Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Teste de diagnóstico ao Opel Corsa B 1.0

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Teste de diagnóstico ao Opel Corsa B 1.0

    O boguinhas da minha namorada anda a queixar-se dum problema um pouco estranho. Por vezes, ele "engasga-se" durante uns segundos mas isto acontece de maneira completamente aleatória. Já levei o carro a um mecânico meu amigo que esteve a dar uma vista de olhos, até deu uma volta com ele mas o "bicho" não se queixou.

    As velas estão porreiras. Como o carro levou recentemente uma sonda lambda porque a luz de ECU andava a piscar, já pensei que fosse algum problema na ECU. Acontece que não me apetece gastar 15€ para fazer um teste de diagnóstico e aquilo não acusar nada.

    Pesquisei um pouco na net e dei de caras com alguns testes "home-made". Basicamente trata-se de curto-circuitar dois pinos da ficha de diagnóstico de maneira que a luz comece a pesquisar e "diga" qual o problema através dos códigos da ECU.

    O problema é que tudo o que encontrei na net se refere a esta ficha de diagnóstico:



    O objectivo é ligar o pin 5 ao 6. Só que este Corsa não tem o conector 6.

    Alguém conhece como se pode fazer este paperclip test?

    #2
    O da minha irmã é igual e o prob era válvula EGR e a máquina só acusava de vez em quando.

    Comentário


      #3
      Eu já tive um Corsa B 1.0 12v igual a esse. De mecânica é bom, mas de electrónica...

      Antes demais, deixa-te de brincadeiras porque pode correr mal. Podes lixares algo mais grave e depois arrependes-te.

      Não vale a pena levar o carro a um mecânico de esquina que não tenha máquina de diagnóstico. Não quer isto dizer que tenhas que ir à Opel. Basta encontrares uma oficina qualquer com equipamento de diagnóstico que eles ligam o carro à máquina e em 5 min. diagnosticam a avaria.

      Não sou muito entendido na matéria, mas cheira-me e a algum sensor marado. Diz-me se o motor, para além de se engasgar, tem consumos altos, não desenvolve, custa a pegar, acende a luz amarela de avarias no motor, relanti instável, etc... é que isto são sintomas típicos de MAF que entregou a alma ao criador. Falo por experiência. O Corsa que tive "papou" para aí umas 3 MAF's! Atenção que não estou a dizer que seja isso, mas não anda longe de ser um sensor nas coves!

      De qualquer forma, acho que deves levar o carro a um "médico" devidamente "equipado".

      Comentário


        #4
        Vim agora da oficina!

        Lá se ligou a máquina e detectou 2 erros:

        - Sensor da cambota: O que fazia com que o carro tivesse dificuldades em pegar após algum tempo de inactividade;

        - MAF : Provavelmente o que causa o engasganço.

        Quando falei com o mecânico da primeira vez ele disse-me logo que aqueles carros tinham o "cancro" das MAFs e da válvula EGR. Pelos vistos é a MAF. (Tinhas razão blindness2005 )

        Curti ver o equipamento com que as oficinas de hoje em dia lidam. Num simples PC está uma "bíblia" com tudo o que qualquer carro precisa. O meu amigo mostrou-me por exemplo, que para uma simples correia de distribuição, tem lá o desenho, as ferramentas necessárias para a substituir, os cuidados a ter e como proceder...assim qualquer um é mecânico

        De qualquer maneira os erros que deram são iguais aos códigos que aqui tinha. Aquele pin 6 é que me estragou a brincadeira. Se o carro fosse meu ainda arriscava experimentar um dos outros pins De qualquer maneira, quem tiver um Opel e quiser "arriscar" deixo aqui o link:

        http://www.topbuzz1.carenthusiasts.c...t_codes.htm#gm

        Comentário


          #5
          Como já disse não sou entendido na matéria, mas como já tive experiências destas no meu anterior Corsa e como o teu caso assemelhava-se ao que já vivi, desconfiei logo da MAF.

