Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problemas problemas problemas no 106 XSi

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problemas problemas problemas no 106 XSi

    Este sabado fui lá acima. Como sempre, gosto de fazer de mecanico de fim de semana e vai daí, verifiquei e corrigi a pressão dos pneus, nivel da àgua, nivel do oleo e o nivel da àgua dos limpa vidros. Pensava eu que após a manutenção normal para passar na inspecção que tudo estaria bem para a viagem ... Nem julgava eu o que me iria acontecer.

    Saí de casa nas calmas, fui lavar o carrinho e depois já com o motor morninho, lá me fiz à auto estrada. O comportamento pareceu-me estar dentro do que deveria estar, não estava a aquecer demais e dei-lhe gaz. Portou-se bem, boa aceleração, potencia para dar e vender sem contudo se queixar das temperaturas da àgua nem do oleo.

    Já estava a cantar de felicidade por ver que afinal o motor nem estava assim tão destruido como eu o pintava quando nisto aconteceu uma coisa muito estranha.

    Suponho eu que a bomba do oleo desferrou, pois ouvi um ruido caracteristico de bomba de liquidos a trabalhar a seco. É claro, tirei o pé do acelerador e baixei o andamento e o barulho (parecia quase um silvo) parou. O motor continuou normal, as temperaturas não baixaram mas também não aumentaram e o som do motor era tudo super normal (o ronronar, os tique-tiques das valvulas). Mais tarde tomei coragem e embalei mais uma vez, e ele tornou a fazer a mesma brincadeira de mau gosto (felizmente que não gripou nem agarrou). De novo abrandei mais uma vez e tudo voltou ao normal.

    Decidi parar numa bomba de serviço, meti no nivel o oleo, mas achei muito estranho a cor, pois tinha uma cor acastanhada escura, tipo lama. Contudo continuei com a pulga detras da orelha por causa do ruido estranho quando apertei um bocado com o carro.

    1ª pergunta - A bomba de oleo estará avariada (daí o ruido que ouvi)?

    2ª pergunta - A bomba de oleo estará entupida com um tipo de gordura empastelada de oleo velho ( daí a cor acastanhada escura, tipo água de café)?

    3ª pergunta - O oleo que meti para por no nivel o oleo não é igual ao que me puseram na oficina e por isso está a fazer reacção quimica com o outro oleo ( daí a cor acastanhada escura, tipo água de café)?

    Neste momento o oleo tem cerca de 2.000 a 2.500 km's

    #2
    Não gosto de misturar óleos... mas se forem ambos sintéticos n deve ter problema... agora se for um semi e outro todo sintético podes ter problemas...

    e como viste o óleo com o carro quente ????

    Comentário


      #3
      normalmente essa cor do oleo quer dizer junta queimada .mas penso que nao provoca esses sintomas (falta de potencia, soluços)

      boa sorte

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
        Não gosto de misturar óleos... mas se forem ambos sintéticos n deve ter problema... agora se for um semi e outro todo sintético podes ter problemas...

        e como viste o óleo com o carro quente ????
        Sempre tento ver o oleo do carro com o motor friu, ou pelo menos que esteja parado algum tempo

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por joao.abreu Ver Post
          normalmente essa cor do oleo quer dizer junta queimada .mas penso que nao provoca esses sintomas (falta de potencia, soluços)

          boa sorte
          Não, nada de soluços nem perda de potencia.

          Da ultima vez que tive a junta queimada, o oleo estava preto da passagem da foligem dos gases de escape.

          Também já me disseram que este tipo de motor quando queima a junta anda que nem uma lebre. Lá vou eu outravez a caminho da oficina.

          Comentário


            #6
            Não foste tu que tiveste uns problemas no carro e com a cabeça empenada e tal... Eles rectificaram o bloco também?

            Que óleos misturaste?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
              Não foste tu que tiveste uns problemas no carro e com a cabeça empenada e tal... Eles rectificaram o bloco também?

              Que óleos misturaste?
              Fui eu sim ... quer dizer ... o carro teve a junta queimada, a culaça foi maquinada, mas julgo que não estava empenada ... Agora o bloco não!

