja com facilidade praticamente em todas as lojas,o que para mim é uma mais valia!

    Mas gostava de ouvir opiniões aqui da malta,que tenha este motores,ou similares,e experiencias com outros óleos,para ver se realmente o total é a escolha mais acertada ou deva optar por outro "é sempre bom ouvir feedback de quem tenha motores iguais,ou similares,quanto mais não seja para trocar opiniões"!

    Desde já obrigado!
    Também tenho um.
    E uso Castrol Edge 5w30 LL 5w30
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  12. #40902
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    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Meus caros, que se arranjam os ditos óleos mais baratos, isso não há dúvidas.


    Eu gostaria é que alguém me tivesse explicado porque motivo o mesmo óleo tem uma diferença de preço tão elevada. Ninguém conseguiu... Comparem lá as fichas técnicas de um e de outro.
    Sim,como no caso do 10w40,são exatamente o mesmo óleo,"pelo menos daquilo que tenho ideia",mas lá está marketing,e um tem lá umas letrinhas a mais entenda-se "rn's"...É o mesmo caso alguns dacia pedem no manual a3/b4,como já pude confirmar,e o mesmo motor num renault já pede RN's...
    Última edição por RenatoSSantos : 07-11-19 às 19:27:31

  13. #40903
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    Citação Originalmente Colocado por RenatoSSantos Ver Post
    Sim,como no caso do 10w40,são exatamente o mesmo óleo,"pelo menos daquilo que tenho ideia",mas lá está marketing,e um tem lá umas letrinhas a mais entenda-se "rn's"...É o mesmo caso alguns dacia pedem no manual a3/b4,como já pude confirmar,e o mesmo motor num renault já pede RN's...

    Isso são as normas... e as marcas pagam Royalties para terem as ditas normas para determinado óleo.

    Daí que em muitos casos, tens o mesmo óleo mas com nomes diferentes... um porque tem as normas "base" (ACEA, API) e depois o outro, que já terá normas de construtores automóveis... e como tal, aproveitam para colocar a outro preço.

  14. #40904
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Isso são as normas... e as marcas pagam Royalties para terem as ditas normas para determinado óleo.

    Daí que em muitos casos, tens o mesmo óleo mas com nomes diferentes... um porque tem as normas "base" (ACEA, API) e depois o outro, que já terá normas de construtores automóveis... e como tal, aproveitam para colocar a outro preço.
    Exactamente,e tudo isso se paga!

    É como o caso dos dcis 105,até 2007,era pedido apenas 5w40 a3/b4,em 2007 que foi quando sairam as normas "RN",salvo erro foi nesse ano,já era "obrigatório",obdecer á rn 710,exatamente o mesmo motor,no mesmo modelo de carro...

    E não tenho vergonha de dizer,dava assistência a uma dci 105 de 2008,o modelo "antigo",e colocava exclusivamente elf sxr por ter a norma rn 710,apesar de ter comparado as fichas tecnicas na altura,o que me passava pela cabeça era,"vai que é tudo igual,mas os aditivos que colocam em cada são diferentes"? e o mesmo se passava no 10w40...Depois com o passar do tempo,e depois de muito pensar,optei por total e como é óbvio não notei diferenças nenhumas...Ninguem nasce ensinado!

    Muito obrigado a todos pela ajuda da escolha do óleo para o B5,vou optar pelo total 5w40!
    Última edição por RenatoSSantos : 07-11-19 às 20:25:35

  15. #40905
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    Meus caros, que se arranjam os ditos óleos mais baratos, isso não há dúvidas.


    Eu gostaria é que alguém me tivesse explicado porque motivo o mesmo óleo tem uma diferença de preço tão elevada. Ninguém conseguiu... Comparem lá as fichas técnicas de um e de outro.
    Posicionamento no mercado.

  16. #40906
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    Citação Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
    Boas.

    Uma dúvida.

    Para a caixa da minha Mazda 5, preciso de 75W90 GL4/5 - 2.55L

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    Obrigado

    https://www.recambium.com/aceite-lub...oil-75w90.html

  17. #40907
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    Ajuda por favor:



    Óleo para Caixa de Velocidades de um Honda Civic IX 1.6 i-DTEC. No manual diz Honda MTF-3, mas não fala em especificações nem viscosidades....