          Para o Corsa B com este motor (só se aplica ao 1.0 12v "manco"), realmente a electrónica atraiçoa este motorzito económico, o que é pena. O motor é económico e chega para dar umas voltinhas, mas em termos de electrónica, perde em fiabilidade.

          Uma das vezes que o Corsa que tive esteve num "estaleiro", também me mostraram essa "bíblia" que falaste. Fenomenal mesmo! O dono da oficina (não Opel) disse-me e mostrou-me não só a máquina de dignóstico a funcionar (com os erros completos que deu na altura com os seus códigos da ECU e respectiva descrição), como também me mostrou os livros com todas as peças devidamente detalhadas de várias partes mecânicas do carro e com imagens de como se montam! Muito fixe mesmo!

          Já agora, quanto foi a dolorosa do arranjo? Deixa ver... pagaste quase 300€ só da MAF, certo?!

          Comentário


            #6
            Esta oficina a que fui, onde trabalha o meu amigo mecânico, é multi-marca por isso eles têm que estar preparados para qualquer carro que lhes apareça. Como têm a máquina de diagnóstico Bosch, aquilo é só escolher a marca, modelo, ano de construção e depois aparece lá tudo. Verdadeiramente fantástico.

            Quanto ao "tombo"...só para a MAF são 233€+IVA

            Comentário


              #7
              Arranja-se isso MUITO mais barato..

              Isso tem de desconto de 45% em alguns sítios...
              Eu arranjei esse desconto... na MAF e na válvula EGR. (sem ser de origem).

              Se for para trocar daqui a um tempo mete sem ser de origem.

              Comentário


                #8
                alguem sabe como substituir as lampadas do tablier? dentro da consola central do corsa B

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
                  Arranja-se isso MUITO mais barato..

                  Isso tem de desconto de 45% em alguns sítios...
                  Eu arranjei esse desconto... na MAF e na válvula EGR. (sem ser de origem).

                  Se for para trocar daqui a um tempo mete sem ser de origem.

                  Pois, só que a que lá está já não é de origem. Este preço é para a da origem mas sem desconto. Para já não devo mexer na MAF. Só muito raramente é que o carro se engasga, de resto funciona bem...quando esta pifar mete-se uma nova.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Kadett b Ver Post
                    alguem sabe como substituir as lampadas do tablier? dentro da consola central do corsa B
                    Qual o ano do carro?

                    Se for a partir das versões com restyling (1998-2003) é extremamente difícil pois é preciso aquecer peças por trás da consola para elas sairem! Nas versões anteriores é mais fácil mas sinceramente eu desisti de mudar essas lâmpadas!

                    Basicamente tens de:

                    - Puxar para baixo os ventiladores centrais e desaparafusar dois parafusos de estrela usando uma chave Philips longa.

                    - Retirar o botão e a placa da recirculação de ar e desaparafusar dois parafusos de estrela.

                    - Puxar a consola e desapertar as peças que suportam os cabos que fazem girar os botões, o display do rádio, relógio e temperatura exterior separa-se do resto.

                    - Aquecer no fogo de um maçarico as peças por trás de modo a que fiquem moles e saiam facilmente, puxando-as pela frente. Deve-se ter cuidado de não derreter a consola!

                    Depois é só encaixar as lâmpadas novas e reverter o processo de desmontagem.

                    !!!! O botão central (que se puxa para desembaciar o óculo) não sai pela frente como nos modelos ate ao ano de 1998! Se puxares vai partir.

                    O resto confirmo o que se disse anteriormente. MAF e válvula EGR mais os 12 sensores espalhados ao redor do motor estragam um carro robusto. O meu Corsa tem 9 anos e não parece pois esta muito bom nos interiores (salvo o volante de três braços com airbag que está rasgado na buzina).

                    Comentário


                      #11
                      Boas!

                      É a minha estreia no Fórum... Só posso subscrever o que aqui foi dito em relação ao Opel Corsa 12v. Mecânica óptimo...electrónica...De esqueçer!

                      Tenho um de 10/98 e já conta com 176 000 kms!