              Eu ando a meter BP Visco 7000 5w40 full syntethic, agora ao certo o que a peugeot meteu não sei garantir, eu pedi para meter BP Visco 7000 5w10 Full syntethic ... se meteram TOTAL ou ESSO não sei dizer

              Comentário


                #8
                A mistura entre o líquido de refrigeração a o óleo provoca essa pasta acastanhado, cor de lama. Possivelmente tens alguma passagem de líquido para o óleo, pela junta ou cabeça estalada.
                O nível do líquido não desceu?

                Comentário


                  #9
                  Hmmm, isso é um problema gravísssimo. O melhor mesmo será venderes... Posso comprar-te o 106? Estou a brincar. ;) Esse é um dos "brinquedos" que um dia terei de "restaurar".


                  Cumprimentos,

                  Comentário


                    #10
                    Há óleo no vaso de expansão? "Maionese"?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                      Há óleo no vaso de expansão? "Maionese"?
                      A àgua está limpinha, sem gotinhas de oleo a boiar na àgua

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                        A mistura entre o líquido de refrigeração a o óleo provoca essa pasta acastanhado, cor de lama. Possivelmente tens alguma passagem de líquido para o óleo, pela junta ou cabeça estalada.
                        O nível do líquido não desceu?
                        Não tenho sentido que a àgua tenha descido. Estive na Peugeot a ver precisamente isso. Não me disseram nada sobre junta queimada, apesar de eu insistir sobre a cor acastanhada. O nivel do oleo baixou um bocado e por isso tenha andado a atestar com BP visco 7000 5w40 full syntethic.

                        Uma das duvidas que ainda tenho é acerca da mistura de oleos de fabricantes diferentes não fará precisamente essa mistela acastanhada. Eu não acho piada nenhuma ao facto de haver essa alteração de cor, ainda por cima a cor do oleo é transparente cor de ouro.

                        O meu medo é se não se estará a formar algum tipo de goma (nhanha pegajosa) precisamente nos locais aonde menos deve estar, a saber na cambota, na arvore de cames, na bomba de oleo ... etc etc
                        Editado pela última vez por LxXsi; 02 July 2007, 14:21.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por migueldefender Ver Post
                          Hmmm, isso é um problema gravísssimo. O melhor mesmo será venderes... Posso comprar-te o 106? Estou a brincar. ;) Esse é um dos "brinquedos" que um dia terei de "restaurar".


                          Cumprimentos,
                          Quando eu não puder mais manter a amante ... baixo os braços. Por agora é o meu brinquedo preferido, daí as minhas penas e dores ...

                          Males de amor ... males de amor

                          ;-)

                          Comentário


                            #14
                            olha uma coisa, andas prai a misturar oleos que nem sabes quais sao. e trocar esse oleo velho por um novo, incluindo o filtro, para que ao menos depois saibas ao menos o que tens aí?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LxXsi Ver Post
                              Fui eu sim ... quer dizer ... o carro teve a junta queimada, a culaça foi maquinada, mas julgo que não estava empenada ... Agora o bloco não!

                              Eu ando a meter BP Visco 7000 5w40 full syntethic, agora ao certo o que a peugeot meteu não sei garantir, eu pedi para meter BP Visco 7000 5w10 Full syntethic ... se meteram TOTAL ou ESSO não sei dizer
                              E com quem óleo andavas antes? Já agora, porque misturaste, ele está a consumir óleo? E eles não te disseram que óleo meteram?

                              Comentário


                                #16
                                esse oleo castanho, tá visto que tem agua....mas se dizes que o liquido de refrigeração n tem oleo e já fdeste uma junta, começa por substituir esse oleo, mete um oleo sintetico barato faz 2000km e vê como se porta, se estiver ok, troca e mete um bom.

