Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Óleo dos Travões

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Óleo dos Travões

    Alguem me pode transmitir o know how.. pra mudar o óleo dos travões?

    tava a pensar meter dot 5.1 tenho uma audi A4 1996 110cv

    o meu pedal esta mt esponjoso, e penso que é do óleo dos travões, também acontece ele ficar a travar um bocadinho mesmo depois de levantar o pé.. dá pra notar quando se acelera e trava ao mesmo tempo..

    cumprimentos..

    #2
    Sem querer ser desagradável... se tens que perguntar como fazer, leva isso a quem saiba! Com os travões não se arrisca!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por setim Ver Post
      Alguem me pode transmitir o know how.. pra mudar o óleo dos travões?

      tava a pensar meter dot 5.1 tenho uma audi A4 1996 110cv

      o meu pedal esta mt esponjoso, e penso que é do óleo dos travões, também acontece ele ficar a travar um bocadinho mesmo depois de levantar o pé.. dá pra notar quando se acelera e trava ao mesmo tempo..

      cumprimentos..
      Ele não fica travado, a electrónica é que corta o gasóleo à bomba injectora quando recebe o sinal do interruptor do pedal de travão.
      Quanto a estar esponjoso é melhor sangrar o circuito com equipamento adequado, pode ter ar na tubagem.

      Comentário


        #4
        humm.. boa.. essa n me tinha lembrado... lol é bem provável que seja isso..
        nao sabia que era preciso equipamento adequado para sangrar o circuito, pensava que bastava sangrar ao pe dos discos e voltar a encher...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por setim Ver Post
          humm.. boa.. essa n me tinha lembrado... lol é bem provável que seja isso..
          nao sabia que era preciso equipamento adequado para sangrar o circuito, pensava que bastava sangrar ao pe dos discos e voltar a encher...
          Isso era nos sistemas mais antigos. É levar isso a uma oficina, até pode ser o Automarché, mudas isso por 15eur em 10min.

          Só mais uma coisa. Não podes meter DOT 5.1 pois o sistema não está preparado. Para levar DOT 5.1 tens de ter cabos de malha de aço entre outras coisas.

          Comentário


            #6
            oleo 5.1 nao faz qualquer sentido se nao tiveres tubos de malha de aco.
            ciber, o sistema tem que ser todo "lavado" antes de pores 5.1, mas nao tens que por tubos de malha de aco nao pode e haver contaminacao

            um BOM oleo 4.1, substituido nos intervalos recomendados pela marca, tem excelentes resultados para carros de estrada, mesmo para aqueles que se dizem aceleras..

            para quem exige um pouco mais do sistema, tubos de malha de aco (com um bom oleo, seja 4.1 ou 5.1) ja resolve grande parte dos problemas que essa malta sente.

            o que sentes no pedal pode ser apenas sintoma de oleo velho. eu comecava pela simples troca do fluido. se nao resultar, ai o problema e mais grave, pode ser uma pinca por exemplo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por setim Ver Post
              humm.. boa.. essa n me tinha lembrado... lol é bem provável que seja isso..
              nao sabia que era preciso equipamento adequado para sangrar o circuito, pensava que bastava sangrar ao pe dos discos e voltar a encher...
              É que esse carro tem ABS, e para além de ser aconselhável sangrar com dispositivo de purga, que é mais eficiente, deve ser ligado a equipamento de diagnóstico para accionar as válvulas da central hidraúlica, caso contrário, pode ficar mal sangrado e inclusíve ficar com a luz do ABS acesa!

              Comentário


                #8
                Desenterro este tópico para deixar um testemunho.

                Recentemente mudei o óleo de travões do A4 (tem 14 anos e 150000 Km). Surpreendentemente, foi a primeira vez que o óleo de travões foi mudado.

                Além de uma muito ligeira coloração acastanhada, não havia nem bolhas nem resíduos. Com o óleo novo, a travagem ficou na mesma.

                Isto leva-me a pensar se os planos atuais de mudança de óleo de travões (do tipo de 2 em 2 anos) não serão uma aberração.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  Desenterro este tópico para deixar um testemunho.

                  Recentemente mudei o óleo de travões do A4 (tem 14 anos e 150000 Km). Surpreendentemente, foi a primeira vez que o óleo de travões foi mudado.

                  Além de uma muito ligeira coloração acastanhada, não havia nem bolhas nem resíduos. Com o óleo novo, a travagem ficou na mesma.