                      Já perdi a conta ao dinheiro em EGR E MAF, Válvula pressão de óleo, e outros pequenos pormaiores que assutam a carteira!

                      Actualmente tenho a revisão para fazer... tenho discos e pastilhas para mudar, amortecedores, revisão geral (oléos e filtros), mais MAF + EGR + 2 Pneus, + Escapes (grande comilão tb) e tou a juntar...juntar...juntar... e mesmo assim n deve chegar de €s...

                      Pensem 2 vezes antes de o comprarem em 2ª mão.

                      Abraços, Rui

                      Comentário


                        #12
                        O meu corsa B 1.0 12v deu um problema de eletrónica do motor. Aquela luz do motor, amarela....

                        Era um problema de centralina, creio. O carro andava normalmente mas poderia estar a consumir mais, enquanto avariado. 100 contos na garantia.

                        Nota mais que positiva para a assistência Opel

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Rui.Capelo Ver Post
                          Boas!

                          É a minha estreia no Fórum... Só posso subscrever o que aqui foi dito em relação ao Opel Corsa 12v. Mecânica óptimo...electrónica...De esqueçer!

                          Tenho um de 10/98 e já conta com 176 000 kms!

                          Já perdi a conta ao dinheiro em EGR E MAF, Válvula pressão de óleo, e outros pequenos pormaiores que assutam a carteira!

                          Actualmente tenho a revisão para fazer... tenho discos e pastilhas para mudar, amortecedores, revisão geral (oléos e filtros), mais MAF + EGR + 2 Pneus, + Escapes (grande comilão tb) e tou a juntar...juntar...juntar... e mesmo assim n deve chegar de €s...

                          Pensem 2 vezes antes de o comprarem em 2ª mão.

                          Abraços, Rui

                          Parece que realmente todos esses carros sofrem do mesmo mal.

                          Válvula pressão de óleo

                          Mudei-a duas vezes. A primeira + - aos 80.000 km a segunda + - aos 111.000. Custa cerca de 6 Euros + IVA na Opel e muda-se facilmente.

                          Desaperta-se com cuidado a ficha e de seguida com uma chave de porcas desaperta-se o sensor. O novo deve ser colocado com cuidado e re-apertar sem fazer muita força.

                          A válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation) é a responsável pela depuração de gases de escape e funciona em conjunto com o liquido de refrigeração. Tem tendência a ganhar carvão e sujidade mas pode ser limpa com liquido para limpar travões. No entanto pode ser necessário comprar uma nova que custa cerca de 300 Euros.

                          Sintomas da avaria:

                          O carro vai abaixo facilmente

                          Treme bastante a baixas rotações

                          Desliga-se no relanti

                          O medidor de massas de ar (MAF)

                          Comprei recentemente um regenerado e custou-me na Polónia cerca de 55 Euros. Novo custa cerca de 300 Euros.

                          Ao recolocar o novo MAF o carro tem de ser reprogramado no computador

                          Sintomas:

                          Consumo aumenta substancialmente

                          O carro vai abaixo facilmente

                          Desliga-se no relanti


                          Em relação ao escape tenho mais sorte que vocês em Portugal pois aqui fazem-nos na concorrência (de fabrico polaco) para durarem mais. Os Invernos assim o exigem. O silencioso que coloquei em Portugal em 2004 durou-me um Inverno polaco e o que coloquei aqui na Polónia está bom e já lá vão três anos e meio.

                          Os discos e pastilhas dos travões da frente são fáceis de mudar mas requer alguma destreza. A mim ensinaram-me a faze-lo por isso quando os mudar (se mudar pois quero é vender o Corsa) custar-me-á cerca de 75 Euros pois a mão de obra é gratuita.

                          As borrachas da barra estabilizadora são também baratas e fáceis de mudar.

                          Ponto muito positivo (na minha opinião) são os materiais do interior que envelhecem bem e a robustez da carroçaria.

