Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida sobre alternadores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvida sobre alternadores

    Os alternadores têm escovas?
    é que hoje falei com um senhor e ele disse-me que trocou as escovas a um alternador, e eu disse-lhe que ele deveria estar enganado porque acho que escovas so tem o motor de arranque. e ele disse-me que nao que tinham os dois. agora nao sei se é verdade ou mentira.

    #2
    Sim, o alternador tem escovas.


    Tem de existir algo que faz a passagem entre o rotor e o induzido ( a parte estactica ) .

    Comentário


      #3
      Claro.
      É um motor eléctrico, tal como todos os outros. O do meu K10 também já levou escovas.

      Comentário


        #4




        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
          Sim, o alternador tem escovas.


          Tem de existir algo que faz a passagem entre o rotor e o induzido ( a parte estactica ) .
          sim, mas a mim na escola onde ando disseram-me que um alternador era como um motor trifasico, mas com rectificadores de onda para tornar a tensao alternado em continua. nunca vi nenhum motor trifasico com escovas

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nuno_ribeiro Ver Post
            sim, mas a mim na escola onde ando disseram-me que um alternador era como um motor trifasico, mas com rectificadores de onda para tornar a tensao alternado em continua. nunca vi nenhum motor trifasico com escovas
            Essa do motor trifasico partiu-me todo...

            Comentário


              #7
              sim foi o que eu na altura disse ao prof, mas depois o assunto passou e nunca mais me lembrei de falar no assunto

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nuno_ribeiro Ver Post
                sim, mas a mim na escola onde ando disseram-me que um alternador era como um motor trifasico, mas com rectificadores de onda para tornar a tensao alternado em continua. nunca vi nenhum motor trifasico com escovas
                No caso de quereres construir um alternador terias de usar um íman permanente que, posto a rodar, iria induzir um fluxo variável nas espiras do estator. No entanto, um alternador de íman permanente (tipo bicicleta) é pouco eficaz.

                O que se faz muitas vezes é usar um electroíman bobinado no rótor também, excitando-o com uma pequena corrente contínua. Transformas assim o rótor num íman quando alimentado. E neste caso precisas de usar escovas.

                Cumps!

                Comentário


                  #9
                  [quote=ClioII;1531990]No caso de quereres construir um alternador terias de usar um íman permanente que, posto a rodar, iria induzir um fluxo variável nas espiras do estator. No entanto, um alternador de íman permanente (tipo bicicleta) é pouco eficaz.

                  O que se faz muitas vezes é usar um electroíman bobinado no rótor também, excitando-o com uma pequena corrente contínua. Transformas assim o rótor num íman quando alimentado. E neste caso precisas de usar escovas.

                  Cumps! [/quote
                  obrigado a todos, ja tenho esclarecida a duvida, pro ano quando estiver com o prof vou-lhe puxar as orelhas

                  Comentário


                    #10
                    obrigado a todos, ja tenho esclarecida a duvida, pro ano quando estiver com o prof vou-lhe puxar as orelhas

                    pergunta lhe se o motor de arranque também não tem escovas para ver o que ele responde

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                      pergunta lhe se o motor de arranque também não tem escovas para ver o que ele responde
                      isso responde bem porque ele disse que sim e nesse mesmo dia o jipe dele nao pegou por causa das escovas.. coincidencias.. mas pra setembro ja tou á pega com ele, é o custume

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                        Claro.
                        É um motor eléctrico, tal como todos os outros. O do meu K10 também já levou escovas.
                        um alternador é o contrário de um motor electrico...

                        um transforma energia electrica em mecanica ->motor
                        outro transforma energia mecanica em electrica-> alternador

                        o clio II explicou o resto mais detalhadamente...

                        Comentário


                          #13
                          O clioII está lá, já a uns tempos deu uma explicação a maneira sobre uns esquentadores a gás, acho.....

                          Muitos assim, é o que faz falta

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                            Essa do motor trifasico partiu-me todo...
                            e a mim tambem nunca tinha ouvido falar em semelhante coisa

                            Comentário


                              #15
                              Já que é um tópico sobre alternadores, aproveito para deixar uma dúvida que sempre me perseguiu: Com o que está relacionada a durabilidade do alternador? O que a afecta?

                              Pergunto isto porque ainda não troquei nenhum alternador (e tenho vários carros com mais de 10 anos e 100mil kms), vejo no entanto, uma grande fatia de carros com mais de 10 anos (alguns com apenas 100mil kms ou até menos, da mesma marca dos meus e de outras) a ter de trocar este componente por consequência de alguma inefeciência, seja do próprio alternador (escovas) ou do regulador de voltagem.

                              Será que a durabilidade deste componente está relacionada de certa forma com algum tipo de uso que damos ao carro? Ou é algo completamente aleatório?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                Já que é um tópico sobre alternadores, aproveito para deixar uma dúvida que sempre me perseguiu: Com o que está relacionada a durabilidade do alternador? O que a afecta?

                                Pergunto isto porque ainda não troquei nenhum alternador (e tenho vários carros com mais de 10 anos e 100mil kms), vejo no entanto, uma grande fatia de carros com mais de 10 anos (alguns com apenas 100mil kms ou até menos, da mesma marca dos meus e de outras) a ter de trocar este componente por consequência de alguma inefeciência, seja do próprio alternador (escovas) ou do regulador de voltagem.

