Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comportamento "estranho" após mudar pneus

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comportamento "estranho" após mudar pneus

    Bom Dia.

    Meti 4 pneus novos no meu bólide e desde então tenho notado um comportamento ligeiramente estranho. É certo que os pneus são novos, mas já vão fazer 1.000Km e ainda não desapareceu o tal efeito, daí eu achar que pode não ser normal.

    Os pneus em causa são uns Pirelli P-Zero e o carro é um Alfa Gt.
    O efeito é uma sensação de que o carro está "solto"... não consigo explicar bem, mas é muito idêntico à sensação que se tem quando está vento em auto-estrada e nota-se o carro a abanar ligeiramente. Em curva nota-se um bocado mais, uma ligeira "flutuação".

    Outro exemplo, se for a 120 ou 140 Km/h e fizer um movimento brusco com a direção, tenho a sensação de que a frente mexe primeiro e só depois a traseira acompanha... mais ou menos como se tivesse um atrelado...
    Quando travo, noto exactamente a mesma coisa, um ligeiro abanar, que não notava com os pneus antigos.

    Já fiz alguns testes em curvas bastante fechadas e o carro segura-se na perfeição, agarra bastante melhor do que antes, portanto não é por aí...

    Estou mesmo preocupado com esta situação, não sei se é uma questão de "hábito" ou se este efeito vai desaparecer com o tempo, ou se é mesmo algum problema...

    Idéias?

    #2
    verificas-te a suspensao quando trocas.te o pneus ?? pelos sintomas, e assim por alto ou sao casquilhos nas lonas ou siniblocos...

    Comentário


      #3
      Eu não verifiquei a suspensão, mas parto do princípio que está tudo ok, porque comecei a notar este efeito quando mudei os pneus... antes tinha 4 pneus todos rotos e o carro estava sólido como rocha...

      Comentário


        #4
        pois...mas provavelmente sera mesmo isso...nao tinhas o felling da estrada e da propria suspensao...

        no meu civic aconteceu o mesmo, na ipo falei disso e o gajo chamou-me la para baixo e mostrou-me os casquilhos...estavam na *****...troquei e desde ai até posso ir a 140km/h e fazer slalon que o bixo nem mexe...

        Comentário


          #5
          Hmmmmm ok sendo assim eu vou mandar verificar a suspensão. Obrigado pela dica

          Comentário


            #6
            na boa...tamos cá pra isso...depois diz o k era...

            Comentário


              #7
              Não vejas a pressão desses pneus não.

              Comentário


                #8
                Parece-me que a casa de pneus poupou no enchimento dos pneus novos....

                Comentário


                  #9
                  Verifica a suspensão e o alinhamento, bem como a pressão. Mas parece-me que isso são apenas os pneus a fazerem-se ao sitio

                  Os Eagle F1 são piores nesse aspecto.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por maven Ver Post
                    Não vejas a pressão desses pneus não.
                    Eu tambem ia mais por aí....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Romao Ver Post
                      Eu tambem ia mais por aí....
                      tb acho

                      Comentário


                        #12
                        Antes de mais verifica a pressão dos pneus.

                        Comentário


                          #13
                          E já agora vê a calibragem das rodas

                          Comentário


                            #14
                            Bem, como é lógico eu verifiquei a pressão, está tudo ok conforme a especificação do fabricante (aliás quando meteram os penus eu estava lá ao lado e vi)...

                            Comentário


                              #15
                              em todo o caso ..............será que não será desabituação?

                              porque........uns pneus carecas ou gastos fazem os limites do carro chegarem mais cedo, logo muito antes do limites em condições optimas do carro, acabas por travar ou desacelerar!

                              com os pneus novos, os limites chegam mais tarde e sentes mais o carro........como é na verdade!


                              eu estou a dizer isto em termos gerais, ainda não conduzi um gt e não sei qual é o comportamento do carro!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                Verifica a suspensão e o alinhamento, bem como a pressão. Mas parece-me que isso são apenas os pneus a fazerem-se ao sitio

                                Os Eagle F1 são piores nesse aspecto.

