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Tópico da teoria

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    Tópico da teoria

    Neste tópico pretendia que o pessoal falasse sobre os aspectos teóricos do funcionamento de um motor/carro.

    Para dar uma ideia, sobre os conceitos vulgarmente utilizados (relações de caixa, binário, potência, etc), sobre a maneira como a performance de um carro é influenciada pelos diversos factores (coeficiente aerodinâmico, massa, potência útil, tamanho das jantes, tudo), de que maneira funcionam os diferentes tipos de motor (diesel, otto, etc...).

    #2
    Começo eu...

    Sempre fiquei com dúvidas em relação ao binário.

    -Qual é a sua definição?
    -O binário x rotação= potência? Porquê?
    -Qual a constante necessária para da fórmula acima se obterem dados úteis?

    Para já é tudo

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
      Começo eu...

      Sempre fiquei com dúvidas em relação ao binário.

      -Qual é a sua definição?
      -O binário x rotação= potência? Porquê?
      -Qual a constante necessária para da fórmula acima se obterem dados úteis?

      Para já é tudo
      O binário é a medida da força rotacional exercida sobre um eixo. No caso do motor é a força exercida pelos pistons no sentido de rotação da cambota.
      Não é fácil de explicar, mas certamente que um engenheiro mecânico explicará isto muito melhor que eu.


      Potência (em kilowatt) = [Binário (Nm) x Rotações p/ minuto (RPM) x Pi(3.14)] / 30000


      Não te sei dizer de cabeça de onde vem a constante 30000, mas posso pesquisar. Já lá vão uns anos desde que estudei isto.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
        O binário é a medida da força rotacional exercida sobre um eixo. No caso do motor é a força exercida pelos pistons no sentido de rotação da cambota.
        Não é fácil de explicar, mas certamente que um engenheiro mecânico explicará isto muito melhor que eu.


        Potência (em kilowatt) = [Binário (Nm) x Rotações p/ minuto (RPM) x Pi(3.14)] / 30000


        Não te sei dizer de cabeça de onde vem a constante 30000, mas posso pesquisar. Já lá vão uns anos desde que estudei isto.
        Obrigado, já é uma ajuda

        Já agora, kW= XCv...e este X vai ser o quê?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
          Obrigado, já é uma ajuda

          Já agora, kW= XCv...e este X vai ser o quê?

          1 CV = 735,49875 W

          ou seja

          1 Cv = 0,735 kw

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
            Obrigado, já é uma ajuda

            Já agora, kW= XCv...e este X vai ser o quê?
            o x é 1.341

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
              1 CV = 735,49875 W

              ou seja

              1 Cv = 0,735 kw
              Thanks

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                1 CV = 735,49875 W

                ou seja

                1 Cv = 0,735 kw
                ups ainda nao tinha visto o teu, mas vai dar ao mesmo

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                  o x é 1.341
                  Eheh, obrigado!

                  Comentário


                    #10
                    Na teoria o meu carro da 260

                    É o que la marca

                    Isso queria eu para ver os 200 quase tenho que empurrar

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                      Obrigado, já é uma ajuda

                      Já agora, kW= XCv...e este X vai ser o quê?
                      1cv=736w, ou seja, 1Kw=1.36cv aproximadamente...

                      sorry, so agora vi que ja tava respondido

                      Comentário


                        #12
                        Boxes:

                        Paragem obrigatória para fazer a manutenção ao nosso automóvel. Aqui, discutimos quais os melhores óleos, pneus e amortecedores para o nosso automóvel. E ainda falamos sobre as bricolages que fazemos ao nosso veículo
                        Não pretendo fazer manutenções ao binário nem a relações de caixa nem a coeficientes aerodinâmicos, mas obrigado na mesma a quem moveu o tópico...

                        Comentário


                          #13
                          Já agora, daqui pode-se concluir que, para um valor de binário igual (130Nm p. ex.), enquanto mais alto for o regime de rotação a que for atingido, maior será a potência a essa rotação.

                          Dois casos curiosos:

                          Temos um motor Honda D16A9 com 130cv, com "apenas" 144Nm mas atingidos às 5700rpm. Se este mesmo motor atingisse os 144Nm de binário máximo a uma rotação inferior, p ex. às 3000rpm, teria um valor de potência máxima muito inferior, apesar de maior disponibilidade a baixos regimes.

                          O outro caso pode ser o TDI PD130, debita os mesmos 130cv, com valores de binário na ordem dos 300Nm atingidos na casa das 2000rpm (não conheço este motor, são valores de cabeça).
                          Se conseguisse os mesmos 300Nm mas às 6000rpm, teria um valor de potência máxima elevadíssimo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                            Já agora, daqui pode-se concluir que, para um valor de binário igual (130Nm p. ex.), enquanto mais alto for o regime de rotação a que for atingido, maior será a potência a essa rotação.

