Este sabado fui lá acima. Como sempre, gosto de fazer de mecanico de fim de semana e vai daí, verifiquei e corrigi a pressão dos pneus, nivel da àgua, nivel do oleo e o nivel da àgua dos limpa vidros. Pensava eu que após a manutenção normal para passar na inspecção que tudo estaria bem para a viagem ... Nem julgava eu o que me iria acontecer.
Saí de casa nas calmas, fui lavar o carrinho e depois já com o motor morninho, lá me fiz à auto estrada. O comportamento pareceu-me estar dentro do que deveria estar, não estava a aquecer demais e dei-lhe gaz. Portou-se bem, boa aceleração, potencia para dar e vender sem contudo se queixar das temperaturas da àgua nem do oleo.
Já estava a cantar de felicidade por ver que afinal o motor nem estava assim tão destruido como eu o pintava quando nisto aconteceu uma coisa muito estranha.
Suponho eu que a bomba do oleo desferrou, pois ouvi um ruido caracteristico de bomba de liquidos a trabalhar a seco. É claro, tirei o pé do acelerador e baixei o andamento e o barulho (parecia quase um silvo) parou. O motor continuou normal, as temperaturas não baixaram mas também não aumentaram e o som do motor era tudo super normal (o ronronar, os tique-tiques das valvulas). Mais tarde tomei coragem e embalei mais uma vez, e ele tornou a fazer a mesma brincadeira de mau gosto (felizmente que não gripou nem agarrou). De novo abrandei mais uma vez e tudo voltou ao normal.
Decidi parar numa bomba de serviço, meti no nivel o oleo, mas achei muito estranho a cor, pois tinha uma cor acastanhada escura, tipo lama. Contudo continuei com a pulga detras da orelha por causa do ruido estranho quando apertei um bocado com o carro.
1ª pergunta - A bomba de oleo estará avariada (daí o ruido que ouvi)?
2ª pergunta - A bomba de oleo estará entupida com um tipo de gordura empastelada de oleo velho ( daí a cor acastanhada escura, tipo água de café)?
3ª pergunta - O oleo que meti para por no nivel o oleo não é igual ao que me puseram na oficina e por isso está a fazer reacção quimica com o outro oleo ( daí a cor acastanhada escura, tipo água de café)?
Neste momento o oleo tem cerca de 2.000 a 2.500 km's
Saí de casa nas calmas, fui lavar o carrinho e depois já com o motor morninho, lá me fiz à auto estrada. O comportamento pareceu-me estar dentro do que deveria estar, não estava a aquecer demais e dei-lhe gaz. Portou-se bem, boa aceleração, potencia para dar e vender sem contudo se queixar das temperaturas da àgua nem do oleo.
Já estava a cantar de felicidade por ver que afinal o motor nem estava assim tão destruido como eu o pintava quando nisto aconteceu uma coisa muito estranha.
Suponho eu que a bomba do oleo desferrou, pois ouvi um ruido caracteristico de bomba de liquidos a trabalhar a seco. É claro, tirei o pé do acelerador e baixei o andamento e o barulho (parecia quase um silvo) parou. O motor continuou normal, as temperaturas não baixaram mas também não aumentaram e o som do motor era tudo super normal (o ronronar, os tique-tiques das valvulas). Mais tarde tomei coragem e embalei mais uma vez, e ele tornou a fazer a mesma brincadeira de mau gosto (felizmente que não gripou nem agarrou). De novo abrandei mais uma vez e tudo voltou ao normal.
Decidi parar numa bomba de serviço, meti no nivel o oleo, mas achei muito estranho a cor, pois tinha uma cor acastanhada escura, tipo lama. Contudo continuei com a pulga detras da orelha por causa do ruido estranho quando apertei um bocado com o carro.
1ª pergunta - A bomba de oleo estará avariada (daí o ruido que ouvi)?
2ª pergunta - A bomba de oleo estará entupida com um tipo de gordura empastelada de oleo velho ( daí a cor acastanhada escura, tipo água de café)?
3ª pergunta - O oleo que meti para por no nivel o oleo não é igual ao que me puseram na oficina e por isso está a fazer reacção quimica com o outro oleo ( daí a cor acastanhada escura, tipo água de café)?
Neste momento o oleo tem cerca de 2.000 a 2.500 km's
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