Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cuidados a ter com motor Turbo Diesel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cuidados a ter com motor Turbo Diesel

    Abri este tópico com o objectivo de partilhar com os proprietarios de veículos Turbo Diesel cuidados basicos e simples para prolongar a vida destes motores, como por exemplo não desligar imediatamente o motor depois de longas viagens.

    Convida-se quem queira partilhar estas dicas a fazê-lo aqui.

    Abraços

    #2
    Para estimares a MAF convem não ligares e desligares o carro no espaço inferior a 1 minutinho xixinha, Na rodagem não deves fazer a totalidade dos kms no mesmo ritmo nem na mesma mudança, o motor precisa de variar de rotação e convem trocar variadas vezes de mudanças, para que as peças estejam sujeitas a forças e movimentos diferentes.

    As RPM não devem passar as 2500 sendo a aceleração suave!

    Deixar o carro ao ralenti uns 30 segundos andes de o desligar, que é para a lubrificação do turbo ser bem feita.........e NUNCA puxes pelo carro a frio, até pelo menos o liquido da refrigeração chegar aos 90º!!! isto para não ser mais mariquinhas!

    se fizeres isto, e deres manutenção correcta ao carro.........estás a poupar o desgaste ao carro!!! se tiveres um TDI esquece isto tudo .......e escanfia isso mas é!

    Comentário


      #3
      Sim, deixar que a "Lei do Aquecimento e da Lubrificação" actuem, deixando o motor trabalhar ao ralenti cerca de um minuto (ou tão perto disso quanto possível) antes de acelerar e fazer a mesma coisa antes de desligar o motor, no final de cada viagem!

      Convém não esquecer que a rodagem dos motores diesel é mais longa do que a dos motores a gasolina, pois enquanto estes últimos se considera que aterminam algures por volta dos 1000, 1500 quilómetros, os diesel "apontam" sempre para os 2500...

      Comentário


        #4
        Outra coisa que se deve ter em conta é não deixar um motor turbodiesel parado durante longos períodos (se é pa um carro ficar parado durante algum tempo, deve pelo menos pôr-se a trabalhar de 15 em 15 dias), para evitar que os componentes associados ao turbo nunca percam a capacidade de gerir pressões e consecutivamente o carro nunca perca potência.
        Deve também ser feita uma gestão das rotações durante a conduçao, para que nem se esteja a forçar o motor em baixas rotaçoes, nem se deve andar sempre em rotações elevadas. Um meio termo seria bom, para não danificar nada e também poder dar "exercicio" ao motor de vez em quando.
        Claro que estas situações seriam o ideal, já que 80% das pessoas com veiculos TD não se preocupam minimamente com estes cuidados, e depois os motores estão "cansados" aos 200.000 ou 300.000km quando eles são feitos para durar bem mais.

        Cumps

        Comentário


          #5
          Aindam no outro dia, vi uma madame a entrar no seu belo 407sw HDI.
          Mal poe o carro a trabalhar toca de lhe dar umas gasadas, só para sair de marcha atrás. Tuda armada em campeã.

          Comentário


            #6
            e cuidados adicionais????

            Comentário


              #7
              Tento sempre realizar essas operações para estimar o motor do carro, mas a uns dias falei com um homem que nem sequer sabia que antes de desligar o carro tinha que esperar geralmente 1 minuto para fazer uma manutenção correcta do mesmo.
              E melhor fazer isso do que anualmente comprar um turbo novo LOL....

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por oxide Ver Post
                Tento sempre realizar essas operações para estimar o motor do carro, mas a uns dias falei com um homem que nem sequer sabia que antes de desligar o carro tinha que esperar geralmente 1 minuto para fazer uma manutenção correcta do mesmo.
                E melhor fazer isso do que anualmente comprar um turbo novo LOL....
                Eu também não sabia que era preciso esperar um minuto antes de desligar para fazer a manutenção do turbo

                E o meu turbo já tem 4 anos !! estamos perante um milagre ?
                Editado pela última vez por Crysis; 29 January 2012, 19:37.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                  Eu também não sabia que era preciso esperar um minuto antes de desligar para fazer a manutenção do turbo

                  E o meu turbo já tem 4 anos !! estamos perante um milagre ?
                  Em percursos citadinos a andar normalmente isso é completamente escusado. E até em viagens longas, mesmo que estiques um bocado o carro em AE e até chegares ao teu destino se fores abrandando e não puxares muito instantes antes de parar também não é necessário.