                                Meti uns f1 aproximadamente a 5 ou 6 dias , no 2 dia esquecime que eram novos , quase que pintava um muro com a frente do carro

                                Mas agora que ja se vão adaptando estão a ficar

                                Comentário


                                  #17
                                  ve se os montaram no sentido correcto. dependendo da versao dos P-zero, tb podem estar do lado errado...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por fcp2008 Ver Post
                                    Bom Dia.

                                    Meti 4 pneus novos no meu bólide e desde então tenho notado um comportamento ligeiramente estranho. É certo que os pneus são novos, mas já vão fazer 1.000Km e ainda não desapareceu o tal efeito, daí eu achar que pode não ser normal.

                                    Os pneus em causa são uns Pirelli P-Zero e o carro é um Alfa Gt.
                                    O efeito é uma sensação de que o carro está "solto"... não consigo explicar bem, mas é muito idêntico à sensação que se tem quando está vento em auto-estrada e nota-se o carro a abanar ligeiramente. Em curva nota-se um bocado mais, uma ligeira "flutuação".

                                    Outro exemplo, se for a 120 ou 140 Km/h e fizer um movimento brusco com a direção, tenho a sensação de que a frente mexe primeiro e só depois a traseira acompanha... mais ou menos como se tivesse um atrelado...
                                    Quando travo, noto exactamente a mesma coisa, um ligeiro abanar, que não notava com os pneus antigos.

                                    Já fiz alguns testes em curvas bastante fechadas e o carro segura-se na perfeição, agarra bastante melhor do que antes, portanto não é por aí...

                                    Estou mesmo preocupado com esta situação, não sei se é uma questão de "hábito" ou se este efeito vai desaparecer com o tempo, ou se é mesmo algum problema...

                                    Idéias?
                                    O mesmo carro, os mesmos pneus, uns quilómetros atrás: adaptação ao novo pneu.

                                    Agora numa mudança para Eagle F1, sinto a mesma coisa. É uma sensação muito estranha e é tal como a descreves. Penso que será de novo uma questão de adaptação ao novo pneu, mas se se mantiver assim vou ter que ver se não será direcção mal alinhada ou algo do género.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Um pequeno update ao topico: ontem fiz 600 Km e confesso que o efeito parece que está a desaparecer... já não sinto com tanta intensidade. Se Calhar eram mesmo os pneus a "fazer rodagem". Ou então eu que não estava habituado.

                                      Uma coisa é certa: andei numa nacional que tinha curvas bastante apertadas, puxei um bocado mais pelo Gt, e parece que tinha cola nos pneus, está com um comportamento fabuloso em curvas lentas. (o tal efeito que mencionei só notava acima dos 100, 120Km/h ou então quando travava).

                                      obrigado a todos pela ajuda. Daqui a uns tempos faço um novo update.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Por acaso tive uns pneus desses no 307cc e não gostei nada!!!!

                                        Para mim, pneu como deve de ser é só um: Goodyear Eagle F1!!!

                                        Nunca usei pneu que agarra-se tanto como estes!!! São soberbos (só é pena fazerem só 15.000km na A6!!!).

                                        Tenho uns pirelli no meu swift e foi a pior compra que fiz!!! Pirelli, para mim, nunca mais!!! Já experimentei P-zero Rosso, P6000 e P3000 ´(é lixado arranjar pneus decentes em 175/60 R14) e nenhum me satisfez!!!

                                        Os eagle satisfazem-me a 100%!!!

                                        Tb já experimentei Yokohama AVS Sport e não são tão bons como os eagle, sendo que são ligeiramente mais caros ainda, fazem mais cerca de 2000km que os Goodyear!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isto e cm andares de sapatos novos... n te sentes diferente qd andas com os sapatos novos? ate pareces q tens um andar diferente?

                                          Comentário


                                            #22
                                            isso é a goma dos pneus...nos primeiros 500 km deves andar com ais cuidado do que o normal,a partir dai e á partida podes andar a vontade

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                              Por acaso tive uns pneus desses no 307cc e não gostei nada!!!!

                                              Para mim, pneu como deve de ser é só um: Goodyear Eagle F1!!!

                                              Nunca usei pneu que agarra-se tanto como estes!!! São soberbos (só é pena fazerem só 15.000km na A6!!!).