                            Dois casos curiosos:

                            Temos um motor Honda D16A9 com 130cv, com "apenas" 144Nm mas atingidos às 5700rpm. Se este mesmo motor atingisse os 144Nm de binário máximo a uma rotação inferior, p ex. às 3000rpm, teria um valor de potência máxima muito inferior, apesar de maior disponibilidade a baixos regimes.

                            O outro caso pode ser o TDI PD130, debita os mesmos 130cv, com valores de binário na ordem dos 300Nm atingidos na casa das 2000rpm (não conheço este motor, são valores de cabeça).
                            Se conseguisse os mesmos 300Nm mas às 6000rpm, teria um valor de potência máxima elevadíssimo.
                            Posso pegar nisto no caso do 1.2 do Clio (era inevitável, tal a curiosidade )

                            Tem apenas 75 cv, e somente 105 Nm, mas atingidos às 4250 rpm...

                            pode-se concluir, teoricamente, que será um motor fraco em baixas e médias rotações, mas bom em altas?

                            Ou seria necessário ter a curva de binário e potência?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                              Posso pegar nisto no caso do 1.2 do Clio (era inevitável, tal a curiosidade )

                              Tem apenas 75 cv, e somente 105 Nm, mas atingidos às 4250 rpm...

                              pode-se concluir, teoricamente, que será um motor fraco em baixas e médias rotações, mas bom em altas?

                              Ou seria necessário ter a curva de binário e potência?
                              Em principio sim, mas não necessariamente.

                              Imagina que ele tinha eventualmente 100Nm constantes logo desde as 1500rpm?
                              Claro que isso é muito pouco provável, tendo em conta que o binário máximo é de 105Nm e apenas às 4250rpm...

                              O ideal é mesmo teres o gráfico.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                Em principio sim, mas não necessariamente.

                                Imagina que ele tinha eventualmente 100Nm constantes logo desde as 1500rpm?
                                Claro que isso é muito pouco provável, tendo em conta que o binário máximo é de 105Nm e apenas às 4250rpm...

                                O ideal é mesmo teres o gráfico.
                                Tenho!

                                Por isso é que não postei mais nada, tou a fazer as continhas
                                Por acaso a curva de binário até é muito linear...entre as 1500 e 6000 rpm não há mais de 25 nm de variação

                                Contudo em motores turbo-diesel, por exemplo, devem existir grandes discrepâncias...certo?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                  Tenho!

                                  Por isso é que não postei mais nada, tou a fazer as continhas
                                  Por acaso a curva de binário até é muito linear...entre as 1500 e 6000 rpm não há mais de 25 nm de variação

                                  Contudo em motores turbo-diesel, por exemplo, devem existir grandes discrepâncias...certo?
                                  Começa mais baixa, tem o pico por volta das 2000-2000 e poucas rpm, e depois vai descendo gradualmente.

                                  Procura na net, deves encontrar testes de potência a VAG's.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                    Começa mais baixa, tem o pico por volta das 2000-2000 e poucas rpm, e depois vai descendo gradualmente.

                                    Procura na net, deves encontrar testes de potência a VAG's.
                                    Não te enganaste nem nada?

                                    Antes tou a fazer as continhas para o meu, para perceber o que se pode concluir...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                      Não pretendo fazer manutenções ao binário nem a relações de caixa nem a coeficientes aerodinâmicos, mas obrigado na mesma a quem moveu o tópico...
                                      Questões de ordem técnica são para ser discutidas no sub-forum BOXES.

                                      Se o caro amigo tiver mais qualquer tipo de duvida quanto a este assunto, aconselho-o a, no cumprimento das regras, pedir esclarecimento á administração/moderação por PM.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                        Não te enganaste nem nada?

                                        Antes tou a fazer as continhas para o meu, para perceber o que se pode concluir...
                                        Não, não enganei!

                                        Duas mil - duas mil e poucas rpm.

                                        Comentário


                                          #21
                                          1 Cv -0,735 kw

                                          75cv-X

                                          X= 75 X 0,735/1
                                          X= 55.125 kw

                                          Será isto

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rpalma Ver Post
                                            Questões de ordem técnica são para ser discutidas no sub-forum BOXES.

                                            Se o caro amigo tiver mais qualquer tipo de duvida quanto a este assunto, aconselho-o a, no cumprimento das regras, pedir esclarecimento á administração/moderação por PM.
                                            Concerteza, caro moderador

                                            Agradeço a simpatia e tempo dispendidos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por joao cunha Ver Post
                                              1 Cv -0,735 kw

                                              75cv-X

                                              X= 75 X 0,735/1
                                              X= 55.125 kw

                                              Será isto
                                              Ora nem mais

                                              (tava neste preciso momento a calcular a potência máxima às 5500 rpm...e por acaso é um pouco menos, 74,4 cv...realmente já tinha lido em algum sítio que a potência exacta era esta, )

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas

                                                Ora aqui está o q poderá vir a ser 1 bom tópico, PARABÉNS ao 'carrega-lhe' pela ideía.


