Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Deve-se aquecer o carro sempre antes de andar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Deve-se aquecer o carro sempre antes de andar?

    Sempre tive esta duvida

    Já li em algumas revistas que o aquecimento do carro antes de começar a andar é uma coisa desnecssaria porque faz gastar gasoleo/gasolina.

    Já ouvi dizer que faz bem pois nao se deve andar com o motor a trabalhar a frio.

    E tambem ja li que faz mal pois o motor aquece sem estar a andar ?!(nao entendi mas prontos foi o que ouvi )

    Esta duvida surge pois de manhã quando me despacho primeiro vou eu meter o mercedes a trabalhar.E aquilo nos dias de inverno faz aquele barulho de tractor todo old school (E 200D w124) , e passado 6 minutos começa a fazer o normal bruuu e sente-se ou seja é o sinal do motor estar quente... agora eu as vezes em conversas com amigos, e pais de amigos meus em que sugeria isto uns diziam que se devia outros que nao,..

    Isto surgia porque quando se falava em carros eu contava sempre que uma vez fui meter o carro a trabalhar como é normal, meti a 1ª mudança, laguei a embraiagem e o carro deu um salto ()..Tinha prai uns 14 anos...e agora que tenho quase 17 nunca mais fiz nada disso..Mas pronto isto nao interessa

    O que eu gostava mesmo de saber é se vale a pena aquecer o motor ou se vale so em alguns carros ...

    #2
    Penso que nos carros actuais de injecção não se deve aquecer antes de andar... aliás no meu vem isso referido no manual

    Comentário


      #3
      os manuais dos carros costumam dizer: não deixe o carro parado para "aquecer". arranque suavemente, pois isso trará um aquecimento mais rápido e melhor distribuido pelo motor.

      Comentário


        #4
        Não!

        O carro aquece a andar, até porque assim aquece + rápido

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mayreles Ver Post
          Penso que nos carros actuais de injecção não se deve aquecer antes de andar... aliás no meu vem isso referido no manual
          Isto é um mercedes mas nao é um cdi..

          É um 200D daqueles old school que marcam 180 de conta km

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
            os manuais dos carros costumam dizer: não deixe o carro parado para "aquecer". arranque suavemente, pois isso trará um aquecimento mais rápido e melhor distribuido pelo motor.
            Nao tinha conhecimento para ser sincero

            Comentário


              #7
              Não sei se são todos, mas pelo menos alguns carros mesmo de carburador, é aconselhado andar logo, a um ritmo moderado, claro, até atingir a temperatura ideal.
              Não esquecer que um carro parado só aquece o motor, e o carro não é só isso.

              Comentário


                #8
                No meu espero no máximo 30 segundos, normalmente é o tempo de dar à chave e por o cinto apenas para dar algum tempo para que o óleo chegue à maior parte do motor, a partir daí é arrancar com calma e ir acelerando progressivamente.

                Aquecer um carro parado além de mau para a carteira no combustível e no desgaste do motor (a longo prazo acarreta despesas em reparações) é mau para o ambiente porque estamos a queimar combustível sem mover o veículo.

                Comentário


                  #9
                  Não aqueço o motor. Simplesmente ponho-o a andar sem puxar por ele durante uns minutos.
                  O próprio manual desaconselha a aquecer o motor antes de pôr o carro em movimento.

                  Comentário


                    #10
                    O que costumo fazer é ligar o carro e depois abrir os portões. ou seja, fica a 'aquecer' no máximo, uns 30s, 1min. É o suficiente para o oleo chegar a todas as partes do motor sem esforçar demasiado o motor.

                    Comentário


                      #11
                      O meu tem muito tempo para aquecer durante o dia!!!! normalmente é dar à chave e arrancar... e a maioria das vezes até me esqueço que ainda está frio e, se vou atrasado, é logo a dar-lhe qué pra ele não se habituar mal!!! lol lol

                      Comentário


                        #12
                        eu deixo uns 30 seeg de depois ando sem passar das 250 , ate o ponteiro estar a temperatura normal , e depois ando normalmente e ao fim de 15 km ja o levei à red line

                        Comentário


                          #13
                          Todos os manuais que tenho visto, vem escrito que se deve aquecer o carro em movimento moderado.