                                              Tenho uns pirelli no meu swift e foi a pior compra que fiz!!! Pirelli, para mim, nunca mais!!! Já experimentei P-zero Rosso, P6000 e P3000 ´(é lixado arranjar pneus decentes em 175/60 R14) e nenhum me satisfez!!!

                                              Os eagle satisfazem-me a 100%!!!

                                              Tb já experimentei Yokohama AVS Sport e não são tão bons como os eagle, sendo que são ligeiramente mais caros ainda, fazem mais cerca de 2000km que os Goodyear!!!
                                              Depende... Há pneus que casam melhor que outros em determinado chassis.

                                              No meu 206, os Pirelli P-Zero Nero portam-se bem melhor que os EagleF1

                                              Nos VAG os Eagle já se portam melhor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Passei, penso, por isso à uns km's atras.

                                                Meti 4 Toyo t1r no megane, muito contente com prestaçoes de modelos anteriores e com os comentarios, ao fim de cerca de 800km estava para ir troca-los pois apertei bem com eles a ver se rodavam mas nada, ate que alguem me disse que demoravam cerca de 1500km a acamar...

                                                Como de certo, assim foi.

                                                Penso que ao meter 4 novos se nota mais que se meter só 2.

                                                Espero que seja so mesmo rodar com calma e depois disfrutar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ontem fui meter 4 pneus (4 BRIDGESTONE POTENZA RE050 245/45 R17 W) e fiquei com o mesmo problema aqui descrito.

                                                  Estavam lá montados 2 BRIDGESTONE POTENZA RE050A na frente e 2 BRIDGESTONE POTENZA RE050A RFT na traseira com as medidas 245/45 R17)

                                                  O Carro ficou com a direcção muito menos directa... e uma "apertadela" o controlo de estabilidade começa a trabalhar.

                                                  Há mais pessoal que teve este problema...?

                                                  São precisos mesmo +-1000K para o pneu começar a agarrar a estrada como deve ser?

                                                  É que o carro dá a sensação que vai querer fugir de traseira.

                                                  Os RFT sendo mais "duros" seriam mais "directos"...?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isso é normal, mesmo as direcções ficam mais leves a estacionar porque o pneu tem mais piso. Antigamente notava-se bem isso nos carros sem direcção assistida.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Novo update.

                                                      O carro anda só ao FDS. Por isso não deu para tirar mais conclusões.

                                                      Entretanto neste FDS fui fazer mais uns kms com o carro e o problema mantêm-se.
                                                      Com 300kms os pneus já deveriam ter perdido a tal “goma”.

                                                      Já tinha posto ao corrente o vendedor dos pneus o que se prontificou a falar com os técnicos e resolver o problema até testar com outros pneus.

                                                      Entretanto, lembrei-me de verificar os valores do processo de alinhamento (que me entregaram como sempre).

                                                      Quando vejo lá uns valores que me parecem muito estranhos.

                                                      Entretanto já falei e enviei uma cópia do relatório ao vendedor, que confirmou que os valores não estão bem e que o carro não devia ter saído da oficina assim.

                                                      Vou daqui a pouco, fazer um novo alinhamento e espero que o comportamento (instável) do carro seja por esse motivo.

                                                      (alguém vai levar nas orelhas)

                                                      Valores (fora de parâmetros)
                                                      Eixo Traseiro:
                                                      Convergência Total: Valores (anteriores) 1.4mm | Valores (Ajuste/Actual) -17.2 mm|Ref: 0.6mm (min) | 1.9mm (típico) | 3.2 (Max).

                                                      Convergência Roda (ES): Valores (anteriores) 1.6mm | Valores (Ajuste/Actual) -8.2 mm|Ref: 0.3mm (min) | 0.9mm (típico) | 1.6 (Max).

                                                      Convergência Roda (DI): Valores (anteriores) 1.6mm | Valores (Ajuste/Actual) -9.0 mm|Ref: 0.3mm (min) | 0.9mm (típico) | 1.6 (Max).

