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Motor a "grilar"

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    Motor a "grilar"

    O meu 106 (motor 1.0), anda a "grilar".
    Quando em esforço, sobretudo ao iniciar uma subida, e ainda com pouca rotação, o motor "grila".
    Já me disseram q poderia ser folga nos pistons(???). Ainda não encontrei niguém q me explicásse o q se passa. Alguém aqui me dá uma ajudinha?

    Muchas Gracias adiantadas

    #2
    Engraçado que tenho o mesmo problema no meu e é cada vez mais insistente!

    O meu é um clio 1.2 e quando vou em baixas rotações (que é a minha condução normal) e em súbidas faz esse tal "grilar"...Espero que alguem nos ajude...

    Um abraço

    Comentário


      #3
      Isso aconteceu-me no meu punto... Entre as 1500 e as 2000 rpm fazia um zumbido irritante. Neste caso era o tensor da correia de distribuição que estava colado. Foi trocado e nunca mais fez barulho nenhum

      Comentário


        #4
        Não deve ter nada a ver com pistons folgados mas sim com detonação. Há várias coisas que podem estar a provocar a detonação e é melhor isso ser bem visto por um mecânico competente e rapidamente.

        Basicamente é ver o estado das velas (e se são as adequadas e esse motor), ponto de ignição (muito avançado?), funcionamento do avanço automático da ignição, verificação da temperatura de funcionamento do motor, limpeza do circuito de arrefecimento e fluido utilizado, verificação da mistura ar/combustível e eventual formação de excesso de carvão na cabeça, etc. mas, tirando as velas, tudo isso deve ser feito com o equipamento apropriado.

        Até lá, usa exclusivamente gasolina de 98 octanas a começar já amanhã de manhã (primeira coisa do dia, após a bica matinal).

        Vamos lá a ver... isto admitindo que não se está a exagerar nas baixas rotações e a esforçar em demasia o motor nas subidas. É que não são as altas rpm que esforçam!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Muscle Car Ver Post
          O meu 106 (motor 1.0), anda a "grilar".
          Quando em esforço, sobretudo ao iniciar uma subida, e ainda com pouca rotação, o motor "grila".
          Já me disseram q poderia ser folga nos pistons(???). Ainda não encontrei niguém q me explicásse o q se passa. Alguém aqui me dá uma ajudinha?

          Muchas Gracias adiantadas
          Referes-te a um barulho metálico quando o motor vai em esforço?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
            Referes-te a um barulho metálico quando o motor vai em esforço?
            Exacto. Um "grilar" metálico.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Muscle Car Ver Post
              Exacto. Um "grilar" metálico.
              Se for o que estou a pensar, o meu corsa fazia o mesmo foi ao mecanico e ele afinou as válvulas e ficou bom.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
                Se for o que estou a pensar, o meu corsa fazia o mesmo foi ao mecanico e ele afinou as válvulas e ficou bom.
                E isso foi coisa p/ q preço?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Muscle Car Ver Post
                  E isso foi coisa p/ q preço?
                  Sinceramente não me lembro pois fiz mais coisas mas sei que é barato.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DL Ver Post
                    Não deve ter nada a ver com pistons folgados mas sim com detonação.

                    so 1 correcção... piston é à zé manel da esquina!

                    é êmbolo!

                    Comentário


                      #11
                      os motores renault mais antigos tinham tendência a fazer isso, principalmente em baixas de prego a fundo!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                        so 1 correcção... piston é à zé manel da esquina!

                        é êmbolo!

                        Então aqui o "zé manel da esquina" pergunta: pode ser do êmbolo este grilar???

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                          so 1 correcção... piston é à zé manel da esquina!

                          é êmbolo!
                          Então há por ai muitos Zé Manel

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                            so 1 correcção... piston é à zé manel da esquina!
                            Na faz mal, eu sou mesmo Zé Manel e moro numa esquina.

                            Comentário


                              #15
                              Há grilar e grilar.

                              Qualquer carro grila, com maior ou menor intensidade, se for colocado muito stress no motor, conduzindo com mudanças altas, poucas rpms e muita carga de acelerador.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                Há grilar e grilar.

                                Qualquer carro grila, com maior ou menor intensidade, se for colocado muito stress no motor, conduzindo com mudanças altas, poucas rpms e muita carga de acelerador.
                                Eu tento fazer sempre uma condução equilibrada sem grandes extremos, pelo que mesmo sem puxar pelo motor (numa mudança alta e em baixa rotação) ele grila muitas vezes. Parece-me haver alguma desafinação ou desgaste.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se é de carburador, tira o tubo que entra no avanço de vácuo, que fica agarrado ao distribuidor. Tira do lado do carburador e verifica se a membrana do avanço não está furada (puxando ar). Por vezes na revisão podem ter avançado o distribuidor para compensar essa falha.
                                  Se estiver bom, manda verificar o ponto. Esse carro vêm com 8 graus e para andar com gasolina 95 deixa de grilar se ficar a 5 - 6 graus.
                                  Se afinares as válvulas (20 admissão 40 escape) primeiro, melhor ainda.
                                  Se o carburador estiver "esganado" também ajuda a grilar. Com uma chave de fenda abre o parafuso que fica no carburador, incilnado para a direira, com uma mola por baixo, até que o motor ja não ganhe mais rotação ao ralenti, fechando depois 1/4 a meia volta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bom, o meu Clio "chia" mas é só quando se desliga o motor (ouve-se uma chiadeira breve). No arranque, a fazer ponto de embraiagem, por vezes tb acontece. E às vezes ao ligar o motor parece que solta um "mugido".