                          Comentário


                            #14
                            o meu comprei novo em 2002 e sempre esperei que a luz da resistencia acendesse e so depois dar a chave. arranco sempre a frio, mas n comeco logo a acelerar como um doido. circulo nos primeiros minutos sempre abaixo das 2.000 rpm ou a passar pouco. ate agora nunca tive problemas nenhuns. eu acho que n ha problema em arrancar de imediato. no proprio manual do meu carro diz la que n devemos estar ao ralenti muito tempo. devemos iniciar a marcha de imediato mas com precaucao nas rotacoes

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jdpcsm Ver Post
                              Todos os manuais que tenho visto, vem escrito que se deve aquecer o carro em movimento moderado.

                              No meu CDTI também diz isso.


                              É por o carro a trabalhar e andar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Avantgarde_220 Ver Post
                                Sempre tive esta duvida

                                E tambem ja li que faz mal pois o motor aquece sem estar a andar ?!(nao entendi mas prontos foi o que ouvi )

                                Esta duvida surge pois de manhã quando me despacho primeiro vou eu meter o mercedes a trabalhar.E aquilo nos dias de inverno faz aquele barulho de tractor todo old school (E 200D w124) , e passado 6 minutos começa a fazer o normal bruuu e sente-se ou seja é o sinal do motor estar quente... agora eu as vezes em conversas com amigos, e pais de amigos meus em que sugeria isto uns diziam que se devia outros que nao,..
                                Claro que aquece, mesmo ao ralenti. Mas é desnecessário estar com ele ligado à espera que "o barulho mude". Arranca logo e conduz suavemente (pressionas o acelerador com uma pena ) até ele atingir a temperatura ideal. Vais ver que nem são precisos 6 minutos para ficar com o som mais macio.

                                cumps

                                p.s. - conserva essa máquina! que espectáculo!
                                Editado pela última vez por colin; 27 June 2007, 11:04.

                                Comentário


                                  #17
                                  o xantia é que é!obriga-me a esperar uns segundos enquanto sobe!eheheh

                                  Comentário


                                    #18
                                    Concordo parcialmente com o que vocês têm dito.

                                    Os carros não devem estar parados a aquecer porque isso representa um maior custo de combustivel, uma queima menos eficiente, e muito maior poluição. O motores não foram desenhados para trabalhar a frio. Por outro lado o oleos cada vez mais evoluidos conseguem garantir cada vez mais lubrificação a frio. Por isso é que nos manuais dizem que se deve arrancar logo mantendo regimes moderados de andamento do motor.

                                    No entanto, e do ponto de vista puramente mecânico, o aquecimento deve ser o mais lento possivel. Isto permite que todas as peças do motor, independentemente das sua massa, aqueçam de forma semelhante, e por sua vez, dilatem ao mesmo tempo. Por outro lado, e enquanto o oleo atinge a sua temperatura ideal interessa que os movimentos mecânicos das peças sujeitas a lubrificação sejam os mais suaves possiveis. E isso consegue-se melhor com o carro parado ao "relanti".

                                    Resumindo, e na minha opinião, do ponto de vista económico e ambiental, é melhor arrancar logo. Do ponto de vista mecânico do motor e de durabilidade a longo prazo, ele deve aquecer um pouco antes de se arrancar com o carro

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu ligo logo o carro e dou gás quando preciso ou me apetece.
                                      O carro é que está ao meu serviço, não é o contrário.

                                      Comentário


                                        #20
                                        É só ligar o carro , e seguir viagem em regime moderado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Concordo com o que tem sido dito, mas, no entanto, há casos em que o próprio carro "exige" esperar alguns minutos (3 a 4) antes de arrancarmos... O meu, pelo menos exige! Se não o fizer cada vez que arranco pareço um maçarico lol Engasga-se todo!! Se calhar é a mesma situação do teu, visto o meu ter 18 anos, ser a carburador e gastar gasosa (a única grande diferença face a E200d).