                  Isto leva-me a pensar se os planos atuais de mudança de óleo de travões (do tipo de 2 em 2 anos) não serão uma aberração.
                  Qual a % de humidade do óleo velho? E o valor de ebulição?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Qual a % de humidade do óleo velho? E o valor de ebulição?
                    São de facto perguntas pertinentes, às quais não consigo responder porque esses parâmetros não foram medidos.

                    A única coisa que posso dizer é que antes da mudança do óleo dos travões, o carro travava muito bem e nunca surgiram sintomas de fadiga ou ar no circuito.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      São de facto perguntas pertinentes, às quais não consigo responder porque esses parâmetros não foram medidos.

                      A única coisa que posso dizer é que antes da mudança do óleo dos travões, o carro travava muito bem e nunca surgiram sintomas de fadiga ou ar no circuito.
                      Até te digo mais, o óleo de travões novo após um trackday, ficava KO.

                      Ou outro exemplo, se desceres da Torre para a Covilhã em contra-relogio, percebes a importância do óleo dos travões. Pode ser a diferença entre ter travão de pé ao chegar ou andares com o travão de mão porque o de pé não funciona.

                      Seja de carro ou mota.

                      Comentário


                        #12
                        Até há umas canetas para medir a humidade...
                        Se tiver mais de 4% é para substituir...
                        Quanto mais humidade tiver, mais baixo é o grau de ebulição...
                        Quanto mais o óleo aquece, menos eficácia terá a travagem, levando no extremo o pedal ficar esponjoso e consequente perda de travagem.

                        Lembro-me há umas dezenas de anos (1987), tinha eu um Fiat 127, a descer o Marão fiquei sem travões.
                        Na altura poucos ou nenhuns ligavam a isso de mudar o fluido dos travões...era o óleo do motor e, e, e,...
                        Mas lembro-me também, alem do grande susto que por pouco me tirava a vida, entrei nas saídas de gravilha, abri o capõ e o óleo de travões estava a borbulhar (ferver), e eu estava a usar a caixa na descida.

                        Claro que os carros agora tem outro poder de travagem , discos ventilados etc, ainda assim se o óleo tiver muita humidade e os travões forem muito solicitados, o mesmo pode acontecer...
                        Editado pela última vez por ToniGT; 02 August 2022, 07:20.

                        Comentário


                          #13
                          Como referido, não será numa condição normal/dia-a-dia que irás sentir as diferenças.

                          Além do mais, o óleo dos travões também lubrifica em certos casos, alguns elementos e claro está, tendo uma maior quantidade de humidade o seu efeito lubrificação será menor.

                          É certo que num país nórdico, a tendência de absorção de humidade sera maior... Mas por si só, o óleo dos travões em si, irá sempre "absorver humidade", daí que seja aconselhado a sua troca.

                          Comentário


                            #14
                            Para ser franco, só mudo liquido travagem se por alguma razão tiver que fazer reparação nos travões.
                            Intervenção por tempo ou kms só distribuição, o resto é feito de x em x km
                            Andar enterrar dinheiro em carros, qualquer dia vem aí uma lei qualquer ambiental todos carros
                            combustão para reciclagem e virar latas para conservas
                            Editado pela última vez por Rools; 02 August 2022, 12:05.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              Até te digo mais, o óleo de travões novo após um trackday, ficava KO.
                              Acredito que sim, mas o meu carro, tal como a grande maioria dos veículos, não anda a fazer trackdays.

                              Ou outro exemplo, se desceres da Torre para a Covilhã em contra-relogio, percebes a importância do óleo dos travões.
                              Curiosamente, fiz esse percurso várias vezes nos últimos anos, e não tive o mínimo problema com os travões. Mas não foi em "contra-relógio", foi em condução normal.

                              Vamos lá a ver, eu não contesto a importância de mudar o óleo dos travões com frequência no caso de condução agressiva frequente no que respeita aos travões. Mas a grande maioria dos veículos não tem esse tipo de condução, por isso é que me parece uma aberração trocar óleo de travões de 2 em 2 anos.

                              Comentário


                                #16
                                Eu que sou um leigo no assunto expliquem-me 2 coisas:

                                1 -Como se troca o óleo dos travões (incluindo sangramento nas rodas) em 10 ou 15 minutos ou até 30 minutos (como vinha há uns tempos quando nos manuais das revisões vinha lá o tempo da operação) ?

                                2- Como é que um óleo num sistema fechado como é o circuito dos travões adquire humidade ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Há uns anos, foi-me pedido para dar umas voltas com um carro de um familiar que tinha emigrado recentemente. O carro teria uns 10/11 anos no máximo. E até já a 1 ou 2 meses tinha tido utilização diária.