                                                Cumps, Edd

                                                PS: Depois venho cá expor as minhas dúvidas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bem, já fiz as continhas, e, a cada regime de rotação corresponde, naturalmente, um valor de potência

                                                  1500 rpm--» 19,6 cv
                                                  2000 rpm--» 26,8 cv
                                                  2500 rpm--» 34,5 cv
                                                  3000 rpm--» 42,7 cv
                                                  3500 rpm--» 51,8 cv
                                                  4000 rpm--» 59,8 cv
                                                  4500 rpm--» 66,7 cv
                                                  5000 rpm--» 71,9 cv
                                                  5500 rpm--» 74,4 cv (muahhahha, a marca anuncia 75 )
                                                  6000 rpm--» 72,6 cv

                                                  Já agora, das:

                                                  1500 a 2000 rpm há um aumento de 7,2 cv
                                                  2000 a 2500 rpm há um aumento de 8,7 cv
                                                  2500 a 3000 rpm há um aumento de 8,2 cv
                                                  3000 a 3500 rpm há um aumento de 9,1 cv
                                                  3500 a 4000 rpm há um aumento de 8 cv
                                                  4000 a 4500 rpm há um aumento de 6,9 cv
                                                  4500 a 5000 rpm há um aumento de 5,2 cv
                                                  5000 a 5500 rpm há um aumento de 2,5 cv
                                                  5500 a 6000 rpm há uma diminuição de 1,8 cv

                                                  E agora o que é possível concluir com todos estes dados?

                                                  (Ok, que eu sou maluco para fazer este cálculo todo a 29 minutos de fazer anos...)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                                    Boas

                                                    Ora aqui está o q poderá vir a ser 1 bom tópico, PARABÉNS ao 'carrega-lhe' pela ideía.


                                                    Cumps, Edd

                                                    PS: Depois venho cá expor as minhas dúvidas.
                                                    Eheh, thanks

                                                    O que acontece é que mandar bitaites sobre um carro nem é difícil...já explicá-lo teoricamente não é qq um que o faz, e nota-se pelos poucos posts neste tópico (mas úteis!) que muito pessoal está-se borrifando para isso

                                                    Contudo, acho que é útil ter este tipo de conhecimentos

                                                    Ah, monicamelo...olha um bom tópico para brilhares!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                      Eheh, thanks

                                                      O que acontece é que mandar bitaites sobre um carro nem é difícil...já explicá-lo teoricamente não é qq um que o faz, e nota-se pelos poucos posts neste tópico (mas úteis!) que muito pessoal está-se borrifando para isso

                                                      Contudo, acho que é útil ter este tipo de conhecimentos

                                                      Ah, monicamelo...olha um bom tópico para brilhares!

                                                      Olha, olha....

                                                      Por acaso eu adoro estes tópicos...

                                                      Mas como é? Fazes mesmo anos?
                                                      Se sim parabéns!

                                                      Quanto ao resto, espera pela resposta.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                        Olha, olha....

                                                        Por acaso eu adoro estes tópicos...

                                                        Mas como é? Fazes mesmo anos?
                                                        Se sim parabéns!

                                                        Quanto ao resto, espera pela resposta.
                                                        Xiu, não me dês parabéns nenhuns que ainda faltam 15 minutos,

                                                        Mas sim, faço...16 anos

                                                        Quanto à resposta, estou à espera,

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tenho uma dúvida que deve ser de perfeito ignorante mas gostava que me ajudassem. Um carro a gasolina e outro a gasóleo têm ambos 75 cv, mas o carro a gasóleo tem mais binário do que o mesmo modelo a gasolina, cerca de 60 nm a mais. Isso significa que o carro desenvolverá mais rápido em aceleração? Desculpem a ignorância... afinal estamos cá é para aprender

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por GiantStep Ver Post
                                                            Tenho uma dúvida que deve ser de perfeito ignorante mas gostava que me ajudassem. Um carro a gasolina e outro a gasóleo têm ambos 75 cv, mas o carro a gasóleo tem mais binário do que o mesmo modelo a gasolina, cerca de 60 nm a mais. Isso significa que o carro desenvolverá mais rápido em aceleração? Desculpem a ignorância... afinal estamos cá é para aprender
                                                            Significa que terá mais potência a uma rotação baixa, aí na casa das 2000-3000rpm. Consequentemente desenvolverá mais rapidamente nessa rotação.

                                                            Terá vantagem sobre o modelo a gasolina, se este não mete uma (ou duas) abaixo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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