                          Exteriormente não envelhecem mal pois não são propensos a corrosão mas os plásticos dos guarda-lamas e dos para-choques perdem a cor e ficam cinza rato. A solução custa cerca menos de 5 euros!

                          Comprem no Pingo Doce ou no Jumbo pomada preta para sapatos tipo pasta, daquelas com esponja. Limpem os plásticos bem, deixem secar e deixando o carro na sombra pintem com essa pomada os plásticos. Ficam de novo pretinhos.

                          Comentário


                            #14
                            Este fim de semana fomos dar uma volta pelo Douro com o Corsa. Fizemos 430 Km entre AE e estradas nacionais. O carro portou-se bem na AE mas quando cheguei às nacionais e comecei a circular a velocidades menores, a luz amarela da electrónica do motor começou a acender.

                            O curioso é que acendia nas descidas, quando ia a travar com a caixa mas mal carregava a fundo com o pedal ela desligava-se. Da primeira vez ainda me assustei e parei logo o carro. Mas depois pensei: "Bem, estes carros tão sempre a dar problemas electrónicos, aqui no meio do monte não arranjo um mecânico que me safe porque isto tem que ir a uma maquina, e paga-se o seguro ao ACP exactamente para isto!"

                            Segui com o carro e a luz lá acendia nas descidas mas depois apagava ao carregar no acelerador...andou assim o fim de semana todo. Já disse à minha namorada que o melhor é vende-lo...ela nem anda com ele, o carro só tem 85 000 Km! Tar a sustenta-lo para que?

                            Agora um aparte: Até hoje só me passaram pelas mãos FIATs; tenho um 127, um Uno e um Punto. Ela já gastou mais dinheiro no Corsa do que eu nestes 3 carros (Não é bem assim porque no 127 já se meteu chapa nova e foi pintado na estufa), se falarmos só em revisões, e problemas etc. Nunca na minha vida pensei que este carro tivesse estes problemas todos! Pensava que era só o dela mas pelos vistos...por isso é que cada vez que ouço a falar mal dos FIATs rio-me e encolho os ombros

                            Comentário


                              #15
                              Tive um Corsa, de 1996, mas o 1.2i.

                              Nada de grandes electrónicas, super fiavel, zero problemas. Ainda circula hoje, com mais de 200.000km e só chumbou na inspec porque o farol deixou de reflectir a luz como deveria...de respo, quem quiser comprar Corsa B, aconselho o 1.2 45cv em vez do 1.0 55cv;

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Drachen Ver Post
                                Este fim de semana fomos dar uma volta pelo Douro com o Corsa. Fizemos 430 Km entre AE e estradas nacionais. O carro portou-se bem na AE mas quando cheguei às nacionais e comecei a circular a velocidades menores, a luz amarela da electrónica do motor começou a acender.

                                O curioso é que acendia nas descidas, quando ia a travar com a caixa mas mal carregava a fundo com o pedal ela desligava-se. Da primeira vez ainda me assustei e parei logo o carro. Mas depois pensei: "Bem, estes carros tão sempre a dar problemas electrónicos, aqui no meio do monte não arranjo um mecânico que me safe porque isto tem que ir a uma maquina, e paga-se o seguro ao ACP exactamente para isto!"

                                Segui com o carro e a luz lá acendia nas descidas mas depois apagava ao carregar no acelerador...andou assim o fim de semana todo. Já disse à minha namorada que o melhor é vende-lo...ela nem anda com ele, o carro só tem 85 000 Km! Tar a sustenta-lo para que?

                                Agora um aparte: Até hoje só me passaram pelas mãos FIATs; tenho um 127, um Uno e um Punto. Ela já gastou mais dinheiro no Corsa do que eu nestes 3 carros (Não é bem assim porque no 127 já se meteu chapa nova e foi pintado na estufa), se falarmos só em revisões, e problemas etc. Nunca na minha vida pensei que este carro tivesse estes problemas todos! Pensava que era só o dela mas pelos vistos...por isso é que cada vez que ouço a falar mal dos FIATs rio-me e encolho os ombros
                                Para além da MAF marada, deve ter outro sensor a dar a alma ao criador. Já agora... será que a MAF nova que levou foi bem montada? É que isso são sintomas de MAF avariada. Não quero dizer que essa nova esteja nas couves.