                                  Qual não é o meu espanto, quando me apercebo que o carro a partir dos 50/60 km/h não travava praticamente. O óleo de travões parecia massa. O sistema acabou por ceder pelo rolamento da embraiagem.

                                  Por norma não cumpri os 2 anos da praxe, mas sempre que existe intervenção no sistema de travagem, mando mudar.
                                  Editado pela última vez por Ruie34; 02 August 2022, 08:41.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não são raras as vezes, principalmente para quem tem tambores a traz , que aqueles bombites começam a babar-se...
                                    Principalmente se forem de aço bazádo ou ferro fundido e não de alumínio.

                                    Isto porque a humidade quando é em excesso deposita-se no fundo e vai oxidar o cilindro onde anda o embolo com os orringues, levando a fugas prematuras...
                                    Acredito que tenha o mesmo efeito nas maxilas da frente...vale o que vale.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      Acredito que sim, mas o meu carro, tal como a grande maioria dos veículos, não anda a fazer trackdays.


                                      Curiosamente, fiz esse percurso várias vezes nos últimos anos, e não tive o mínimo problema com os travões. Mas não foi em "contra-relógio", foi em condução normal.

                                      Vamos lá a ver, eu não contesto a importância de mudar o óleo dos travões com frequência no caso de condução agressiva frequente no que respeita aos travões. Mas a grande maioria dos veículos não tem esse tipo de condução, por isso é que me parece uma aberração trocar óleo de travões de 2 em 2 anos.
                                      É no limite que precisas de travões em dia e notas. Se andares a pisar ovos não notas.
                                      Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                      Eu que sou um leigo no assunto expliquem-me 2 coisas:

                                      1 -Como se troca o óleo dos travões (incluindo sangramento nas rodas) em 10 ou 15 minutos ou até 30 minutos (como vinha há uns tempos quando nos manuais das revisões vinha lá o tempo da operação) ?

                                      2- Como é que um óleo num sistema fechado como é o circuito dos travões adquire humidade ?
                                      Há vários métodos.

                                      O óleo dos travões tal como o gasóleo com biodiesel, é higroscópico.
                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                      Há uns anos, foi-me pedido para dar umas voltas com um carro de um familiar que tinha emigrado recentemente. O carro teria uns 10/11 anos no máximo. E até já a 1 ou 2 meses tinha tido utilização diária.

                                      Qual não é o meu espanto, quando me apercebo que o carro a partir dos 50/60 km/h não travava praticamente. O óleo de travões parecia massa. O sistema acabou por ceder pelo rolamento da embraiagem.

                                      Por norma não cumpri os 2 anos da praxe, mas sempre que existe intervenção no sistema de travagem, mando mudar.
                                      Ainda hoje tiro óleo verde nos Vags. Era o que usavam de fábrica..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        É no limite que precisas de travões em dia e notas. Se andares a pisar ovos não notas.Há vários métodos.

                                        O óleo dos travões tal como o gasóleo com biodiesel, é higroscópico.Ainda hoje tiro óleo verde nos Vags. Era o que usavam de fábrica..
                                        Certo !

                                        Mas se o circuito é fechado e totalmente preenchido com óleo.
                                        Se o reservatório está herméticamente fechado.

                                        A humidade só pode aparecer no óleo se juntar água ou ar (com a condensação em dias frios passa a água).

                                        Ora entre o reservatório e o final dos tubos junto às maxilas.....até a humidade lá chegar....demora uns bons anos....ou umas descidas da serra sempre a dar-lhe nos travões.....

                                        Qual o método que muda na integra óleo dos travões em todo o circuito em 15 minutos ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Apagar

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                            Certo !

                                            Mas se o circuito é fechado e totalmente preenchido com óleo.
                                            Se o reservatório está herméticamente fechado.

                                            A humidade só pode aparecer no óleo se juntar água ou ar (com a condensação em dias frios passa a água).

                                            Ora entre o reservatório e o final dos tubos junto às maxilas.....até a humidade lá chegar....demora uns bons anos....ou umas descidas da serra sempre a dar-lhe nos travões.....

                                            Qual o método que muda na integra óleo dos travões em todo o circuito em 15 minutos ?
                                            Se tiver rodas fora, 4 depósitos óleo velho e sistema pressurizado, até demora 5mins. Via electrónica.

                                            Demoras é mais tempo a preparar tudo..

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X