                                Será que a durabilidade deste componente está relacionada de certa forma com algum tipo de uso que damos ao carro? Ou é algo completamente aleatório?
                                eu tb nunca troquei nenhum alternador nem reguladores de tensão...já troquei sim foi polies uma num renault clio e outra num rover 200...

                                tudo tem o seu tempo de vida util, mas por vezes pode ser encuratdo devido a alguma anomalia...o desgaste rápido das escovas, um rolamento gripado ou até mm a bobinagem queimada/defeituosa, são as avarias possivei de um alternador

                                existem mts factores que podem levar a q qq um destes componentes se fod*.....

                                com cuidado as coisas duram sempre mais, mas é sempre uma questão de sorte....

                                outra coisa que eu vejo, é mt gente a queixar-se que avaria isto e aquilo, e eu fico a pensar como é possivel....lol

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                  O clioII está lá, já a uns tempos deu uma explicação a maneira sobre uns esquentadores a gás, acho.....

                                  Muitos assim, é o que faz falta
                                  Obrigado pelo elogio, se calhar um pouco imerecido, já que esquentadores a gás não é bem a minha área (na verdade, tenho um medinho ao gás que me pelo... ).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por caz Ver Post
                                    tudo tem o seu tempo de vida util, mas por vezes pode ser encuratdo devido a alguma anomalia...o desgaste rápido das escovas, um rolamento gripado ou até mm a bobinagem queimada/defeituosa, são as avarias possivei de um alternador

                                    [snip]

                                    com cuidado as coisas duram sempre mais, mas é sempre uma questão de sorte....
                                    Sim, normalmente ou são as escovas (que são assumidamente peças de desgaste) ou rolamentos que se estragam. Eu neste momento tenho uma chiadeira no alternador que desconfio que foi devido ao mecânico ter mexido na correia e a ter deixado "mais apertadinha, melhor"...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      Sim, normalmente ou são as escovas (que são assumidamente peças de desgaste) ou rolamentos que se estragam. Eu neste momento tenho uma chiadeira no alternador que desconfio que foi devido ao mecânico ter mexido na correia e a ter deixado "mais apertadinha, melhor"...
                                      Clio II isso é a polie do alternador que está desvulcanizada...já me aconteceu e tive que trocar, mas foi por volta dos 150mkm

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por caz Ver Post
                                        um alternador é o contrário de um motor electrico...

                                        um transforma energia electrica em mecanica ->motor
                                        outro transforma energia mecanica em electrica-> alternador

                                        o clio II explicou o resto mais detalhadamente...
                                        Ahhh!
                                        É q já me tava a fazer impressão trocarem as coisas!
                                        Já um ex-colega chumbou numa oral por n saber a diferença.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por caz Ver Post
                                          Clio II isso é a polie do alternador que está desvulcanizada...já me aconteceu e tive que trocar, mas foi por volta dos 150mkm
                                          Yup, pode bem ser, mas continuo a achar que foi devido a excesso de tensão da correia. Na altura notei um barulho da correia um bocado diferente e reclamei, mas lá veio a desculpa do costume: "ah, isso a correia vai ao sítio com o tempo..."

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                            Yup, pode bem ser, mas continuo a achar que foi devido a excesso de tensão da correia. Na altura notei um barulho da correia um bocado diferente e reclamei, mas lá veio a desculpa do costume: "ah, isso a correia vai ao sítio com o tempo..."
                                            lol

                                            tipica conversa de mecanico...eles nunca erram e vai sempre tudo ao sítio...lol

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pois eu tenho umas histórias com o alternador do meu Clio 1.9 RT de 1993. A primeira que me lembro foi uma avaria que tive nesta peça e depois de desmontada pelo electricista foi-me dito que não havia nada a fazer. Andou dias à procura de um usado, até para uma sucata do norte de Espanha ele telefonou. Fiquei intrigado com aquilo. Quando fui à oficina, ao fim de uma semana, lá estava ele com um alternador novo, pois não conseguia arranjar um usado. Fazia-me na altura um preço especial de 54000$00. Inconformado pedi-lhe que me mostrasse onde estava o problema. Então mas não existe essa peça nas casas de material eléctrico para automóveis? Não respondeu-me! Peguei naquilo e fui eu mesmo à procura. Imaginem qual era o problema...um anel em cobre onde trabalham as escovas. Custou-me 700$00! Grande ladrão! Perdeu pelo menos 5 clientes de imediato. De lá para cá já tive outros problemas. Já foi aberto e levou peças algumas vezes porque a luz acendia-me de vez em quando. A última foi uma placa de diodos (não sei se é este o termo certo) pois ficava sem bateria de um momento para o outro e antes disso levou um regulador, quando troquei de bateria disseram-me que estava a carregar de mais. Antes de trocar o regulador a luz acendia-me principalmente nas subidas com o carro em esforço, depois disso a luz ficou intermitente como as dos piscas! Voltei ao electricista e este disse-me que então tinha que desmontar o alternador para ver qual era o problema. Dass, enquanto andar que fique assim.

                                              Um abraço.
                                              Editado pela última vez por Braga68; 18 July 2007, 23:22.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X