                                Estás a acabar por chegar à mesma conclusão que eu tinha chegado com o Corsa que tive. Sustentá-lo desta forma... não, não! Comigo não! Como dizia o outro.

                                Comentário


                                  #17
                                  quem muda uma maf e não a configura para a tabela de valores tá lixado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                                    Para além da MAF marada, deve ter outro sensor a dar a alma ao criador. Já agora... será que a MAF nova que levou foi bem montada? É que isso são sintomas de MAF avariada. Não quero dizer que essa nova esteja nas couves.

                                    Estás a acabar por chegar à mesma conclusão que eu tinha chegado com o Corsa que tive. Sustentá-lo desta forma... não, não! Comigo não! Como dizia o outro.
                                    A MAF teve que ser retirada para se ver o numero de série quando fui fazer o teste de diagnóstico, por isso acho que está bem.

                                    Quanto ao se foi bem configurada não faço a mínima ideia porque o carro não é meu e pelos papeis que eu vi das oficinas ele nem sequer levou com uma MAF nova

                                    Pelos menos esta semana a andar pela cidade, já não acendei a luz e está a rolar bem..é o que se quer

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Drachen Ver Post
                                      A MAF teve que ser retirada para se ver o numero de série quando fui fazer o teste de diagnóstico, por isso acho que está bem.

                                      Quanto ao se foi bem configurada não faço a mínima ideia porque o carro não é meu e pelos papeis que eu vi das oficinas ele nem sequer levou com uma MAF nova

                                      Pelos menos esta semana a andar pela cidade, já não acendei a luz e está a rolar bem..é o que se quer
                                      Tinha acusado erros da MAF e do sensor da cambota e afinal de contas não levou MAF nova??? Então como é que resolveram o problema da MAF? Ou oo que era realmente quando acusava erro da MAF?

                                      Já não entendo nada... mas que continua mal, isso continua! E não esperes muito tempo para ficares apeado! Uma vez anda assim, acendia a luz de vez em quando e por vezes não pegava à primeira. Deixei andar até ao ponto que uma vez só saiu de casa de reboque directamente para a oficina! Era a MAF! Mesmo sem a trocar, foi só desligar a ficha da MAF que ele pegou logo à primeira! Com a MAF ligada não pegava!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                                        Tinha acusado erros da MAF e do sensor da cambota e afinal de contas não levou MAF nova??? Então como é que resolveram o problema da MAF? Ou oo que era realmente quando acusava erro da MAF?

                                        Já não entendo nada... mas que continua mal, isso continua! E não esperes muito tempo para ficares apeado! Uma vez anda assim, acendia a luz de vez em quando e por vezes não pegava à primeira. Deixei andar até ao ponto que uma vez só saiu de casa de reboque directamente para a oficina! Era a MAF! Mesmo sem a trocar, foi só desligar a ficha da MAF que ele pegou logo à primeira! Com a MAF ligada não pegava!

                                        Não se mexeu na MAF. É um tombo muito grande e o carro só falha de vez em quando. Ainda por cima, visto que é um problema geral dos Corsas, mesmo que metesse uma nova daqui a pouco ia outra vez à vida. Esta ainda vai durar mais uns Kms!

                                        O carro anda pouco. E se falhar existe alternativas por isso vai ter mesmo que ficar assim. Isso de ter carro é só gastar €!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          O problema não é geral dos corsas, o problema é de todos os carros que venham equipados com esse motor "manco"
                                          Já tive esse bloco num outro carro opel e os problemas foram exactamente os mesmo
                                          Pelo que me apercebi são problemas crónicos e que de tempos a tempos tem de ser resolvidos no Sr. Dr

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por dcifumarolas Ver Post
                                            O problema não é geral dos corsas, o problema é de todos os carros que venham equipados com esse motor "manco"
                                            Já tive esse bloco num outro carro opel e os problemas foram exactamente os mesmo
                                            Pelo que me apercebi são problemas crónicos e que de tempos a tempos tem de ser resolvidos no Sr. Dr
                                            Exactamente!