    Terei de usar mesmo o óleo original Honda, ou há alternativas?



    Obrigado

  18. #40908
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    Encontrei informação que o Honda MTF-3 cumpre com a especificação 75W80 API GL-4.

    Um exemplo de óleo que cumpre com esses requisitos.

    https://www.ravenol.de/en/applicatio...-2-sae-75w-80/

  19. #40909
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    Citação Originalmente Colocado por delta18 Ver Post

    De referir que esta mudança de óleo é preventiva, ele mudou há 10k KM's em Abril com o antigo proprietário, mas quando o comprei estava no nível máximo e ontem depois de uma longa viagem reparei que no nível do óleo dizia "too high", por isso vou mudar o óleo para ver o que poderá ser, esperando que não seja nada de especial e que não seja injetores ou o FAP a dar de si.

    Tenho de verificar manualmente mas tenho o carro estacionado numa subida e está a chover a potes, preciso de melhores condições...
    Citação Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
    Se tinhas o oleo demasiado alto, ou alguém meteu a mais, ou começou a existir mistura de gasóleo com oleo, visto a bmw usar injeções secundárias para elevar a temperatura do filtro de particulas.

    O que leva a concluir que o filtro pode estar a ficar colmatado. A bmw dá-lhe uma vida util entre 160k e 220k
    Já mudei o óleo.

    Pelo que o mecânico me disse (ele e o colega têm N47 como carros pessoais), o nível estava a bater no máximo mas dava para fazer mais uns milhares tranquilamente, de resto estava tudo normal e não havia motivo para preocupação.

    Também me deram na cabeça por causa do Valvoline, que devia ter comprado o Castrol "até na tampa diz Castrol...", mas reiterei os conselhos dados neste tópico sobre o Valvoline, por isso não há problemas.


    Pelo sim pelo não a mudança de óleo está feita, faltavam 4000 KM's para os 15k, vale mais prevenir que remediar.


    De resto é gasóleo do bom e siga viagem, está com 300K e impecável, menos mal.

  20. #40910
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    Citação Originalmente Colocado por Jarmer Ver Post
    Ajuda por favor:



    Óleo para Caixa de Velocidades de um Honda Civic IX 1.6 i-DTEC. No manual diz Honda MTF-3, mas não fala em especificações nem viscosidades....


    Terei de usar mesmo o óleo original Honda, ou há alternativas?



    Obrigado

    https://www.recambium.com/aceite-lub...oil-75w80.html

  21. #40911
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  22. #40912
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    O que acham do óleo Liqui Moly Top Tec 4100 para um Mercedes W202 C250 Turbodiesel?

    LiquiMoly.jpg

    https://products.liqui-moly.com/top-...0-5w-40-3.html

    E que opiniões têm da marca Liqui Moly em geral?

    E deste Valvoline SynPower MST 5w40?

    E que opiniões têm da marca Valvoline em geral?

    https://sharena21.springcm.com/Publi...b-ac162d889bd1

    Abraço e obrigado,

    Tiago Neves
    Última edição por espuma : 09-11-19 às 14:41:30

  23. #40913
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    Citação Originalmente Colocado por espuma Ver Post
    O que acham do óleo Liqui Moly Top Tec 4100 para um Mercedes W202 C250 Turbodiesel?

    LiquiMoly.jpg

    https://products.liqui-moly.com/top-...0-5w-40-3.html

    E que opiniões têm da marca Liqui Moly em geral?

    E deste Valvoline SynPower MST 5w40?

    E que opiniões têm da marca Valvoline em geral?

    https://sharena21.springcm.com/Publi...b-ac162d889bd1

    Abraço e obrigado,

    Tiago Neves
    Liqui moly,utilizei o 4100 toc tec num dci 65,ficou com um trabalhar horrivel,principalmente um bater de tuches descomunal,mudou-se para um óleo de outra marca bem mais barato diga-se de passagem,esse barulho anormal de tuches a bater desapareceu,num motor afn sei de um caso identico,no entanto cheguei a colocar num pd115,e não havia barulho anormal de tuches,ou qualquer outro barulho excessivo face ao que lá andava antes "já andava á cerca de 100kkms,bom bp visco 5000c",o dono notou,foi que o consumo de óleo aumentou com liqui moly face ao bp...estas são apenas as minhas experiencias pessoais...Cada um com a sua opinião,mas a meu ver,pelo menos na grande maioria,existe óleos com melhor relação preço/qualidade do que a liqui moly!

