Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mais torque = Mais força?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mais torque = Mais força?

    Olá pessoal,

    Eu tenho estado a discutir com o meu irmão qual dos dois motores tem mais força: Diesel ou Otto.


    Parece que chegámos ao consenso de que um motor a gasolina resulta, se tudo o resto for igual, numa melhor performance.... melhor aceleração, melhor velocidade de ponta...

    No entanto ele acha que os motores a Diesel têm mais força. Isto é que conseguem puxar mais peso. E ele deu o exemplo dos camiões TIR, etc.

    Mas eu acho que os camiões utilizam o Diesel porque é mais económico. Isto é, como é necessário muita força para poder puxar muitas toneladas, se se fosse utilizar um motor Otto então teria-se de atestar o depósito de 50 a 50 km.

    Eu sei que a performance tem a ver com o Torque e a Cavalagem e Rpm.

    Torque = CV / Rpm

    (eu acho que falta ali uma multiplicação qualquer...)


    Agora, se tomarmos como exemplo dois carros.
    Um é Otto, o outro é Diesel. Ambos têm a mesma cilindrada e cavalagem... vamos supor que são 1.9 e 120 cavalos.
    O Otto consegue obter 5000 Rpm enquanto que o Diesel consegue 4000.

    Aplicando a formula em cima, chegamos á conclusão que o Diesel tem mais Torque (0.03) que o Otto (0.024).

    Embora tenha mais Torque, o Diesel não é mais rápido ou tem uma performance superior ao Otto.

    Mas pode-se dizer que tem mais potência, por ter mais Torque?

    Por ter mais Torque, isso quer dizer que tem mais força? Que consegue puxar 3 toneladas mais rapidamente que um motor com menos Torque?

    Ou o Torque nao passa de uma medida teórica, que na pratica nao significa nada?


    Obrigado pela atenção

    #2
    Originalmente Colocado por Squire Ver Post
    Mas pode-se dizer que tem mais potência, por ter mais Torque?

    Por ter mais Torque, isso quer dizer que tem mais força? Que consegue puxar 3 toneladas mais rapidamente que um motor com menos Torque?

    Ou o Torque nao passa de uma medida teórica, que na pratica nao significa nada?


    Obrigado pela atenção
    Claro que sim

    Comentário


      #3
      Torque=Binario="força"!

      Não é uma medida "teorica": expressa-se em N/m (Newton/metro).

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Binário_do_motor
      Editado pela última vez por ASAS; 10 September 2007, 02:37.

      Comentário


        #4
        Questão excelentemente respondida AQUI

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
          Torque=Binario="força"!

          Não é uma medida "teorica": expressa-se em N/m (Newton/metro).

          http://pt.wikipedia.org/wiki/Binário_do_motor
          N.m (Newton metro) e não N/m (Newton por metro). Em N/m expressa-se a contante de elasticidade das molas lineares.

          Comentário


            #6
            Ok pessoal, obrigadão.

            Rpalma, esse link é muito bom. E vai dar a outro ainda melhor sobre teoria.

            Comentário


              #7
              tx compressão

              Dentro de parâmetros normais, ambos na, ambos com a mesma cilindrada e as mesmas rotações, um motor diesel desenvolve mais força, ou em inglês torque, do que um motor otto, porque os diesel tem uma compressão superior.

              Por isso ser assim, num diesel, conseguimos arrancar sem sequer calcarmos no acelerador e num otto não.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Billie Jean Ver Post
                Dentro de parâmetros normais, ambos na, ambos com a mesma cilindrada e as mesmas rotações, um motor diesel desenvolve mais força, ou em inglês torque, do que um motor otto, porque os diesel tem uma compressão superior.

                Por isso ser assim, num diesel, conseguimos arrancar sem sequer calcarmos no acelerador e num otto não.
                Isso não é verdade.

                Um motor diesel atmosférico tem menos binário máximo que um idêntico a gasolina (da mesma cilindrada e para utilização similar).

                E um diesel arranca sem carregar no acelerador devido a um mecanismo centrifugo na bomba injectora (ou electronicamente) que regula a velocidade de ralenti, injectando mais combustível à medida que forçamos descidas de rotação abaixo dessa velocidade de ralenti - estabilizando a rotação numa gama apertada junto dessa mesma velocidade.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                  N.m (Newton metro) e não N/m (Newton por metro). Em N/m expressa-se a contante de elasticidade das molas lineares.
                  Tens toda a razão!!!
                  Eu já estava a dormir...

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X