                                Aproveita e afina as valvulas

                                Comentário


                                  #17
                                  ele por oleo é doido e não se faz rogado (grande bebado)

                                  Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                  E com quem óleo andavas antes? Já agora, porque misturaste, ele está a consumir óleo? E eles não te disseram que óleo meteram?
                                  BP Visco 7000

                                  Quando fiz a manutenção na Peugeot insisti na marca do oleo, mas na factura refere um tal de Energy Premium 10w40.

                                  Cheira-me que se estiveram a borrifar para a minha preferencia.

                                  Este carro sempre consumiu oleo. Aliás, ele por oleo é doido e então se for de qualidade ele perde a cabeça e não se faz rogado.

                                  Ando sempre com 1 litro de oleo BP Visco 7000 para manter sempre o oleo no nivel

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                    olha uma coisa, andas prai a misturar oleos que nem sabes quais sao. e trocar esse oleo velho por um novo, incluindo o filtro, para que ao menos depois saibas ao menos o que tens aí?
                                    Vou comprar um filtro de oleo e mudo eu o oleo, assim já tenho a certeza

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por caz Ver Post
                                      esse oleo castanho, tá visto que tem agua....mas se dizes que o liquido de refrigeração n tem oleo e já fdeste uma junta, começa por substituir esse oleo, mete um oleo sintetico barato faz 2000km e vê como se porta, se estiver ok, troca e mete um bom.

                                      Aproveita e afina as valvulas
                                      Será que é mesmo àgua ?

                                      Quando comecei a fazer os primeiros acrescentos de oleo para meter o oleo no nivel, comecei a notar uns fiuzinhos castanhos (achei um nadinha estranho), e cada vez que acrescento mais um bocadinho, noto que no cimo da colaça o oleo cada vez mais está a ficar escuro. Antes era clarinho cor de ouro (mel) , depois vi umas farripas escuras e agora não são farripas, mas um tipo de liquido cor de café. Será que o BP Visco 7000 é um oleo da tanga ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pode não ser da tanga mas também pode não gostar de se ver misturado com um semi-sintetico! Já agora, e ainda pra mais gastando esse motor tanto oleo, deverias colocar pelo menos 10w40, caso contrario ainda gripas o motor. quanto ao aspecto do oleo, nao da para tirar conclusao nenhuma antes de o mudares completamente e verificares a partir do zero.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pois, passas de 10w40 para um 5w40 é normal que ele consuma, esse carro deve ter andando muitos anos a óleo mineral e agora os sintéticos vão-te limpar o motor, vão aparecer fissuras que estavam tapadas por detritos e o consumo vai aumentar, durante este periodo é normal que o óleo comece a ficar escuro, especialmente se andares a abrir com ele.

                                          Quando estiver totalmente limpo deixa de escurecer, mas começa a desaparecer mais depressa.

                                          Já agora, Energy Premium é da Galp e é semi-sintético.

                                          Comentário


                                            #22
                                            No poupar é que está o prejuizo

                                            Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                            Pois, passas de 10w40 para um 5w40 é normal que ele consuma, esse carro deve ter andando muitos anos a óleo mineral e agora os sintéticos vão-te limpar o motor, vão aparecer fissuras que estavam tapadas por detritos e o consumo vai aumentar, durante este periodo é normal que o óleo comece a ficar escuro, especialmente se andares a abrir com ele.

                                            Quando estiver totalmente limpo deixa de escurecer, mas começa a desaparecer mais depressa.

                                            Já agora, Energy Premium é da Galp e é semi-sintético.
                                            Se isso é verdade do Galp então estou a começar a sentir-me enganado. Eu pedi expressamente o BP Visco 7000 que é um 5w40 full sintetic e pelos vistos foi galp 10ws40 semi sintetic. Assim não admira a cor que o oleo está a tomar nem os silvos da bomba a desferrar e principamente as temperaturas do oleo.

                                            Mistura de semi sintetico e full sintetic dá galho como é obvio. Eu quero que os detritos sejam limpos, não quero andar com eles nem pintado.

                                            O carro quando veio para as minhas mãos nunca, mas nunquinha teve o oleo com esta cor. Velho e mantinha sempre a mesma transparencia e praticamente sem qualquer cor. Isto quer dizer que a bronca e o prejuizo é maior do que eu pensava. Estou a ver que vou ter que desmachar o motor peça por peça para limpar o lixo e voltar a montar tudo.