                  Comentário


                    #10
                    Claro que esses cuidados são bons para evitar o desgaste. Mas penso que os fabricantes produzem os carros a pensar em situações de utilização extremas. Vejo pessoas sem cuidados nenhuns, do género ligar o carro de manhã(coberto de gelo depois de ter passado a noite ao frio) e arrancam a fundo e o carro já conta com 400 ou 500 mil km (opel corsa B).
                    Mas sofrem mais os carros em países como polónia, luxemburgo do que em portugal.

                    Claro que devemos cuidar o material, mas também não vamos ser paranóicos. Acima de tudo não puxar a frio, cuidado com a rodagem, e no fim da viagem ir a um ritmo mais lento para o turbo ir diminuindo a rotação (é preferível isso do que estar com o motor a trabalhar 30seg parado).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                      Claro que esses cuidados são bons para evitar o desgaste. Mas penso que os fabricantes produzem os carros a pensar em situações de utilização extremas. Vejo pessoas sem cuidados nenhuns, do género ligar o carro de manhã(coberto de gelo depois de ter passado a noite ao frio) e arrancam a fundo e o carro já conta com 400 ou 500 mil km (opel corsa B).
                      Mas sofrem mais os carros em países como polónia, luxemburgo do que em portugal.

                      Claro que devemos cuidar o material, mas também não vamos ser paranóicos. Acima de tudo não puxar a frio, cuidado com a rodagem, e no fim da viagem ir a um ritmo mais lento para o turbo ir diminuindo a rotação (é preferível isso do que estar com o motor a trabalhar 30seg parado).

                      É certo que pode nunca ter uma avaria "efectiva", mas depois aparecem aqueles ruídos horríveis, matraquear de válvulas, touches a bater,gastar óleo, enfim, fica uma nojeira de motor...
                      Editado pela última vez por REDLINER; 14 January 2013, 10:59.

                      Comentário


                        #12
                        Concordo com o Maraki: Corsa B TD = motor de guerra. Aguenta muita porrada... Mas arranques a frio constantes, ao fim de um tempo, não há motor que aguente.

                        E concordo também que é preferivel no final de uma viagem longa abrandar a marcha uns quilómetros antes do destino, para arrefecer motor, turbo, etc, do que chegar ao local, deixar trabalhar um bocado e desligar. Arrefece muito mais com o andamento, do que ao relantim.

                        E motores Diesel não são muito bons para altas rotações, durante muito tempo. Tentar não andar muito tempo acima das 4000.

                        Comentário


                          #13
                          Boas...

                          Desculpem lá desenterrar este tópico... mas tenho uma dúvida em relação a esta questão de deixar o carro a trabalhar ao ralenti após a viagem.. como é que ficará esta questão com os carros mais recentes com start & stop?.. uma vez que parando ao ralenti.. o carro acciona o sistema... e lá se vai o benefício de fazer isto...

                          Estou a ver bem as coisas?

                          Cumps

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Skeletiko Ver Post
                            Boas...

                            Desculpem lá desenterrar este tópico... mas tenho uma dúvida em relação a esta questão de deixar o carro a trabalhar ao ralenti após a viagem.. como é que ficará esta questão com os carros mais recentes com start & stop?.. uma vez que parando ao ralenti.. o carro acciona o sistema... e lá se vai o benefício de fazer isto...

                            Estou a ver bem as coisas?

                            Cumps
                            Acho que há várias formas de contornar isso, que depende dos modelos, mas desde o botão para desligar, ao pé na embraiagem, há sempre maneira de deixares o carro a trabalhar mais 1 minuto.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Skeletiko Ver Post
                              Boas...