                                          Agora, em carros a injecção, nunca esperei mais de 1 minuto antes de arrancar! E nunca me reclamou!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                            o xantia é que é!obriga-me a esperar uns segundos enquanto sobe!eheheh

                                            Também podes arrancar logo com ele em baixo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ligo o carro e começo logo a andar, tendo o cuidado de não andar em regimes altos, só puxo depois de ter pelo menos o nível do líquido de refrigeração à temperatura ideal.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por revo87 Ver Post
                                                Concordo com o que tem sido dito, mas, no entanto, há casos em que o próprio carro "exige" esperar alguns minutos (3 a 4) antes de arrancarmos... O meu, pelo menos exige! Se não o fizer cada vez que arranco pareço um maçarico lol Engasga-se todo!! Se calhar é a mesma situação do teu, visto o meu ter 18 anos, ser a carburador e gastar gasosa (a única grande diferença face a E200d).

                                                Agora, em carros a injecção, nunca esperei mais de 1 minuto antes de arrancar! E nunca me reclamou!
                                                Engasga-se? Experimenta ser mais suave nas acelerações e tirá-lo do "sufoco" com a embraiagem quando for mesmo preciso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Outro problema de deixar o carro aquecer ao ralenti é que apenas o motor aquece, so que os componentes mecanicos não se resumem a isso. existe tb a caixa de velocidades, diferenciais e transmissões, que se ficarem parados, simplesmente nao aquecem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                    Outro problema de deixar o carro aquecer ao ralenti é que apenas o motor aquece, so que os componentes mecanicos não se resumem a isso. existe tb a caixa de velocidades, diferenciais e transmissões, que se ficarem parados, simplesmente nao aquecem.
                                                    E precisam?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Zunda Ver Post
                                                      Concordo parcialmente com o que vocês têm dito.

                                                      Os carros não devem estar parados a aquecer porque isso representa um maior custo de combustivel, uma queima menos eficiente, e muito maior poluição. O motores não foram desenhados para trabalhar a frio. Por outro lado o oleos cada vez mais evoluidos conseguem garantir cada vez mais lubrificação a frio. Por isso é que nos manuais dizem que se deve arrancar logo mantendo regimes moderados de andamento do motor.

                                                      No entanto, e do ponto de vista puramente mecânico, o aquecimento deve ser o mais lento possivel. Isto permite que todas as peças do motor, independentemente das sua massa, aqueçam de forma semelhante, e por sua vez, dilatem ao mesmo tempo. Por outro lado, e enquanto o oleo atinge a sua temperatura ideal interessa que os movimentos mecânicos das peças sujeitas a lubrificação sejam os mais suaves possiveis. E isso consegue-se melhor com o carro parado ao "relanti".

                                                      Resumindo, e na minha opinião, do ponto de vista económico e ambiental, é melhor arrancar logo. Do ponto de vista mecânico do motor e de durabilidade a longo prazo, ele deve aquecer um pouco antes de se arrancar com o carro
                                                      Concordo em absoluto. Creio que o aquecimento parado, ao ralenti, será sempre melhor para o motor - e cx de velocidades. Desconfio que as recomendações dos manuais se devem apenas a razões ambientais e de consumo.

                                                      No meu caso, quer com os carros, quer com as motas, deixo-os aquecer cerca de 30 segundos, i.e. o tempo da porta da garagem abrir e fechar, e rolo muito suavemente até atingirem a temperatura normal de funcionamento. Só após isso é que "aperto" com eles.

                                                      Nos casos em que estiveram parados muito tempo (v.g. uma semana), aguardo mais uns minutos até começar a andar.

                                                      Abraço,

                                                      NCR

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                        os manuais dos carros costumam dizer: não deixe o carro parado para "aquecer". arranque suavemente, pois isso trará um aquecimento mais rápido e melhor distribuido pelo motor.
                                                        Verdade!

                                                        Até porque ao ralenti a frio o motor vibra muito mais que se for "em carga", e provocando mais desgaste dos vários componentes durante esse período.

                                                        O ideal é arrancar logo, com suavidade.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          No Código da estrada Diz que não se deve deixar aquecer o motor e sim arrancar suavemente!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post

                                                            Até porque ao ralenti a frio o motor vibra muito mais que se for "em carga", e provocando mais desgaste dos vários componentes durante esse período.
                                                            Porque é que o desgaste é maior?

                                                            Abraço,

                                                            NCR

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X