                                    Ideias?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      Bom, o meu Clio "chia" mas é só quando se desliga o motor (ouve-se uma chiadeira breve). No arranque, a fazer ponto de embraiagem, por vezes tb acontece. E às vezes ao ligar o motor parece que solta um "mugido".

                                      Ideias?
                                      Mmmmm... tens prai uma quinta ou um jardim zoológico de certeza!!!
                                      Agora a sério. Assim de repente, de quem não percebe muito, diria que poderá estar ligado com a correia de distribuição/tensores... e se assim for isso terá tendência para piorar!

                                      Cumprimentos!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        Bom, o meu Clio "chia" mas é só quando se desliga o motor (ouve-se uma chiadeira breve). No arranque, a fazer ponto de embraiagem, por vezes tb acontece. E às vezes ao ligar o motor parece que solta um "mugido".

                                        Ideias?

                                        Gostei especialmente da parte do MUGIDO!!!
                                        Isso é motor de arranque a ficar preso.
                                        Quanto ao chiar a desligar é mais correia do alternador. Mas isso só identificando bem o animal que anda lá metido.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                          Gostei especialmente da parte do MUGIDO!!!
                                          Isso é motor de arranque a ficar preso.
                                          Quanto ao chiar a desligar é mais correia do alternador. Mas isso só identificando bem o animal que anda lá metido.
                                          Motor de arranque a fizar preso, como assim? O bendix não recolhe? O rolamento tá a ficar gripado?

                                          O animal que está lá dentro é o D7F com 60 cavalos. Quanto aos parasitas dos 60 cv é que já é mais a tua especialidade...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                            Se é de carburador, tira o tubo que entra no avanço de vácuo, que fica agarrado ao distribuidor. Tira do lado do carburador e verifica se a membrana do avanço não está furada (puxando ar). Por vezes na revisão podem ter avançado o distribuidor para compensar essa falha.
                                            Se estiver bom, manda verificar o ponto. Esse carro vêm com 8 graus e para andar com gasolina 95 deixa de grilar se ficar a 5 - 6 graus.
                                            Se afinares as válvulas (20 admissão 40 escape) primeiro, melhor ainda.
                                            Se o carburador estiver "esganado" também ajuda a grilar. Com uma chave de fenda abre o parafuso que fica no carburador, incilnado para a direira, com uma mola por baixo, até que o motor ja não ganhe mais rotação ao ralenti, fechando depois 1/4 a meia volta.

                                            E não sendo de carburador?

                                            è q o meu é de injecção...
                                            Editado pela última vez por Muscle Car; 14 June 2007, 14:09.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Quais os riscos de continuar a andar com o carro a "grilar"?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Muscle Car Ver Post
                                                Quais os riscos de continuar a andar com o carro a "grilar"?
                                                O risco é teres que procurar um motor novo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  Motor de arranque a fizar preso, como assim? O bendix não recolhe? O rolamento tá a ficar gripado?

                                                  O animal que está lá dentro é o D7F com 60 cavalos. Quanto aos parasitas dos 60 cv é que já é mais a tua especialidade...
                                                  o clio I com o mesmo motor de vez em quando faz exactamente a mesma coisa, ja la vai os anos que faz isso e sp a bombar
                                                  é um barulho de 2/3 segundos certo?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O meu clio II também grila (isto é que vai aqui um jardim zoológico ), mas é só às vezes quando fica mais ao sol ou está tempo quente, dá-se à chave e faz um barulho estranho, 2 ou 3 acelaradelas e acabou-se o barulho.
                                                    Uma vez o mecânico disse-me que tinha afinado uma válvula que fazia "tac-tac", provavelmente voltou a desafinar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                                                      o clio I com o mesmo motor de vez em quando faz exactamente a mesma coisa, ja la vai os anos que faz isso e sp a bombar
                                                      é um barulho de 2/3 segundos certo?
                                                      É de pouca duração. Desaparece qd aumento a aceleração do carro e quando ele ganha mais rotação. Surge em regimes baixos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DL Ver Post
                                                        O risco é teres que procurar um motor novo.
                                                        Mas, o q danifica em concreto?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                          Bom, o meu Clio "chia" mas é só quando se desliga o motor (ouve-se uma chiadeira breve). No arranque, a fazer ponto de embraiagem, por vezes tb acontece. E às vezes ao ligar o motor parece que solta um "mugido".

                                                          Ideias?

                                                          Boas,

                                                          No arranque e a fazer ponto de embraiagem, a "chiadeira" poderá ser a embraiagem a avisar que está prestes a entregar a alma ao criador. Esta "chiadeira" da embraiagem não terá, porém, nada que ver com a "chiadeira" que ouves ao desligar o carro....

                                                          Abraço,

                                                          NCR

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Muscle Car Ver Post
                                                            Mas, o q danifica em concreto?
                                                            No limite, pode furar alguns êmbolos (pistons/pistões é linguagem de Zé Manel da Esquina):

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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