                                                      Alguém me pode ajudar a confirmar se estes valores fazem com que o carro tenha um comportamento pouco directo e com o controlo de tracção a compensar curvas ligeiras a 60/70 kms/h.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Isso é normal. Tambem ia dando em maluco com uns uniroyal rain sport que meti na traseira. Quando meti a frente, era inverno nao senti nada. Quando meti novos atras, era verao, e primeiro que percebesse o que o carro tinha vi-me aflito. Isso é uma goma que tem por fora. Pode demorar ate 3000km dependendo da conduçao que faças. Se queres que isso fique categoria, vai para as rotundas faze-los chiar
                                                        Abraço

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Bem... ainda não fiz muitos kms mas já dá para ter praticamente a certeza que um colaborador da oficina não estava lá muito bem depois do almoço.

                                                          Depois de nova calibragem o carro parece outro.

                                                          Quando eu fui ver os valores fiquei já um pouco "descansado", tinha acabado de receber o telefonema do responsável da oficina a dizer que tinha falado com o técnico dos pneus e disse-me que “goma” não podia ser.

                                                          No máximo 100kms e ela desaparece.

                                                          Já se estavam a prontificar para testar uns outros pneus. Foi ai que enviei a folha do relatório por email. Então ai… seguiu-se um pedido de desculpas e o pedido para colocar o carro o mais rápido possível na oficina porque os valores do eixo traseiro fora dos parâmetros.

                                                          Nesta calibragem fiz questão de estar presente e constatar o que já tinha recolhido de informação. Os eixo em vez de estar convergentes com valores totais (soma da roda ES e DI) estar entre [0.6 e 3.2] estavam com -17.2mm. Vi mesmo as rodas a juntar.

                                                          Estando as rodas divergentes (e muito) fazendo que a traseira tivesse solta em curva. Só não erra quem trabalha mas fiquei com vontade de me chatear com o “artista”.

                                                          O responsável nem sabia o que havia de dizer a sorte dele é ser meu fornecedor do serviço tanto para mim como para varias pessoas que já indiquei e foi sempre de uma seriedade e profissionalismo inquestionável.

                                                          Se o carro não tivesse controlo de tracção e eu não fosse sensível ao comportamento do carro arriscava-me a ter um encontro com uns rails ou muro.

                                                          Fica a sugestão, exigir e confirmar os valores das calibragens.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RuiS Ver Post
                                                            Bem... ainda não fiz muitos kms mas já dá para ter praticamente a certeza que um colaborador da oficina não estava lá muito bem depois do almoço.

                                                            Depois de nova calibragem o carro parece outro.

                                                            Quando eu fui ver os valores fiquei já um pouco "descansado", tinha acabado de receber o telefonema do responsável da oficina a dizer que tinha falado com o técnico dos pneus e disse-me que “goma” não podia ser.

                                                            No máximo 100kms e ela desaparece.

                                                            Já se estavam a prontificar para testar uns outros pneus. Foi ai que enviei a folha do relatório por email. Então ai… seguiu-se um pedido de desculpas e o pedido para colocar o carro o mais rápido possível na oficina porque os valores do eixo traseiro fora dos parâmetros.

                                                            Nesta calibragem fiz questão de estar presente e constatar o que já tinha recolhido de informação. Os eixo em vez de estar convergentes com valores totais (soma da roda ES e DI) estar entre [0.6 e 3.2] estavam com -17.2mm. Vi mesmo as rodas a juntar.

                                                            Estando as rodas divergentes (e muito) fazendo que a traseira tivesse solta em curva. Só não erra quem trabalha mas fiquei com vontade de me chatear com o “artista”.

                                                            O responsável nem sabia o que havia de dizer a sorte dele é ser meu fornecedor do serviço tanto para mim como para varias pessoas que já indiquei e foi sempre de uma seriedade e profissionalismo inquestionável.

                                                            Se o carro não tivesse controlo de tracção e eu não fosse sensível ao comportamento do carro arriscava-me a ter um encontro com uns rails ou muro.

                                                            Fica a sugestão, exigir e confirmar os valores das calibragens.
                                                            Mas nem todos os carros tem afinaçao no eixo traseiro. No meu caso nao tem. E isso de a goma desaparecer em 100km, é historia.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X