    Valvoline nunca usei,mas sempre ouvi dizer bem da mesma!

  24. #40914
    joo
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    Estou aqui à procura de um óleo para um a3 1.9 de 98, 110cv. O carro perdeu óleo (pelo escape ) e ando à procura da viscosidade para pôr um pouco para ir para a Oficina. Ele levou 5w 40 roady à meia dúzia de meses mas no autodoc recomendam 20w 40????

    Chamo o reboque? Ou atesto com 5 40?

  25. #40915
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    Citação Originalmente Colocado por espuma Ver Post
    O que acham do óleo Liqui Moly Top Tec 4100 para um Mercedes W202 C250 Turbodiesel?

    LiquiMoly.jpg

    https://products.liqui-moly.com/top-...0-5w-40-3.html

    E que opiniões têm da marca Liqui Moly em geral?

    E deste Valvoline SynPower MST 5w40?

    E que opiniões têm da marca Valvoline em geral?

    https://sharena21.springcm.com/Publi...b-ac162d889bd1

    Abraço e obrigado,

    Tiago Neves
    Eu uso Liqui Moly e sem stress até agora. No meu caso numa Mazda 5 2.0 143CV e a requerer JASO DL1/ACEA C1 e uso O TopTec 4500.

    Convém ter certeza é de qual meter para atender à norma do fabricante do motor. Senão podes ter barulhos, óleo a desaparecer ou até males maiores como desgaste acentuado em pontos chave do motor.

  26. #40916
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    Estou aqui à procura de um óleo para um a3 1.9 de 98, 110cv. O carro perdeu óleo (pelo escape ) e ando à procura da viscosidade para pôr um pouco para ir para a Oficina. Ele levou 5w 40 roady à meia dúzia de meses mas no autodoc recomendam 20w 40????

    Chamo o reboque? Ou atesto com 5 40?
    Priceless .

    5W40 chega bem.
    joo gosta disto.

  27. #40917
    joo
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    Priceless .

    5W40 chega bem.
    Obrigado, já coloquei 2 litros mas não chega á vareta. Liguei o carro para o óleo circular e era só fumo branco e meio litro dele deve ter saído pelo escape.. Motor na sucata, certo?

  28. #40918
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    Obrigado, já coloquei 2 litros mas não chega á vareta. Liguei o carro para o óleo circular e era só fumo branco e meio litro dele deve ter saído pelo escape.. Motor na sucata, certo?
    Parece que sim...

  29. #40919
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por joo Ver Post
    Estou aqui à procura de um óleo para um a3 1.9 de 98, 110cv. O carro perdeu óleo (pelo escape ) e ando à procura da viscosidade para pôr um pouco para ir para a Oficina. Ele levou 5w 40 roady à meia dúzia de meses mas no autodoc recomendam 20w 40????

    Chamo o reboque? Ou atesto com 5 40?
    Reboque...
    Citação Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
    Eu uso Liqui Moly e sem stress até agora. No meu caso numa Mazda 5 2.0 143CV e a requerer JASO DL1/ACEA C1 e uso O TopTec 4500.

    Convém ter certeza é de qual meter para atender à norma do fabricante do motor. Senão podes ter barulhos, óleo a desaparecer ou até males maiores como desgaste acentuado em pontos chave do motor.
    Liqui Moly: gama superior mas quase sempre a fazer-se pagar a cima do seu real valor.

  30. #40920
    Piloto de Testes Peperapido's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por joo Ver Post
    Obrigado, já coloquei 2 litros mas não chega á vareta. Liguei o carro para o óleo circular e era só fumo branco e meio litro dele deve ter saído pelo escape.. Motor na sucata, certo?
    Estás com o típico problema de juntas...

    Agora a sério, será o turbo que se finou?
    Última edição por Peperapido : 11-11-19 às 21:28:12

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