                              Desculpem lá desenterrar este tópico... mas tenho uma dúvida em relação a esta questão de deixar o carro a trabalhar ao ralenti após a viagem.. como é que ficará esta questão com os carros mais recentes com start & stop?.. uma vez que parando ao ralenti.. o carro acciona o sistema... e lá se vai o benefício de fazer isto...

                              Estou a ver bem as coisas?

                              Cumps


                              Já foi por cá referido, que os carros com "start & stop", tem sistema eléctrico que que faz com que óleo continue a circular durante alguns segundos, após se desligar o motor.

                              Já agora:


                              http://forum.autohoje.com/boxes/1083...tart-stop.html

                              http://forum.autohoje.com/forum-gera...op-custos.html

                              Sistema Start/Stop compromete a longevidade dos motores?

                              BMW Auto Start Stop

                              http://forum.autohoje.com/forum-gera...op-turbos.html

                              Comentário


                                #16
                                mais importante de todas as medidas para evitar problemas

                                Comprar um carro a gasolina sem turbo


                                ou então exigir aos fabricantes que voltem a fabricar carros a diesel sem turbo, podem ser lentos mas como não tenho aspirações a piloto de rally por mim tá bom!

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho que vai para aqui muita paranóia...90% dos conselhos aqui dados são úteis para praticamente qualquer motor, seja ele a gasolina ou a gás, seja ele de um avião ou trator. Depois, obviamente que há peças que têm um certo e determinado tempo de vida, peças estas que podem ou não avariar antes ou depois do seu tempo de vida como tudo na vida. Este tipo de estratagemas se melhoram o tempo de vida das peças em 5% já deve ser muito. Isto são especulações minhas mas da forma que a electrónica e mecânica funcionam nestes tempos, estou muito provavelmente certo.

                                  Ter a manutenção em dia e estar atento a sintomas é muito mais importante do que deixar o carro a trabalhar 1m32s depois de uma viagem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    MUITO mais importante que deixar a trabalhar depois de uma viagem grande é não fazer acelerações fortes enquanto o motor não atinge a temperatura de serviço

                                    Comentário


                                      #19
                                      Aquilo que me foi explicado há mais de 10 anos, é que toda uma série de componentes, ao pararmos o carro, ainda está em funcionamento. Pelo que, é conveniente esperar um pouco para esses mesmos componentes se "desligarem" (turbo, intercooler, e outros, acho eu - desligarem está entre aspas porque não sei explicar melhor). Para mim faz sentido, e parece-me que hoje em dia estamos numa era de motores ainda mais sensiveis, pelo que continuo a achar prudente ter a mesma atitude.

                                      Óbvio que não é uma ciência exacta, não há tempos certos para estas coisas, há apenas o bom senso. Claro que não convém acelerar com o motor frio, como também não é bom andar a fazer recuperações a fundo a partir das 1000rpms, como também se deve respeitar o plano de manutenção, etc. Deixar o motor estabilizar após uma deslocação maior, é apenas mais uma atitude de prevenção.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Como já escrevaram tudo cá vai a minha sugestão: não sejas escravo do carro/motor!

                                        É para usar, sem demasiados abusos, para nos servir e não para ser tratado ao colo! Está mais que provado que há casos em que motores (diesel) duram mais e dão menos problemas que outros que são sempre mimados até ao exagero!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                          Como já escrevaram tudo cá vai a minha sugestão: não sejas escravo do carro/motor!

                                          É para usar, sem demasiados abusos, para nos servir e não para ser tratado ao colo! Está mais que provado que há casos em que motores (diesel) duram mais e dão menos problemas que outros que são sempre mimados até ao exagero!
                                          Isto quer dizer o quê? Há casos de tudo, desde o pessoal sempre afundo a fazerem 300mil Kms sem problemas, e outros que trocam e motor como quem troca de distribuição, apesar de terem todos os cuidados. E qual é o significado disto, sem ser o normal e habitual da produção em série? É uma lotaria.

                                          Não me digas que és adepto do "quanto mais me bates, mais eu gosto de ti?"