                                            Não são problemas dos Corsas. O problema está nos motores 1.0 12v (inclui o Agila também). Os motores 1.2i e 1.4i é meter gasolina e andar! São fiáveis tanto de mecânica como de electrónica.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                                              Exactamente!

                                              Não são problemas dos Corsas. O problema está nos motores 1.0 12v (inclui o Agila também). Os motores 1.2i e 1.4i é meter gasolina e andar! São fiáveis tanto de mecânica como de electrónica.
                                              Á uns anos tive um carro de uma outra marca com 1.0 de cilindrada e nunca me deu qualquer tipo de problema, agora recorrendo á minha ignorancia faço uma pergunta, não será por ser um 1.0 com 3 cilindros a causa de tantos problemas?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por dcifumarolas Ver Post
                                                Á uns anos tive um carro de uma outra marca com 1.0 de cilindrada e nunca me deu qualquer tipo de problema, agora recorrendo á minha ignorancia faço uma pergunta, não será por ser um 1.0 com 3 cilindros a causa de tantos problemas?
                                                Penso que não e tu acabaste de provar (com o carro que tiveste) que os 1.0 de cilindrada não dão problemas. A questão é que o 1.0 12v de 3 cilindros da Opel dá problemas de electrónica. É má concepção mesmo! O único "problema" comum (é mais consequência e não um problema) dos 1.0 de 3 cilindros é a sua incómoda e excessiva vibração, que no caso do Opel Corsa, aliado a falta de apoio na zona do depósito de combustível, parte o sistema de escape antes que o mesmo chegue a apodrecer.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boas,

                                                  Já tenho o meu Corsa há muitos e longos anos... quase 9!

                                                  E até agora tenho pensado sempre que tem valido a pena "sustentá-lo"! Não sei se fiz bem ou mal...mas pelo sim pelo não ( e porque é só eléctrónica...) vou-o arranjando.

                                                  Já me deram muitas explicações para os problemas...algumas repetiram-se em mecânicos e tb já foram referidas aqui no fórum!

                                                  Escapes: Vibração excessiva do motor é uma das causas mais apontadas

                                                  Válvula EGR: Tem a ver com a forma como foi desenhado o motor... está "mal situada" e é um acumulador de carvão... Limpeza e substituição regular.. Quantos mais km's menos duram não sei bem porquê...

                                                  (já agora...produtos para limpar EGR? já me disseram vários...opinem sff!)

                                                  Catalizador: Várias explicações...as 2 mais frequentes foram :

                                                  -Utilização do carro com escapes em estado deficiente,

                                                  -Avaria da EGR

                                                  (Se assim for âmbas podem ser evitadas)

                                                  Válvula pressão do Óleo: Nada a Fazer! de vez em quando avaria...é barata é o que vale!! mas e xato sem dúvida!

                                                  Massa de Ar: As explicação mais frequentes foram:

                                                  - Avaria da EGR

                                                  - Desgaste/ consumo e deteriorização dos filamentos...

                                                  ( houve uma cómica...do calor, que acontecia no verão...! não sei se é verdade... mas eu ri-me, embora as 2x vezes que avariou tenham sido no verão)

                                                  Estes são os maiores cancros...embora hajam mais sem dúvida... outros problemas electrónicos... e afins.

                                                  Quando levar o meu carro a oficina digo quanto foi a factura... ele tem estado a espera! Bons post's!

                                                  E já agora mandem dicas de limpeza de EGR ou MAF (se for possível ) entre outras...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu tenho um corsa 1.0 de 99 e o relanti está descontrolado, a puxar por ele não se nota muito mas tem momentos que engasga . Quando o motor trabalha ao relanti fica descontrolado, sobe e desce as rotações sozinho.... Disseram-me que poderá ser o sensor da admissão....... o que será???

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X