                                            No manual diz para meter 5w10 full sintetic no inverno e no verão muito quente meter 10w40 ou 10w50 full sintetic e é isso que quero fazer.

                                            Estou a ver que não tenho a sorte de poder confiar a 100% em nenhuma oficina, tenho que ir por traz e verificar tudo e passar tudo a pente fino.

                                            Vou comprar o filtro ainda hoje e mudo o maldito do oleo. São mais uns 100,00 euros só para o oleo.
                                            Editado pela última vez por LxXsi; 05 July 2007, 11:43.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O problema não está nos óleos nem nas suas misturas, uma vez que não estás a utilizar óleo alimentar. Essas farripas são mesmo do anticongelante ou água.

                                              Podes gastar dinheiro e mudar o óleo todo, até podes lavar o motor internamente com um aditivo ou óleo de purga ou andar uns 3 mil km com óleo para motor diesel (tem muito mais aditivos detergentes para limpeza do motor do que os óleos para motores a gasolina) e depois mudar para o melhor óleo do mundo (e o BP 7000 já não anda longe disso) que as farripas vão voltar a aparecer.


                                              Eu também misturo óleos... embora sejam ambos semi e 10W40. Pelo menos desde 1993, nunca motor nenhum se queixou por aí.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mudança de oleo aos 2.500 km's

                                                Originalmente Colocado por DL Ver Post
                                                O problema não está nos óleos nem nas suas misturas, uma vez que não estás a utilizar óleo alimentar. Essas farripas são mesmo do anticongelante ou água.

                                                Podes gastar dinheiro e mudar o óleo todo, até podes lavar o motor internamente com um aditivo ou óleo de purga ou andar uns 3 mil km com óleo para motor diesel (tem muito mais aditivos detergentes para limpeza do motor do que os óleos para motores a gasolina) e depois mudar para o melhor óleo do mundo (e o BP 7000 já não anda longe disso) que as farripas vão voltar a aparecer.


                                                Eu também misturo óleos... embora sejam ambos semi e 10W40. Pelo menos desde 1993, nunca motor nenhum se queixou por aí.
                                                Ontem mudei o filtro e o oleo. O mecanico achou estranho que eu estivesse a mudar o oleo com o oleo ainda bom. Aproveitei para meter um bujão do oleo do carter novo, pois o outro já estava a ficar com as roscas um tanto ou quanto reviradas. Certo certo é que pela primeira vez em muitos meses vi o ponteiro do oleo começar a baixar quando parei o carro e mantive o motor a trabalhar. Já agora ... qual a diferença entre o BP Visco 7000 e o BP Visco 7000 sport ?

                                                Gastos 8 euros no filtro e 60 euros no oleo. Resumindo, valeu a pena e ficou enconomico.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No manual diz para meter 5w10 full sintetic no inverno e no verão muito quente meter 10w40 ou 10w50 full sintetic e é isso que quero fazer.



                                                  Onde viste isso no manual desse carro?? Meteres um oleo 5w10?? de inverno?? jovem para o nosso clima, podes bem meter um óleo 10w40 ou até um 15w40 que nao tens problemas nenhuns, desde que mudes o oleo nos prazos exigidos por cd óleo. 15w40 isso é lixo, ok nao é um oleo sintetico mas para este motor e dado que te consome oleo serve mt bem.

                                                  Não venham com historias que oleo mineral para motor d xsi e porcaria e q so se deve usar sintéticos..Deste motor percebo eu, é claro que e smp melhor usares um semi-sintatico 1ow40, mas em aleternativa e visto q carro consme oleo mete um bom 15w40. há 20 anos qnd este motor apareceu nos 2o5 rallye, que dera a mt bom oleo de topo dessa altura chegar a um bom 15w4o dos dias d hoje. P/ nosso clima menos q isso nao é exigido.
                                                  tens duvidas??