                                          Comentário


                                            #22
                                            Alguém sabe explicar-me porquê é que não se pode acelerar um Turbo Diesel antes de chegar à temperatura ideal de funcionamento? Os motores atmosféricos estão excluídos desta regra? Se sim, porquê?

                                            PS: Eu sei bem que não se deve fazer, alias sou dos gajos mais cocos com o meu Golf (tenho muito cuidado com o motor), mas queria só saber a "teoria" por detrás deste assunto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AmericanPsycho Ver Post
                                              Alguém sabe explicar-me porquê é que não se pode acelerar um Turbo Diesel antes de chegar à temperatura ideal de funcionamento? Os motores atmosféricos estão excluídos desta regra? Se sim, porquê?

                                              PS: Eu sei bem que não se deve fazer, alias sou dos gajos mais cocos com o meu Golf (tenho muito cuidado com o motor), mas queria só saber a "teoria" por detrás deste assunto.
                                              Porque o óleo ainda não está em plena lubrificação. Passa-se o mesmo com motores otto, só se deve acelerar depois destes aquecerem para prevenir possíveis danos. Não se deve fazer pela mesma razão que tu não deves fazer grandes esforços físicos sem aqueceres.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por oxide Ver Post
                                                Tento sempre realizar essas operações para estimar o motor do carro, mas a uns dias falei com um homem que nem sequer sabia que antes de desligar o carro tinha que esperar geralmente 1 minuto para fazer uma manutenção correcta do mesmo.
                                                E melhor fazer isso do que anualmente comprar um turbo novo LOL....

                                                Esta recomendação também faz sentido para trajectos de 15 ou 20 min em cidade e a baixa rotação? Obg.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MJPires Ver Post
                                                  Esta recomendação também faz sentido para trajectos de 15 ou 20 min em cidade e a baixa rotação? Obg.
                                                  Não necessariamente, isso de esperar para desligar o carro deve ser feito em viagens maiores ou onde se acelere mais.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Obrigado trepkos, tinha a ideia que nestas andanças diárias de curta duração e em que não ultrapassamos as 2500 rpm não vale a pena estar a queimar diesel e tempo mas é bom confirmar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Os conselhos aqui dados servem para motores e carros mais antigos.

                                                      Para os actuais, carregados de electronica que controla tudo, não é preciso ter nenhum destes cuidados.

                                                      Daqui por 10 anos (se não for antes) estão todos reconvertidos e reciclados num micro-ondas ou bota qualquer, pelo que não vale a pena ter todos os cuidados indicados....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Há outro cuidado que tenho para que a ventilação do intercooler não fique obstruída ( e o arrefecimento dele e do turbo se faça eficazmente), como faço muito autoestrada, na primavera e verão, os mosquitos e aqueles bichos horriveis que sujam o vidro e toda a parte frontal, obstruem também as grelhas e os favos, pelo que convém, de 2 em 2 anos fazer uma lavagem com pressão sobre essas partes.

                                                        Em 100.000 kms com 1.6 crdi 115 cv ainda não tive qualquer problema: cuidados os básicos; não puxar com o motor frio; não desligar logo após uma tirada em autoestrada; revisões em dia (anual); e a dita lavagem à grelha do radiador.


                                                        .

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                                          Os conselhos aqui dados servem para motores e carros mais antigos.

                                                          Para os actuais, carregados de electronica que controla tudo, não é preciso ter nenhum destes cuidados.

                                                          Daqui por 10 anos (se não for antes) estão todos reconvertidos e reciclados num micro-ondas ou bota qualquer, pelo que não vale a pena ter todos os cuidados indicados....
                                                          Não percebo a diferença. Se quiseres explicar, agradeço.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                                            Aindam no outro dia, vi uma madame a entrar no seu belo 407sw HDI.
                                                            Mal poe o carro a trabalhar toca de lhe dar umas gasadas, só para sair de marcha atrás. Tuda armada em campeã.

                                                            Essa é que faz bem.
                                                            Os motores são para trabalhar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X