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Será que se disponibiliza para me dar umas dicas ?

                                                    Originalmente Colocado por mc_rally Ver Post
                                                    No manual diz para meter 5w10 full sintetic no inverno e no verão muito quente meter 10w40 ou 10w50 full sintetic e é isso que quero fazer.



                                                    Onde viste isso no manual desse carro?? Meteres um oleo 5w10?? de inverno?? jovem para o nosso clima, podes bem meter um óleo 10w40 ou até um 15w40 que nao tens problemas nenhuns, desde que mudes o oleo nos prazos exigidos por cd óleo. 15w40 isso é lixo, ok nao é um oleo sintetico mas para este motor e dado que te consome oleo serve mt bem.

                                                    Não venham com historias que oleo mineral para motor d xsi e porcaria e q so se deve usar sintéticos..Deste motor percebo eu, é claro que e smp melhor usares um semi-sintatico 1ow40, mas em aleternativa e visto q carro consme oleo mete um bom 15w40. há 20 anos qnd este motor apareceu nos 2o5 rallye, que dera a mt bom oleo de topo dessa altura chegar a um bom 15w4o dos dias d hoje. P/ nosso clima menos q isso nao é exigido.
                                                    tens duvidas??
                                                    Desculpe, tem toda a razão, não era 5w10 que queria dizer, mas sim 5w40.
                                                    Por outro lado, não queria ofender ninguem, até porque eu pouco ou quase nada percebo deste motor FMZ - tu2j2 , PSA Peugeot 106 1.3 xsi/106 1.3 rallye (motor montado nos talbot). Será que se disponibiliza para me dar umas dicas ?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      mc_rally os minerais são óptimos para ir tapando as fugas que vão aparecendo, vão deixando depósitos pelo caminho...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                        mc_rally os minerais são óptimos para ir tapando as fugas que vão aparecendo, vão deixando depósitos pelo caminho...

                                                        Sim isso é verdade, por isso é q ha minerais a 10€ /5ltrs e outros a 30€/5ltrs, a cumprirem as ultimas normas API. ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Motor está na sucata ... bem que eu desconfiava

                                                          Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                                          A mistura entre o líquido de refrigeração a o óleo provoca essa pasta acastanhado, cor de lama. Possivelmente tens alguma passagem de líquido para o óleo, pela junta ou cabeça estalada.
                                                          O nível do líquido não desceu?
                                                          Hoje fui consultar mais um mecanico e os meus medos vieram-se a confirmar.

                                                          É mais certo eu ter o bloco estalado ou a cabeça (ou ambos).

                                                          Andei num igualzinho ao meu para confirmar e ficar com uma data de psicose de lentura (doença das lesmas ... andam muiiiiiito devagarinho). Não tem nada a ver, o que experimentei é exactamente como o meu era. Não aquece loucamente e dispara que nem uma pulga quando chega às 3.000 rpm (até parece que entrou o turbo em funcionamento).

                                                          Lá vai barão ... as verdinhas continuam a sair da carteira cá com uma força ...

                                                          O meu carro está com um motor que é uma trampa comparado com o outro, tenho que agradecer aos senhores da oficina da estrada da luz.

                                                          Fui lixado, escaldado e gosado ... com a carteira mais aliviada e com um motor completamente nas couves ... ou melhor , na sucata.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se a água desaparece e aparece no óleo, o bloco pode estar estalado ou não.
                                                            Uma vez que esse motor já levou um aquecimento e uma junta, as camisas podem ter mexido especialmente se andaram com o motor à volta quando a colaça estava fora (não se deve).
                                                            Pode ainda estar a dar passagem por baixo das camisas, onde vedam contra o sub-carter. Nessa zona o alumínio tende a ficar corroído e por vezes mesmo sem aquecimento, só com o tempo e em especial se tiver água no lugar do anticongelante, ficar a deixar passar aí água para o óleo.
                                                            O bloco tem reparação, mas fica bastante caro (+- 500 eur só para isso).
                                                            O ideal e mais barato é arranjar 1 motor usado prontinho a meter ao sítio.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X